Com reajuste no orçamento, trevo do Gran Palazzo terá iluminação pública

Município planeja investir R$ 19 milhões nas obras, após o projeto técnico ter sido doado por empresários ao Estado

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Imagem reprodução do projeto/ divulgação PMPFImagem reprodução do projeto/ divulgação PMPF
Imagem reprodução do projeto/ divulgação PMPF
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Gargalos estruturais históricos no trânsito de Passo Fundo, ao menos duas boas notícias envolveram os trevos de acesso aos bairros neste ano, indicando investimentos, primeiramente, no entroncamento da ERS-324 com o Distrito Industrial – conhecido como trevo do Gran Palazzo – e, na última semana, o trevo da Roselândia. Em ambos os casos, medidas impulsionadas pelo envolvimento de grupos empresariais da cidade que se comprometeram com a elaboração e doação dos projetos técnicos ao Estado, ficando com o município os custos para a execução. Enquanto o segundo foi pauta de uma discussão inicial na prefeitura, a primeira proposta avança oficialmente.

Foi ainda em agosto que a prefeitura e o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) firmaram o termo de cooperação para a construção do novo trevo de acesso ao Distrito Industrial do Bairro Valinhos, na RS-324. Com essa assinatura, o Município ficou apto a realizar a licitação para a contratação da empresa que fará a obra.

Nessa semana, ON procurou a prefeitura questionando o sobre o andamento do projeto. Conforme a Secretaria de Obras, neste momento, está na etapa de elaboração do edital, contemplando uma atualização do orçamento e termos de referência. “Após o Termo de Cooperação Técnica, a prefeitura realizou a complementação do projeto, através do projeto elétrico para a iluminação pública”, esclareceu o secretário Rubens Astolfi, ao complementar que, com isso, foi adicionada a instalação de 154 postes.

Inicialmente, a previsão era que o município precisaria investir cerca de R$ 15 milhões em recursos próprios. O orçamento atual, no entanto, foi atualizado para R$ 19 milhões, motivado, “basicamente”, pelo acréscimo da iluminação pública, explica Astolfi. “Na primeira definição, não iríamos fazer iluminação, mas depois o prefeito pediu que se complementasse com isso também”, confirma. Sobre a data para apresentação do edital, informou apenas que será “nos próximos meses”.

A melhoria estrutural se viabiliza após um grupo de empresários elaborar o projeto técnico, que foi doado ao Estado. Com essa colaboração, em julho desse ano, o prefeito Pedro Almeida entregou ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), em Porto Alegre, um plano de trabalho. Como se trata de uma rodovia estadual, para que as obras possam ocorrer, é necessária a autorização do governo estadual, o que ocorreu semanas depois.

O projeto elaborado prevê uma obra de 1,64km de extensão, abrangendo a reestruturação da rodovia entre o km 173 e o km 175. Ao longo de dois anos, prazo inicialmente estipulado, o trecho receberá intervenções que vão desde a construção de pistas paralelas a retornos. Cada sentido terá duas faixas de rolamento, separadas por um canteiro.


Acesso à Roselândia

Em moldes parecidos deve avançar a reestruturação do trevo da Roselândia. Na última semana, o prefeito Pedro Almeida recebeu um grupo de empresários dessa região para discutir uma solução para o acesso ao complexo turístico.

A proposta dos empresários inclui a contratação, elaboração e aprovação do projeto técnico junto ao Daer. Após a aprovação, o projeto seria doado ao órgão estadual, e a prefeitura assumiria a responsabilidade de realizar a obra. “Esse formato já foi bem-sucedido no caso do trevo do Gran Palazzo e agora é visto como um modelo eficaz para atender à demanda da Roselândia”, divulgou a prefeitura.

Trevo da Reselândia pautou reunião na última semana entre o prefeito e empresários - Foto divulgação/ PMPF/ Michel Sanderi


Durante a reunião, os empresários apresentaram um pré-projeto técnico. Com o comprometimento do prefeito, os empresários darão início à elaboração do projeto definitivo, contando com o apoio técnico e institucional da prefeitura para superar possíveis entraves burocráticos.

A construção do trevo é vista como uma oportunidade para impulsionar novos empreendimentos imobiliários e fortalecer a infraestrutura local. A expectativa é que, com a colaboração entre o setor privado e o poder público, a obra seja viabilizada em breve, trazendo benefícios para moradores e empresas da região.

Sobre os trevos da Santa Marta e da Caravela, também na ERS-324, o prefeito informou, em publicação em redes sociais, que o assunto deverá ser pauta de reunião com o governo do estado ainda em dezembro.  

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