“Mais do que uma formalidade, esse ato consolida o processo democrático e reforça o compromisso com o desenvolvimento de Passo Fundo e com a vida de todos os cidadãos”. A manifestação do juiz eleitoral, Alan Peixoto de Oliveira, durante a diplomação do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores e vereadoras eleitos e eleitas, indica a dimensão da responsabilidade assumida por aqueles que se dispuseram a representar a sociedade pelos próximos quatro anos. Na solenidade realizada na tarde de quinta-feira (19), na Câmara de Vereadores, os 21 parlamentares e os líderes do Executivo receberam seus diplomas, através dos quais a Justiça Eleitoral atesta que foram efetivamente eleitos e eleitas pelo povo e, por isso, podem tomar posse nos cargos em primeiro de janeiro.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições, detalhou o juiz. “O diploma é uma formalização, um documento de que a pessoa atendeu a todos os requisitos. Passou por uma convenção partidária, teve o registro da candidatura definido, conseguiu ser eleito e teve as suas contas aprovadas”, reiterou Alan Peixoto de Oliveira, ao complementar que, simbolicamente, esse não é apenas um título, “é um ponto de partida para um objetivo maior, em benefício de cada cidadão de Passo Fundo. A essência da democracia está no exercício do voto, que dá voz à população e consolida o processo democrático. A democracia é um compromisso coletivo com a construção de um futuro melhor”, defendeu na tribuna.
Na mesma linha de pensamento, representando o Parlamento Municipal, a 1ª secretária da Mesa Diretora, vereadora Janaína Portella (MDB), pontuou que a diplomação dos eleitos não é apenas uma formalidade, é um ato que “simboliza a vontade do povo”, e a confiança nos representantes e no sistema democrático. “E a Câmara, que sedia este evento, tem sido um espaço vital de debate, onde as vozes da população se fazem ouvir pelos seus representantes”, afirmou.
Ao lado do futuro vice-prefeito, Volnei Ceolin (MDB), o prefeito reeleito Pedro Almeida (PSD) registrou a sua “gratidão”, reforçando os compromissos assumidos durante a campanha. “Este momento só aumenta a nossa responsabilidade, o nosso compromisso com a população de Passo Fundo, e, mais do que isso, a nossa vontade de fazer mais e fazer melhor. E que essa diplomação seja o pontapé inicial oficial desse processo”, afirmou Almeida.
Vereador mais votado, Gio Krug (PSD) ocupou a tribuna para falar em nome de todos os legisladores. Reeleito para o posto, fez menção ao trabalho realizado pelos 21 parlamentares no período legislativo que se encerra e projetou os próximos quatro anos. “Tenho certeza de que, assim como foi a 18ª Legislatura, a 19ª vai trabalhar muito pelo município de Passo Fundo, com políticas públicas voltadas à qualidade de vida de toda a população, colocando o interesse comum acima de qualquer coisa, e quem ganha com isso é o nosso povo”, expressou.
Estreante na Câmara, segunda mais votada entre todos os candidatos ao Legislativo em outubro, Marina Bernardes (PT) - Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil) -, caracterizou o momento como um ato simbólico que amplia a responsabilidade de todos os que se colocaram à disposição nas urnas. “Nos deixa mais empolgados e animados para começar, e a responsabilidade, o comprometimento, todas essas emoções se misturam nesse momento, e a expectativa aumenta para assumir”, resumiu, ao indicar que fará um mandato técnico para análise das pautas da cidade, “numa oposição construtiva, e na luta por mais direitos”.
Cerimônia
O juiz da 33ª Zona Eleitoral Alan Peixoto de Oliveira conduziu a solenidade. Ao seu lado, na mesa oficial, estiveram a representante do Poder Legislativo municipal, vereadora Janaína Leite Portella (MDB), o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida (PSD), o promotor eleitoral Cristiano Ledur e o presidente da OAB Seção Passo Fundo, Flávio Benvegnú Júnior.
A cerimônia contou com a entrega do diploma para o prefeito reeleito Pedro Almeida, para o vice-prefeito Volnei Ceolin (MDB) e para os vereadores que farão parte da 19ª Legislatura, no período 2025-2028. A diplomação ocorreu de forma individual, por ordem crescente de votação.
Receberam o diploma os vereadores: Giordani Krug (PSD), Marina Bernardes (PT), Ada Munaretto (PL), Eva Valéria Lorenzato (PT), Rubens Astolfi (PSD), Regina Costa dos Santos (PDT), Rafael Colussi (UB), Evandro Meireles (PSDB), Renato Tiecher (PL), Diego Milani (PL), Luiz Valendorf (PSDB), João Pedro Nunes (MDB), Nharam Carvalho (UB), Iriel Sachet (Podemos), Edgar Gomes (PSDB), Gilmar Fuga Junior (PSB), Cláudio Luiz Rufa Soldá (PP), Ronaldo Rosa (PSD), Cícero Martins (PSD), Edson Nascimento (PP) e Felipe Manfroi (PSD).
Posse será em janeiro
No dia 1º de janeiro de 2025, a partir das 15h, também no Plenário Sete de Agosto da Câmara de Vereadores, ocorre a posse dos parlamentares eleitos. A solenidade será conduzida pelo vereador mais idoso, Nharam Carvalho (UB), contando com o juramento individual e uma breve fala de cada vereador empossado.
Logo após, às 17h, a Câmara dá posse ao prefeito e vice, ainda nas dependências do Parlamento, que, em seguida, empossam os secretários municipais em evento paralelo promovido pelo Executivo.