O prefeito Pedro Almeida anunciou, nesta sexta-feira (1), durante reunião com a Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), a criação da Coordenadoria da Pessoa Com Deficiência. Um Projeto de Lei, necessário para a implementação da pasta, deverá ser encaminhado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores no início do próximo ano.
"Este é um passo muito importante para fomentarmos políticas públicas direcionadas às pessoas com deficiência e com condições que exigem ações específicas por parte do poder público. A ideia é que tenhamos um assessoramento técnico para avançar nas pautas que garantam um atendimento cada vez mais humanizado, inclusivo e eficiente, articulado entre todas as áreas", afirmou o prefeito, destacando que o Município quer aprovar a proposta ainda em janeiro.
Representando a AUMA, Emerson Drebes, que é voluntário na causa autista há 15 anos, defendeu que a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência será uma grande conquista para Passo Fundo. "Ali, com o envolvimento das entidades e de toda a sociedade, serão elaboradas políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Toda a comunidade vai ganhar", afirmou.
Durante a reunião, que teve a participação, também, das secretarias de Educação, Saúde e Planejamento, foi debatida uma série de outras questões referentes ao apoio às famílias de pessoas com autismo. De acordo com o prefeito, a proximidade entre a Prefeitura e a AUMA deverá ser estreitada a fim de que sejam construídos avanços que façam a diferença na vida da população autista. "Fica aqui um compromisso de que realizemos reuniões periódicas para debater, definir e acompanhar todo o trabalho", pontuou.
Para Drebes, o diálogo é essencial para que a AUMA possa apresentar as demandas discutidas pela comunidade. "Conversando, conseguimos evoluir. E é isso que queremos sempre".
Avanços recentes
A Prefeitura busca assegurar, conforme as suas competências legais e a busca pela qualificação dos serviços públicos, que as pessoas com autismo tenham uma assistência que possibilite o desenvolvimento da sua autonomia. Em 2022, o Município entregou a sede da Escola Olga Caetano Dias, no Bairro Secchi. O espaço de Educação Especial, que é focado no Ensino Fundamental, mas também atende jovens e adultos, tem como missão melhorar a inclusão dos alunos no ensino regular. Desta forma, recebe os estudantes no contraturno escolar com um acompanhamento individualizado.
Já no ensino regular, o Município mantém, atualmente, mais de 320 monitores na rede e professores de atendimento especializado em todas as escolas de Ensino Fundamental. Desta forma, a monitoria é prestada aos alunos que necessitam.
Além disso, no ano passado, a Prefeitura fez a concessão de um terreno para a construção da sede da AUMA, um sonho antigo e que, hoje, torna-se realidade nas proximidades da Escola Olga Caetano Dias. "Queremos agradecer por este terreno e pelas conquistas que tivemos. Em janeiro, entregaremos a primeira etapa das obras, que contempla um espaço amplo e que terá as salas de atendimento. A segunda etapa será a edificação do ginásio, onde acontecerão muitas atividades", considerou Drebes.