PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Quarta-Feira, 27/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Consulta Popular I

Começou nesta terça-feira, dia 26 de junho, a votação para escolha das prioridades ao orçamento do estado na Consulta Popular 2018. Para a região do Corede a que pertence Passo Fundo são seis as áreas, sendo que cada cidadão pode votar um uma das opções, que incluem investimento na agricultura, segurança pública, obras, meio ambiente, desenvolvimento rural e educação. Para a Consulta Popular o estado fixa o valor submetido à deliberação da população. O valor, que este ano é de R$ 80 milhões, é distribuído entre as 28 regiões do estado, seguindo critérios que vão desde a população de cada região até o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Consulta Popular II
Estão habilitados a votar os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que podem votar em apenas um dos programas ou ações constantes da cédula de votação de sua região do Corede. Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha, o ambiente de votação na internet permite pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As cédulas homologadas em cada Corede estão disponíveis para a população conhecer o Programa ou a Ação para votação. Para isso, basta acessar o site https://vota.rs.gov.br/ballot e digitar o nome do município.

Como votar
- Pelo site da consulta popular: www.consultapopular.rs.gov.br (ter título de eleitor em mãos)
- Presencialmente: por um aplicativo disponibilizado a representantes do Corede de Produção e Comudes.

Cédula
Quem votar, deverá escolher apenas um dos temas a seguir:

1 – Agricultura: manejo e conservação de solo
2 – Segurança Pública: videomonitoramento e cercamento eletrônico
3 – Obras: apoios à recuperação de estradas vicinais
4 – Meio Ambiente: implementação de planos, programa e projetos ambientais
5 – Desenvolvimento Rural: apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar
6 – Educação: implementação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem

 

Audiência pública
No início do próximo mês, dia 5 de julho, acontece em Passo Fundo uma audiência pública organizada pelo Centra/RS. O tema a ser discutido é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, conforme a lei federal 13.614, do então deputado Beto Albuquerque. A audiência será realizada no Auditório da Biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), das 8h às 12h e é uma determinação da nova legislação para que sociedade e estados participem e elaborem conjuntamente um plano de ações. Diante disso, a Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Educação para o Trânsito, chama a população a participar. Este debate é de grande importância, uma vez que uma das ideias iniciais é criar propostas que possa reduzir em 50% o número de vítimas do trânsitos nos próximos anos. Mais informações podem ser obtidas acessando o link https://sites.google.com/view/pnatrans/.


Festa junina
Muita alegria e animação marcaram a festa junina dos grupos de terceira idade promovida Coordenadoria de Atenção ao Idoso (Comai) da Prefeitura de Passo Fundo. A atividade, que foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lalau Miranda na tarde desta terça-feira, 26 de junho, reuniu centenas de pessoas dos grupos organizados nos bairros da cidade. Com roupa típica e esbanjando bom humor, os idosos comemoraram no melhor clima, com música, dança de quadrilha e muita culinária típica dos festejos juninos. Também foi organizado um casamento caipira, como manda a tradição. Além dos integrantes dos grupos, muitos levaram também seus familiares, deixando a diversão ainda mais completa.


Curso
Vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), o Centro de Ensino Integrado UPF inscreve para diferentes cursos técnicos em várias áreas do conhecimento. O Curso Técnico em Enfermagem, por exemplo, oportuniza a aprendizagem do processo saúde-doença e de cuidados na prevenção, recuperação e reabilitação. Interessados devem se inscrever até este domingo, 1º de julho, no site www.upf.br/integrado, ou na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I, das 8h às 12h e das 13h às 22h. O custo é de R$ 25,00.

 

Empreender
A Acisa de Passo Fundo está com inscrições abertas para os núcleos multissetorial e da mulher empreendedora, do Programa Empreender. Os empresários interessados em participar devem fazer a inscrição na sede da associação. As atividades começam em julho. As atividades estão previstas para começar no mês de julho e serão realizadas na sede da Acisa. Os empresários interessados em participar de um dos núcleos devem entrar em contato com a Acisa pelos telefones (54) 3311-1300 ou (54) 99977-2033 para obter mais informações.




Fontes em Off

Terça-Feira, 26/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Dia do Desafio I
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com as Prefeituras de 492 cidades gaúchas, realiza, nesta quarta-feira (27), o Dia do Desafio 2018. Neste dia, toda a comunidade está convidada a realizar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O evento tem como objetivo provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. Neste ano, Passo Fundo irá confrontar de forma saudável a cidade de Sertãozinho (SP). Confira abaixo detalhes sobre a programação do município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-6093, no site www.sesc-rs.com.br/pelotas e na páginawww.facebook.com/sescpelotas.
Dia do Desafio II
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Uma novidade deste ano é o Desafio Social, que já está acontecendo. Até o dia 27/06 as Unidades Sesc/Senac de todo o Estado estarão arrecadação de caçados esportivos, como tênis echuteiras para crianças e adolescentes. Com o objetivo de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, os pares serão doados a instituições sociais da cidade.

 

Educação para o Trânsito

Educar e conscientizar para um trânsito seguro é uma das missões do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo. Por conta disso, diversas ações e palestras são promovidas, especialmente em escolas e entidades. Um desses encontros foi realizado este mês na Apae, quando os integrantes do Núcleo fizeram uma visita especial a apresentaram a palestra Nós Somos o Trânsito, segundo informa a chefe do Núcleo, Raquel Rubio. Durante a explanação, os agentes falaram sobre os cuidados necessários para a segurança de todos no trânsito. Os alunos participaram atentamente da palestra e aproveitaram a ocasião para manifestar diversas sugestões para um trânsito mais seguro na cidade.

 

Análises clínicas
A biomédica do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Cidade (LabHC), Ana Paula Giolo Franz participou do 45º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC), realizado no Rio de Janeiro, entre 17 a 20 de junho. A biomédica destaca que os recentes avanços na área de análises clínicas foram apresentados no evento, que reuniu congressistas de todo o Brasil para a exposição de trabalhos científicos, mini-cursos e palestras. “Buscamos por atualizações em micologia, pela recente implantação da realização das culturas para fungos pelo laboratório e também atualizações em uroanálise e parasitologia, pela preocupação com a melhoria contínua dos processos e com a qualidade dos resultados liberados.” finaliza Ana Paula, salientando as áreas pelas quais é responsável no LabHC. 


Destino Certo I
A segunda edição do Projeto Destino Certo, uma parceria do Bella Città Shopping Center e do Senac/Sistema Fecomércio, entra para a última semana de coleta dos materiais para a destinação correta. Até sábado, 30 de junho, os clientes podem realizar o descarte inteligente de eletroeletrônicos, papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas e plásticos. Foram arrecadados até o momento mais de 400 quilos de eletroeletrônicos, aproximadamente 1.000 lâmpadas fluorescentes e aproximadamente 700 quilos entre plásticos, vidros, latas e papéis.

Destino Certo II
Destinado à pessoa física, a segunda edição do projeto teve início no dia 01 de junho e segue durante todo mês. O ponto de coleta do Projeto Destino Certo está localizado junto ao estacionamento subsolo do Bella Città e funciona das 10h às 22h. O descarte pode ser feito nos 15 minutos de cortesia oferecidos pelo estacionamento, não tendo assim, ônus para quem vier deixar seus resíduos no espaço. Importante destacar que lâmpadas tem controle de descarte de 5 unidades por CPF, com recebimento total limitado a 5,000 lâmpadas. Os demais resíduos podem ser descartados de forma ilimitada por CPF.


ProUni
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta terça-feira. Os interessados podem consultar as vagas que serão ofertadas no segundo semestre na página do programa. Ao todo serão oferecidas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais em 1.460 instituições de ensino superior privadas. As vagas podem ser consultadas por curso, por instituição ou por município. Para se candidatar, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos e ter tido nota superior a zero na redação.




Fontes em off

Segunda-Feira, 25/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Tempo

A primeira semana do inverno de 2018 vai começar com chuva e frio no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Nesta segunda-feira (25), devem ocorrer pancadas isoladas de chuva no Nordeste gaúcho e a presença do ar frio manterá as temperaturas baixas em todas as regiões, com formação de geadas na Campanha, Serra do Nordeste e Zona Sul. Na terça (26), o tempo permanecerá frio e com chuva fraca no Norte e Nordeste, mas seco nas demais regiões. Na quarta (27) e na quinta-feira (28), o sol aparece entre nebulosidade variável,  com temperaturas amenas em todo o Rio Grande do Sul. A aproximação de uma frente fria na quinta poderá provocar chuva fraca e isolada na Zona Sul e na Campanha. Os totais esperados para o período deverão oscilar entre 20 e 35 mm na maioria dos municípios do Estado.

Jovem Aprendiz

As inscrições para o Jovem Aprendiz dos Correios 2018 foram reabertas no período de 21 a 28 de junho. O programa oferecerá aos jovens formação de Assistente Administrativo e Assistente de Logística, com oferta de 4.983 vagas em todo o país, mais formação de cadastro reserva. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos (exceto se pessoa com deficiência, que não tem limite de idade) e estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental. A seleção será simplificada, realizada por meio de comprovação de requisitos referentes a renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital. Todas as informações sobre o Programa Jovem Aprendiz estão disponíveis no site dos Correios.

Ingresso UPF

Já tem sua graduação, mas quer complementar com outra formação ou mudar de área? A Universidade de Passo Fundo (UPF) já está recebendo pedidos de ingresso especial por meio de reingresso para o segundo semestre de 2018. O prazo de solicitação vai até 23 de julho e o pedido pode ser feito diretamente no site upf.br/ingressoespecial/reingresso. O reingresso é a solicitação de vaga feita por portador de diploma de curso superior. O atendimento do pedido fica condicionado à existência de vaga e às adaptações curriculares exigidas, quando for o caso.

Língua kaingang I

Estão abertas as inscrições para aulas da língua kaingang na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O curso é voltado para toda a comunidade acadêmica e também para a comunidade regional, e será ministrado pelo professor Danilo Braga, que é indígena e faz doutorado em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A iniciativa faz parte de um programa de extensão da UFFS, coordenado pelo professor Denilson da Silva, e nasceu dos próprios servidores da Instituição que têm em comum a sensibilidade acerca da temática da cultura indígena na Universidade.

 

Língua kaingang II

O programa será desenvolvido em três projetos distintos – o primeiro é o curso. Os dois outros contemplam a leitura, interpretação e escrita de textos acadêmicos, que será realizado em 2019, além de um coral indígena, que em breve abrirá inscrições. As aulas de kaingang serão realizas quinzenalmente no Campus, iniciando no dia 17 de julho, no horário das 17h às 19h30. Haverá certificação de 30 horas para quem tiver a frequência mínima de 75%. As inscrições devem ser feitas pelo formulário que está disponível no link no site www.uffs.edu.br.

Cobrança de bagagem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou um novo recurso, com pedido de decisão liminar (provisória), a fim de interromper a taxa extra de cobrança de bagagens pelas companhias aéreas. O novo recurso foi motivado pelo reajuste no valor da taxa, feito recentemente pelas companhias Azul e Gol. Desde que a autorização para a cobrança foi anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a OAB tem atuado para revogar a medida, que considera “lesiva” aos consumidores. A medida chegou a ser suspensa pela Justiça Federal em março do ano passado, mas a decisão liminar foi derrubada no mês seguinte. A OAB quer que uma nova liminar seja concedida enquanto não é julgado o mérito final da ação. A bagagem despachada começou a ser efetivamente cobrada em 1º de junho de 2017. A primeira companhia a cobrar foi a Azul, no valor mínimo de R$ 30 por mala, preço que agora é de R$ 60.

Missão gaúcha I

Com o objetivo de atrair investimentos para o Estado e conhecer novas tecnologias, uma comitiva do governo do Estado desembarcou no fim de semana na Alemanha para participar do 36º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2018 (EEBA), em Colônia. Liderada pelo vice-governador José Paulo Cairoli, a missão do governo gaúcho é composta ainda pela secretária de Minas e Energia, Suzana Kakuta, e pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana. O EEBA reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais dos dois países para discutir e buscar a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação. Com edições anuais, o evento acontece alternadamente no Brasil e na Alemanha. Neste ano, o evento busca reunir em torno de 600 empresários alemães e brasileiros interessados em estreitar relações, fazer intercâmbio de tecnologias, concretizar parcerias e fechar negócios.

Missão gaúcha II 

Na quarta-feira (27), após o encerramento do EEBA e aproveitando a estada em solo alemão, o grupo viaja até Mainz, capital do Estado de Rheinland-Pfalz, para conhecer importante projeto de energias renováveis, incluindo a Juwi, uma das líderes mundiais da área e que tem interesse em investimentos no Estado.Na quinta-feira (28), a comitiva buscará concretizar negócios entre Nordrhein-Westfalen e o Rio Grande do Sul, com ênfase nas áreas de energias renováveis, carboquímica, inovação e metalmecânica.




Fontes em Off

Sábado, 23/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Trânsito e falta de luz
A RGE realiza neste domingo, através de empresa contratada, a troca de postes e cabos de média tensão no bairro São Cristóvão, em razão da construção do Passo Fundo Shopping. Por conta disso, haverá interrupção de vias nas proximidades da obra e interrupção do fornecimento de energia elétrica. A previsão é de início dos trabalhos às 7h e término às 15h30. Os serviços serão somente realizados com condições climáticas favoráveis.


Ruas interrompidas
- avenida Presidente Vargas / avenida Scarpellini Ghezzi
- avenida Presidente Vargas / rua Camilo Ribeiro
- rua Da Brigada / rua Riachuelo
- rua Albino Lazareti / rua Riachuelo
- rua São Roque / rua Riachuelo

Como vai funcionar o desvio
Veículos que trafegam no sentido bairro – Centro, deverão seguir e acessar obrigatoriamente a rua Camilo Ribeiro, posteriormente acessar a rua Paraná e em seguida a rua Leopoldo Vila Nova para retornarem à avenida Presidente Vargas. No sentido Centro – bairro os veículos que trafegam pela avenida Presidente Vargas deverão obrigatoriamente acessar a avenida Scarpellini Ghezzi, posteriormente acessar a rua da Brigada Militar (fundos do Quartel), e em seguida acessar a rua da Brigada Militar (lateral ao quartel) e acessar rua Riachuelo e ter acesso à avenida Presidente Vargas  somente pelas ruas Avaí ou Dr. Mario Braga Junior.

Serviços públicos I
Entrou em vigor o chamado Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (CDU). A legislação estabelece normas básicas para a prestação de serviços públicos e para a participação dos cidadãos na administração pública direta e indireta, além de prever importantes instrumentos de controle social. Publicada no Diário Oficial de União em 27 de junho do ano passado a Lei 13.460 entra em vigor após 360 dias para União, estados, Distrito Federal e municípios com mais de 500 mil habitantes. Para municípios entre 100 mil e 500 mil, a entrada em vigor ainda levará mais um tempo, após 540 dias a contar da sua publicação. E em 720 dias para municípios com menos de 100 mil habitantes.
Serviços públicos II
O CDU é como o Código de Defesa do Consumidor, que trata dos direitos e deveres dos cidadãos quando há relação de consumo com os prestadores de serviços. Mas, no caso do CDU, as regras valem para serviços prestados por órgãos públicos da administração pública direta e indireta, além de entidades e empresas contratadas para a prestação de serviços aos cidadãos. A medida estabelece, por exemplo, que os usuários desses serviços, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, deverão ter o direito à acessibilidade e cortesia no atendimento, além da presunção da boa-fé. Os próprios agentes públicos deverão autenticar documentos, à vista dos originais apresentados pelo usuário. Fica proibida a exigência de reconhecimento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade, assim como a exigência de nova prova sobre algum fato já comprovado em documentação válida.


Prouni I
O Ministério da Educação divulgou o calendário de inscrições ao Programa Universidade Para Todos (Prouni). A inscrição para o processo seletivo segue até as 23h59min do dia 29 de junho. A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF), oferece 520 bolsas para o segundo semestre de 2018. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no endereço siteprouni.mec.gov.br.
Prouni II
Do total, 167 bolsas são integrais (100%) destinadas a brasileiros que não tenham diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse o valor de até um salário mínimo e meio, e 353 bolsas parciais (50%) também destinadas a brasileiros que não tenham diploma de curso superior e com renda familiar mensal per capita inferior a três salários mínimos. No dia 2 de julho, será divulgada a pré-seleção dos candidatos que estarão aptos para a entrega da documentação socioeconômica do grupo familiar. Mais informações sobre as vagas podem ser obtidas junto à Central de Informações da UPF, pelo telefone (54) 3316-7000 e no endereço siteprouni.mec.gov.br.

 

Garotos da Rua
A banda Garotos da Rua, que ganhou destaque nacional nos anos 80 com o sucesso “Tô de saco cheio”, chega ao município com a turnê Revival Tour. O show traz canções eternizadas no tempo e inéditas, escritas por Bebeco Garcia, Carlos Caramez e Edinho Galhardi. Em 1986, o grupo emplacou a música “Eu já sei” como trilha da novela Mandala, da Rede Globo. A apresentação acontece no dia 07/07, às 20h, no Teatro do Sesc. Os ingressos estão disponíveis no Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30), por R$ 12 para categoria Comércio e Serviços do Cartão Sesc/Senac, R$ 20 para Empresários com Cartão Sesc/Senac e R$ 30 para público em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4318, no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 22/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Rede de proteção
A Associação de Mulheres Empreendedoras – Lídera, formada por mulheres empreendedoras de diversos segmentos, traz a proposta de realizar o Projeto Cuidar de quem Cuida, que visa fortalecer, agregar e inspirar equipes da rede de proteção que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade. Utilizando instrumentos do empreendedorismo e do autoconhecimento, o projeto tem a finalidade de trabalhar diretamente com os profissionais da Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo. Através do desenvolvimento do seu trabalho e de intervenções, elas atuam junto às mais diversas situações que envolvem o público da política da assistência social. O lançamento ocorreu na quarta-feira (20), na Imed.

 

Sabores do Inverno
O segundo final de semana do 3º Festival Sabores do Inverno Comercial Zaffari inicia nesta sexta-feira (22), a partir das 17h, na Comercial Zaffari Vergueiro, e vai até domingo (24), com mais de 30 expositores de bebidas e comidas diferentes. O primeiro final de semana do evento, de 15 a 17 de junho, recebeu em torno de 3 mil visitantes. Neste domingo, a partir das 18h, um show especial com Neto Fagundes, através do frigorífico Zimmer, expositora do evento, promete animar o festival. O ingresso, no valor de R$20 por pessoa, pode ser revertido em vale-compras exclusivo para produtos
adquiridos na loja do evento.

 

Projeto Destino Certo
Como parte da programação do projeto Destino Certo, e com a ideia de exemplificar para onde vão e como podem ser reaproveitados os materiais recolhidos pelas empresas parceiras durante o período da ação, o Bella Città Shopping promove a exposição “Projeto Destino Certo”. No espaço, fluxogramas demonstram de forma clara como funciona todo o processo de coleta, transporte, separação, classificação, descontaminação e destinação dos resíduos descartados pela população. Paralelo aos demonstrativos, novos produtos, reciclados a partir do lixo, ficam expostos na sala para visitação do público. O espaço está localizado no 3º andar do Bella Città e fica aberto todo os dias, das 10h às 22h. O setor de Comunicação e Marketing da instituição foi o responsável pela produção, ambientação e execução da exposição, com o auxílio das empresas que apoiam o projeto: Cetric, Recycle, Repasso e Senac Passo Fundo.

