PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sábado, 27/05/2017 às 08:00, por Fontes em Off

Baile do Caixeral

O casal presidente do Clube Caixeiral Campestre, Luiz Otávio Almeida Lemos e Ivonete Maria Zamarchi Lemos, convida a todos a participarem do Baile de Aniversário em comemoração aos 116 anos da entidade. O jantar baile será realizado neste sábado, 27, às 20h30, no Palácio Rosado, Sede Social. A festa terá animação da Banda Itamone de Caxias do Sul e os covidados serão recepcionados pela dupla Augusto Camargo e Bruna Scopel. Durante a solenidade a rainha social Camila Rosso Pereto irá passar a faixa para a nova soberana Laura Roman Evangelista. Os convites estão à venda na sala do departamento social, no centro, e na secretaria da Sede Campestre. Outras informações pelo telefone 3313-5108. Na foto, a diretoria da entidade.

Doadores

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, recebeu do dia oito até 19 de maio estudantes do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), que imbuídos do espírito de solidariedade realizaram a doação de sangue. A ação teve parceria da Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia da UPF, em parceria com a comissão do evento Intramed 2017. A ação e sensibilização reforçam a campanha permanente realizada pela Hemoterapia, Jovem Doador, que traz a imagem do jogador profissional Marco Antonio de Mattos Filho, conhecido como Marquinhos e visa incentivar a doação no público jovem. O HSVP é referência em procedimentos de alta complexidade, necessitando assim, de um banco de sangue preparado para atender a grande demanda de hemocomponentes. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. O Serviço de Hemoterapia atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. A doação de sangue é uma atitude pela vida, venha fazer parte deste time! Mais informações pelo fone (54) 3316 4087.

Recital

Dia 11 de junho tem Recital no Auditório do Fórum com o Tenor Julio Pithan. “Do Brasil à Alemanha” é o tema do evento que terá convidados especiais no palco no auditório. O Recital começa às 19h.

Exposição

O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, vinculado à UPF através Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, informa que vai encerrar neste domingo a exposição “Mudanças – Este é o Nosso Lugar”. A mostra de fotografias do artista Porto Alegrense André Venzon fica aberta para a visitação neste fim de semana. A exposição itinerante, que tem como objeto principal os tapumes, busca proporcionar uma reflexão sobre identidade e pertencimento. Utilizando de madeirites de cor fúcsia para emoldurar o olhar, o artista apresenta várias propostas que apresentam as mudanças do espaço urbano e da sociedade de um modo geral. A mostra foi inaugurada no MAVRS no dia 30 de março, e durante o período de visitação recebeu um grande público. Para conhecer o trabalho de André Venzon a comunidade ainda tem a oportunidade de comparecer ao museu nesta sexta até às 17h30min ou no final de semana das 13h30 às 17h30.

Mateada 

A Universidade de Passo Fundo (UPF) informa que a mateada no Parque da Gare, prevista para este domingo, 28 de maio, às 14h, foi cancelada devido à previsão de chuva. Uma nova data será definida para a realização do evento e informada à comunidade.

Fasurgs 

A Fasurgs realizará neste sábado, dia 27 o Vestibular de Inverno 2017. Os candidatos para os cursos de Biomedicina, Educação Física e Odontologia deverão estar na instituição no mínimo, com 30 minutos de antecedência ao início das provas, marcado às 14h. São oferecidas 50 vagas para cada curso. Os candidatos deverão estar munidos de documento original de identidade, o cartão de inscrição do candidato e caneta esferográfica preta ou azul. A prova será composta por redação, questões de múltipla escolha, com conteúdos de Literatura Brasileira, Língua Estrangeira com opção de Inglês ou Espanhol, Matemática, Física, História, Geografia, Língua Portuguesa, Biologia e Química. Informações pelo fone: (54) 3335 8900 ou no site vestibular.fasurgs.edu.br

Lista de Aprovados

A lista dos alunos aprovados será divulgada no domingo, dia 28, em ordem alfabética, no site, através do link vestibular.fasurgs.edu.br

Matrícula

A matrícula dos candidatos classificados em primeira chamada será realizada na Secretaria Geral da Fasurgs, no período de 29 de maio a 03 de junho, das 8h30 min às 11h30min e das 14h às 21h. 




