PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sábado, 25/02/2017 às 06:00, por Fontes em Off

Limpeza nos cemitérios
A intensificação dos serviços de limpeza na cidade é comum nesta época do ano, devido ao clima quente e chuvas. Os cemitérios são espaços que ganham atenção para limpeza nas áreas comuns, com trabalhos de roçada e capina pela Prefeitura de Passo Fundo. Após atender o Cemitério da Vera Cruz e do Jardim da Colina, a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais continua a limpeza, desta vez, no Cemitério da Petrópolis. Segundo o secretário da pasta, Cristiam Thans, o crescimento da vegetação é mais rápido nessa época do ano, quando também há uma maior proliferação de insetos. “Após a realização dos serviços buscamos dar manutenção e atender todas as regiões”, disse ele. Ainda, é importante ressaltar que a limpeza de túmulos, jazigos e gavetas é de responsabilidade das famílias. O cuidado especial deve ser dado aos pratos das plantas, evitando sempre que os recipientes fiquem com água parada.; a orientação é para que a comunidade utilize areia. Com esses cuidados, é possível combater a proliferação de insetos, principalmente do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunya.

Ingresso especial

O período para solicitação de ingresso especial na Universidade de Passo Fundo (UPF) encerra nesta segunda-feira, 27 de fevereiro. Dividido em três modalidades, o ingresso especial pode ser feito por estudantes que estejam cursando sua graduação em outra instituição e gostariam de pedir transferência, por quem já realizou uma graduação e pretende ingressar em outra por meio do reingresso, ou por quem está com o curso trancado e quer retomar os estudos optando pela reabertura. Todas as informações pertinentes à transferência, ao reingresso e à reabertura de matrícula podem ser encontradas no sitewww.upf.br/ingressoespecial.

Feriadão
A Universidade de Passo Fundo (UPF) não terá atendimento nesta segunda e nesta terça-feira, dias 27 e 28, em virtude do feriadão de Carnaval. As atividades retornam ao normal na quarta-feira (01/03).

Rua fechada

A Secretaria de Obras informa que a rua Capitão Eleutério estará fechada nesta quarta-feira, 1º de março, a partir das 7h30 no trecho que fica entre a esquina da rua General Osório e esquina da rua Independência. O fechamento vai se dar porque equipes da Prefeitura estarão realizando conserto de tubulação no local. Durante o período, a Guarda Municipal estará no local para orientar os motoristas.?

 

Comung
O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), presidido pelo Reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, deu início aos encontros para colocar em prática as ações de 2017. A primeira reunião da Diretoria ocorreu nessa quarta-feira (22/02), na sede do Consórcio, em Porto Alegre. Segundo José Carlos, o momento foi de retomar as atividades e organizar os rumos para o ano. Entre as pautas, estiveram o apoio à indicação do professor Vilmar Thomé ao Conselho Nacional de Educação (CNE), a programação do V Fórum de Gestão e Inovação do Comung e a organização da próxima Assembleia de Reitores. “Tivemos um momento importante de retomada das atividades. Queremos seguir fortalecendo as universidades comunitárias gaúchas, construindo, de forma coletiva, o desenvolvimento das instituições”, destacou. Participaram do encontro as reitoras Lia Maria Herzer Quintana, da Urcamp, e Carmen Lúcia de Lima Helfer, da Unisc.

Preservativos para o Carnaval

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Vigilância em Saúde, distribuiu 170 mil preservativos para este carnaval. As unidades estão à disposição da população em todas as unidades de saúde do município e também foram entregues em empresas, postos de gasolina, casas noturnas e bares que estarão funcionando nos próximos dias. Além disso, foram entregues ainda para os organizadores dos blocos que carnaval para que façam a distribuição entre seus integrantes. “Além dos preservativos distribuímos também os dispenseres, onde estão depositados os preservativos para ficarem ao alcance de todos”, esclarece a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Gosh. De acordo com ela, a distribuição é gratuita e este montante é apenas para o período da folia de carnaval. “Vale lembrar que além dessa ação, ao longo de todo o ano também é feita a distribuição gratuita em todas as unidades de saúde de maneira ilimitada. Basta que as pessoas procurem as unidades para buscar”, salienta.


Reclamações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, no ano passado, 3,91 milhões de reclamações de consumidores nos seus canais atendimento, como call center ou internet. O serviço de telefonia móvel foi o mais reclamado, com 47% do total. Os serviços de telefonia fixa receberam queixas de 24,1% dos consumidores, sendo 14,9% delas sobre o serviço de banda larga fixa e 13,1% sobre a TV por assinatura. O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, que representou 32,8% do total, seguido por reclamações sobre a qualidade dos serviços, funcionamento e reparos. O número de queixas registradas no ano passado foi menor do que as recebidas em 2015, quando foram feitas 4,08 milhões de queixas à agência reguladora.

 




Fontes em Off

Quinta-Feira, 23/02/2017 às 08:00, por Fontes em Off

Aedes aegypti
A época de chuvas, altas temperaturas e mormaço são ideais para o desenvolvimento de larvas e mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zica vírus. Todos os municípios estão alertas, em Passo Fundo, não é diferente. A principal orientação do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, é apenas uma: não deixar água parada. Outra orientação é que a população permita que os agentes de Combate às Endemias acessem terrenos e residências para fazer a fiscalização. As caixas de água, cisternas de água e piscinas também devem ter atenção redobrada.


Sem casos confirmados
Apesar das notificações de suspeita de dengue, não foi confirmado qualquer caso das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Passo Fundo. No último rastreamento feito nos laboratórios, das 15 notificações registradas, 14 foram negativas e uma está aguardando o resultado.

APAE
A APAE de Passo Fundo deu início às atividades de 2017, homenageando os colaboradores mais antigos da entidade. O evento interno foi realizado na segunda-feira durante um almoço que contou com parte da direção e colaboradores. A instituição completa 50 anos de atividade no município em junho de 2017. Em cinco décadas de funcionamento, centenas de funcionários passaram pela APAE e acompanharam o desenvolvimento e a história do local. Entre eles, e que receberam a homenagem, estão Delma Maria Da Silva que atua no setor de serviços gerais há 25 anos; a também colega de função, Maria Bernadete Ramos Goettms, com 26 anos de dedicação; e o motorista Rubem Alves Rodrigues, com 35 anos de trabalho na APAE.

Direito do Consumidor
Direitos básicos do consumidor, práticas comerciais e proteção contratual são tópicos que serão tratados no curso “Direito do Consumidor”, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, que acontece nos dias 16 e 17 de março, das 19h30m às 22h30m, na sede da entidade. O instrutor é Rafael Marin, mestre em Direito, Cidadania e Desenvolvimento e especialista em Direito Constitucional. O valor para associados à CDL é de R$290 e não sócios R$340. Interessados podem entrar em contato com o setor de Desenvolvimento Empresarial da CDL pelo telefone (54) 3045-8834.


IRPF
Na manhã de ontem, a Receita Federal anunciou em coletiva de imprensa as principais novidades e regras do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para este ano. Entre as inovações está a atualização automática do Programa Gerador de Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (PGD/IRPF). Além disso, em relação à inclusão de CPF para dependentes na DIRPF, a obrigatoriedade passa a ser a partir dos 12 anos ou mais, completados até a data de 31 de dezembro de 2016, conforme Instrução Normativa RFB nº 1688. A entrega da declaração também poderá ser feita sem a necessidade de instalação do Receitanet. O programa Receitanet foi incorporado ao aplicativo PGD, não sendo mais necessário sua instalação em separado.


IRPF II
Segundo o auditor-fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, a expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a Declaração do IRPF 2018. O prazo de entrega vai de 2 de março a 28 de abril de 2017 e o programa para preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de 2017, referente ao ano-calendário de 2016, estará disponível para download amanhã no site da Receita Federal. Vale lembrar que a partir do dia 23 de fevereiro o rascunho da declaração ficará disponível apenas para importação de dados, retornando às demais funções no dia 2 de maio, já como rascunho da declaração de 2017.


Especializações e MBA
A Universidade de Passo Fundo (UPF) está oferecendo 28 cursos de pós-graduação lato sensu, entre especializações e MBAs, de excelência acadêmica. Quem pretende começar a se aperfeiçoar neste semestre tem até o dia 5 de março para realizar sua inscrição. As aulas começam a partir de 10 de março, conforme o cronograma de cada formação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.upf.br, no menu Ensino. Nessa página, ao clicar sobre os nomes das especializações e MBAs, é possível visualizar mais informações. No dia 7 de março, será divulgada a relação dos selecionados, que devem efetivar a matrícula nos dias 8 e 9 de março.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 22/02/2017 às 09:10, por Fontes em Off

Efetivação de matrículas I

Com o início das aulas do ensino fundamental, os alunos que estão ingressando no 1º ano precisam que a matrícula seja efetivada para garantir a vaga. O prazo para regularizar a situação foi estendido devido a taxa de pais ou responsáveis que ainda não compareceram à escola para qual a criança foi designada. O último prazo é nesta quarta-feira (22). Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marla Maffi, até a última sexta-feira (17), data em que estava previsto o encerramento do processo, a taxa de matrículas em aberto era de aproximadamente 10%. Sem a efetivação da matrícula, o aluno perde a vaga, que é repassada para ser preenchida por outro aluno.

Efetivação de matrículas II
Por isso, a Secretaria de Educação orienta que os pais se dirijam às escolas designadas levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno, carteira de identidade ou CPF dos responsáveis, comprovante de residência (preferencialmente no nome dos responsáveis legais pelo aluno), carteira de vacinação, laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade (se houver) e foto 3x4 do aluno.

Central Municipal de Matrículas
Avenida Rui Barbosa, 103
Bairro Petrópolis
Telefone: (54) 3581-4322 ou (54) 3316-7187


Valinhos

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, deu ordem de início da obra do campo de futebol do bairro Valinhos. O projeto que está sendo iniciado, com prazo de aproximadamente 60 dias para conclusão, terá a reforma do campo com drenagem para resolver um problema antigo de acúmulo de água no terreno, plantio de grama, cercamento do terreno com tela de alambrado e postes metálicos e bancos de alvenaria e concreto. O investimento realizado para a reestruturação do campo faz parte de uma emenda parlamentar do deputado Assis Melo, com apoio do deputado Juliano Roso, na época vice-prefeito. O valor investido de R$ 200 mil provém de uma emenda de R$ 487 mil.

 

Distribuição de soros I

A 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), já forneceu neste dois primeiros meses de 2017, 139 ampolas de soros antivenenos, sendo eles, antibotrópico (picadas de cobra), antirrábico (mordidas de cão, gato, morcego, e outros animais domésticos) e antiaracnídico (picada de aranha). Os soros são de grande importância em casos de emergências com animais peçonhentos, e estará a disposição em Passo Fundo no Hospital São Vicente de Paulo e na 6ª CRS. Nos municípios abrangentes da 6ª CRS, os soros podem ser aplicados em qualquer hospital da região, porém, devido ao desabastecimento nacional encontram-se apenas neste dois locais citados anteriormente.

Distribuição de soros II
A recomendação da 6ª CRS para a população é sobre a importância de prevenção destes acidentes através da utilização de equipamentos de proteção individual (botas de cano alto, camisa e calça de manga comprida, luvas, etc). Em casos de acidentes com animais peçonhentos, o paciente deve ser imediatamente medicado. Se possível capture o animal para facilitar a identificação e procure ajuda médica.


Cheques devolvidos I
O número de cheques devolvidos no país (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,07% em janeiro de 2017, registrando diminuição em relação a janeiro de 2016, quando alcançou 2,35%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal, (em dezembro o nível foi de 2,20%), sendo o resultado obtido pelo recuo de 10,7% dos cheques devolvidos e diminuição de 5,2% para os cheques movimentados.

Cheques devolvidos II
Para o diretor do SCPC de Passo Fundo, Valter Ceolin, a redução da inflação, a queda de juros e a entrada da segunda parcela do 13º salário na economia em dezembro, com consumidores priorizando o pagamento de dívidas, contribuíram para reduzir a inadimplência com cheques no primeiro mês do ano. De acordo com Ceolin, apesar dos dados positivos é indispensável para o lojista aumentar a cautela na hora de efetuar a venda com este meio de pagamento. "O SCPC conta inúmeras soluções para o apoio ao recebimento de cheques com segurança, desde consultas e relatórios até serviços de garantia integral dos valores recebidos em cheques", comenta.

Cesta básica
O Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (CEPEAC/UPF) divulgou os resultados da pesquisa sobre o custo da cesta básica no mês de janeiro em Passo Fundo. Conforme o estudo, o custo dos produtos que compõem a cesta básica de uma família típica passo-fundense apresentou uma queda de 0,76% no mês de janeiro de 2017, quando comparado com os preços médios praticados no mês de dezembro de 2016. Enquanto no mês de dezembro, foram necessários R$ 819,58 para a aquisição da cesta, em janeiro o custo foi de R$ 813,38, o que representa uma queda de R$ 6,20 por cesta. Entre os itens pesquisados, os que acumularam maiores altas de preços no mês foram a laranja, o vinagre e o pó para suco com preços majorados em 11,06%, 7,12% e 6,48%, respectivamente. Já entre os que tiveram maior queda estão o tomate, a cenoura e a batata inglesa, com 23,56%, 11,61% e 9,88%, respectivamente. Dos 42 produtos que compõem a cesta básica passo-fundense, 22 sofreram aumento de preços e 20 tiveram seus preços reduzidos.




Fontes em Off

Terça-Feira, 21/02/2017 às 06:00, por Fontes em Off

Código do Consumidor I

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de Passo Fundo vai formar um grupo de trabalho para revisar e atualizar o Código Municipal de Defesa do Consumidor. A sugestão foi feita pelo vice-presidente da Comissão, vereador Marcio Patussi (PDT). O objetivo é discutir e adequar o documento às práticas realizadas atualmente. Conforme o parlamentar, atualizar o Código em vigor qualificará uma ferramenta de proteção dos consumidores, ao menos em âmbito municipal. “Muitas leis que modificam o atual Código foram aprovadas no decorrer dos anos e a formação de um grupo de trabalho poderá aperfeiçoar esse documento que visa proteger e mediar as relações de consumo”, citou Patussi, ao lembrar que a Lei Complementar que institui o Código Municipal foi aprovado em janeiro de 2009.

Código do Consumidor II

O grupo será formado na próxima semana e serão convidados a participarem, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), Balcão do Consumidor, Núcleo de Prática Jurídica do Instituto Meridional (Imed), Anhanguera e Faculdade João Paulo II. O encontro acontece na quinta-feira (02), às 15h no Plenarinho da Casa Legislativa.

IPVA I

O motorista interessado em quitar o IPVA 2017 com descontos que podem chegar a 21,6% precisa ficar atento ao calendário: o prazo vence na sexta-feira (24). Também por conta do feriado bancário durante o período de carnaval, esta é a última semana para contribuinte que parcelou o imposto pagar a segunda prestação. O desconto máximo definido para o mês de fevereiro compreende o abatimento de 2% sobre o valor do imposto e mais os benefícios dos programas do Bom Cidadão e do Bom Motorista. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de 15% - para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

IPVA II

Até a semana passada, 1.385.692 veículos já estavam com o IPVA em dia. Com isso, a arrecadação bruta chegou a R$ 958,8 milhões (39% da previsão de arrecadação pelo calendário atual). Metade deste valor é repassado automaticamente para as prefeituras gaúchas de acordo com o município de licenciamento. A Receita Estadual projeta arrecadar R$ 2,619 bilhões com o IPVA 2017. 

Sicredi 

O Sicredi Integração de Estados RS/SC começou ontem a série de assembleias com associados, que seguem até o dia  23 de março, em cinco municípios. Em 2017, serão 21 Assembleias na região de atuação da cooperativa e devem reunir mais de 5 mil pessoas, entre associados e não associados – no ano passado, os encontros mobilizaram 3.607 associados da Cooperativa Sicredi Integração de Estados RS/SC, o que representou 15,98 % do total de associados ativos da cooperativa.

Financiamento

Já está valendo a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que aumentou o limite máximo do valor dos imóveis novos adquiridos por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Até 31 de dezembro deste ano, os mutuários poderão financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão, utilizando recursos do FGTS. Os financiamentos do SFH cobram juros menores que os demais financiamentos do mercado, de até 12% ao ano. Acima desses valores, valem as normas do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), com taxas mais altas e definidas livremente pelo mercado. O novo teto de R$ 1,5 milhão valerá para todas as regiões do país.

Quadra de esportes

A Prefeitura de Passo Fundo entregou mais um espaço para incentivar a prática esportiva. A obra, localizada no bairro Manoel Corralo, vai beneficiar todas as pessoas que moram na região e escolas próximas, como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Geny Araújo Rebechi. O investimento para a quadra de esportes foi realizado através de uma emenda parlamentar do deputado Assis Melo, com apoio do deputado Juliano Roso, na época vice-prefeito. O valor investido de R$ 133 mil provém de uma emenda de R$ 487 mil. É um equipamento público simples, mas que muda a vida das pessoas, como lembra o prefeito Luciano Azevedo. “Aqui unimos educação, esporte, lazer e integração. Um espaço que será muito utilizado pela comunidade”, ressaltou. 

Ingresso especial

O período para solicitação de ingresso especial na Universidade de Passo Fundo (UPF) foi prorrogado até o dia 27 de fevereiro. Dividido em três modalidades, o ingresso especial pode ser feito por estudantes que estejam cursando sua graduação em outra instituição e gostariam de pedir transferência, por quem já realizou uma graduação e pretende ingressar em outra por meio do reingresso, ou por quem está com o curso trancado e quer retomar os estudos optando pela reabertura. Nas três modalidades, os interessados podem fazer o pedido pelo sistema on-line, no site www.upf.br/ingressoespecial, e o prazo para a entrega de documentação é de cinco dias após a data da solicitação. A entrega deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, em Passo Fundo, ou nas secretarias dos campi. No caso da transferência e do reingresso, o atendimento ao pedido fica condicionado à existência de vagas e às adaptações curriculares exigidas, quando for o caso.

Benefícios financeiros

Em todas as modalidades, os estudantes têm concedidos 50% de desconto na matrícula e possibilidade de concessão da Bolsa FUPF, Bolsa Auxílio e PAE pré-aprovado. No reingresso, além do desconto da matrícula, os egressos UPF ainda têm 10% de desconto a partir da segunda mensalidade.Todas as informações pertinentes à transferência, ao reingresso e à reabertura de matrícula podem ser encontradas no sitewww.upf.br/ingressoespecial.

 




Fontes em Off

Sábado, 18/02/2017 às 10:00, por Fontes em Off

Obras I

A Prefeitura de Passo Fundo começou nessa semana os primeiros trabalhos de preparação para a pavimentação asfáltica no Distrito Industrial do Bairro Valinhos. A Avenida Antônio Marinho de Albuquerque, do Distrito Industrial, terá pavimentação asfáltica ao longo de 900 metros quadrados, no acesso do Bairro Valinhos e terá obras complementares com acessibilidade, passeio público, meio-fio e sinalização das vias urbanas.

 

Obras II

Para o secretário de Obras, João Antônio Bordin, os serviços iniciados na Avenida Antônio Marinho de Albuquerque devem proporcionar melhor trafegabilidade para escoar a produção das inúmeras empresas localizadas naquela região da cidade. A obra de pavimentação dos bairros Valinhos e Ricci deve ser concluída no segundo semestre de 2017.

Dano ambiental

O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) encaminhou ao Ministério Público Estadual denúncia recebida sobre dano ambiental, ocorrido no município de Mato Castelhano, na BR 285. Foram realizadas vistorias e levantamento fotográfico, constatando que, ao lado da lavoura e margeando um bosque árvores nativas de pequeno, médio e grande porte foram removidas. Além disso, o solo foi impelido na área da mata, prejudicando processo de regeneração natural.

Esporte e lazer

Será inaugurada na próxima segunda-feira (20), uma quadra poliesportiva no Loteamento Manoel Corralo, a qual vai beneficiar a comunidade local e proximidades. A verba para a construção da obra, de aproximadamente 130 mil reais, é proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Assis Melo (PCdoB), no valor de 500 mil reais. Além do Manoel Corralo, a emenda beneficia a construção de outros dois espaços esportivos em diferentes bairros da cidade, sendo dois campos de futebol 11. As obras estão sob a responsabilidade da prefeitura municipal.

PROUNI/UPF I

Candidatos aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o primeiro semestre de 2017, na Universidade de Passo Fundo, devem realizar a matrícula de 21 de fevereiro a 1º de março, na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 20h, ou na secretaria dos campi, das 13h30min às 20h, de segunda-feira a sexta-feira. No momento da matrícula o candidato assinará o Termo de Concessão do Usufruto da Bolsa Prouni.

PROUNI/UPF II

Os candidatos já matriculados na UPF estão dispensados da entrega da documentação para registro acadêmico, entretanto, deverão comparecer à Instituição para a assinatura do Termo de Concessão da Bolsa do Prouni. Os candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal ou com procuração, com firma reconhecida, se for outra pessoa.

Parque da Gare

O monitoramento do Parque da Gare contribui significativamente para a segurança da população, que frequenta o espaço público na prática de esportes, lazer e entretenimento. Por isso, o Vereador Ronaldo Rosa (SD) encaminhou no Legislativo Municipal, um Pedido de Providências para a instalação de três guaritas de vigilância no interior do Parque da Gare, distribuídas em pontos estratégicos.

 

Espaço Saúde

No dia 23 de fevereiro, o Clube Juvenil amplia sua oferta de serviços, que proporcionam qualidade de vida aos associados, e agrega a fisioterapia, psicologia e a estética corporal em sua grade. O lançamento oficial ocorre na Sede Social da entidade na próxima quinta-feira. O Espaço passa a funcionar em anexo a Secretaria Social do Clube Recreativo Juvenil. O atendimento ocorre em horário comercial e as consultas devem ser agendadas na Secretaria, conforme disponibilidade de horários.

 

FGTS

Neste sábado, duas agências da Caixa realizam atendimento especial: as agências Passo Fundo (próxima à Praça da Gare) e a Marechal Floriano (Rua Capitão Eleutério, 429) abrirão das 9h às 15h, para atendimento exclusivo sobre as contas inativas do FGTS.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE