PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Quarta-Feira, 09/01/2019 às 06:00, por Fontes em Off

Reuniões no TCE
As reuniões de trabalho com os novos secretários estaduais do Rio Grande do Sul, promovidas pelo Tribunal de Contas (TCE-RS), serão realizadas nesta quarta-feira (09), às 14h30. Os demais encontros serão mantidos: na terça-feira (08), a visita será do secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso e, na quinta (10), do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Artur Lemos. Na sexta-feira (11), a partir das 10h30, o TCE-RS receberá a nova secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira. O objetivo das reuniões é apresentar informações sobre as secretarias, oferecendo subsídios para auxiliar na gestão das pastas.


Erva Mate I

Em sua primeira semana à frente do governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou a Lei 13.791, de autoria do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que institui a Política Nacional da Erva-Mate. O ato foi publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (04). O projeto tem como objetivo fomentar a produção sustentável da erva-mate no país, elevando o padrão de qualidade, bem como apoiar e incentivar o comércio do produto.

Erva Mate II
A planta é o principal produto florestal não madeireiro da Região Sul e também fonte de renda para cerca de 180 mil famílias na região. De acordo com o deputado Afonso Hamm, a cadeia produtiva da erva-mate responde por 700 mil postos de trabalho e tem cerca de 700 empresas beneficiadoras. Segundo Hamm, o setor carece de ações de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico para a melhora do seu sistema de cultivo e de industrialização, apoio ao comércio e divulgação de produtos, no Brasil e no exterior. “Queremos ampliar a base de consumo e para isso precisamos aprofundar estudos e pesquisas para promovermos a cadeia produtiva”, explica o parlamentar.

 

Previsão do tempo
O boletim meteorológico emitido nesta terça-feira (08) pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura alerta que a previsão para a quarta-feira (09) é de chuvas e temporais, em decorrência da formação de um novo sistema de baixa pressão que vai alimentar as instabilidades. Os maiores volumes devem se concentrar no Oeste e Sul (fronteira com Uruguai e parte da Argentina). A incidência de descargas elétricas e granizo também é maior nessa região. O calor segue com sensação de abafamento. Na quinta-feira (10), o tempo segue instável e mais uma vez os maiores acumulados bem como o potencial para temporais se concentram entre o Sul e Oeste do estado. Nas demais regiões, os temporais são pontuais. As temperaturas ficam mais amenas nas áreas de mais chuvas. Na Metade Norte, a sensação de abafamento é maior. Nos dias seguintes a chuva segue no estado.

 

Seguro-desemprego
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) contabilizou 989.855 agendamentos de solicitação de seguro-desemprego e de confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), desde a implantação do serviço. O agendamento de seguro somou 726.697 solicitações, desde 27 de novembro de 2015, e o de Carteira de Trabalho, 243.158, desde 17 de março de 2016. Em relação ao benefício do seguro-desemprego, as Agências FGTAS/Sine com os maiores números de agendamento nos três anos de funcionamento do serviço são Porto Alegre Centro (76.435), Caxias do Sul (67.541), Gravataí (40.403), Azenha (39.361), São Leopoldo (34.130) e Cachoeirinha (32.997).

 

?IPTU

Os contribuintes que não aproveitaram a primeira parcela única para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ainda podem obter desconto de até 7% com a parcela de cota única 2. O pagamento pode ser feito até o dia 15 de fevereiro. As guias de pagamento já foram enviadas pelos Correios. Outra opção é emitir a guia pelo site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br): basta clicar no link IPTU 2019, na seção Destaques. O contribuinte também pode obter a guia em seu próprio banco. Todos os boletos de IPTU foram lançados no DDA (Débito Direto Autorizado), ficando assim disponíveis no próprio banco para o pagamento. Basta acessar a conta bancária e a opção DDA para visualizar o boleto.

 

Internato Médico I
O internato médico é uma etapa do curso de medicina que corresponde a um estágio curricular obrigatório de treinamento em serviços, próprios ou conveniados, e sob supervisão direta de preceptores - responsável por conduzir e supervisionar, através de orientação e acompanhamento, o desenvolvimento dos estudantes durante o período de Internato. Na IMED, os acadêmicos de Medicina do 9° nível iniciam essa fase no dia 15 de janeiro com atuação no Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), Hospital Cristo Redentor de Marau, Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Hospital Santo Antônio de Tapejara, Hospital São Paulo de Lagoa Vermelha, além da Rede Municipal de Saúde, que inclui Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) e Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), entre outros.

Internato Médico II
No dia 14 de janeiro, às 17h, ocorre no auditório do Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), a cerimônia de lançamento do Internato Médico para estudantes de Medicina da IMED. “O internato é uma etapa de extrema importância para a formação do aluno. Pois, é nesse momento que o aluno vivência de forma mais intensa, as atividades, funções e responsabilidades de um médico. Embora os alunos já tenham contato com os pacientes e com o sistema de saúde, desde o início do curso, é no internato que o seu conhecimento aumenta exponencialmente, uma vez que está imerso no ambiente da prática. Além do aprendizado técnico, outras competências ética-humanísticas e de relacionamento interpessoal, são aprimoradas nessa fase. Dessa forma, o internato prepara o aluno para ser um profissional médico, que responda às demandas da sociedade em que está inserido”, enfatiza a coordenadora adjunta do curso de Medicina da IMED, professora Caroline Calice. 




Fontes em Off

Terça-Feira, 08/01/2019 às 06:00, por Fontes em Off

Carnaval de Rua
Devido à situação financeira do país, a Prefeitura de Passo Fundo anunciou nesta segunda-feira (07) que não haverá Carnaval de Rua na cidade neste ano. O município fez contato com diversas empresas para tentar viabilizar o evento, mas não teve sucesso em função da crise econômica. Como ocorre desde 2014, a Prefeitura não irá destinar recursos públicos para as escolas de samba. Para 2020, algumas empresas sinalizaram interesse em apoiar o Carnaval de Rua. Caso isso ocorra, será possível realizar o evento no próximo ano. No entanto, a cidade não ficará sem os festejos de Carnaval. No dia 3 de março acontecerá o 2º Carnaval Popular, no Parque da Gare. O evento é aberto para toda a comunidade, com segurança e estrutura adequada para uma grande festa.

 

Plano Diretor I
Está marcada para a próxima semana, dia 15, a audiência pública de validação do Diagnóstico Participativo do processo de revisão do Plano Diretor. O evento está marcado para as 18h, no auditório da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), que fica no antigo quartel (entrada pela rua Capitão Araújo, 204). Também nessa ocasião serão levadas para votação as contribuições ao documento que foram feitas pela população, entidades e instituições por meio de formulário eletrônico ou protocoladas junto à Secretaria do Planejamento.

Plano Diretor II
Ao longo do ano de 2018 foram realizadas diversos encontros nos bairros de Passo Fundo e também nas comunidades do interior com o intuito de ouvir a população sobre as potencialidades e necessidades dos locais onde moram e também sobre a cidade. Esses encontros foram realizados por setores e todas as ideias levantadas pela população, bem como os pontos negativos apontados, foram compilados e tabulados no que resultou na minuta do Diagnóstico Participativo do processo de revisão do Plano Diretor.


Obras Av. Brasil
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Passo Fundo informa que as obras da avenida Brasil foram retomadas nesta segunda-feira (07). O trecho bloqueado para os serviços continua no sentido bairro/centro, entre as ruas Dr. Bozano e Castro Alves. Mesmo com a chuva, a sinalização e alguns trabalhos foram executados. A secretaria ainda aguarda o retorno sobre a liberação do asfalto da Petrobras para dar continuidade à pavimentação e demais serviços. 


Mundo dos Blocos
O período de férias escolares está mais divertido no Passo Fundo Shopping. De 08 de janeiro a 10 de fevereiro, no espaço de convivência (piso 1), o shopping recebe o Mundo dos Blocos. A atividade instiga a lembrança dos pais com legos gigantes, de modo lúdico, e cria uma interação com a criança, envolvendo a família inteira. O Mundo dos Blocos é uma ação da empresa Mania Games Brinquedos, pertencente ao ramo da diversão e lazer. A ideia é criar um ambiente lúdico e que estimule a criatividade tanto dos pais, acostumados ao lego, quanto dos filhos, que passam a conhecer algo novo com montagens diversas.

 

HSVP
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) está coletando vidros como, por exemplo, de café pequeno vazio, para ajudar no Lactário do Hospital. Os vidros pequenos com tampa são utilizados para pasteurização do leite materno, que é coletado na Sala de Coleta Leite Materno. Por isso, se você tem em casa vidros junte e leve até a portaria do HSVP, na rua XV de Novembro. O gesto vai ajudar a cuidar da vida de uma criança.

 

UPF Idiomas
O Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF Idiomas está com inscrições abertas para os cursos regulares de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Japonês, Italiano, Libras e Português para estrangeiros. Interessados em ingressar em alguma das opções oferecidas devem se matricular no Campus I da UPF de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h30min, até 11 de fevereiro, depois retorna nos três turnos. As aulas iniciam no dia 25 de fevereiro. Os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Japonês e Italiano estão sendo ofertados no Campus I e no Campus III. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8510 e pelo e-mail [email protected]


Caixeiral Campestre
Neste final de semana foi marcado o início das inscrições para o Concurso Rainha das Piscinas e Rei Mirim 2019, do Clube Caixeiral Campestre. Grande público se fez presente para garantir a sua vaga. A primeira inscrição foi da Alessandra Aparecida da Silva Dias, que irá concorrer pela Categoria Juvenil. É possível se inscrever até o dia 22 de janeiro na Secretaria do Clube ou nos plantões com o Departamento Social nos fins de semana no Solarium e garantir a participação no evento que o Clube oferece.




Fontes em Off

Sábado, 05/01/2019 às 06:00, por Fontes em Off

Comunicado aos leitores
Informamos aos nossos leitores que o Jornal O Nacional não vai circular às segundas-feiras durante os meses de janeiro e fevereiro. Os assinantes terão compensadas as oito edições do jornal em seus planos individuais. O Jornal retorna com a edição de segunda-feira no dia 4 de março.

 

Irresistíveis promoções
Quem não gosta de uma barbada? Depois das festas de final de ano, um novo ano inicia repleto de promoções. São as tradicionais liquidações de janeiro. As maiores promoções são aquelas realizadas pelas redes de lojas de eletrodomésticos. Na sexta-feira, os preços atrativos provocaram filas para entrar nos estabelecimentos. Eletroeletrônicos como televisores, eram carregados pelas calçadas, enquanto colchões box e móveis eram transportados por caminhonetes. Os descontos variaram de acordo com o produto, mas, em alguns itens, superaram os 50%. Dinheiro em caixa para os estabelecimentos e economia no bolso de quem aproveitou.

 

Sonhos de Natal
Nesse sábado (05), às 17h, na Praça de Alimentação do 2° andar do Bella Città, acontece o último sorteio da promoção Sonhos de Natal. Em 60 dias de campanha, foram cerca de 25 mil cupons na urna, que premiará, no total, 22 clientes. Os prêmios foram: 20 vale-compras no valor de R$1.000 cada e duas viagens internacionais para Paris e para Dubai, com tudo pago e acompanhante. A promoção contou com sorteios todas as sextas-feiras a partir da data do início da campanha, premiando dois clientes a cada sexta com vale-compras. Nesse sábado, serão conhecidos os últimos seis ganhadores dos vale-compras e das viagens.

 

Formatura IMED
Nesta sexta-feira (04) aconteceu a formatura inédita da IMED, campus Passo Fundo, de todo o Rio Grande do Sul. Foram 290 formandos de sete cursos de graduação - Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Direito, Odontologia, Psicologia e Sistemas de Informação - que colaram grau em evento único na Arena Gran Palazzo. Foram pelo menos 80 pessoas que trabalham intensamente cuidando da decoração, som, luz, palco e estúdios de fotografia. A IMED assumiu os investimentos e padronizou a formatura, oferecendo assim, um evento com qualidade para todos e principalmente sem nenhum custo para o formando. O paraninfo de honra foi o escritor, jornalista e professor universitário Fabrício Carpinejar.


 
PPGEng I
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve, até 31 de janeiro, para o Doutorado em Engenharia, turma 2019, área de concentração: infraestrutura e meio ambiente. A inscrição é feita mediante o preenchimento on-line do formulário disponível no endereço eletrônico www.ppgeng.upf.br. A seleção ocorrerá no dia 25 de fevereiro, sendo que até o dia 26 de fevereiro haverá a divulgação, no endereço www.ppgeng.upf.br, da relação de candidatos classificados na primeira etapa, os quais serão comunicados por telefone sobre a data e horário das entrevistas. A relação final dos candidatos selecionados será divulgada, em ordem alfabética, até o dia 28 de fevereiro, também na página do Programa.

PPGEng II
Poderão candidatar-se ao curso os portadores de diploma de curso superior em Engenharia (todas as modalidades), Arquitetura e Urbanismo, ou em áreas afins às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação (Agronomia, Biologia, Química, Geologia, Geografia, Matemática, Física, Informática, Administração, Gestão Ambiental, entre outros). Os candidatos já inscritos até dia 31 de dezembro não precisam reenviar a documentação. Os candidatos selecionados deverão efetivar suas matrículas no período de 13 de março. Solicitações de informações complementares podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8203.

 

Fala Passo Fundo
Na próxima semana, dia 10 de janeiro, será realizada mais uma edição da pesquisa Fala Passo Fundo. O objetivo é disponibilizar um canal de participação direta para a população avaliar os serviços oferecidos e opinar a respeito. Basta entrar no site www.pmpf.rs.gov.br, logar e responder às perguntas. Ao entrar na plataforma ícones com as áreas de serviço irão aparecer e então é só escolher qual a área desejada e clicar. Após isso aparece uma série de perguntas, onde é possível marcar o nível de satisfação e deixar um comentário. Por fim, o usuário deve salvar para finalizar a pesquisa. O objetivo é ouvir a comunidade e ter condições de melhorar o que é oferecido à população em diferentes áreas, como saúde, educação e infraestrutura.

 

Colônia de Férias
A Prefeitura de Passo Fundo oferece mais uma edição da Colônia de Férias. A programação é destinada para as crianças matriculadas nas escolas municipais de educação infantil. Em 2019, a programação acontece na escola Vovô Nelly.  A programação vai até o dia 1º de fevereiro, para 16 crianças de 11 messes a 3 anos.  A Colônia, que funciona no turno da tarde, aposta nas atividades lúdicas para criar um ambiente de convivência saudável entre as crianças, auxiliando as famílias que necessitam trabalhar em época de recesso escolar e não têm onde deixar os filhos. As crianças estão sendo atendidas por professoras e assistentes, que promovem momentos de lazer e aprendizado, contribuindo com envolvimento social. 




Fontes em Off

Sexta-Feira, 04/01/2019 às 06:00, por Fontes em Off

Natal dos Sonhos Premiado
Na manhã da próxima sexta-feira (4), a CDL Passo Fundo realiza a entrega dos prêmios sorteados através da campanha Natal dos Sonhos Premiado. Na oportunidade, um carro FIAT Mobi Easy será entregue ao consumidor Darci Jesus da Silva, morador do bairro São Cristóvão, e a moto Honda CG 160 Start será entregue à consumidora Sueli de Fátima Vanacor, moradora do bairro Planaltina. Na campanha, mais de 120 mil cupons foram preenchidos nas 272 empresas participantes. Segundo a presidente da CDL, Carina Sobiesiak, a ação movimentou aproximadamente 18 milhões de reais em vendas. A campanha foi promovida pela entidade com o apoio da Sicredi Integração de Estados RS/SC e da Valecross Concessionária Honda. O sorteio aconteceu no dia 28 de dezembro, na sede da CDL.


Tempo I
O boletim emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura destaca que a chegada de uma frente fria ao longo desta quinta-feira (3) acarreta em mudança nas condições climáticas no Rio Grande do Sul, causando chuvas e temporais isolados pelo estado. No Norte, as pancadas podem vir com temporais, devido às instabilidades. O tempo ainda segue muito abafado. Na sexta-feira (4), há previsão de chuva, risco de temporais isolados e ocorrência de granizo. O mesmo deve acontecer no sábado (5).
Tempo II
Segundo a RGE, a previsão é de predomínio de chuvas no Rio Grande do Sul durante todo o mês de janeiro. Há alerta para áreas de instabilidade vindas da Argentina e do Uruguai. No decorrer do mês, as condições para pancadas de chuva e possibilidade de temporais isolados permaneceram. Para a região Norte, o prognóstico indica possibilidade de chuvas fortes até a terça-feira (8).

Curso I
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Fake news, esfera púbica e comunicação na sociedade do espetáculo”, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pelo link bit.ly/2RxnyPy. As atividades iniciam no dia 7 de janeiro e seguem até o dia 10 de janeiro, das 14h às 17h35min, na sala 201 da Faculdade de Medicina, Campus II da UPF. A carga horária é de 8h, com emissão de certificado online de curso de extensão da UPF para quem tiver 100% de presença. O investimento é de R$ 90. O objetivo da formação é compreender o surgimento das fake news e instrumentalizar os participantes na identificação de notícias falsas e nos meios de combatê-las.
Curso II
O conteúdo programático é dividido em 4 módulos que abordam temas como o nascimento da esfera pública e a sociedade da informação; a sociedade do espetáculo e a mídia na indústria cultural; a história das fake news e as fake news na história; e como entender e enfrentar as fake news: métodos e abordagens. O curso de extensão será ministrado pelo professor Me. Vinícius Rauber e Souza e convidados.


Concurso
Neste mês, o Clube Caixeiral Campestre vai escolher a Rainha das Piscinas e do Rei Mirim da entidade. O evento, marcado para o dia 26 de janeiro, às 17h, acontece na Sede Campestre. As inscrições iniciam dia neste sábado (5) e podem ser feitas até o dia 22 de janeiro, na secretaria da Sede Campestre. Podem participar do concurso meninas dos 4 aos 20 anos de idade, para as categorias Mini, Mirim, Infantil, Juvenil e Adulta, e garotos dos 4 aos 7 anos, para a categoria Rei Mirim. O concurso é exclusivo para os sócios. Outras informações pelo telefone (54) 3315-1111.


Festa da Uva I
Roteiro turístico, comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato e apresentações culturais fazem parte da programação da 11ª edição da Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi e Região. Este ano, a Feira inicia no dia 11 de janeiro e encerra no dia 13 do mesmo mês. O evento, já tradicional, é uma realização da Emater/RS-Ascar, Sintraf, Prefeitura de Sarandi, Coopafs, Associação de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar (Acpaf) e Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios (Acisar). Os diversos espaços organizados pelas entidades promotoras e apoiadoras, junto aos espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar, estarão expostos no Parque de Exposições de Sarandi.
Festa da Uva II
A programação da Feira da Uva inicia na sexta-feira (11), às 14h, com a abertura dos pavilhões. Nesse mesmo dia, acontece desfile e escolha das Soberanas de Sarandi e a abertura oficial da Feira, programada para as 19h. Na manhã de sábado (12), às 8h, será organizado o Roteiro “Sarandi Terra dos Sabores”, com saída no local da Feira. Os pavilhões serão abertos às 9h. A programação à tarde segue com apresentações culturais e shows musicais. No domingo (13), às 9h30, está programada a Mateada da Família. À tarde, shows musicais. A Feira encerra domingo, às 19h.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 03/01/2019 às 06:00, por Fontes em Off

Comunicado aos leitores
Informamos aos nossos leitores que o Jornal O Nacional não vai circular às segundas-feiras durante os meses de janeiro e fevereiro. Os assinantes terão compensadas as oito edições do jornal em seus planos individuais. O Jornal retorna com a edição de segunda-feira no dia 4 de março.


Obras na Avenida Brasil
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Passo Fundo informa que, devido às férias coletivas da empresa licitada que executa os serviços no projeto da avenida Brasil, as obras serão retomadas na próxima segunda-feira (7). A obra está localizada no trecho da Avenida Brasil entre as ruas Dr. Bozano e Olavo Bilac, no sentido Bairro/Centro. Já foram executados serviços de passeio, meio-fio e drenagens, em preparação para fazer a pavimentação.

 

Farmácias
A Secretaria de Saúde informa que as farmácias das unidades de saúde dos bairros já retomaram as atividades e estão funcionando. Desta forma, a população pode buscar seus medicamentos na unidade mais próxima. A unidade móvel do programa Farmácia Mais Perto segue o cronograma normal.

 

Plano Diretor I
Ao longo do ano de 2018 foram realizadas diversos encontros nos bairros de Passo Fundo com o intuito de ouvir a população sobre as potencialidades e necessidades dos locais onde moram e também sobre a cidade. Esses encontros foram realizados por setores e todas as ideias levantadas pela população, bem como os pontos negativos apontados, foram compilados e tabulados no que resultou na minuta do Diagnóstico Participativo do processo de revisão do Plano Diretor.Este documento, na íntegra, está disponível para acesso através do site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov).

Plano Diretor II
Com isso, até o dia 5 de janeiro a população, entidades e instituições ainda podem fazer suas contribuições após a análise do documento. As contribuições deverão ser feitas através do formulário eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura ou por protocolo junto à Secretaria de Planejamento. Após este período, a equipe do Núcleo Técnico terá o prazo de 10 dias para analisar as contribuições que serão levadas para a audiência pública de validação do Diagnóstico Participativo do processo de revisão do Plano Diretor.A Audiência Pública de validação do Diagnóstico Participativo será realizada no dia 15 de janeiro, a partir das 18h, no auditório da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), situado na rua Capitão Araújo, 204, Centro.

 

Vestibular complementar
Uma nova oportunidade para quem quer ingressar no ensino superior é ofertada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio do Vestibular Complementar de Verão 2019. O processo seletivo contempla cursos em diferentes áreas, em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até 18 de fevereiro. O candidato poderá escolher as datas de 15 de janeiro ou 19 de fevereiro para realizar a prova. A taxa de inscrição é de R$ 40, com exceção dos cursos de licenciatura, para os quais há gratuidade na inscrição. O Manual do Candidato, juntamente com demais orientações sobre o Processo Seletivo Complementar de Verão 2019, estão disponíveis no site do Vestibular.

 

Simpasso
Tomou posse no dia 1º de janeiro a nova diretoria do Simpasso, eleita para a gestão de três anos (2019-2021). A cerimônia de posse e diplomação ocorreu no Teatro Múcio de Castro. A diretoria terá como presidente Éverson da Luz Lopes, que foi reconduzido ao cargo na eleição realizada em outubro de 2018. Maria Bernadete De Matos é a 1ª Vice-Presidente e Rejane Inchoster a 2ª Vice-Presidente. Jairo da Silva Lima, que na gestão passada ocupou o cargo de Vice-Presidente agora é o Secretário Geral e Fátima Rita da Silva permanece como Tesoureira Geral. Além da composição da Diretoria Executiva, foi conferida a posse e diplomas para mais 60 integrantes da atual gestão para os cargos de delegados sindicais, conselheiros fiscais e integrantes das comissões sindicais.


Ateliê de Artes no Museu
Esta é a última semana de inscrições para a oficina “Ateliê de Artes no Museu”, promovida pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). A oficina ocorre entre os dias 7 e 11 de janeiro, no Setor Educativo do MAVRS, e promoverá atividades artísticas para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. As vagas são limitadas e os interessados têm até sexta-feira, dia 4 de janeiro, para realizar a inscrição que deve ser feita pelo site https://secure.upf.br/eventos/eventos. O valor é de R$ 150,00.  Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones (54) 3316-8586 e (54) 3316-8587.






PUBLICIDADE