HC confirma aquisição de operação e planos de saúde da Prontoclinica pelo valor de R$ 52 milhões

Detalhes da operação foram divulgados durante uma coletiva de imprensa que reuniu os diretores das duas instituições hospitalares

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Foto: Luciano Breitkreitz/ON Foto: Luciano Breitkreitz/ON
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Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (10), diretores do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC) e da Prontoclínica detalharam de forma oficial como foi o processo de aquisição da operação da Prontoclínica por parte do HC. A negociação chega a um montante de R$ 52 milhões, sendo R$ 26 milhões em curto prazo, traz a expectativa de um importante passo na ampliação dos serviços de saúde em Passo Fundo e em diversas cidades da região. Participaram do anúncio os diretores da Prontoclínica Rafael e Julmar Biancini, além do presidente do HC, Paulo Ferenci e do administrador do HC, Luciney Bohrer.




Detalhes da negociação



Os diretores das duas instituições destacaram que o processo de transição administrativa teve início ainda neste mês, com conclusão prevista para fevereiro de 2025. Com a aquisição, os cerca de 300 colaboradores que atualmente estão na Pronto Clínica serão integrados ao quadro funcional do Complexo Hospitalar do HC, porém, a forma com que isso irá acontecer deve ser avaliado juridicamente, para ocorrer de forma adequada para todos os envolvidos na negociação.



Parceria


Segundo Luciney Bohrer, a operação não contou com aporte público. Ele destacou que neste tipo de negociação sempre há um certo risco, mas que neste caso, o HC conta com um respaldo de uma garantia de investimento obtida em parceria com um grupo externo, cujo nome não foi revelado. “Esse grupo nos deu a segurança necessária para fechar a negociação. Caso o hospital enfrente dificuldades no futuro, poderá vender parte da operação para esse parceiro”, explicou. Ele ainda destacou que este grupo tinha o interesse de entrar de sócio na operação neste momento, porém, a direção do HC entendeu que deveria, por enquanto, assumir o risco na negociação sozinho.



Motivações e benefícios


De acordo com os diretores da Prontoclínica, a decisão de venda foi motivada pela ausência de sucessores familiares para administrar o negócio. “Estamos envolvidos em outras empresas e este foi o momento ideal para negociar, já que ambas as instituições estão financeiramente saudáveis”, disse Rafael Biancini. Desde a pandemia, ele divide suas atenções entre a administração da Prontoclínica e da Cedil, e destacou que esta não foi a primeira proposta de venda que surgiu nos últimos anos. Julmar Biancini enfatizou que outros grupos, inclusive de fora da cidade, demonstraram interesse na aquisição da operação da Prontoclínica. Algumas negociações chegaram a iniciar, mas não avançaram. Porém, ele destacou que assim que surgiu a possibilidade de venda para o HC, ele sentiu bastante segurança, pelo fato de ser da cidade, e por ter certeza que vai contribuir para o desenvolvimento da região.



Expansão


Por outro lado, Luciney Bohrer enfatizou que para o Hospital de Clínicas, a aquisição representa a consolidação de um plano estratégico, que inclui a expansão dos serviços de saúde suplementar e análises clínicas. “A Prontoclínica, com mais de 11 mil usuários em seu plano de saúde, já é reconhecida na região e tem grande potencial de crescimento”, destacou. Além disso, a união das marcas deve gerar novos serviços, postos de trabalho e ampliar a oferta de assistência médico-hospitalar. “A estrutura da Prontoclínica permite expansão, e a soma das duas instituições trará benefícios significativos à comunidade e ao mercado de saúde”, afirmou Bohrer.




Continuidade dos serviços



A Prontoclínica continuará operando no mesmo endereço. O prédio onde o hospital está instalado pertence a outra empresa ligada à holding da Família Biancini, e o contrato de aluguel se estende por mais 10 anos. Todos os serviços do plano de saúde e hospitalares seguirão sendo oferecidos no local, garantindo continuidade e qualidade no atendimento aos usuários.


Investimento no futuro


Com a aquisição, o HC também viabiliza a implementação de um plano de saúde próprio, aproveitando a experiência consolidada da Prontoclínica. A direção do HC destacou que a intenção é consolidar e expandir o serviço mantendo um contato direto com instituições de saúde e também órgãos públicos de todas as cidades da região, para oferecer os serviços que serão ampliados.

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