As obras de revitalização da Avenida Presidente Vargas, realizadas pela Prefeitura de Passo Fundo, alcançaram nessa semana a última etapa da fase inicial, que contempla os 5,2 quilômetros do projeto, entre a Rua General Canabarro e o Trevo do Ricci. Atualmente, as intervenções estão concentradas no trecho entre a Rua Camilo Ribeiro e a Rua Scarpelini Ghezzi, próximo ao Shopping Passo Fundo.
A empresa responsável pela execução, sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras (SMO), está finalizando melhorias na infraestrutura, como a instalação e substituição de tubulações em alguns pontos. Além disso, já foi concluído o reforço da base da via para a aplicação da nova camada de pavimentação asfáltica.
“O projeto de revitalização inclui serviços essenciais que vão melhorar o escoamento da água da chuva, prevenindo alagamentos e acúmulo de água na pista. Essas melhorias, realizadas em diferentes trechos da avenida, certamente proporcionarão mais segurança e fluidez ao trânsito, especialmente em dias de chuva”, destacou o secretário de Obras, Rubens Astolfi.
O canteiro central também está recebendo novas guias (meios-fios) e, em breve, será preparada a base para a pavimentação da ciclovia. “A empresa está cumprindo o cronograma previsto. Na próxima semana, está prevista a instalação dos postes e luminárias com tecnologia LED”, complementou Rubens.
Trânsito e segurança no local
A Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Municipal de Trânsito, está atuando na orientação dos motoristas que circulam pelo trecho em obras.
“As equipes da Guarda estão presentes para auxiliar a fluidez do trânsito, especialmente nesta área próxima ao shopping, onde há maior movimento de veículos. Pedimos paciência e atenção dos motoristas, além da preferência pelo uso de rotas alternativas quando possível, para facilitar a circulação na Avenida Presidente Vargas”, orientou o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito, Ruberson Stieven.
Ele reforçou que eventuais transtornos são temporários e que as melhorias trarão benefícios duradouros para toda a comunidade. A Guarda Municipal de Trânsito permanece no local das 8h às 18h, período em que a empresa executa os serviços, garantindo a segurança viária.
O projeto foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Obras, Planejamento e Segurança, com participação do Fórum de Mobilidade Urbana.
Obras de revitalização da Avenida Presidente Vargas
O projeto de revitalização da avenida inclui:
Nova pavimentação asfáltica;
Reforço no sistema de drenagem;
Instalação de mais de 300 luminárias LED;
Paisagismo e sinalização viária;
Construção de novos pontos de ônibus em concreto;
Alargamento do canteiro central, com a conversão da ciclofaixa em ciclovia de 4,8 km entre a Avenida Sete de Setembro e o Trevo do Ricci;
Implantação de um caminhódromo no trecho entre as ruas Clementino Luís V
ieira e Claudino Toldo.