Passo Fundo registra saldo positivo na geração de empregos em janeiro

A cidade segue a tendência estadual e nacional, e registrou 351 novas vagas com carteira assinada no primeiro mês do ano

Por
· 2 min de leitura
foto: Reprodução/Redes Sociais foto: Reprodução/Redes Sociais
foto: Reprodução/Redes Sociais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mercado de trabalho em Passo Fundo iniciou o ano com saldo positivo na geração de empregos. Segundo os dados do Novo Caged, o município registrou 4.025 admissões e 3.674 desligamentos no mês de janeiro, resultando em um saldo de 351 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Entre os setores analisados, o segmento de Serviços foi o grande destaque, com a criação de 357 novas vagas, impulsionando o saldo positivo da cidade. Em contrapartida, os setores de Agropecuária e Comércio apresentaram desempenho negativo, com mais demissões do que admissões, refletindo desafios específicos desses segmentos no início do ano.

Os dados do Novo Caged mostram que o bom desempenho do mercado de trabalho não é uma realidade restrita de Passo Fundo. Em nível estadual, o Rio Grande do Sul também teve um saldo positivo, com a criação de 26.732 empregos formais em janeiro. No estado, foram registradas 157.072 admissões e 130.340 desligamentos. O setor de Agropecuária foi o grande motor da geração de empregos, com 14.900 novas vagas no período. No entanto, o Comércio seguiu a tendência negativa, sendo o único segmento a apresentar saldo negativo, com o fechamento de 2.243 postos de trabalho.


Brasil

Já no cenário nacional, os números também indicam um início de ano favorável para o mercado de trabalho. O Brasil registrou um saldo positivo de 137.303 novos empregos com carteira assinada em janeiro. O setor da Indústria foi o grande responsável por essa alta, criando 70.428 novas vagas. Em contrapartida, assim como aconteceu em Passo Fundo e no Rio Grande do Sul, o Comércio foi o setor que mais demitiu, com um saldo negativo de 52.417 postos de trabalho.


Baixa no comércio

O coordenador do FGTAS/Sine de Passo Fundo, Cassiano Paim Bandeira, destacou a importância desse saldo positivo, e apontou fatores sazonais que impactaram os números do setor de comércio. “O mês de janeiro, dá uma baixada no comércio, devido às contratações temporárias que foram feitas em dezembro. Então, dezembro foram muitas contratações temporárias”, disse ele. Para os próximos meses a expectativa é que o índice de empregabilidade em Passo Fundo se mantenha em alta. Neste momento há uma baixa na procura por emprego no Sine devido ao período em que muitas pessoas em férias, mas a tendência é que após o Carnaval as vagas disponíveis voltem a ser ocupadas, elevando ainda mais os dados locais.


Sine/FGTAS

Além disso, Bandeira reforçou que o Sine de Passo Fundo está preparando diversas ações para facilitar a recolocação de trabalhadores no mercado. “Vamos realizar diversos eventos e feiras através do Sine. Neste bimestre, vamos levar o Sine Móvel aos bairros da nossa cidade para ajudarmos mais pessoas a ingressarem no mercado de trabalho", afirma.


Gostou? Compartilhe