 

Anteprojeto arquitetônico I
A Universidade de Passo Fundo (UPF) entregou na manhã dessa quinta-feira (21) mais um importante projeto realizado pelo Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), vinculado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) da UPF. Trata-se de um anteprojeto arquitetônico de reforma e ampliação do posto policial da Polícia Rodoviária Federal localizado na BR 285, próximo ao Campus I da Universidade. A entrega do projeto foi feita pelo reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, na presença de representantes do Naduc e do comando da PRF. Para o reitor da UPF, com o ato, a universidade entrega mais um trabalho de cunho comunitário, desta vez junto à Polícia Rodoviária Federal.

Anteprojeto arquitetônico II
Conforme o superintendente regional da PRF, é indispensável a necessidade de melhorar a condição de trabalho dos policiais e, consequentemente, melhorar a prestação dos serviços à comunidade. “A estrutura do antigo posto já não é adequada para os tempos que estamos vivendo. A adequação que a UPF fez por meio desse projeto vai possibilitar que nós façamos a execução. Já temos o recurso para isso, mas era uma condição indispensável ter um projeto, que foi entregue em um prazo curto e com qualidade excelente. Para nós, isso representa muito, é de fato a condição necessária para que possamos empregar o recurso ainda neste exercício”, afirmou Oliveira. O posto da PRF na BR 285 existe há 40 anos e, em 2001, já teve reforma e ampliação realizada com o apoio da UPF. Para Oliveira, a Universidade sempre foi uma importante parceira da PRF em diferentes atividades.

 

Obras
Está sendo concluída nesta semana a pavimentação asfáltica no Loteamento Santa Rita. A Secretaria de Obras executou as melhorias de drenagem pluvial (canalização), construção de novas bocas de lobos e toda a base, com empedramento e pintura para o asfalto que está sendo colocado. Conforme o secretário, João Antônio Bordin, na região do Loteamento Santa Rita mais de 30 quadras de asfalto foram asfaltadas pela Prefeitura de Passo Fundo. Nessa fase, o trabalho foi feito em duas quadras da rua Jovina Martins e uma quadra da rua Garibaldino Borges. Nas próximas semanas a Prefeitura irá trabalhar em outra região da cidade, finalizando obras no Parque Recreio.

 

Festa junina
O Espaço Antonio Augusto Pretto no Hospital da Cidade, ampla área verde projetada com a finalidade de contribuir positivamente com o bem-estar e recuperação dos pacientes durante o período de internação hospitalar, se transformou na tarde da última quarta-feira (20) em um “arraiá” com músicas e brincadeiras típicas juninas. O Grupo Desenhando Sorrisos animou o Arraiá do HC, organizado pela equipe de Serviço Social e Terapia Ocupacional do Hospital da Cidade. "A festa teve como objetivo amenizar a tensão e a angústia durante a internação hospitalar, proporcionando um momento de sorrisos e alegria durante o processo de tratamento dos pacientes do HC", salienta a assistente social Priscila Onofre. A festa junina teve músicas e comidas típicas, jogos de argolas e pescaria, além de incentivar a integração entre os pacientes.


Recital de canto
A Cultura Artística de Passo Fundo realiza, sábado, dia 23 o recital de canto, com a presença da consagrada solista Marta Grazziotin, do pianista Eugênio Menegaz e do cantor Ernani Haas para apresentarem marcantes obras de música erudita, folclórica e popular. O recital acontece no teatro do Múcio de Castro às 19h e tem duração aproximada de uma hora e meia. Os ingressos custam R$ 35,00 e estão à venda na loja o Rendão, bem como com os integrantes da Cultura Artística de Passo Fundo.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE