PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Quinta-Feira, 01/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Serviços no Feriado
Grande parte dos serviços no município estará fechada neste feriado de Finados, dia 2 de novembro e alguns retomam as atividades no sábado e domingo. Repartições públicas, unidades de saúde, lotéricas, bancos. Escolas da rede municipal e estadual, universidades e faculdades não têm aulas na sexta-feira.


Shoppings
O Bella Città Shopping, vai funcionar com horário de domingo. A praça de alimentação e área de lazer fica aberta das 11h às 22h. As lojas têm abertura facultativa, das 14h às 20h, e o cinema funciona com a programação normal. O Bourbon Shopping estará fechado, assim como o cinema e a visitação para a Feira do Livro.

 

Transporte e lixo
As linhas do transporte urbano estarão funcionando com os horários de domingo. A Coleurb irá disponibilizar linhas extras para os cemitérios. O recolhimento do lixo não será feito no centro da cidade no feriado. Nos bairros, o recolhimento será feito pela Via Norte.

 

Supermercados e comércio
Os supermercados e hipermecado estarão fechados na sexta-feira, retomando a atividade no sávado e domingo. Podem abrir aqueles estabelecimentos que não dependem de mão-de-obra contratada. O comércio tem abertura facultativa.

 

Muzar
O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), estará fechado no próximo final de semana, devido ao feriado de Finados. O atendimento retorna na segunda-feira, 5 de novembro. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8316 ou pelo e-mail [email protected]


Remanejo I
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, informa que o pedido de remanejo para os professores do ensino fundamental e da educação infantil e para os funcionários das escolas será realizado através de formulário online pelo portalwww.pmpf.rs.gov.br. O prazo será das 9h do dia 1º de novembro até as 18h do dia 30 de novembro. Os critérios para concessão do remanejo são: a existência da vaga na escola indicada pelo interessado e o dia e horário de envio do preenchimento do formulário no site.

Remanejo II
Posteriormente, o servidor deverá aguardar o retorno do processamento do remanejo na primeira quinzena do mês de dezembro. Os concursados nomeados e empossados no corrente ano não poderão solicitar o remanejo para 2019, tendo em vista o recente início de suas atividades e o pouco tempo de permanência na escola, o que não torna possível o pedido de remanejo.


Farmácias I
As farmácias que funcionam nas unidades de saúde do município terão horário diferenciado de atendimento em virtude da atualização de sistema que será feita nos próximos dias. Por conta disso, algumas estarão fechadas nos dias em que a mudança ocorrer. A troca de sistema, segundo a secretária de Saúde da Prefeitura de Passo Fundo, Carla Gonçalves, irá qualificar o atendimento, além de atender uma exigência do Ministério da Saúde.

Farmácias II
“O sistema que estamos instalando possui uma série de funcionalidades que o atual não tem. Por exemplo, as informações sobre os medicamentos utilizados pelos pacientes e as informações clínicas dele. Com isso teremos também sistemas integrados sobre todos os usos dos medicamentos e o consumo, além das informações farmacológico-químicas dos pacientes, o que evitará que se indiquem medicamentos que vão contra ou atenuam os que já estão em uso”, explica a secretária.

Cronograma

- Dia 5 de novembro (segunda-feira)
Farmácia do Cais São Cristóvão estará fechada

- Dia 7 de novembro (quarta-feira)
Farmácia do Cais Boqueirão estará fechada

- Dia 8 de novembro (quinta-feira)
Farmácia da Hípica estará fechada

Dia 12 de novembro (segunda-feira)
Farmácias do Cais Vila Luiza e do ESF Adirbal Corralo estarão fechadas

- Dia 19 de novembro (segunda-feira)
Farmácias do Cais Petrópolis e das UBSs Zachia e Santa Marta/Donária estarão fechadas 

- Dia 22 de novembro (quinta-feira)
Van da Farmácia Mais Perto não estará funcionando

 

Vereador Emérito I
A Câmara de Vereadores realizou terça-feira à noite a a cerimônia de condecoração a Vereador Emérito de Passo Fundo. Nesta ocasião, o homenageado foi o ex-parlamentar Ênio Luiz de Oliveira. A solenidade foi solicitada pela Mesa Diretora, sendo indicada pelo vereador Mateus Wesp (PSDB), com o intuito de sublinhar o trabalho feito por Ênio e sua contribuição dada para a comunidade passo-fundense.
Vereador Emérito II
A distinção de Vereador Emérito foi instituída pelo Legislativo de Passo Fundo por meio da resolução 31/2001. A Sessão Solene foi marcada também pelo ato de descerramento da Placa de Vereador Emérito do Município e pela entrega de uma medalha, reforçando a titulação. Para Ênio, hoje com 68 anos de idade, “receber essa sabatina em uma cidade universitária com mais de 200 mil habitantes, sendo esta, polo da saúde, da educação e do comércio, é uma bênção”, ressalta.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 31/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Horário de Verão I
A RGE e a RGE Sul, distribuidoras do Grupo CPFL Energia que atendem 373 cidades gaúchas, preveem que o horário de verão 2018/2019, que começa à zero hora do próximo domingo, 4 de novembro, traga economia de 7.159 MWh e 4.410 MWh, respectivamente, no consumo de energia elétrica das suas áreas de concessão. Este volume representa uma redução de 0,18% no consumo total dos 255 municípios atendidos pela RGE, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Caxias do Sul por um dia ou de Passo Fundo por quatro dias.

Horário de Verão II
Na RGE Sul, a estimativa é de uma redução de 0,13% no consumo de energia elétrica nas 118 cidades da sua área de concessão, o suficiente para abastecer uma cidade como São Leopoldo ou Santa Maria por dois dias. Com o início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Este ano, o horário terá duração de 105 dias, com o término à zero hora do dia 16 de fevereiro de 2019. Ao melhorar o aproveitamento da luz natural pela população, a iniciativa tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas.

 

Recital
Acontece em Passo Fundo um inédito Recital de Piano, com o Pianista Porto Alegrense Fernando Rauber. O Recital acontece no Teatro do SESC às 19h30 deste sábado dia 03 de novembro. Deixo, em anexo, todas as informações relativas ao evento, gostaria de deixar o convite para o evento e pedir o apoio na divulgação; será um evento em prol da Cultura local e possui como entidade beneficiada a SAMI.

 

Rodeio Internacional
Após reunião realizada pela Comissão Organizadora do XVIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, na noite de segunda-feira, no Parque de Rodeios, foi divulgado nesta terça-feira (30) o Regulamento Geral do evento, que acontecerá de 04 a 09 de dezembro, no Parque de Rodeios da Roselândia. O Rodeio terá, neste ano, em sua primeira noite de shows, a participação da Família Correa, com João Luís Correa e Grupo Campeirismo; Chiquito e Bordoneio e Os Monarcas. O total arrecadado nas bilheterias, nesta noite, será revertido ao Hospital Bezerra de Menezes.  Os demais shows, tanto locais como estaduais, bem como a relação dos bailes e a agenda artística e campeira também estão contempladas no regulamento, a partir de agora disponível para os concorrentes e à população em geral. O regulamento pode ser acessado em: www.7rt.com.br.

 

Oncologia
A médica oncologista do Hospital da Cidade, Dra. Nicoli Henn participou de um dos principais eventos mundiais da área. Realizado na cidade de Munique, na Alemanha, o ESMO 2018 reuniu cerca de vinte e seis mil participantes para atualização e discussão de novas abordagens terapêuticas na área oncológica. Promovido pela Sociedade Europeia de Oncologia, o ESMO 2018 foi realizado entre os dias 19 a 23 de outubro. Com o tema central “Garantindo o acesso aos melhores cuidados contra o câncer” a edição deste ano destacou também a integração da prática médica aos cuidados da área de enfermagem, com o apoio da Sociedade Europeia de Enfermagem Oncológica (EONS).


Residência médica
Encerram neste dia 31 as inscrições para o programa de Residência Médica da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo que oferece vagas em diversas especialidades no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo-RS.  Os profissionais médicos que buscam a especialização tem disponíveis as vagas nas seguintes especialidades: Anestesiologia; Cardiologia; Cirurgia de Mão; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Clínica Médica; Dermatologia; Ecocardiografia; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia e Hemoterapia; Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista; Medicina da Família e Comunidade; Medicina de Urgência; Medicina Intensiva; Medicina Intensiva Pediátrica; Nefrologia; Neonatologia; Neurocirurgia; Neurologia; Obstetrícia e Ginecologia; Oftalmologia; Oncologia Clínica; Oncologia Pediátrica; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia.
 
Inscrições
O processo seletivo da UFFS usará o Exame da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), prova escrita objetiva, como etapa única de seleção e de classificação, totalizando 100% da nota. As inscrições devem ser realizadas diretamente no site da AMRIGS (www.amrigs.com.br). A data da prova está prevista para o dia 18 de novembro de 2017.




Fontes em Off

Terça-Feira, 30/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

“La pazza gioia”

O Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF Idiomas, por meio do curso de Italiano, e a ACIRS - Língua e Cultura Italiana promovem mais uma edição do Venerdì del Cinema Italiano. O evento, gratuito, será realizado no dia 9 de novembro, às 19h30min, no auditório da UPF Idiomas, Campus III, com a exibição do filme “La pazza gioia”, com áudio e legenda em italiano. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8510 ou diretamente na sede do curso, na Avenida Brasil, 743, Campus III, Centro, em Passo Fundo.


Sinopse
Beatrice (Valeria Bruna Tedeschi) é uma mulher rica e extravagante, que dá ordens a todos ao redor e não para de falar em momento algum. Donatella (Micaela Ramazzotti) é tímida e misteriosa, evitando o contato das outras pessoas. Elas possuem personalidades completamente distintas, mas têm uma coisa em comum: as duas estão internadas em um hospital psiquiátrico. Aos poucos, tornam-se grandes amigas e decidem fugir da instituição para resolver uma questão do passado de Donatella.

 

Farmácia Central 
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a troca de sistemas de informática da Farmácia Central se estenderá até a próxima segunda-feira (29). Em função disso, o local estará fechado nesse dia. O atendimento seguirá normalmente nos CAIS e em outras unidades de saúde que possuem farmácia. Na terça-feira (30), a Farmácia Central deve retomar o atendimento ao público. 


Curso de líderes
A Acisa Passo Fundo está com inscrições abertas para o Curso de Desenvolvimento de Líderes, que acontece de 06 a 08 de novembro, das 19h às 22h, no auditório da associação. O curso é voltado para gestores e visa desenvolver competências de liderança transformadora, proporcionando autoconhecimento e habilidades para estimular a equipe afim de obter melhores resultados. A instrutora será a especialista em gestão de pessoas, Elaine Taufer. Durante as aulas serão utilizados métodos de exposição dialogada, exibição de slides, filmes, imagens, estudo de casos, exemplos práticos, jogos, exercícios lúdicos, simulações e dinâmica de grupo. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou fone (54) 3311-1300.

 

Feira do livro I
A estrutura metálica e o colorido da festa literária preenchem o Bourbon Shopping, que se prepara para receber a 32ª Feira do Livro de Passo Fundo. A programação, que ocorre de 1º a 11 de novembro, receberá diversos autores, escolas, crianças e a comunidade passo-fundense. Conforme a vice-presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, Carmen Maria Dalzotto, a montagem do espaço iniciou na última quinta-feira e está sendo realizada por uma equipe terceirizada.

Feira do livro II
A previsão é de que até quarta-feira, já esteja tudo concluído para receber os visitantes. A 32ª Feira do Livro de Passo Fundo é uma promoção da Associação dos Livros de Passo Fundo, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Passo Fundo. O evento funcionará, das 9h às 21h. Na sexta-feira, 2, feriado de Finados, o local estará fechado.


Simpasso I
Está marcada para esta terça-feira (30) a eleição de escolha da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (SIMPASSO), Gestão 2019-2021. A votação é aberta para todos os associados ao sindicato, hoje quase 2.2 mil servidores. A eleição deste ano tem novidades. A primeira é o período de votação, que será de 10 horas e meia, das 8h às 18h30. A segunda é a redução no número de locais de votação. Segundo a Comissão Eleitoral, para dar maior transparência ao pleito, serão dois locais de votação: Sede Central do Simpasso (Rua Moron, 1858 – 8º andar) para os aposentados e pensionistas e na Câmara de Vereadores para os demais servidores associados.

Simpasso II
A eleição desta terça-feira (30) só será considerava válida para início da apuração, se o quórum for maior de 30% dos municipários aptos ao exercício do voto, pouco mais de 600 votos. Nesta eleição, duas chapas foram inscritas para a disputa. A nova diretoria assume o Simpasso no dia primeiro de janeiro. A votação vai ocorrer na sede do Simpasso das 8 às 18h30 para associados inaativos e na Câmara de Vereadores, no mesmo horário, para associados ativos.


Estação de Leitura
Evento das Jornadas Literárias ocorre nesta terça-feira, 30 de outubro, na Escola Municipal São Luiz Gonzaga, em Passo Fundo. A ação será das 9h às 11h. Estudantes e professores compartilharão suas produções e percepções acerca das obras literárias dos escritores Simone Pedersen, Helena Gomes e Bento de Luca. As exposições ocorrerão ao ar livre, na escola e nas imediações da instituição de ensino. As Estações abrangem apresentações de poesia, teatro e dança, maquetes, painéis, exposições, entre outras atividades. Essa é a terceira Estação de Leitura realizada das quatro previstas para este ano. Após a Estação na Escola São Luiz Gonzaga, em Passo Fundo, Marau recebe o evento no dia 10 de novembro, na Escola Vinte e Oito de Fevereiro.




Fontes em Off

Sábado, 27/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Acisa
A Acisa Passo Fundo está com inscrições abertas para o Curso de Desenvolvimento de Líderes, que acontece de 06 a 08 de novembro, das 19h às 22h, no auditório da associação. O curso é voltado para gestores e visa desenvolver competências de liderança transformadora, proporcionando autoconhecimento e habilidades para estimular a equipe afim de obter melhores resultados. A instrutora será a especialista em gestão de pessoas, Elaine Taufer, e será utilizado métodos de exposição dialogada, filmes, exemplos práticos, dinâmicas e exercícios lúdicos. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou fone (54) 3311-1300.

 

Projeto Rio Passo Fundo
Compreender a gestão das águas e o papel de um Comitê de Bacias é o objetivo da oficina Comitê Estudantil da Água, para alunos do ensino médio. A atividade aconteceu na última quarta-feira (24), no Muzar, e envolveu alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores Freitas Barros. Além de visitar as exposições eles discutiram uma situação fictícia de falta de água para o abastecimento da cidade. A oficina está sendo oferecida para as turmas de alunos visitantes da Exposição Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental, aberta à visitação no Muzar, e pode ser solicitada no agendamento das visitas. A oficina é conduzida pela equipe do Muzar/ICB/UPF e pelo Comitê Rio Passo Fundo e faz parte das ações do Projeto Rio Passo Fundo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 54 3316-8316.


Halloween Senac
Comemorado com muita tradição nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas se popularizou entre os jovens do mundo todo. Pensando na celebração e diversão garantida da data, o Senac Passo Fundo realiza uma noite repleta de gostosuras e travessuras. A Halloween Party acontece no dia 31 de outubro, a partir das 19h, na sede da escola, localizada na Avenida Sete de Setembro, 1045. A festa é gratuita e destinada aos alunos da instituição e seus convidados. Mais informações pelo telefone (54) 3313-4599 ou através do site www.senacrs.com.br/passofundo.

 

Cinema Italiano
O Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) – UPF Idiomas, por meio do curso de Italiano, e a ACIRS - Língua e Cultura Italiana promovem mais uma edição do Venerdì del Cinema Italiano. O evento, gratuito, será realizado no dia 9 de novembro, às 19h30min, no auditório da UPF Idiomas, com a exibição do filme “La pazza gioia”, com áudio e legenda em italiano. Conta a história de duas mulheres com personalidades completamente distintas, mas têm uma coisa em comum: as duas estão internadas em um hospital psiquiátrico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8510 ou diretamente na sede do curso, na Avenida Brasil, 743, Campus III, Centro, em Passo Fundo.


Jogos de Integração
A manhã desta sexta-feira (26) foi de xadrez nos Jogos de Integração das escolas municipais. O certame está movimentando os alunos de todas as escolas da rede. No caso do xadrez, os jogos foram realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ferri. Participaram três alunos por escola. Além do xadrez, a manhã foi de futsal infantil feminino. Na segunda-feira (29), nova rodada. Dessa vez, a Chave B do futsal infantil feminino e os jogos, serão realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Salton. Na quarta-feira (31) acontecem as disputas da classificatória do futsal mirim feminino, entre os times das escolas Helena Salton, Frederico Ferri, Senador Pasqualini, Wolmar Salton, Santo Antônio e Antonino Xavier.


Física na Praça
A praça da Mãe, em frente à Escola Fagundes dos Reis, vai receber, na próxima terça-feira (30), o “Física na Praça”. O evento, que é aberto à comunidade, é promovido pelo curso de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF) e oportuniza que os participantes protagonizem experiências e conheçam a física sob outro ângulo, com uma percepção diferenciada, interativa e lúdica. Durante o Física na Praça, os acadêmicos apresentam alguns equipamentos construídos nos laboratórios do curso, relacionando os fenômenos físicos observados nos experimentos e as situações cotidianas do público presente. O evento atrai famílias e estudantes das escolas do município e da região, cativando crianças e jovens em torno da ciência. As atividades iniciam às 19h e seguem até as 22h30min.

 

Instruções Normativas I
Publicada no Diário Oficial da União de na quinta-feria (25/10), a Instrução Normativa RFB nº 1.841, de 2018, que tem por objetivo adaptar os dispositivos das normas relativas aos regimes aduaneiros especiais aos conceitos trazidos com a criação da quebra de jurisdição na importação. A quebra de jurisdição consiste em permitir que as Regiões Fiscais da Receita Federal estabeleçam rotinas de redirecionamento de Declarações de Importação (DI) para serem analisadas por auditores-fiscais lotados em outras unidades aduaneiras a elas jurisdicionadas, as chamadas unidades de análise fiscal, de forma aleatória e com a aplicação de percentuais previamente cadastrados no Siscomex.

Instruções Normativas II
A ferramenta possibilitará às Regiões Fiscais corrigir distorções de forma imediata entre o volume de declarações de importação registradas em suas unidades aduaneiras e a quantidade de auditores-fiscais disponíveis em cada uma delas para presidir o despacho. Posteriormente, o redirecionamento de declarações gerado pela quebra de jurisdição permitirá que sejam criadas, a nível regional e nacional, equipes especializadas no tratamento de temas específicos relacionados ao despacho.

 

ONG Amor
Nesta semana as crianças assistidas pela ONG Amor participaram de uma atividade diferenciada: juntamente dos acadêmicos Eduardo Langone, Djalmo Dutra, Elisa Lemes, Sabrina Lusa e Ana Carolina Bazzo do curso de engenharia civil da IMED Passo Fundo, realizaram a pintura de revitalização dos muros da entidade. Acompanhados pela Coordenadora do Curso e do grafiteiro “Chimia”, os alunos passaram uma tarde em contato com as crianças, onde desenharam e grafitaram palavras como “educação”, “amizade” e “união”. A iniciativa surgiu durante a doação dos alimentos arrecadados durante a Semana Acadêmica da Engenharia, realizada no mês de julho. A atividade contou com o auxílio da Lemes Engenharia. A ONG Amor atende cerca de 120 crianças em estado de vulnerabilidades no contraturno da escola. 




Fontes em Off

Quinta-Feira, 25/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Repúdio ao racismo I
Em virtude das manifestações racistas, nazistas e de cunho político pichadas em um banheiro de uma faculdade da Universidade de Passo Fundo (UPF), 21 grupos se uniram e emitiram, ontem (24), uma moção de repúdio contra o ocorrido na semana passada. Em um trecho da nota, os grupos comunicam que “estamos confiantes que estas práticas foram e seguirão sendo veementemente condenadas por toda a sociedade e também pelas autoridades acadêmicas e pelas autoridades políticas e judiciais de nossa comunidade. Esperamos que medidas de investigação sejam tomadas pelas autoridades competentes dado ser ataque contra a humanidade e que se condene expressamente esta prática. Também esperamos que medidas educativas sejam imediatamente desenvolvidas para que, pelo processo formativo, tarefa própria de instituições de ensino, se possa abrir caminhos para enfrentar com determinação tais práticas”.
Repúdio ao racismo II
Por sua vez, ainda na semana passada, a UPF desautorizou a realização de qualquer ato político no campus. “Não está autorizada, nos espaços da UPF, a realização de atos públicos de conotação político-partidária e de qualquer ação que comprometa a segurança e a convivência pacífica na Instituição”, disse em nota.

 

Sarampo I
Até o dia 22 de outubro, 2.425 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, sendo 2 mil no Amazonas e 332 em Roraima. Os dois estados registram ainda um total de 7.674 casos em investigação. De acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados da doença foram confirmados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (19), no Rio Grande do Sul (43), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4). O levantamento mostra que, até o momento, 12 mortes por sarampo foram confirmadas no país, incluindo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro), seis no Amazonas (todos brasileiros, sendo três de Manaus, dois do município de Autazes e um do município de Manacapuru) e duas no Pará (indígenas venezuelanos).
Sarampo II
Em nota, o Ministério da Saúde informou que, de janeiro a outubro, encaminhou o quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – para os seguintes estados: Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e o Distrito Federal. O objetivo, segundo o ministério, é atender à demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos da doença.


Abono salarial
Ainda restam R$ 1,36 bilhão do Abono Salarial ano-base 2016 disponíveis para 1,85 milhão de trabalhadores brasileiros – o que corresponde a 7,56% do total de pessoas com direito ao recurso (veja tabela abaixo). Os beneficiários têm até 28 de dezembro para procurar uma agência bancária e sacar o dinheiro. Inicialmente, o prazo limite era 29 de junho, mas foi prorrogado após resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).Tem direito ao abono salarial ano-base 2016 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2016, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).


Leitura
Como forma de incentivar ainda mais a leitura, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi promove esta semana a 2ª Feira do Livro. O evento foi realizado pela primeira vez no ano passado e foi um sucesso entre os alunos e comunidade escolar. Por conta disso, a direção e professores tiveram a ideia de repetir a feira. Tal como ano passado, a Feira do livro terá apresentações artísticas, venda de livros, promoção de sebo e exposição de trabalhos. Haverá ainda música ao vivo, cantinho da leitura e ambientes interativos. A 2ª Feira do Livro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi acontece nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, das 9h às 11h, nas dependências da escola.

Farmácia Central
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Farmácia Central estará fechada nesta sexta-feira (26), em função da troca de sistemas de informática. O atendimento seguirá normalmente nos CAIS e em outras unidades de saúde que possuem farmácia. Na segunda-feira (29), a Farmácia Central retoma o atendimento ao público.


Curso para ciclistas
O Detran-RS, por meio da Escola Pública de Transito, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Educação para Ciclistas (semitutorado e na modalidade EAD). Voltado aos novos usuários da bicicleta nas vias públicas, o curso é também procurado por educadores e outros profissionais com perfil multiplicador do conhecimento. A carga horária é de 24h, com dedicação de seis horas semanais durante quatro semanas. História da bicicleta,  normas de circulação do ciclista e sua relação com motoristas e pedestres, equipamentos de segurança, estacionamento de bicicletas, integração com transporte coletivo e compartilhamento de bicicletas são alguns dos tópicos desenvolvidos na programação do curso. O curso oferece certificação. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.educacao.detran.rs.gov.br.

 

SerTão
De 22 a 23 de outubro, o Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou o 3º SerTão Aplicado, evento que reúne a VIII Mostra de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação, a VII Mostra de Extensão e a III Mostra de Ensino. O 3º SerTão Aplicado tornou-se um importante evento anual, já consolidado na comunidade acadêmica para divulgação das atividades desenvolvidas em projetos de ensino, projetos de pesquisa, e ações de extensão do Campus. Nesta edição foram inscritos 112 trabalhos nas sessões de comunicação, sendo 30 de ensino, 52 de pesquisa e 30 de extensão. Também foram oferecidos sete minicursos.


Ataque ao STF
A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito para investigar um vídeo no YouTube no qual o coronel da reserva do Exército Carlos Alves refere-se à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, como “salafrária e corrupta”, além de criticar e fazer ameaças a outros ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A abertura do inquérito foi confirmada pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, ontem. Além da investigação sobre o coronel, foram abertos mais três inquéritos para apurar ameaças a Rosa Weber.


Enem
Cerca de 2,1 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não sabem onde farão as provas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será nos dias 4 e 11 de novembro. A recomendação é que os estudantes consultem o local de prova o quanto antes e façam, com antecedência, o trajeto até o local.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE