PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sexta-Feira, 09/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Bairro a Bairro
A Prefeitura de Passo Fundo realizará a 47ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro neste sábado, dia 10 de novembro. O encontro será a partir das 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, na rua Buenos Aires, 749 – bairro São Luiz Gonzaga.  Os trabalhos de melhoria já iniciaram. A Secretaria de Obras realiza serviços de manutenção e recuperação das vias. Já a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais cuida de serviços de limpeza, roçada, iluminação – com o conserto de mais de 70 pontos e pintura de sinalização viária e colocação de placas.

Bairro a Bairro II
No sábado, os participantes terão à disposição a presença das secretarias com suas equipes e secretários, além do Gabinete do Prefeito. Entre os serviços oferecidos estão: a Secretaria de Meio Ambiente com a distribuição de mudas e a unidade móvel do É o Bicho; a Secretaria do Interior com a distribuição de sementes; a Secretaria de Cidadania e Assistência Social com orientações de acesso aos serviços de assistência social, atualização do Cadastro Único e programas sociais; corte de cabelo, manicure e massoterapia.

Bairro a Bairro III
Ainda, terá a Secretaria de Segurança Pública com a Escolinha de Trânsito; a Secretaria de Saúde que vai orientar a população sobre prevenção de doenças e oferece testes de HIV, sífilis, diabetes, verificação da pressão arterial e escovação para crianças; além do veículo do programa Farmácia Mais Perto com a distribuição de medicamentos.

  

Sábado cultural I
O Sábado Cultural é um evento já tradicional na St. Patrick. É uma intensa atividade artística que vai reunir tudo aquilo que foi produzido pelos alunos da educação infantil até o ensino fundamental durante este ano. Essa festa será realizada neste sábado (10/11) com releituras de obras de artistas consagrados e que são estudados pelos alunos. A rua General Netto é fechada e o espaço é ocupado por alunos, professores e pais, para fazer da via urbana uma extensão da produção cultural dos estudantes. As salas de aula, o anexo, pátios, tatame, são transformados num imenso ateliê de artes.

Sábado cultural II
Durante o passeio pela grande exposição os visitantes vão conferir maquetes de Tarsila do Amaral produzidas pelos alunos do 8º e 9º ano. Os mesmos alunos também vão fazer uma mostra de fotografias: “Trilhando Mistérios” sobre a viagem de estudos realizada em Palhoça/SC. O Sábado Cultural acontece das 10h às 12h e toda a comunidade esta convidada a participar.

 

Ligações clandestinas

A RGE executou o corte de ligações de energia elétrica clandestinas e irregulares em Passo Fundo. A operação foi executada na área ocupada irregularmente, conhecida como Antiga Estufa, localizada na Travessa Mangabeira, Bairro São Luiz Gonzaga. Seis equipes da RGE fizeram o trabalho com apoio da Brigada Militar. A área da Antiga estufa possui 45 famílias. “O foco deste trabalho é evitar acidentes com a população, causados por ligações precárias que podem levar a lesões graves as pessoas, incêndios nas áreas envolvidas, e desligamentos acidentais do fornecimento de energia oriundos de falhas e sobrecarga na rede de distribuição, e combater o furto de energia elétrica”, explica Alexsandro da Silva Souza, Gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE. Fazer ligação clandestina é crime tipificado no Código Penal.


Diretor de escola
As mais de 2,5 mil escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul preparam-se para escolher seus diretores para mandados de três anos. A votação será no dia 27 de novembro. Independentemente de quem tiver mais votos, já há um vencedor: a educação gaúcha. Isso porque, este ano, a Secretaria da Educação (Seduc) promove curso inédito de gestão para os próximos gestores. A primeira fase, no sistema de Ensino a Distância (EaD), começa nesta sexta-feira (9). O link já foi disponibilizado e mais de 1,3 mil candidatos (alguns tentando a reeleição) se matricularam, desde o dia 5, quando começaram as inscrições.
 

