Combinar a ciência de dados com as previsões climáticas para otimizar respostas técnicas em situações de crise. Foi com essa forma de inovar que a cooperativa founder do Instituto Aliança Empresarial, Coprel, foi uma das cinco empresas gaúchas contempladas no projeto no Edital de Inovação do Sescoop/RS. O projeto “Monitoramento de Contingências de Energia”, aprovado no edital, garante a continuidade do fornecimento de energia por meio da inteligência técnica dos dados.
O orientador da área de Inovação da Coprel, Jackson Samuar Gabe, garante que a aprovação do projeto no edital de inovação do Sescoop é um marco importante para a cooperativa. “Esse resultado destaca o nosso compromisso em desenvolver soluções inovadoras e eficientes para os desafios que a cooperativa enfrenta diariamente. É um projeto que reforça o nosso compromisso com o atendimento aos cooperantes. Essa conquista nos permite aprimorar ainda mais nossa operação, fortalecendo a confiabilidade do fornecimento de energia e gerando impacto positivo direto para nossos cooperantes e comunidades”, enfatiza.
Cultura da inovação
Founder do Instituto, a Coprel está presente de forma ativa no Hub Aliança, a Casa da Inovação do Norte Gaúcho, em Passo Fundo, onde realiza conexões de valor e o fomento pela inovação por meio de programas de inovação e participação em eventos. De acordo com Samuar, estar presente no ecossistema de inovação faz a diferença para conquistas como a do projeto de monitoramento.
“Fazer parte do Instituto motiva a Coprel a inovar continuamente nos seus produtos e serviços. Essa parceria permite acesso a um ecossistema colaborativo de aprendizado, troca de experiências e benchmarking com outras empresas de diferentes setores, o que amplia nossa visão sobre práticas inovadoras e tendências de mercado. Essa participação não só fortalece nossa cultura de inovação, mas também amplia nosso relacionamento com outras empresas e organizações, criando oportunidades para novos negócios e parcerias estratégicas”, declara.
De acordo com a presidente-executiva do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, cases como o da Coprel evidenciam a inovação sendo tangibilizada de forma prática por meio da colaboração e da expertise empresarial. “A Coprel, assim como todas as empresas e cooperativas do nosso ecossistema, demonstram cada vez mais o impacto da colaboração e da troca de conexões e de ideias que o Instituto defende e que está em sua essência. A cooperativa conquistou um resultado importante em um projeto incrível que possui raízes da sua ligação com o Instituto Aliança Empresarial”, afirma.
Fase de validação
Após a aprovação no edital, a Coprel entra na fase de validação de dados e estruturação do cronograma e orçamento. Com execução prevista para 2025, o projeto é contemplado com verba de R$ 200 mil para serviços de consultoria, necessidades ou implementação de melhorias. O projeto contará com a participação de colaboradores da Coprel e empresas parceiras para garantir o seu sucesso.