Fontes em Off

Sexta-Feira, 26/05/2017 às 08:00, por Fontes em Off

Coleta Digital

A ONG Amor, junto com o Leo Clube de Passo Fundo e o curso de Ciência da Computação da Universidade de Passo Fundo (UPF), além do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid) e a UPF Solidária, realiza, nos dias 27 e 28 de maio, no estacionamento do Bourbon Shopping, a sexta edição da Coleta Digital.  No local, serão coletados Lixo Eletrônico (baterias de celulares e pilhas não estão incluídas). Toda a comunidade está convidada a participar desta ação. O material arrecadado será encaminhado para empresa de coleta licenciada, que repassará um valor de acordo com o que for arrecadado, para a ONG Amor.

Web Designer

O Senac Passo Fundo promove o curso de Web Designer, a partir do dia 20 de junho. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. A qualificação apresenta conhecimentos para desenvolver projetos de elaboração e finalização de sites, além de criação e edição de imagens. Com carga horária de 240 horas, para participar é necessário ter idade mínima de 14 anos, Ensino Fundamental Completo e curso de Usuário Windows e Internet ou conhecimento equivalente. Matrículas para a capacitação devem ser feitas no Senac Passo Fundo, localizado na Rua Sete de Setembro, 1045. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo.

Espetáculo I

Passo Fundo recebe, no dia 3 de junho, o espetáculo “Quem Tem Medo de Travesti” (QTMDT), do Coletivo Artístico As Travestidas, de Fortaleza (CE). Promovido pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, o evento acontece às 20h, no Teatro do Sesc. Os ingressos variam entre R$ 12 e R$ 32 e podem ser adquiridos no SAC da Unidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311-9973, no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.

Espetáculo II

Idealizado por Silvero Pereira, que divide a direção com Jezebel de Carli, o espetáculo está entre os mais aclamados pela crítica neste ano. Com um olhar artístico sobre o “Universo Trans”, QTMDT narra histórias de pessoas que enfrentam preconceito e discriminação. Um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo sobre um olhar delicado, e quase cru, acerca do medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir, ou melhor, de gritar. A classificação etária é de 16 anos.

Formando pilotos

O Aeroclube de Passo Fundo está iniciando mais uma turma do curso de Piloto Privado. A primeira etapa será a teórica, com aulas aos sábados. A nova turma inicia em 10 de junho. Além das matérias teóricas, os candidatos receberão aulas práticas em voos com instrutores credenciados. O curso de Piloto Privado é o primeiro degrau para aqueles que desejam ingressar na aviação profissional. Além disso, também habilita para voos de lazer ou para pilotar aeronaves próprias de pequeno porte. O curso de PP ainda isenta da prestação do serviço militar. As vagas são limitadas e os interessados devem obter mais informações pelos telefones (54) 3311-1564 e 9 9654-0554.

Campanha do Agasalho

O Senac Passo Fundo recebe doações de roupas e sapatos para a Campanha do Agasalho até o dia 15 de junho. Interessados em ajudar a aquecer o inverno de pessoas em situação de vulnerabilidade podem realizar suas doações na sede do Senac na região, localizada na Av. Sete de Setembro, 1045. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3313-4599.

É o Bicho I

Para continuar o trabalho que vem sendo realizado, por meio do programa É o Bicho, de castração cirúrgica de caninos e felinos, o município abre edital de chamamento público para clínicas veterinárias interessadas em realizar o serviço. Para participar, deve ser acessado o site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br). Na página inicial, entrar em Portal da Transparência e, logo em seguida, na aba Licitações. Com o formulário de Consulta de Licitações, basta preencher os seguintes campos e clicar em pesquisar: administração – Município de Passo Fundo; exercício: 2017; modalidade: Chamamento Público.

É o Bicho II

Serão disponibilizados todos os documentos do edital do chamamento público, com termo de referência e de autorização, requerimento de credenciamento e minuta de contrato. Também há orientações e requisitos para a participação, descrição do serviço, entre outras informações. A Comissão Permanente de Licitações e Julgamento (CPLJ) dará início ao chamamento público no dia 13 de junho, às 14h, na Sala de Licitações da Coordenadoria de Licitações e Contratos (CLC), localizada na sede da Prefeitura, que fica na Rua Dr. João Freitas, 75 – 3º andar.

Obras emergenciais

A Prefeitura de Passo Fundo deve iniciar nos próximos dias a obra emergencial em algumas estruturas do Cemitério Municipal da Vera Cruz, em especial na reconstrução do muro de arrimo e conjunto de gavetas da área leste. Conforme o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans, o muro localizado no fundo do cemitério, junto a Rua Sananduva, cedeu com as chuvas e pode desmoronar. Conforme o projeto de reestruturação, o atual muro será desmanchado e o material será reaproveitado no aterro e calçadas que serão construídas. Além da colocação de uma nova cobertura no conjunto de gavetas, será feito o reboco em umas das laterais, pintura das gavetas e regularização de parte da laje de circulação do 2º pavimento.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 25/05/2017 às 08:00, por Fontes em Off

Direitos Humanos

Passo Fundo vai sediar de 30 de maio a 1º de junho, a 7ª edição do Colóquio Nacional de Direitos Humanos. O evento será realizado no Acontece em Passo Fundo, de 30 de maio a 01 de junho, no Centro de Eventos Notre Dame. Neste ano o tema é Direitos Sociais. O evento é aberto à participação de interessados e para quem pretende certificação há uma taxa de inscrição. A promoção é da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) em conjunto com a Universidade de Passo Fundo (UPF), o Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), os Institutos Federais Sul Rio Grandense e do Rio Grande do Sul (IFRS e IFSul), além de várias organizações apoiadoras. Mais informações em www.coloquio.cdhpf.org.br

Incentivo à leitura

Estimular o exercício da imaginação e o gosto pela leitura: foi com esse objetivo que o Colégio Notre Dame e a Escola Notre Dame Menino Jesus promoveram, entre segunda (15) e quinta-feira (18), encontros entre seus estudantes e a autora Léia Cassol. Natural do Paraná, a autora, que atualmente reside em Porto Alegre (RS), publicou 53 obras, em 14 anos de carreira. Voltadas, em sua maioria, para o público infantil, elas foram adotadas pelas instituições de ensino, como motivadoras de ações de incentivo à leitura. Por isso, foram promovidos, na última semana, os bate-papos com a escritora.

A visita da autora às instituições de ensino Notre Dame é uma iniciativa vinculada ao projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”. Desenvolvido há 4 anos, ele objetiva formar leitores capazes de entender o mundo e de interpretar textos em diferentes plataformas.

CIDEAD

Representantes do Conselho Regional de Administração (CRA) visitaram, na tarde desta quarta-feira (24), o jornal O Nacional. A visita teve o intuito de divulgar o XV Ciclo de Debates de Administração do RS (CIDEAD). Nesta edição do evento, os administradores trouxeram o consultor e empreendedor Bruno Perin, que ministrou uma palestra sobre “A Revolução das Startups”, na Faculdade de Ciências Econômicas e Administração (FEAC) da UPF, nesta quarta.

Dallazen assume Procuradoria-Geral

O egresso do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) Fabiano Dallazen foi anunciado como o novo procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Ele comandará o Ministério Público (MP) no biênio 2017/2019. Segundo o d diretor da Faculdade de Direito (FD), Rogerio da Silva, Fabiano é um dos profissionais mais competentes do MP. “É um orgulho para a FD saber que um egresso, que também atuou como professor na unidade acadêmica, está assumindo o cargo de maior importância do Ministério”, disse. A sua posse está marcada para o dia 9 de junho, às 17h, no auditório Mondercil Paulo de Moraes da sede da Instituição. O profissional concluiu a graduação na UPF no ano de 1995 e já atuou como professor da FD/UPF. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e mestre em Direitos Fundamentais pela mesma universidade (2007), Dallazen é, atualmente, promotor de Justiça e subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre incrições, na segunda-feira (29), para o processo seletivo do segundo semestre deste ano. Pelo Sisu, os participantes concorrem a vagas em instituições públicas de ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Neste processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado zero na redação do Enem.O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho.No primeiro semestre, o Sisu ofereceu 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais e instituições estaduais. O MEC ainda não divulgou o número de vagas para este período.

Comissão de Ética 

O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) foi reconduzido à presidência da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Juliano Roso, que presidiu a comissão entre 2015 e 2016, teve o nome aprovado por unanimidade entre os 46 deputados presentes na sessão plenária da última terça-feira. Com isso, o parlamentar vai presidir a comissão até o final dessa legislatura. Para Juliano Roso, a recondução de seu nome é resultado de um trabalho zeloso durante a condução de dois inéditos processos de cassação ocorridos no parlamento gaúcho. “Temos de ter todo comprometimento e cuidado com esse trabalho. Não podemos correr o risco de cometer injustiça, mas temos de ser, sobretudo, obedientes ao que diz o código de ética da Casa”, disse Juliano Roso. 




Fontes em Off

Quarta-Feira, 24/05/2017 às 08:00, por Fontes em Off

Lazer sempre

No Clube Comercial de Passo Fundo o novo slogan é “lazer sempre”. O presidente Nereu Grazziotin entende que o clube deve oferecer esportes durante todo ano. Em abril, foi inaugurado um grande centro poliesportivo na sede campestre com uma quadra de futebol e três quadras de areia cobertas. No último sábado, foi entregue na sede da Vergueiro um espaço, em forma de ginásio, com uma quadra poliesportiva e outra para tênis. Em junho, a sede campestre ganhará três quadras para tênis em saibro e cobertas. E não para por aí. Ainda será construído um ginásio com estrutura para esportes e shows.

Maicon Mancuso I

O atleta Maicon Mancuso, que recebe o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), disputou a Copa Gaúcha no sábado (20), na pista atlética da Sogipa, em Porto Alegre. O corredor competiu na prova dos 5 mil metros e sagrou-se vencedor cruzando a linha de chegada com o tempo de 14min43s.
O evento foi a última oportunidade de os competidores buscarem índices para o Troféu Brasil de Atletismo. Mancuso, que já conquistou a vaga para o Troféu na prova dos 10 mil metros, fez o seu recorde pessoal na Copa.

Combate ao tabagismo

O Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo e a IMED promovem no dia 31 de maio um evento para debater o panorama atual e os desafios no combate ao tabagismo. A ação é alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, lembrado em 31 de maio. Profissionais e acadêmicos da área da saúde são convidados a participar da mesa-redonda que terá a presença de especialistas para debater o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da IMED, as vagas são limitadas.

Curso do Senac I

O Senac Passo Fundo inscreve para o curso de Locutor, Apresentador Animador. As aulas iniciam no dia 19 de junho e acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. A qualificação apresenta conceitos de fonética, radiodifusão, comunicação e expressão e ainda prepara o participante com conhecimentos para o planejamento, criação e realização das locuções necessárias para execução de programações de rádio e televisão. Com carga horária de 303 horas, o curso tem como pré-requisitos a idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental II Completo.

Curso do Senac II

Matrículas para a capacitação devem ser feitas no Senac Passo Fundo, localizado na Rua Sete de Setembro, 1045. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo. Comerciários têm desconto de 20% mediante a apresentação, no ato da matrícula, do cartão Sesc/Senac, nas categorias empresário e comerciário.

Creche noturna

Uma equipe da Secretaria de Educação de Venâncio Aires esteve em Passo Fundo na tarde desta sexta-feira (19) para conhecer a experiência do município com a Creche Noturna, mantida pela Prefeitura de Passo Fundo através da Secretaria de Educação. Joice Battisti Gassen, secretária de Educação, Silvana Gerhard, coordenadora de Educação Infantil, e Alice Theis, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Venâncio Aires foram recebidas pelo secretário Edemilson Brandão. Ao grupo, o secretário explicou as principais razões que levaram a administração municipal a implantar o centro, que atende crianças por um período de até 12 horas, compreendendo a noite, facilitando a vida de pais e mães que trabalham no horário noturno e não tinham com quem deixar seus filhos.

Tuberculose 

A Prefeitura de Passo Fundo, através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde, promove no dia 30 de maio o Encontro sobre Tuberculose da Macrorregião Norte. Com programação nos turnos da manhã e tarde, o evento acontecerá no Centro de Eventos Universidade de Passo Fundo (UPF), no campus I, BR 285. O SAE reúne os ambulatórios de Tuberculose, DST/AIDS e o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest). A unidade realiza atendimento especializado para pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HIV, aids, tuberculose, hanseníase e estruturação do Programa de Hepatites Virais. Ainda, são oferecidos serviços de aconselhamento e testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites virais. O SAE também conta com o atendimento de uma médica infectologista.




Fontes em Off

Segunda-Feira, 22/05/2017 às 08:55, por Fontes em Off

Projeto Charão I

O Projeto Charão, realizado há 25 anos por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF) e de biólogos da Associação Amigos do Meio Ambiente (AAMA), é um dos finalistas do Prêmio Nacional de Biodiversidade, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. O trabalho intitulado “Dois papagaios ameaçados da floresta com araucárias, um esforço de conservação comum” foi selecionado – junto com outros 16 projetos que atuam na conservação da biodiversidade no Brasil – para concorrer ao Prêmio.

Projeto Charão II

A escolha do projeto vencedor se dá por meio de júri popular, com votação eletrônica efetivada pelo site http://pnb.mma.gov.br/juri_popular/. A votação encerra hoje (22). A comunidade acadêmica é convidada a apoiar e participar, votando na iniciativa. Para isso, basta acessar a página e clicar em “Escolher esta iniciativa” e, depois, em “Registrar voto”.

Arena Clube Juvenil

Uma das obras mais aguardadas pelos associados do Clube Recreativo Juvenile pela comunidade passo-fundense será inaugurada nesta quinta-feira (25). A arena é a primeira etapa do projeto que consiste implementar a estrutura da Sede Campestre, localizada no Complexo Turístico da Roselândia. A obra possui arquibancada, vestiários, salão defestas e cancha de bocha. O investimento financeiro gira em torno de R$ 1 milhão. O novo espaço passará a sediar eventos esportivos do Clube Juvenil assim como outros eventos da entidade, se tornando uma nova opção e qualificando o esporte em Passo Fundo.

HSVP

A Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realiza constantemente estudos a fim de qualificar o atendimento aos pacientes e proporcioná-los melhores alternativas de tratamento. Diante disto, a unidade está realizando uma pesquisa com pacientes com diagnóstico recente de Artrite Reumatóide.Os critérios para participar da pesquisa são fazer uso do medicamento Metotrexatoe ter entre 18 e 75 anos. Para mais informações entrar em contato com a Unidade de Pesquisa pelo fone (54) 3314 4016.

Lar da Vovó

Os alimentos arrecadados durante a XV Semana de Enfermagem do Hospital da Cidade (HC) foram doados ao Lar da Vovó, em Passo Fundo. A entrega de cerca de 150kg de alimentos foi realizada pelos membros da Junta Administrativa HC/HPBM, Dionísio Balvedi e Omiro Baggio, e pela presidente do Grupo de Enfermeiros, Sandra Biasuz.A entidade possui atualmente 25 idosas atendidas. Quem quiser contribuir com o Lar da Vovó, pode entrar em contato através do telefone (54) 3313-4776, ou fazer doação diretamente na sede da entidade.

Seleção IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas ao processo seletivo simplificado para agentes censitários e recenseadores para atuarem no Censo Agropecuário 2017. No total, são oferecidas 72 vagas pêra Passo Fundo e região e as inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – fgv.br.Para a função de agente censitário municipal há uma remuneração de R$ 1,9 mil; para agente censitário supervisor o valor é de R$ 1,6mil. No caso dos recenseadores a remuneração é feita por produção. As vagas são para Passo Fundo e outros 25 municípios, divididos em três subáreas: Passo Fundo, Marau e Soledade.Todas as informações sobre o processo de seleção podem ser obtidas no site http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibge-pss/2pss.

Encontro de Engenheiros e Arquitetos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF), em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF), promove, nos dias 26 e 27 de maio, o V Encontro de Engenheiros e Arquitetos (Eenar) do Norte do RS. A atividade acontece no Centro de Eventos da (UPF).Neste ano, o encontro terá como temática central a Modelagem da Informação da Construção, que trata do conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. O evento pretende reunir mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores e comunidade técnica.Mais informações sobre o V Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS podem ser consultadas em www.eenar.com.br.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE