PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sexta-Feira, 24/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Serviço de Hemoterapia
O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo promove promove até esta sexta-feira, 24, de agosto o Simpósio de Hemoterapia em Comemoração ao Centenário do HSVP.  O evento acontece no Auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e abordará temas atuais e de relevância na área de hemoterapia. Com o propósito de atualizar e qualificar os profissionais, palestrantes de renome nacional estarão presentes no Simpósio.


2ª Corrida Kids I
Foi transferida para o dia 16 de setembro a 2ª Corrida Kids, que estava marcada para este domingo (26), em virtude da previsão do tempo, que aponta temperaturas próximas do zero para este final de semana. “Nossa preocupação com a saúde dos pequenos fez com que mudássemos o dia da Corrida para 16 de setembro, no mesmo local e horário”, explicou o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver. Todos os inscritos permanecerão nesta condição para a nova data no mês que vem.

2ª Corrida Kids II
Participam da etapa corredores dos 6 aos 15 anos de idade. As informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria dos Esportes, que fica na avenida Brasil, 792 (fundos do Teatro Municipal Múcio de Castro). O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A corrida terá largada às 10h, do dia 16 de setembro, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. Serão quatro categorias: 6-8 anos, 9-11 anos, 12-13 anos e 14-15 anos, mais a categoria PNE (portadores de necessidades especiais).


Encontro com Urologistas
O papel da imunoterapia e da cirurgia no câncer de rim avançado foram temas abordados no Encontro com Urologistas de Passo Fundo, realizado na terça-feira, 21, promovido pelo Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN). O objetivo destas reuniões é aproximar os especialistas que tratam o câncer renal, discutindo as informações mais recentes sobre o tema, divulgados nos congressos da Sociedade Europeia de Oncologia Clínica (ESMO) e da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 6,2 mil novos casos de câncer de rim no Brasil em 2018.

 

Língua inglesa 

O Programa de Extensão “Ensino e Inovação”, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e curso de Letras da UPF, promovem desde 2017, o “Letras Talks”. A proposta criou um espaço de interação em língua inglesa, constituído por uma rede de pessoas, dentro da UPF, que utilizam a língua inglesa para a comunicação e buscam o aprimoramento linguístico nesse idioma. A atividade ocorre com a participação de um speaker, que aborda um tema, apresentado sua fala em inglês, com duração de 15 a 30 minutos; na sequência, os participantes têm 30 minutos para interagir em inglês. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária a inscrição.

 

Roraima
Em visita a Pacaraima, município de fronteira que tem recebido centenas de imigrantes venezuelanos, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que, no momento, não há possibilidade de liberação de novos recursos para o governo de Roraima. Segundo ele, o estado ainda não gastou toda a verba disponibilizada pelo governo. “O governo do estado tem R$ 70 milhões que ainda não gastou na área da saúde. Além disso, o governo teve o apoio de todo esse aparato em recursos humanos procurando construir abrigos e equacionar essa questão”, disse Jungmann.


Aposentadoria
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de conceder acréscimo de 25% no benefício mensal pago pela Previdência Social a todos os aposentados que precisam de auxílio permanente de terceiros. O órgão informou que aguarda a publicação da decisão para análise do julgamento e, principalmente, para interposição dos recursos cabíveis. A decisão foi tomada quarta-feira (22) por 5 votos a 4 pela Primeira Seção da Corte. Antes da decisão, o acréscimo era garantido somente para aposentados por invalidez que precisavam pagar um cuidador, conforme está previsto na Lei de Benefícios Previdenciários, norma que específica os benefícios aos quais os segurados têm direito.


Livro didático
Pela primeira vez, professores do ensino infantil, que abrange creche e pré-escola, poderão escolher os livros didáticos que usarão a partir do ano que vem. A etapa de ensino passa, em 2019, a fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os livros serão destinados aos professores, para orientar o ensino de crianças de até 5 anos de idade. O prazo vai até dia 10 de setembro.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 23/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Receita Federal

O atendimento ao público está suspenso na manhã de quinta-feira (23) no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC),  na Delegacia da Receita Federal em Passo Fundo. A  suspensão deve-se ao fato de que, nessa manhã, será realizado  um importante  treinamento com todos os servidores responsáveis pelo atendimento, com vistas a melhorar a prestação dos nossos serviços. O atendimento à tarde será normal.

Expoacisa

A edição de 2018 esteve entre as pautas do encontro entre os diretores da Acisa Passo Fundo, o prefeito Luciano Azevedo e os secretários municipais, na manhã desta quarta-feira (22).  Em nome de toda a diretoria, o presidente da associação, Evandro Silva, pediu apoio do poder executivo para a realização da 14ª edição da feira, que acontece de 22 a 25 de novembro, no Bourbon. O presidente aproveitou a oportunidade para fortalecer as parcerias nas demais ações realizadas pelo poder público e pela entidade, voltadas para o desenvolvimento das empresas da cidade.

 

Seminário de Assuntos Contábeis
No dia 14 de setembro numa promoção do SindiContábil Passo Fundo, ocorrerá junto ao auditório da FEAC-UPF, o Seminário de Assuntos Contábeis e de Negócios 2018. O objetivo do Seminário é aproximar o empresário da contabilidade, os operadores da contabilidade (colaboradores de empresas de contabilidade) e os estudantes com o mercado de atuação, dando ênfase para temas de gestão e pesquisa de empresas contábeis, prestação de serviços e temas contábeis relevantes para atualidade. Mais informações podem ser conferidas no site sindicontabilpf.org.br.

 

Festival de Gastronomia

O grupo Caixeiral Campestre Terceira Idade (CAMTI) realizará o I Festival de Gastronomia. O evento será na segunda-feira (27) às 14h, no Salão do Bosque, na Sede Campestre do Clube. Cada participante trará o prato escolhido juntamente com a receita por escrito. Os alunos do CAMTI deverão confirmar a sua participação nesta atividade com a professora Viviane. Todas as receitas apresentadas no festival serão entregues aos participantes do evento.

 

Trote Solidário I

Passo Fundo recebe nesta sexta-feira (24) e no sábado (25) as atividades da segunda etapa do Trote Solidário 2018, iniciativa do Simers – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, por meio do seu Núcleo Acadêmico. A campanha envolverá estudantes de medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As ações incluem doação de sangue pelos alunos, na sexta-feira, e arrecadação de alimentos não-perecíveis em diversos supermercados, no sábado.

Trote Solidário II

Para quem deseja doar sangue, a coleta pode ser realizada no Hemopasso, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e aos sábados, das 7h às 11h. Já no serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, o horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 15h.

 

Vacinação I

A 10 dias do fim da Campanha  Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite, ainda falta imunizar cinco milhões de crianças no Brasil com idade entre 1 anos e 5 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que, até o momento, 56% do público-alvo recebeu as doses previstas. Para a poliomielite, crianças que ainda não tomaram nenhuma dose na vida serão imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (injetável), enquanto as que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a Vacina Oral Poliomielite (gotinha). Quanto ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral – com exceção para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. A campanha termina em 31 de agosto.

Vacinação II

De acordo com a pasta, foram aplicadas, em todo o país, mais de 12,5 milhões de doses das vacinas contra a pólio e o sarampo – cerca de 6,2 milhões de cada uma. A meta do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças na faixa etária estabelecida, independentemente de sua situação vacinal, e criar uma barreira sanitária de proteção da população.

 

Educação

O Referencial Curricular Gaúcho, que funcionará de forma complementar à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, terá, entre os dias 27 e 31 de agosto, a realização da sua Consulta Pública.A construção do documento que irá nortear os currículos da rede estadual, municipal, e escolas privadas, a partir de 2019, no Rio Grande do Sul, está em fase de finalização. A participação da população irá ocorrer de forma on-line, através da plataforma do Referencial Curricular Gaúcho. Posteriormente, no dia 26 de setembro, a versão final da diretriz curricular será enviada para aprovação do Conselho Estadual de Educação.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 22/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Exposição I
A Sala Desdêmona Machado Aires, que fica no 2º andar do Teatro Municipal Múcio de Castro, recebe a exposição “A Cidade do Fotógrafo”, produzida pelo Grupo da Foto. Com horário de visitação todas as quartas-feiras, das 14h às 17h, a exposição é uma oportunidade de contemplar fotografias que mostram diferentes cenários de Passo Fundo. No texto de apresentação da exposição, o grupo mostra a motivação para a ideia. “Aqui, o olhar de 11 fotógrafos, sua relação com Passo Fundo, com a cidade que caminha, que vê de longe, que vê de perto, que vê detalhes, que se vê, que ilustra a história de todos que a constroem também. Mas o olhar não é ingênuo, cada qual tem o seu e diz algo. Fotografar a cidade é fotografar a si mesmo? Você lembra da Sua cidade? Da paisagem que está na sua vida? Fotografe!”.

Serviço
Exposição “A Cidade do Fotógrafo” 
Grupo da Foto
Quando: até o dia 8 de setembro.
Onde: Sala Desdêmona Machado Aires – no 2º andar do Teatro Municipal Múcio de Castro.
Horário: toda quarta-feira, das 14h às 17h, e uma hora antes dos espetáculos realizados no Teatro Municipal.

 

Café com TI
Dados atuais mostram que 81% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing (State of Video Marketing, 2017) e que vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca (OptinMonster, 2018). Com o propósito de impulsionar as empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação, e atento as tendências, o PoloSul.org traz como tema do Café com TI “Como usar vídeos no meu negócio?”, com Adriana Germani. O evento acontece no dia 30 de agosto, a partir das 08:00h no Sebrae, Rua Uruguai, 1180, Centro. Adriana é sócia-administradora da Anima Pocket. Formada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda, atua com comunicação há 8 anos.O Café com TI é um evento gratuito e aberto ao público. As inscrições estão disponíveis no link: https://goo.gl/y6umvo .


Festival da Pizza
Na próxima semana acontecerá o evento gastronômico que já está no calendário regional: o II Festival da Pizza. Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, o CTG Lalau Miranda será palco do evento que trará 27 sabores divididos em três ilhas temáticas: Clássicos da Pizza, Sabores do Brasil e Mundo dos Doces. Cada ilha também terá uma pizza especial do evento. O Festival da Pizza ocorre dentro das comemorações de aniversário de 161 anos de Passo Fundo, com o objetivo de promover a participação de toda a comunidade por se tratar de um produto gastronômico de gosto popular e de valor acessível. No Festival terá música ao vivo e cabine fotográfica. Para as crianças, terá Espaço Kids com brinquedos e recreacionistas e Oficina da Pizza.

 

Simpasso
Nesta semana foi iniciado o processo eleitoral para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso). O pleito está marcado para o mês de outubro. O primeiro passo para a eleição, que vai definir a gestão com mandato de três anos, foi a posse da comissão eleitoral, formada por seis servidores municipais. A comissão eleitoral será composta pelos servidores: Paulo Gilberto Bilhar Dutra, Eduardo André Lucietto e Tiago Miguel Stieven como titulares e Vera Maria Vieira, Amos Leodir Antunes de Lima e Dinamara Promocena Garcia como suplentes. A inscrição de chapas será realizada durante o mês de setembro.

 

Carteira profissional I
O Ministério do Trabalho e Emprego pretende ampliar os pontos de emissão da carteira de trabalho em todo o país, sem custos para os cidadãos. A ampliação seria possível por meio de um acordo em discussão com os Correios, que tem agências nos 5.570 municípios brasileiros. A emissão do documento continuará gratuita. De acordo com o ministério, a taxa de entrega da carteira expedida pelos Correios seria custeada pela pasta. O custo do serviço ainda está sendo avaliado.

Carteira profissional II
O objetivo do acordo é permitir que todos os trabalhadores brasileiros, em especial os que vivem nos municípios mais distantes dos grandes centros, tenham acesso ao documento. A pasta informou que a expedição da carteira de trabalho continuará ocorrendo normalmente em toda a rede de atendimento como postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), gerências regionais e superintendências do Trabalho nos estados. Os registros das atividades do trabalhador feitos no documento garantem o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

Facebook
O Facebook classifica usuários que denunciam publicações como "notícias falsas", atribuindo maior ou menor peso a sua confiabilidade. O sistema da rede social atribui uma nota maior àquelas pessoas autoras de uma denúncia de um conteúdo que depois foi confirmado por agências de checagem. Já os autores de questionamentos não endossados na análise da rede social teriam um impacto no seu grau de confiabilidade.


Carteira profissional I
O Ministério do Trabalho e Emprego pretende ampliar os pontos de emissão da carteira de trabalho em todo o país, sem custos para os cidadãos. A ampliação seria possível por meio de um acordo em discussão com os Correios, que tem agências nos 5.570 municípios brasileiros. A emissão do documento continuará gratuita. De acordo com o ministério, a taxa de entrega da carteira expedida pelos Correios seria custeada pela pasta. O custo do serviço ainda está sendo avaliado.

Carteira profissional II
O objetivo do acordo é permitir que todos os trabalhadores brasileiros, em especial os que vivem nos municípios mais distantes dos grandes centros, tenham acesso ao documento. A pasta informou que a expedição da carteira de trabalho continuará ocorrendo normalmente em toda a rede de atendimento como postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), gerências regionais e superintendências do Trabalho nos estados. Os registros das atividades do trabalhador feitos no documento garantem o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

Facebook
O Facebook classifica usuários que denunciam publicações como "notícias falsas", atribuindo maior ou menor peso a sua confiabilidade. O sistema da rede social atribui uma nota maior àquelas pessoas autoras de uma denúncia de um conteúdo que depois foi confirmado por agências de checagem. Já os autores de questionamentos não endossados na análise da rede social teriam um impacto no seu grau de confiabilidade.




Fontes em Off

Terça-Feira, 21/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Escola do Hoje
Entre o final do mês de junho e início do mês de julho alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Hoje participaram de uma exposição com foco em arquitetura e construção. Durante este período, eles montaram, com blocos de montar gigantes, uma casinha com janelas, portas e telhado. A atividade, que foi realizada no turno da tarde ao longo de todo período da feira chamou a atenção de quem visitou o local. E, para cada visitante, os alunos, vestidos com macacões coloridos nas cores dos blocos, explicavam o método de montagem. Este aprendizado agora rendeu mais um fruto: os conjuntos de blocos foram entregues para serem utilizados nas atividades pedagógicas da Escola do Hoje. Com isso, os alunos que participaram da feira na montagem da casinha serão os responsáveis pela primeira atividade pedagógica na escola, que será a de ensinar, por meio de oficina, os colegas das outras turmas, como deve ser feita a montagem da casinha.

 

Balcão do Trabalhador  
Com o objetivo de discutir e promover a inclusão social e a ofertas de vagas, o Balcão do Trabalhador, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), promove, no dia 27 de agosto, o Dia do Atendimento Preferencial. O encontro ocorrerá das 8h às 17h, no Sine/FGTAS Passo Fundo.  A atividade é aberta a todos os portadores de deficiência, entidades, escolas, empresas, associações e interessados.


Curso
O Senac Passo Fundo está com matrículas abertas para o curso de Design de Sobrancelhas. Com início em 15 de setembro, as aulas acontecem aos sábados, das 8h às 12h. Com 30 horas de capacitação, o curso desenvolve técnicas de modelagem de sobrancelhas, modelagem com henna, alisamento de sobrancelhas e coloração de sobrancelhas. Para participar é necessário ter Ensino Fundamental completo e idade mínima de 16 anos. Matrículas podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no Senac Passo Fundo, localizado na avenida Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone (54) 33134599. 


Teatro Municipal

O Teatro Municipal Múcio de Castro terá programação intensa em setembro, especialmente musical. Serão espetáculos que vão deste o canto lírico até o rock’n’roll. E quem for conferir a agenda cultural vai continuar encontrando um ambiente apropriado, que foi remodelado e modernizado antes de ser entregue à população, no ano de 2014. Além do aspecto externo, internamente as mudanças no Teatro contaram com a substituição completa dos carpetes, poltronas e cortinas, criação de antecâmaras, implementação de sistema de condicionamento de ar, novos banheiros, e ampliação da parte posterior para melhorar o acesso dos camarins ao palco, que foram também recuperados e ampliados. A acessibilidade também foi considerada em toda estrutura, com base no direito universal de acesso aos estabelecimentos públicos.
Confira a agenda
- Dia 6 de setembro (quinta-feira)
Show Musical Angelo Franco e Gabriel Selvage, homenageando Arthur Bonilla
20h | Classificação: livre | Entrada: R$ 25
- Dia 12 de setembro (quarta-feira)
Workshop de bateria com Elias Franzel
20h | Classificação: livre | Entrada: R$ 30
- Dia 14 de setembro (sexta-feira)
Abertura da exposição A Cultura Universal de Todos os Povos
Artista plástico: Marci Machado, de Trindade do Sul
- Dia 21 de setembro (sexta-feira)
Espetáculo lírico Cosa Farete
19h | Classificação: livre | Entrada: R$ 40
- Dia 22 de setembro (sábado)
Espetáculo lírico Cosa Farete
19h | Classificação: livre | Entrada: R$ 40
- Dia 29 de setembro (sábado)
Show Rock das Antigas, com Aline Love & Club Band
20h30 | Classificação: livre | Entrada: RS 10


Corrida Kids
No próximo domingo, dia 26 de agosto, acontece a 2ª Corrida Kids, promovida pela Secretaria dos Esportes da Prefeitura de Passo Fundo. Podem participar corredores dos 6 aos 15 anos de idade. As inscrições e informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria dos Esportes, que fica na avenida Brasil, 792 (fundos do Teatro Municipal Múcio de Castro). O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A corrida terá largada às 10h, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. Serão quatro categorias: 6-8 anos, 9-11 anos, 12-13 anos e 14-15 anos, mais a categoria PNE (portadores de necessidades especiais).
Masculino e feminino
* 6-8 anos (nascidos 2010 a 2011)
* 9-11 anos (nascidos 2009 a 2007)
* 12-13 anos (nascidos 2006 a 2005)
* 14-15 anos (nascidos 2004 a 2003)

 

Embalagens de agrotóxico
Todos os anos a Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo promove o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos. Neste ano, a quantidade de material amentou mais de 20%, de 12 mil em 2017 para cerca de 16 mil em 2018. “Esse avanço se deve ao trabalho de conscientização da comunidade rural sobre a importância do destino correto das embalagens de produtos nocivos ao meio ambiente”, disse o secretário de Interior, Antônio Bortolotti. O serviço passou por todos os distritos do interior: Bela Vista, Bom Recreio, Pulador, Santo Antônio do Capinzal, Sede Independência e São Roque. Ainda, participaram da iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, a Cinbalagens – Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos e a Produtécnica.




Fontes em Off

Segunda-Feira, 20/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Espaço Kids

O Clube Junevil lançou na última sexta-feira (17) uma nova ficha de inscrição para o Espaço Kids.  O objetivo da criação das fichas é possuir maior controle a respeito dos dados dos responsáveis das crianças.  O Espaço Kids oferece entretenimento para crianças de 3 a 10 anos de idade, enquanto seus responsáveis praticam atividade física na entidade. O tempo máximo para deixar os pequenos sem nenhum custo no espaço agora é de 1h30. Ele funciona das 18h às 22h e fica localizado no anexo à academia do Clube. Mais informações sobre a nova requisição podem ser obtidas na secretaria do Clube ou através do telefone (54) – 3313-4836.

 

Federasul

Com a aproximação das eleições de outubro, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) prepara um painel com os candidatos a governador do Estado.  O Tá na Mesa ocorre na próxima quarta-feira (22) e terá a presença de Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Mateus Bandeira (Novo) e Miguel Rossetto (PT). Durante o debate, dividido em quatro blocos, os convidados respondem perguntas das entidades filiadas e da própria Federasul.  A reunião-almoço começa, excepcionalmente, às 11h30min.

 

Jornada Literária I

As inscrições já estão abertas para 2ª edição do Projeto na Jornada em Movimento: Encontro com Escritores das Jornadas Literárias da UPF. Essa atividade é um momento em que os leitores encontram os escritores das obras lidas durante o semestre.  A segunda edição ocorre no dia 28 de novembro em Passo Fundo,  na UPF, às 9h. Dia 29 de novembro no Campus UPF Lagoa Vermelha, às 14h e em Marau, no dia 30 de novembro, às 14h, com local a ser definido. Estarão presentes os escritores Simone Pedersen, Helena Gomes e Bento de Luca. As inscrições estão abertas até o dia 1º de outubro, pelo site upf.br/16jornada.

 

Jornada Literária II

O projeto Jornada em Movimento foi criado em 2018 pelas Jornadas Literárias da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com uma ação intitulada “Caminhos e estações: leitores e autores”, o projeto está sendo desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha em três momentos, que incluem o curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, as Estações de Leitura e o Encontro com Escritores. A programação segue até o final do ano.

 

HSVP visita a UPF

A diretoria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)  realizou uma visita à reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Maria Dalmolin e ao vice-reitor de Graduação, Edison Alencar Casagranda. O encontro ocorreu na sexta-feira (17). Na oportunidade, as direções das instituições que neste ano comemoram 100 e 50 anos de história, aproveitaram para  fortalecer e renovar as parcerias firmadas. Foi reforçado também o convênio entre UPF e o HSVP, do ano de 1969, para que o Hospital São Vicente fosse o hospital escola da Faculdade de Medicina. As parcerias visam o desenvolvimeno regional.

FOTO

Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello

 

LiquidaPasso

Desde a última quarta-feira (15), os consumidores de Passo Fundo e região podem aproveitar os descontos, as promoções e as condições especiais de pagamento da 22ª edição da LiquidaPasso. Na cidade, são 500 empresas participantes, que podem ser identificadas por cartazes, faixas e balões e móbiles nas cores verde e laranja. Para os lojistas, é a oportunidade de liquidar produtos em estoque. A Campanha promovida pela CDL Passo Fundo vai até o dia 25 de agosto.

 

Terceirização I

A proposição, de autoria do vereador Patric Cavalcanti (DEM), que trata da regulamentação de processos licitatórios para contratação de terceirizadas, após ser aprovada na Câmara, foi ratificada pelo prefeito Luciano Azevedo. A Lei 5.341/2018 foi publicada no Diário Oficial do Município. Para Cavalcanti, "a matéria representa um importante instrumento criado para os administradores públicos como medida de precaução junto aos contratos”. As empresas interessadas a entrar em processos licitatórios, de agora em diante, priorizarão o cumprimento dos termos estabelecidos caso venham a ser contratadas.

 

Terceirização II

O documento tem por objetivo dar maior proteção ao Município na execução das contratações, visando obter garantias no cumprimento dos serviços das empresas convencionadas. A sua elaboração seguiu normas previstas na Lei Federal de Licitações e Contratos. O texto da legislação municipal rege, por exemplo, que o Município faça o pagamento integral dos valores contratuais somente quando receber prova de consumação do que foi previamente acordado.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE