PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sexta-Feira, 07/12/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Sacolas de alimentos

Um final de semana de solidariedade e espírito natalino. Assim será para mil famílias carentes de Passo Fundo, que receberão as sacolas de alimentos que serão entregues pela Prefeitura de Passo Fundo em parceira com a LBV. Segundo o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill, no sábado (8) à tarde serão recebidas e descarregadas as mil sacolas de alimentos. No domingo (9), as sacolas serão entregues para as famílias em atividade que será realizada no Ginásio do Notre Dame.

Cooperando na Praça I
Dando continuidade à parceria entre Sesc Passo Fundo e o Sicredi, o projeto Cooperando na Praça acontece neste domingo (09), na Praça Boqueirão Legal, a partir das 15h. O evento terá brinquedos infláveis, pinturas de rosto e escultura de balões para as crianças. A partir das 18h, acontece o espetáculo “A Cigarra e a Formiga”. O objetivo é proporcionar momentos de diversão e lazer para o município. Toda a comunidade pode ir prestigiar o evento, que é gratuito. Em caso de chuva, as atividades serão canceladas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4318, no sitesesc-rs.com.br/passo_fundo e na página facebook.com/sescpassofundo.

Cooperando na Praça II
Realizada pela Cia. Cultura nas Estrelas (RS), a peça “A Cigarra e a Formiga”, é temperada com humor e músicas ao vivo e narra a tradicional história da cigarra cantora e da formiga trabalhadora. Porém, nesta narrativa adaptada, o enredo ganha ainda um novo personagem e o assunto principal não é a necessidade do trabalho, mas o respeito com o próximo e a tolerância das diferenças.

 

Concerto de Natal
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio de Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), promove mais uma edição do tradicional Concerto de Natal. Neste ano, a atividade está marcada para o dia 13 de dezembro, às 20 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, com a apresentações dos grupos artísticos da Instituição. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

 

Fala Passo Fundo
Mais uma edição da pesquisa Fala Passo Fundo estará disponível aos passo-fundenses na segunda-feira (10). A pesquisa é um canal de comunicação entre a administração municipal e a população, que pode avaliar os serviços oferecidos pelas secretarias municipais. Basta entrar no site pmpf.rs.gov.br, logar e responder às perguntas. É necessário informar nome e e-mail. Ao entrar na plataforma ícones com as áreas de serviço irão aparecer e então é só escolher qual a área desejada e clicar. Após isso aparece uma série de perguntas, onde é possível marcar o nível de satisfação e deixar um comentário. Por fim, depois de responder tudo, o usuário deve salvar para finalizar a pesquisa.


Formação Excel
O Senac Passo Fundo irá oferecer um curso de Formação Excel. As aulas iniciam dia 21 dejaneiro, com encontros nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Matrículaspodem ser feitas pelo sitesenacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no SenacPasso Fundo, localizado na avenida Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone(54) 33134599. Com 84 horas, a capacitação aborda criação de gráficos, edição e impressãode planilhas e a elaboração de fórmulas e funções. Também são desenvolvidos conhecimentosrelacionados à utilização avançada e à elaboração de painéis de controles estratégicos.

 

Receita Federal
A fim de fortalecer os compromissos e os padrões de qualidade de atendimento, ocontribuinte pode, a partir de hoje, avaliar de maneira online os serviços prestados pelaReceita Federal. Com a Pesquisa de Satisfação, a Receita Federal assegura a efetivaparticipação do cidadão na avaliação dos serviços prestados pelo órgão, possibilita aidentificação de lacunas e deficiências na prestação dos serviços e identifica o nível desatisfação dos usuários com relação aos serviços prestados. Os serviços podem ser avaliadospelo site idg.receita.fazenda.gov.br/interface/pesquisa-de-satisfacao.

 

16 dias de Ativismo
Nesta sexta-feira (07) acontece, no praça Miguel Moretti - Boqueirão, a Feira das Entidades eRede de Atendimento à Mulher. Pela noite, a programação inclui a apresentação dapeça teatral O Bilhete, com o grupo Timbre de Galo. E no dia 10 de dezembro, DiaInternacional dos Direitos Humanos, serão promovidas ações para lembrar que a violênciacontra as mulheres é uma violação dos direitos humanos. Esta é uma ação da Coordenadoriada Mulher da Prefeitura de Passo Fundo que está promovendo uma série de atividades dentrodas comemorações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

 

Parque da Gare
A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a RGE, está realizando o plantio de novas árvores no Parque da Gare. As árvores estão sendo plantadas através do programa Arborização + Segura. As espécies que estão fazendo parte da ação são os ipês roxos, árvores nativas que no inverno perdem as folhas permitindo a passagem do sol e na primavera embelezam a cidade com suas flores.A ação está sendo realizada com o acompanhamento da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Meio Ambiente.O objetivoé proporcionar mais segurança à população com o plantio de espécies de árvores que convivem melhor com a rede elétrica e não demandam podas. Passo Fundo é o sexto município do estado a aderir ao projeto da RGE.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 05/12/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Descarte de lâmpadas I
A Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público Estadual convidam o setor do comércio para participar do encontro que apresentará o Sistema de Logística Reversa para o descarte Lâmpadas. A apresentação será nesta quinta-feira (6), às 14h, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. São convidadas lojas como materiais de construção, mercados, lojas de material elétrica e outros comerciantes do setor. Em Passo Fundo está previsto que 32 estabelecimentos comerciais devem receber os recipientes coletores, sem nenhum tipo de cobrança ao estabelecimento e nem ao consumidor final.

Descarte de lâmpadas II
A existência de um ponto de recebimento significa para o comerciante a possibilidade de aumento de vendas por ter o descarte correto, além do custo zero. A logística será organiza pela Reciclus, que é uma organização sem fins lucrativos, idealizada e sustentada por empresas fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação. A destinação de lâmpadas com o sistema de logística reversa é prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, através da Lei Municipal 5286/2017.

 

Transferência de Escola I
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo informa que os alunos que necessitam de transferência podem encaminhar os pedidos a partir desta segunda-feira (3) pelo site www.pmpf.rs.gov.br. A lista de divulgação das transferências concedidas será publicada no portal no dia 4 de fevereiro. O ano letivo das escolas municipais começará no dia 18 de fevereiro de 2019.As inscrições para o ingresso de novos alunos da educação infantil e do ensino fundamental nas escolas municipais encerraram no dia 19 de novembro.

Transferência de Escola II
A divulgação das designações das vagas será publicada em 11 de dezembro também pelo portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). As matrículas dos novos alunos acontecerão entre 12 e 20 de dezembro, diretamente na escola designada. É importante lembrar que a inscrição não garante a vaga. Já para o ingresso de crianças menores de 4 anos (etapa Creche) as inscrições poderão ser realizadas diretamente na escola mais próxima da residência nas terças e quintas-feiras, durante todo o ano. Posteriormente, de acordo com a capacidade de atendimento, a matrícula é efetivada. As rematrículas para os anos seguintes foram feitas diretamente na escola do aluno entre os dias 20 e 30 de novembro.


Recital
Na próxima sexta-feira, 07, será realizada a quarta edição do Recital Ricordi D´Itália in Concerto. O evento é organizado pelo Coral Ricordi D´Itália que tem o objetivo de resgatar, cultivar e difundir as tradições italianas, as canções e costumes trazidos pelos imigrantes e transmitir às novas gerações. O evento terá coral a quatro vozes, músicas italianas, populares, erudita e folclóricas, acompanhado de piano, violino, saxofone, clarinete, gaita e violão. Será às 20h30 no Teatro do Sesc. Os ingressos podem ser obtidos na Secretaria da Catedral ou com integrantes do Coral. Comerciários e associados poderão adquiri-lo na secretaria do SESC, com valor especial. Informações pelos telefones (54) 99912-1585/ 99931-1076.

Ativismo
A Coordenadoria da Mulher promove uma série de atividades dentro das comemorações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Uma delas é a que acontece na quinta-feira, 6, na praça do Boqueirão Legal. Nesta data, integrantes da coordenadoria e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) estarão conversando com os homens que passarem pelo local para conscientizar sobre o tema. “Assim que como existem os homens que praticam a violência contra a mulher, existem aqueles que repudiam e são comprometidos em evitar que isso se perpetue”, explica Eni Hanauer, titular da Coordenadoria da Mulher.

Ativismo II

A atividade será realizada das 9h às 18h, na praça Miguel Moretti. Também no dia 6 de dezembro, com seguimento no dia 7, acontece, no mesmo local, a Feira das Entidades e Rede de Atendimento à Mulher. Na noite do dia 7, a programação inclui a apresentação da peça teatral O Bilhete, com o grupo Timbre de Galo. E no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão promovidas ações para lembrar que a violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

 

Rodeio Internacional
A 18ª edição do Rodeio Internacional de Passo Fundo começa nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro. O evento, que acontece no Parque da Roselândia, é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, Fundação Passo Fundo de Turismo (Passotur) e 7ª Região Tradicionalista. A abertura oficial acontece a partir das 18h. Até o domingo, 9 de dezembro, o público poderá conferir diversas atrações musicais, concursos artísticos e provas campeiras. Entre os concursos artísticos e provas campeiras haverá premiação, que chega a um total de mais de R$ 100 mil. Para atender aos visitantes e competidores, o Rodeio Internacional oferece ampla área de acampamento específica para visitantes e concorrentes das provas campeiras, com energia elétrica, água e banheiros. Somente participam das provas pessoas credenciadas por entidades tradicionalistas.

Programação campeira
- Dia 5 de dezembro (quarta-feira)
18h – Abertura Oficial
Laço Taça RBS




Fontes em Off

Terça-Feira, 04/12/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Grupo Lendas do Sul

Vô Venâncio é um personagem tipicamente gaúcho, que tem medo de bruxas, fantasmas, mulas-sem-cabeça e de ursos. Junto com a neta Feliciana e seus amigos, vai proporcionar ao público do XVIII Rodeio Internacional de Passo Fundo uma viagem a estas histórias, na quinta-feira à tarde, com entrada franca, do Grupo Lendas do Sul. Esta  performance, com música, dança e intervenções teatrais que fazem um resgate à cultura gaúcha, terá voz e vez no Tablado Maurício Sirotski Sobrinho. A população passo-fundense e regional é convidada a participar.

 

Legião da Boa Vontade

A Legião da Boa Vontade promove (LBV) diversas campanhas de socorro às populações que enfrentam desafios sociais como a escassez de alimentos. Entre as iniciativas, a campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, realizada tradicionalmente pela Instituição, neste ano tem como meta arrecadar mil toneladas de alimentos não perecíveis (um milhão de quilos) e beneficiar 50 mil famílias atendidas pelos programas socioassistenciais da LBV e também por organizações parceiras. As doações para a campanha podem ser feitas nosite www.lbv.org, pelo telefone 0800 055 50 99 ou ainda em uma das unidades de atendimento da LBV no Brasil. Confira o endereço mais próximo acessando www.lbv.org/enderecos.

 

Ciranda Cirandinha

A escola infantil Ciranda Cirandinha, realiza hoje, às 20h, no teatro do Sesc, o espetáculo “ Se criança governasse o mundo”.  Inspirado no livro de  Marcelo Xavier , a história promove soluções para diversas situações sociais que afligem a população na sociedade atual, apresentadas a partir do imaginário infantil, (transito, saúde, educação, guerras...) Após a história, as professoras exploram  com as crianças as percepções, sensações e sentimentos vivenciados durante as narrações, construindo ligações para futuras contribuições de melhorias dentro de nossa sociedade . Para finalizar, nosso trabalho estamos esperando a todo comunidade escolar com um grande espetáculo oportunizando alegria, envolvimento e muita diversão.

 

SindiContábil

Nesta terça-feira (04), o Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo completa 86 anos. O SindiCONTÁBIL é o mais antigo sindicato da área contábil fundado no Rio Grande do Sul. Abrange 3.035 Profissionais na base e 900 só em Passo Fundo. A entidade proporciona cursos, palestras, seminários, reuniões de estudos, datas comemorativas e outros serviços. O Sindicato tem sua sede na Rua 7 de Agosto nº 448 - Centro, é uma sociedade sem fins lucrativos, que tem com base territorial o total de 92 municípios, sendo constituído para fins de estudo, defesa, coordenação, proteção e representação legal da categoria profissional dos Técnicos em Contabilidade e Contadores. Junto a sede funcionam, ainda, a Delegacia do CRCRS, do SESCONRS, da Acadêmia de Ciências Contábeis do RS e posto da Junta Comercial. 

 

Corrida Noturna I

Estão abertas as inscrições para a última etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, que é a corrida noturna. A prova, que acontece no dia 15 de dezembro, está com inscrições abertas até a próxima semana, encerrando-se no dia 12 de dezembro. As inscrições estão limitadas em até 900 participantes e poderão ser realizadas até as 17h. A contrapartida social desta etapa será a doação de um brinquedo novo.

Corrida Noturna II
Os kits para a participação, que contém o chip para os corredores, serão entregues no dia 15 de dezembro, no horário das 11h às 15h, na Secretaria dos Esportes, que fica na Avenida Brasil, 792 (fundos do Teatro Municipal Múcio de Castro). Para quem não mora em Passo Fundo, os kits serão entregues das 17h às 18h30, no local da prova. A prova acontece no Campus UPF, com a largada em frente ao Centro de Convivência.

 

Idosos Letrados

Na próxima quinta-feira (06), a Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Dati/Comai) da Prefeitura de Passo Fundo lança mais uma edição do livro Idosos Letrados. A obra é resultado das atividades desenvolvidas na oficina que leva o mesmo nome e conta com causos, poemas, e contos dos alunos que participam semanalmente das aulas. O lançamento será realizado na Câmara de Vereadores, às 14h. Com o título Idosos Letrados – Criação Literária na Longevidade, o livro mostra que os idosos realmente embarcaram no mundo da literatura, da leitura e da produção intelectual. O trabalho tem coordenação da professora, que é também organizadora da obra, Josiane Muller.

 

Transferência Escolas Municipais I

As inscrições para o ingresso de novos alunos da educação infantil e do ensino fundamental nas escolas municipais de Passo Fundo encerraram no dia 19 de novembro. A divulgação das designações das vagas será publicada em 11 de dezembr pelo portal da Prefeitura. As matrículas dos novos alunos acontecerão entre 12 e 20 de dezembro, diretamente na escola designada. É importante lembrar que a inscrição não garante a vaga.

Transferência Escolas Municipais II

Para o ingresso de crianças menores de 4 anos (etapa Creche) as inscrições poderão ser realizadas diretamente na escola mais próxima da residência nas terças e quintas-feiras, durante todo o ano. Posteriormente, de acordo com a capacidade de atendimento, a matrícula é efetivada. As rematrículas para os anos seguintes foram feitas diretamente na escola do aluno entre os dias 20 e 30 de novembro. A lista de divulgação das transferências concedidas será publicada no portal no dia 4 de fevereiro. O ano letivo das escolas municipais começará no dia 18 de fevereiro de 2019.




Fontes em Off

Segunda-Feira, 03/12/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Rodeio Internacional

Um show histórico vai marcar, na terça-feira (4), a abertura do XVIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, no Parque de Roselândia. Depois de dar origem a dois dos maiores grupos de baile do estado, Os Monarcas e Chiquito & Bordoneio, os irmãos Gildinho & Chiquito voltam a pisar no mesmo palco, para um show festivo em benefício ao Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, acompanhados das suas bandas. O sobrinho deles, João Luiz Corrêa, fará uma participação especial. O show começa às 21h e o ingresso custa R$ 10,00. O XVIII Rodeio Internacional de Passo Fundo, promovido pela Prefeitura e Sétima Região Tradicionalista, segue até domingo (9), com atividades campeiras, artísticas e várias outras atrações.

 

Verbas federais

A deputada federal e ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) indicou verbas federais para cinco municípios da região da Produção. As cidades de Cerro Grande, Constantina, Coxilha, Passo Fundo e Planalto serão beneficiadas com emendas individuais do Orçamento Geral da União de 2019, num valor total de R$ 1.150.000,00. Cerro Grande, Constantina, Coxilha e Planalto os recursos serão empregados na área da agricultura. Já para o município de Passo Fundo, a verba será destinada para construção da Escola Municipal de Autistas Olga Caetano Dias. Em Passo Fundo, o requerimentos para o destino dos recursos partiu do prefeito Luciano Azevedo e do vereador Fernando Rigon.

 

Informática

O Senac Passo Fundo está com inscrições abertas para o curso Informática Fundamental Office e Mobile. Com 60 horas, aborda os conhecimentos necessários para utilizar o computador com eficácia. São desenvolvidas habilidades relacionadas a criação e formatação de textos com o Word, montagem de planilhas eletrônicas no Excel, produção de apresentações no PowerPoint e realização de pesquisas e comunicação através da internet e do celular. As aulas têm início dia 12 de janeiro, com encontros aos sábados, das 8h às 12h. Matrículas podem ser realizadas pelo do site www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no Senac Passo Fundo. Mais informações pelo telefone (54) 3313-4599.

 

Doadores do amanhã I

A semana do Doador, que aconteceu de 19 a 26 de novembro, realizada no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, além de premiar e parabenizar grupos e doadores, contou com a participação de duas escolas do Projeto Doadores do Amanhã, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Academia Passo-Fundense de Letras. As crianças da EMEF São Luiz Gonzaga confeccionaram as Gotas de Amor, que foram entregues aos doadores que foram até a Hemoterapia realizar a doação.

Doadores do amanhã II

Ainda, as professoras e crianças da EMEI Padre Alcides confeccionaram bonecas cheirosas que foram entregues junto com mensagens carinhosas as crianças em tratamento contra o câncer, que fazem transfusão. Na entrega, o Hemozito acompanhou e fez a festa com as crianças. Ele entregou ainda livros que buscam conscientizar a comunidade sobre a importância da doação de sangue e principalmente trabalhar desde cedo, com crianças e jovens, a importância desde gesto que salva vidas. O Projeto Doadores do Amanhã tem como objetivo sensibilizar, através da educação e cidadania, os futuros doadores de sangue da comunidade de Passo Fundo e região.

 

Reitoria UPF

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, recebeu, na última semana, o Prêmio Anna Nery, concedido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a personalidades que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da enfermagem brasileira. A professora, que tem graduação em Enfermagem, especialização em Saúde Mental e Administração Estratégica em Saúde e doutorado em Saúde Pública, foi indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação, com a entrega de uma medalha e de um diploma, ocorreu em Campinas, São Paulo, durante o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem.

 

Alvarás

O setor de alvarás da Prefeitura de Passo Fundo está atendendo em novo endereço. Quem precisar o serviço deve procurar a rua Padre da Nóbrega, 126, bairro Lucas Araújo, fundos do Parque da Gare. O setor passa a funcionar no mesmo local onde está a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os telefones para contato são (54) 3314-5546, (54) 3314-5622 e (54) 3314-5484.




Fontes em Off

Sábado, 01/12/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Teatro

O Grupo Ritornelo de Teatro embarca neste final de semana para mais um importante festival de teatro do país: a XI Mostra de Teatro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. A programação é gratuita, diversificada e compõe um painel do teatro de rua nacional ao reunir grupos do nordeste, sul e sudeste, incluindo companhias da capital, região metropolitana e interior paulista.  Idealizada e realizada pelo grupo O Buraco d’Oráculo, desde 2002, a Mostra chega à sua décima primeira edição como uma atividade do projeto Buraco 20 Anos: da (r)existência na rua à poesia em cena, contemplado pela 32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. O Grupo Ritornelo irá com seu espetáculo Faixa de Graça e se apresenta nesse domingo (2), às, 15h na Praça Guanambi. A peça estreou em 2014 e já rodou em todas as capitais da região sul.

 

Fies

O prazo para aditamento de renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi prorrogado para dia 28 de dezembro de 2018. Até o momento, cerca de 70% dos estudantes já concluíram ou iniciaram o processo de aditamento. Os procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento. O estudante que precisar alterar informações no contrato, como a troca de fiador, deve comparecer a uma agência da Caixa. Nesse caso específico, o aluno deverá comparecer com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.

 

Mudança no atendimento I

Atualmente, a população que necessita de qualquer orientação sobre tributos, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), tem dois locais de atendimento: a Prefeitura de Passo Fundo e a unidade externa da Secretaria de Finanças. Buscando qualificar o atendimento, a partir do dia 3 de dezembro, o serviço ficará centralizado na unidade, que fica na rua Antônio Araújo, 1002, no antigo prédio da Justiça do Trabalho.

Mudança no atendimento II

De acordo com o secretário de Finanças, Dorlei Maffi, a medida busca otimizar o atendimento e melhorar a estrutura. “Os guichês aqui da Prefeitura serão transferidos para a unidade. Qualquer dúvida que o cidadão tiver, principalmente sobre tributos como IPTU e ISS, os mais comuns, poderão ser esclarecidas na unidade da Antônio Araújo”, explicou. Na sede da Prefeitura permanece apenas o gabinete da Secretaria de Finanças e os setores de trabalho interno, referentes à área.

Informações

Secretaria de Finanças – unidade

Rua Antônio Araújo, 1002

(54) 3311-4222

 

Febre aftosa I

O prazo para a vacinação contra a febre aftosa foi prorrogado para o dia 10 de dezembro. A prorrogação aconteceu em função da falta da vacina no comércio agropecuário de algumas regiões do estado. Nem mesmo as distribuidoras tinham o produto para comercialização. A coordenadora do Programa de Combate à Febre Aftosa no RS, Grazziane Rigon explicou que a falta ocorreu porque, a partir do ano que vem, a vacina sofrerá alteração. Com isso, as agropecuárias compraram poucos produtos, temendo ter que se desfazer dos estoques que não terão mais validade em 2019.

Febre aftosa II

Grazziane Rigon ressaltou a importância da vacinação e explicou que o Ministério da Agricultura tem um planejamento para a retirada da vacina. O prazo para o Rio Grande do Sul é 2021. Na campanha deste ano, o estado já vacinou 60% do rebanho. Esse número deve ser maior, porque os pecuaristas tinham até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação. Com a ampliação do prazo para a vacina até o dia 10 de dezembro, a data para a comprovação também se estende e vai até o dia 17.

 

Câncer de Pele

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), realizam neste sábado (1º) ações de prevenção do Câncer de Pele. A residência médica em Dermatologia da UFFS e o Hospital promovem ações no Ambulatório de Dermatologia, antigo quartel. Das 9h às 15h, médicos, acadêmicos e profissionais estarão disponíveis para sanar dúvidas, realizar exames preventivos e orientar a população gratuitamente. Em 2018, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.






PUBLICIDADE