Passo Fundo registra redução de acidentes fatais e atropelamentos

Houve uma redução de 30,77% nos atropelamentos, que caíram de 39 em 2023 para 27 neste ano

Por
· 1 min de leitura
Michel Sanderi/PMPF Michel Sanderi/PMPF
Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A prefeitura de Passo Fundo, por meio da secretaria de Segurança Pública, apresentou os dados de acidentes de trânsito dos três primeiros trimestres de 2024, revelando uma redução significativa nos índices de ocorrências com lesões e atropelamentos, além de uma diminuição expressiva no número de mortes em comparação ao mesmo período de 2023.

A análise dos indicadores de trânsito é realizada há 11 anos pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, que monitora o comportamento dos números e avalia os impactos das medidas adotadas. Em 2024, o total de acidentes com danos materiais teve um leve aumento, registrando 1.871 incidentes entre janeiro e setembro — uma alta de 2,86% em relação ao ano passado, quando foram contabilizados 1.819 casos. Apesar disso, o secretário enfatiza que essa variação está dentro da normalidade e não representa uma mudança substancial na segurança do trânsito.

Conforme o secretário João Darci Gonçalves da Rosa, a queda nos acidentes mais graves reflete os esforços contínuos da gestão para aprimorar a segurança viária na cidade. O destaque está nos acidentes com lesões e atropelamentos, que apresentaram uma queda considerável. "Observamos uma diminuição de 2,20% nas ocorrências com lesões, com nove casos a menos do que em 2023, além de uma redução de 30,77% nos atropelamentos, que caíram de 39 para 27 incidentes," afirma João Darci. Ele ressalta que a prevenção de atropelamentos e lesões graves tem sido uma prioridade nas ações de fiscalização e educação no trânsito.

O secretário considera o resultado positivo, especialmente devido ao crescimento constante da frota de veículos na cidade. "A nossa frota aumenta todos os anos, mas os números de acidentes estão em constante queda. Isso é muito bom e mostra o impacto das nossas ações," afirma. Ele atribui os resultados a um conjunto de fatores, entre eles diversas melhorias de infraestrutura, sinalizações permanentes, fiscalização e atividades de conscientização. “Além disso, realizamos ações pontuais com potenciais vítimas do trânsito, o que tem sido essencial para reduzir os números mais graves," destaca.

Outro dado positivo refere-se à redução no número de óbitos no trânsito urbano. Em 2024, ocorreram três mortes no período de janeiro a setembro, comparado com cinco no ano anterior, representando uma redução de 40%. “A queda nos indicadores mais graves é um reflexo dos esforços conjuntos da Prefeitura, dos agentes de trânsito e da comunidade, que têm colaborado para um trânsito mais seguro em Passo Fundo”, finaliza o secretário.

Gostou? Compartilhe