O Programa Conexão, iniciativa do UPF Parque, está se consolidando como um espaço fundamental para a interação entre o mercado e a academia, gerando resultados que beneficiam tanto as empresas quanto os acadêmicos. Recentemente, duas turmas de acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) foram desafiadas pelo Grupo Grazziotin, empresa residente no Parque, a buscar soluções inovadoras para um desafio logístico.
A experiência é inédita para os estudantes, que têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações reais do mercado. Trata-se de uma iniciativa que fortalece a relação entre a Universidade e as empresas que compõem o ecossistema de inovação do UPF Parque. Essa colaboração tem gerado resultados tangíveis para todos os envolvidos, promovendo o crescimento das empresas e o desenvolvimento das competências dos estudantes.
O desafio apresentado pelo Grupo Grazziotin estava relacionado ao Centro de Distribuição da empresa, que abastece mais de 350 lojas no Rio Grande do Sul e em algumas cidades de Santa Catarina. Duas turmas de graduação participaram da iniciativa: uma do curso de Administração e outra do curso de Engenharia de Produção. A metodologia começou com uma imersão no desafio proposto, explorando profundamente o funcionamento do Centro de Distribuição, seguida pela proposição de ideias, soluções e melhorias. Em paralelo, as turmas trabalharam em estreita colaboração, aproveitando a interdisciplinaridade entre os cursos e realizando diversas atividades práticas. Além das visitas, os acadêmicos realizaram reuniões com gestores da empresa, discutindo processos e propondo soluções.
Ao final, os acadêmicos realizaram apresentações das propostas para os gestores, o que permitiu a validação das ideias. Muitos participantes, especialmente aqueles que já possuíam projetos ou empresas, aproveitaram a oportunidade para inovar e trazer novas perspectivas para seus próprios negócios. O vice-presidente da Grazziotin, Marcus Grazziotin, avaliou a experiência. “Fiquei surpreso com o nível de qualidade da turma e das soluções apresentadas. Vamos ter muita discussão interna, muitos temas de casa a partir das proposições dos alunos. Estamos à disposição para novas experiências”, confirmou.
A professora Juliana Kurek, coordenadora da atividade, destacou o ganho didático. “A experiência proporcionou aos estudantes uma visão prática muito mais enriquecedora do que as aulas tradicionais, ampliando seus horizontes para as demandas reais do mercado de trabalho”, salientou.
Para os acadêmicos, essa interação direta com o mundo corporativo tem se mostrado uma experiência transformadora. “O desafio nos proporciona a chance de aplicar teorias aprendidas em sala de aula a problemas reais do mercado, o que enriquece muito a nossa formação. Além disso, podemos ver o impacto das soluções que propomos, gerando valor tanto para nós quanto para as empresas”, comenta Camila Bernardi Boeira, uma das acadêmicas participantes, destacando o impacto prático da parceria.
Outro ponto de destaque é o fato de que o Programa Conexão permite que os estudantes enfrentem problemas que fazem parte do cotidiano das empresas. Verônica Ribeiro, acadêmica do curso de Engenharia de Produção, destacou a importância da vivência prática no aprendizado acadêmico. “A oportunidade de buscar soluções para um desafio real, com visitas ao local para observar o fluxo produtivo, trouxe uma experiência única. Estivemos no papel de engenheiros prestando consultoria, o que nos motivou e impulsionou insights criativos e engajados, agregando valor ao desenvolvimento da solução”, explicou.
Sobre o Programa Conexão
O Programa Conexão tem como objetivo aproximar projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Passo Fundo das necessidades do mercado, por meio da colaboração com as empresas do ecossistema UPF Parque. O Conexão ocorre em dois momentos distintos: um dedicado aos desafios das empresas em relação à academia e outro dedicado às soluções da academia para as empresas. Isso permite que, além de receber desafios das empresas, os acadêmicos da Universidade possam propor soluções para questões vivenciadas no universo corporativo, criando um ambiente de pesquisa colaborativa que gera inovação e resultados práticos.
O Conexão é um dos benefícios oferecidos pelo UPF Parque às empresas vinculadas ao ecossistema de inovação UPF Parque. Outras empresas, como Stara Brasil, Cavaletti e Grupo Foto Sul, também já apresentaram seus desafios para a academia em diferentes áreas.
Os resultados até aqui
Ao todo, foram 30 desafios compartilhados, envolvendo 14 empresas e 15 cursos entre graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado da UPF. Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Design de Moda, Design Gráfico, Engenharia Mecânica, História, Publicidade e Propaganda e Jornalismo foram os cursos que participaram da resolução de desafios nas áreas de logística, pesquisa de mercado e tecnologia da informação.
A expectativa é que o Programa Conexão possa abrir portas para novas colaborações, não apenas com outras empresas, mas também envolvendo mais cursos e disciplinas, permitindo que outras turmas de graduação também se beneficiem dessa experiência única.