Prefeitura anuncia Escola da Construção Civil para qualificação profissional gratuita

Por
· 2 min de leitura
Michel Sanderi/PMPF Michel Sanderi/PMPF
Michel Sanderi/PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Passo Fundo e Região (SINDUSCON), está criando a Escola da Construção Civil, para fortalecer a economia local e ampliar as oportunidades de emprego. O novo centro de formação profissional será um espaço destinado à capacitação gratuita de trabalhadores, oferecendo cursos e bolsas de incentivo para quem deseja ingressar ou se especializar no setor.

A escola será instalada em um terreno de 5.200 m², no bairro Cidade Nova, cedido pelo município por meio de um contrato de concessão de uso. O espaço contará com salas de aula, laboratórios práticos e infraestrutura moderna para atender a demanda crescente por mão de obra qualificada.


Formação profissional e incentivo ao emprego

A Escola da Construção Civil terá um papel fundamental na qualificação de profissionais para um dos setores que mais cresce na cidade. A iniciativa está alinhada com a Escola das Profissões do município, garantindo que os trabalhadores tenham acesso a cursos de capacitação gratuitos, voltados para diferentes áreas da construção civil, como alvenaria, elétrica, hidráulica, pintura, carpintaria e acabamentos.

Além das aulas teóricas e práticas, os alunos poderão contar com bolsas de incentivo, facilitando o acesso à formação profissional. A proposta visa atender tanto jovens em busca do primeiro emprego quanto trabalhadores que desejam se especializar e ampliar suas oportunidades no mercado.

O prefeito Pedro Almeida destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico de Passo Fundo. “A construção civil é um setor estratégico para a cidade, gerando empregos e movimentando a economia. Com essa escola, vamos garantir que mais pessoas tenham acesso à qualificação profissional e melhores oportunidades de trabalho”, afirmou.


Parceria para o desenvolvimento do setor

A criação da escola se dá por meio de um Acordo de Cooperação entre a Prefeitura e o SINDUSCON, que ficará responsável pela construção e gestão do centro de formação. O presidente da entidade, Cristiano Basso, ressaltou que a iniciativa contribuirá diretamente para o crescimento do setor.

“O país todo sofre com a escassez da mão de obra no setor, em Passo Fundo também não é diferente. Os jovens não têm tanto interesse em entrar na construção civil, pela diversidade de oportunidades que existem em outros setores e isso preocupa o nosso setor, então a gente tenta trazer através dessa parceria do Sindoscom e da Prefeitura, criando uma grande escola de profissões da construção civil para lá sim termos profissionais pedreiros, carpinteiros, azulejistas, eletricistas, encanadores, enfim, profissionais da área da construção civil que possam sustentar essa pujança do mercado imobiliário em Passo Fundo e aí sim a gente continuar crescendo e sendo protagonista desse setor, não só em Passo Fundo, mas em todo o sul do Brasil”, apontou Basso.

O contrato prevê que o SINDUSCON terá até 180 dias para encaminhar a licença de construção da escola e, após a aprovação, o prazo máximo de dois anos para a conclusão da obra. O espaço será destinado exclusivamente à capacitação profissional e terá acompanhamento da Prefeitura para garantir o cumprimento do objetivo estabelecido.


Impacto para a cidade

O momento da construção civil em Passo Fundo é de extrema importância, tendo em vista que o município é o terceiro polo da construção civil do Estado e possivelmente em 2025 pode passar para a segunda posição.

Passo Fundo edifica hoje mais de cem prédios verticais ao mesmo tempo e isso mostra a significância e a conjuntura da construção civil na cidade, que traz desenvolvimento e geração de empregos, se destacando como um dos principais polos da construção civil no Rio Grande do Sul.

Gostou? Compartilhe