A Prefeitura de Passo Fundo, através da Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (CODEPAS), deu início à renovação e ampliação da sua frota de caminhões destinados à coleta de resíduos nos contêineres espalhados pela cidade. Nesta quarta-feira, 27 de novembro, a companhia recebeu quatro novos veículos, elevando para dez caminhões em operação. Além dos novos equipamentos, a companhia também reforçará seu quadro de colaboradores. Em janeiro, serão contratados oito novos motoristas e 16 garis, aprovados no último concurso público realizado pela CODEPAS.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, destaca que o investimento é fundamental para melhorar, ainda mais, a qualidade do serviço e atender à crescente demanda da população.
“Com esse reforço de profissionais e equipamentos, a prestação de serviços nas áreas centrais da cidade será significativamente aprimorada, garantindo mais eficiência e agilidade no atendimento à comunidade. A Codepas realiza o recolhimento de resíduos na região central. Nos bairros, temos uma empresa contratada, que tem mais 12 caminhões em atividade. Ou seja, somando todos os veículos que circulam em nossa cidade para a coleta de lixo, serão mais de 20.
Queremos uma cidade limpa e, por isso, estamos investindo em muitas iniciativas, como esta, que vai aumentar a capacidade de recolhimento de resíduos”, reitera o prefeito.
Conforme o diretor da CODEPAS, José Henrique Moreira da Fonseca, hoje, a CODEPAS é responsável pela coleta de 2 mil toneladas de resíduos por mês, percorrendo uma média de 20 mil quilômetros. Isso equivale a 67 toneladas de resíduos por dia, coletadas em 1.400 contêineres distribuídos por diversas regiões da cidade. “Em janeiro chegam mais profissionais aprovados em concurso público para melhorar a prestação de serviços. A área central da cidade, principalmente, vem apresentando um aumento na geração de resíduos na ordem de 30% ao ano. Precisamos estar estruturados para atender essa demanda , tanto com equipamentos como pessoal”, frisa Fonseca.