Ocupação
O número de pessoas ocupadas no Brasil aumentou de 89,7 milhões em 2012 para 91,4 milhões em 2017. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2017, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo indica que o pico de pessoas ocupadas no país ocorreu em 2015, com 92,6 milhões, tendo caído 1,5% em 2016 e apresentado “discreta” recuperação de 0,3% em 2017.

 

Caminhada Rosa e Azul
O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade promove neste sábado (10) uma caminhada alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O ponto de concentração dos participantes será na Praça Marechal Floriano (Praça da Cuia), e a saída será a partir das 15h. O trajeto da Caminhada Rosa e Azul encerra no Espaço Antonio Augusto Pretto, no Hospital da Cidade, com a realização de uma mateada, o local também será um posto de coleta para doação de cabelo e lenços. A programação conta ainda com a participação da equipe do Hospital da Cidade e Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da UPF, através de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata. A equipe multidisciplinar do HC esteve no Jornal O Nacional para divulgar o evento.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 08/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

X Fórum Nacional de Enfermagem
Começa nesta quinta-feira, 08 de novembro, o X Fórum Nacional de Enfermagem e III Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas promovido pelo Grupo de Enfermeiros e o Grupo de Pele do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O evento que segue até o dia 09 de novembro tem como objetivo proporcionar conhecimento e troca de experiências relacionadas às diversas frentes de atuação do enfermeiro. O tema central do Fórum é “Interfaces do Cuidado: os desafios da enfermagem na atualidade” e busca contemplar uma programação ampla e atualizada. Profissionais especialistas de todo Brasil estarão palestrando no evento, que traz para Passo Fundo o que há de mais recente na área de Enfermagem. O Fórum acontece no Auditório Biomédico do Campus II da UPF. A programação completa está disponível no sitewww.hsvp.com.br . 

 

Workshop de maquiagem
O curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, em parceria com as empresas LS Cosméticos e VULT, um workshop de maquiagem com o maquiador e blogueiro de São Paulo Ramon Goulart. O evento acontece a partir das 19h30, nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (prédio B3), Campus I. Toda a comunidade está convidada a participar. Para as acadêmicas do curso de Estética e Cosmética, o workshop é gratuito. O valor para o público externo é de R$ 80,00, custo que será revertido em produtos. Os participantes receberão certificados.


Indústria I
Influenciada pelo comportamento distinto dos seus seis componentes, a atividade industrial gaúcha permaneceu praticamente estável em setembro, na comparação com agosto, aponta o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado nesta quarta-feira (7) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). A queda foi mínima, de 0,1%, feito o ajuste sazonal. As compras industriais (-4,2%), o faturamento real (-2,9%) e o emprego (-0,3%) caíram. Já as horas trabalhadas na produção (+1,8%) e a massa salarial (+0,3%) cresceram, enquanto a utilização da capacidade instalada-UCI (-0,1 ponto percentual) ficou quase estável, com um grau médio de 81,1%.

Indústria II
“Os resultados de setembro não alteram o cenário que vem sendo observado no setor industrial gaúcho. A indústria gaúcha evolui dentro do previsto para 2018, devendo encerrar o ano com crescimento, mas distante de recompor as perdas de mais de 20% do período 2014 a 2016”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. 

 

Entre as melhores I

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,9 milhões de associados e atuação em 22 estados e Distrito Federal, figura pelo oitavo ano consecutivo na lista das “150 Melhores Empresas para Trabalhar” (MEPT)no Brasil. Divulgado durante solenidade de premiação, ocorrida na noite de 6 de novembro, na capital paulista, o guia anual é elaborado em parceria pela revista Você S/A, Editora Abril e Fundação Instituto Administração (FIA), trazendo a mais abrangente, crítica e rigorosa pesquisa sobre clima organizacional do País.
 
Entre as melhores II
Repetindo o feito do ano passado, o Sicredi obteve o primeiro lugar na categoria Cooperativas Financeiras, evidenciando a instituição financeira cooperativa como referência neste segmento, bem como o envolvimento dos, atualmente, mais de 25 mil colaboradores que nela atuam, valorizando e impulsionando o crescimento contínuo do cooperativismo de crédito no Brasil. Nos índices do ranking, o Sicredi aumentou suas pontuações em relação a praticamente todos os dados da edição passada do ranking. No Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), por exemplo, a instituição financeira cooperativa alcançou 82,1 pontos, ante 81,9 na classificação de 2017.


Parceria ampliada
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo assinou na quinta-feira, 01 de novembro, uma versão ampliada do convênio de parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Estiveram presentes na oportunidade o reitor da UFFS, Sr. Jaime Giolo, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, o superintendente do HSVP, Ilário De David, o diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias e o Diretor Jurídico do HSVP Marco Mattos. A nova versão amplia a parceria das instituições que agora passa a ter além da residência médica e do Internato, a residência multiprofissional. “A assinatura desse documento ratifica os fiéis propósitos dessas duas instituições de continuarem trabalhando, planejando e implementando ações em conjunto”, evidencia Vanderlei.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 07/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Remanejo Professores
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, informa que pedidos de remanejo para professores do ensino fundamental e da educação infantil e para funcionários das escolas podem ser realizados através de formulário online pelo portal pmpf.rs.gov.br, até às 18h do dia 30 de novembro. Os critérios para concessão do remanejo são a existência da vaga na escola indicada pelo interessado e o dia e horário de envio do preenchimento do formulário no site. Posteriormente, o servidor deverá aguardar o retorno do processamento do remanejo na primeira quinzena do mês de dezembro. Os concursados nomeados e empossados no corrente ano não poderão solicitar o remanejo para 2019, tendo em vista o recente início de suas atividades e o pouco tempo de permanência na escola, o que não torna possível o pedido de remanejo.

 

Merenda Chef
Com sete receitas classificadas, a premiação do Concurso de Preparações Culinárias – Troféu Merenda Chef, organizado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo, acontecerá nesta quarta-feira (7), às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nas preparações foram avaliados a apresentação visual da receita, sabor, aproveitamento integral dos ingredientes e uso de ingredientes sustentáveis e higiene e cuidados na manipulação dos alimentos, dos utensílios e do manipulador. A participação foi aberta para merendeiras e serventes de escolas municipais e de escolas estaduais de abrangência da 7º Coordenadoria Regional de Educação (7º CRE), além de entidades ligadas à assistência social. O objetivo é incentivar a preparação de receitas saudáveis, nutritivas e saborosas, que fazem parte de toda alimentação oferecida na escola.

 

Caminhada Rosa e Azul
O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade promove no próximo sábado (10/11) uma caminhada alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O ponto de concentração dos participantes será na Praça Marechal Floriano (Praça da Cuia), e a saída será a partir das 15h. O trajeto da Caminhada Rosa e Azul encerra no Espaço Antonio Augusto Pretto, no Hospital da Cidade, com a realização de uma mateada, o local também será um posto de coleta para doação de cabelo e lenços. A programação conta ainda com a participação da equipe do Hospital da Cidade e Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da UPF, através de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata.

 

 

Seminário de Defesa do Consumidor
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) e a Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem o X Seminário Nacional de Defesa do Consumidor. O evento, que está com inscrições abertas e será realizado de 20 a 23 de novembro, também é composto pelo VI Seminário Internacional de Defesa do Consumidor, II Encontro de Balcões do Consumidor, II Congresso Internacional de Jurisdição Constitucional, Democracia e Relações Sociais e pela II Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. As atividades acontecerão à noite, no salão de atos da Unidade acadêmica, e pela manhã e à tarde, no anfiteatro da FD, Campus I. A programação completa e as inscrições podem ser acessadas no site upf.br ou pelo telefone (54) 3316.8177.


IRPF 2018
A partir das 9 horas de sexta-feira (09), estará disponível para consulta o sexto lote de restituição do IRPF 2018. O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.


Plantando em Casa
Proporcionar diferentes experiências e o contato com as plantas foi o objetivo de uma atividade desenvolvida pela Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Emater, na Escola Municipal de Educação Infantil Tio Patinhas. Eles levaram até a e escola e aos alunos o programa Plantando em Casa, que incentiva o cultivo de temperos e hortigranjeiros em casa. Na escola, as equipes ensinaram as técnicas de plantio em canos de PVC, que são uma alternativa em locais onde não há espaço para o cultivo direto na terra. A atividade buscou destacar entre alunos e professores a importância do incentivo e do cuidado com as plantas e com o meio ambiente, além de proporcionar que as crianças, desde cedo, tenham contato com a natureza e alimentos mais saudáveis.

 

Feira do Livro
Na manhã desta terça-feira (06), a 32ª Feira do Livro teve um sabor especial para os alunos de diversas escolas municipais de ensino fundamental, que participaram do lançamento e sessão de autógrafos do livro Cultivando Talentos. O livro conta com textos dos alunos que participaram do projeto ao longo do ano e que são estudantes das escolas de ensino fundamental da rede municipal, além dos integrantes do projeto Escola de Vida, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo, e conta ainda com ilustrações dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve. É a terceira edição do livro, resultado do projeto Identificando Talentos, uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e da Acadenia Passofundense de Letras e com apoio da Secretaria de Cultura, através do Funcultura. 


Atendimento ao Idoso I
Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de novembro, a Coordenadoria de Proteção Social Especial – Serviços de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Cidadania e Assistência Social promove uma reunião técnica de assessoria e seminário sobre a intersetorialidade e garantia de acesso aos direitos da população idosa. O evento ocorre nas 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF). As inscrições podem ser feitas através do site da Prefeitura ou nos dias do evento. O seminário tem como objetivo divulgar os serviços da rede de atendimento ao idoso existente em Passo Fundo, bem como potencializar a articulação da rede, além de capacitar equipes técnicas para o trabalho intersetorial socializando as informações e fomentando a discussão da cultura de institucionalização do idoso.

 

Atendimento ao Idoso II
A Rede de Atenção ao Idoso foi implementada através da articulação de serviços que fazem parte de uma rede integrada para adequada atenção à pessoa idosa conforme prega o Estatuto do Idoso. O objetivo desta rede é atender a população idosa de forma plena, tanto nas necessidades de saúde quanto nas necessidades sociais, criando um sistema de proteção baseado nos princípios da descentralização e intersetorialidade dos serviços. O I Seminário da Rede de Atendimento a Pessoa Idosa: Intersetorialidade e Garantia de Acesso aos Direitos terá uma primeira atividade de cunho regional, com os objetivos de qualificar fluxos, iniciar o debate de protocolos de atendimento para qualificação na oferta de política pública de qualidade e integrada à pessoa idosa.




Fontes em Off

Terça-Feira, 06/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Mateada da Prematuridade
O Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, em parceria com o ONG Prematuridade.com e apoio da Erva-mate Cristalina promove no dia 18 de novembro a Mateada da Prematuridade. O evento acontece na Praça Tamandaré, a partir das 15h e reúne famílias, profissionais e comunidade. A Mateada tem o intuito de celebrar o Dia Mundial da Prematuridade que acontece no dia 17 de novembro e atentar para o fato de que, apesar do elevado número de nascimentos prematuros e os riscos neles envolvidos, é possível prevenir o parto prematuro e suas consequências para a saúde do bebê. Além disso, o evento busca sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto às políticas públicas voltadas à causa dos prematuros. Mais informações no fone (54) 3316 4101.


Movimento Pela Paz Sepé Tiaraju
Com objetivo de contribuir para a restauração da vida, da saúde, da educação e da paz em comunidade, o Movimento Pela Paz Sepé Tiaraju foi lançado no final de outubro em Passo Fundo. De 8 a 10 de novembro diversas atividades serão realizadas na cidade. A iniciativa conta com as secretarias de Educação, Saúde e Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo, a Promotoria de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, o Ministério Público, 7ª Coordenadoria de Educação, escolas particulares de Passo Fundo e demais parceiros.

Programação
08 de novembro – quinta-feira 
19h30: Abertura na Feira do livro de Passo Fundo
20h: Palestra “Ressignificando a Educação”, com professor Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto

09 de novembro – sexta-feira
Manhã: oficinas simultâneas nas escolas municipais e estaduais
Tarde: atividades na EEEB Nicolau de Araújo Vergueiro, com marta Neves, Patrícia da Silva e Ana Maria Colla, do Movimento Sepé Tiarajú de Porto Alegre
19h30: atividade lúdica “Encontro de Heróis: Harry e Sepé”, no Teatro do Sesc

10 de novembro – sábado 
9h: mateada com apresentações no Parque da Gare (em caso de chuva, acontecerá no Bourbon, no espaço da Feira do Livro)


Fala Passo Fundo

Mais uma edição da pesquisa Fala Passo Fundo estará disponível aos passo-fundenses no próximo final de semana. Será no sábado, dia 10 de novembro. A pesquisa é um canal de comunicação entre a administração municipal e a população, que pode avaliar os serviços oferecidos pelas secretarias municipais e deixar seus comentários. Para participar é preciso ter acesso à internet, seja no computador ou no celular. Com isso, basta entrar no site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br), logar e responder às perguntas. É necessário informar nome e e-mail. Ao entrar na plataforma ícones com as áreas de serviço irão aparecer e então é só escolher qual a área desejada e clicar. Após isso aparece uma série de perguntas, onde é possível marcar o nível de satisfação e deixar um comentário. Por fim, depois de responder tudo, o usuário deve salvar para finalizar a pesquisa.

 

Inscrições para ingresso
A Secretaria Municipal de Educação informa que a partir dessa segunda-feira (5) até o dia 19 de novembro estarão abertas as inscrições para o ingresso de novos alunos da educação infantil e do ensino fundamental nas escolas municipais. Para educação infantil (4 e 5 anos) e ensino fundamental (6 anos) as inscrições devem ser feitas diretamente pelo site www.pmpf.rs.gov.br.Para a educação infantil no Pré I e Pré II, as crianças deverão ter 4 e 5 anos, respectivamente, completos até 31 de março de 2019. Já para o 1º ano do ensino fundamental, as crianças deverão ter 6 anos completos até 31 de março de 2019. 

Inscrições para ingresso II
A divulgação das designações das vagas será publicada em 11 de dezembro também pelo site. As matrículas dos novos alunos acontecerão entre 12 e 20 de dezembro, diretamente na escola designada. É importante lembrar que a inscrição não garante a vaga. Já para o ingresso de crianças menores de 4 anos (etapa Creche) as inscrições poderão ser realizadas a partir de fevereiro, diretamente nas escolas de educação infantil, de acordo com a proximidade da residência. Informações no site www.pmpf.rs.gov.br.


Decoração de Natal
O Bella Città Shopping inaugura nesta terça-feira a decoração de Natal de 2018. Inspirada nos encantos e na magia da data, a decoração traz aspectos e cores tradicionais do Natal, remetendo aos sonhos que a época mais feliz do ano traz a cada um de nós. Nesse ano especial, o Natal do Bella Città apresenta surpresas para adultos e crianças. Para os pequenos, a Oficina do Noel será uma das novidades, onde as crianças poderão fazer desenhos natalinos e pintura em rosto, feita pelas ajudantes do Noel, além de terem a oportunidade de brincar na Casinha da Árvore, junto à grande árvore de 10 metros localizada na Praça de Alimentação do 2° andar.

 

Campanha
No ano em que comemora 20 anos de inauguração, o Bella Città Shopping vai sortear duas viagens internacionais e mais 20 vale-compras no valor de R$1.000 toda semana. Os vale-compras serão sorteados todas as sextas-feiras até o sorteio final, no dia 05 de janeiro, onde dois ganhadores serão contemplados com as viagens a Paris e Dubai. Para participar, basta comprar R$300 em qualquer loja do Shopping e trocar suas notas por cupons. O Posto de Troca está no 3° andar.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 02/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Servidores estaduais I
O governo do Estado informou que no próximo mês, o atual governo irá honrar o último dos reajustes salariais para os servidores da área da segurança aprovados pela gestão passada, o que representará R$ 4 bilhões de aumento na folha apenas neste ano. No somatório de quatro anos, são R$ 8 bilhões a mais. Entre zerar o déficit e honrar os aumentos, que quase irão dobrar os vencimentos neste período, o atual governo deixou clara a sua opção de priorizar a Segurança. Assim como nos outros anos, o governo buscou alternativas para obter receitas extraordinárias. Um exemplo era a possibilidade da venda de um novo lote de ações do Banrisul, sem abrir mão do controle do banco. Porém, diante da conjuntura desfavorável do país, o governo teve a responsabilidade de cancelar a operação buscando preservar o patrimônio público, mesmo com o desgaste de atrasar salários.
Servidores estaduais II
Em função desta situação, o governo ressalta que a realidade das finanças públicas sempre foi tratada com a máxima transparência. Qualquer cidadão pode acompanhar o quanto se arrecada e para onde o dinheiro é destinado. Depois de quitar a folha de setembro tão somente no último dia 25 de outubro, era evidente que os poucos dias de arrecadação até a virada do mês seriam insuficientes para cobrir o total das despesas. Por fim, o governo reafirma seu compromisso de realizar todo o esforço para priorizar o pagamento dos servidores do Poder Executivo, manter os serviços essenciais funcionando em favor da sociedade gaúcha e não se afastar da sua tarefa de conduzir os destinos do Estado com responsabilidade.


Febre aftosa I
Desde a quinta-feira, 1º, a maior parte dos estados brasileiros iniciou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Desta vez, serão imunizados os animais com até 24 meses. Apenas o Acre, Espírito Santo, Paraná e parte de Roraima (reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos) vacinarão todo o rebanho (jovens e adultos). Na etapa de maio foram vacinados 197,87 milhões de animais de um total previsto de 201,23 milhões de cabeças. A cobertura vacinal atingiu 98,33%. Atualmente o rebanho brasileiro de bovinos e bubalinos é de 217.493.867.
Febre aftosa II
O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, diz que “até novembro de 2019, com a retirada gradual da vacinação, o ganho direto do criador poderá ser revertido na melhoria do rebanho e da propriedade, com investimentos em insumos e tecnologia que irão trazer maior produtividade”.  O Brasil é considerado livre da aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O estado de Santa Catarina, que não vacina o rebanho desde 2000, é reconhecido, desde 2007, como área livre da doença sem vacinação.


Feriado nas estradas
Com a proximidade do verão e com o feriado prolongado, o número de turistas que acessa as praias do Litoral Norte do Estado aumenta. Para ajudá-los no deslocamento, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) mobiliza novamente as equipes das Unidades de Apoio ao Usuário que circularão pelas principais rodovias da região. A partir das 18h desta sexta (02) até às 24h de domingo (04), as equipes percorrerão as principais vias de acesso às praias com o intuito de atender os motoristas em adversidades ou para fornecer orientações de trânsito. Serão 14 servidores e cinco veículos, identificados com adesivos, realizando rondas ininterruptas na Estrada do Mar (ERS-389), Interpraias (ERS-786), Rota do Sol (ERS-486), ERS-407 e ERS-030. Os usuários também podem solicitar atendimento por aplicativos de mensagem ou ligando para o seguinte número: (51) 99529-2885.


Museus
O Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e o Museu Histórico Regional estarão em recesso entre os dias 2 e 4 de novembro. Ambos museus retornarão as atividades a partir de terça-feira, dia 6 de novembro.


Rodeio I
Esta abertas as inscrições para os concursos artísticos do XVIIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, que acontecerá de 05 a 09 de dezembro no Parque de Rodeios da Roselândia, em promoção da 7ª Região Tradicionalista e da Prefeitura de Passo Fundo. O evento deverá distribuir mais de 100 mil reais em prêmios e as inscrições poderão ser feitas até o dia 19 de novembro, às 23h59min, pelo e-mail artí[email protected]
Rodeio II
Conforme o Regulamento Geral do evento, poderá haver lista de espera de acordo com o número de inscrições e capacidade estrutural do evento, a ser definida pela Comissão Organizadora. Ainda, o número de invernadas de danças tradicionais será limitado. A quantidade de vagas por categoria será informada após o recebimento das inscrições, sendo que poderá haver, então, lista de suplentes. O sorteio da ordem de apresentação acontecerá no dia 30 de novembro, na sede da 7ª Região Tradicionalista, com imediata divulgação da mesma pelo site www.7rt.com.br.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE