A Defesa Civil de Passo Fundo interditou o passeio público e a escadaria da Rua Independência, na esquina com a avenida Sete de Setembro, no centro de Passo Fundo. Após denúncias, uma equipe do órgão, juntamente com engenheiros da Seplan, vistoriaram o local e constataram a existência de rachaduras na estrutura de concreto que suporta o passeio.
Para evitar riscos aos pedestres que circulam pelo local, houve a necessidade de interdição, explica o coordenador da Defesa Civil de Passo Fundo, Carlos Fernando Bica. “Verificamos que há uma erosão no terreno, podendo levar ao desabamento do passeio público. Se este passeio afundar pode causar danos. Está sendo feito um estudo para encontrar a melhor alternativa. Não é a estrutura da escada que nos preocupa, embora ela precise de uma intervenção para conservá-la, mas é a estrutura que suporta o passeio público. Há um risco enorme de acidente”, afirma.
Conforme Bica, nos próximos dias, a secretaria de obras deverá instalar uma estrutura física no local para evitar o trânsito de pedestres. A escadaria foi construída no início dos anos 80 para facilitar o acesso do centro para outros bairros da cidade, como Vila Luiza e Boqueirão. Em abril deste ano, a Confraria das Artes realizou uma intervenção artística colorindo os degraus da escadaria.