Mesmo com o templo nublado e a presença de uma garoa, familiares aproveitaram a manhã deste sábado para visitar seus entes queridos nos cemitérios de Passo Fundo. A programação do Dia de Finados contou com missas simultâneas às 9h, no cemitérios de São Miguel, dos Ribeiros, da Vera Cruz e Petrópolis.
No cemitério da Vera Cruz, o maior da cidade, o jazigo onde está sepultada Maria Elizabete, considerada santa popular, era o mais procurado pelos visitantes. Luiza Alfeder, 79 anos, fez questão de deixar uma rosa vermelha no local em agradecimento às graças alcançadas.
“Já alcancei muitas graças dela. Sempre quando eu peço sou atendida. Tenho muita fé nela. Sempre que posso venho aqui agradecer”, disse, acompanhada da filha.
O comércio de flores no entorno do cemitério segue dentro da expectativa dos comerciantes. Proprietária de uma floricultura, Eliane da Luz Ucenco, diz que as vendas se intensificaram desde quinta-feira. Até o final do feriado, ela estimava a comercialização de 800 a 1 mil vasos de crisântemos. O valor varia de R$ 25 a 50. “Está dentro do esperado. O movimento na manhã de hoje está intenso, apesar da chuva’, comentou.
Transporte
A Coleurb opera com tabela horária de domingos e feriados, porém, para atendimento aos cemitérios, algumas linhas têm itinerários estendidos e viagens extras.
As tabelas completas podem ser conferidas no site, na opção Linhas e horários. E, para mais informações, o passageiro pode entrar em contato com o Coleurb Responde pelo número 3311.1322, que também recebe mensagens via WhatsApp.