PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Quarta-Feira, 10/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Perturbação do sossego
A Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Passo Fundo realizará uma reunião para discutir a perturbação do sossego público. O encontro está agendado para esta quarta-feira (10), às 14h, no Plenarinho Fernando Ferrari. A solicitação é do vereador Marcio Patussi (PDT), que preside a comissão temporária. Serão debatidos assuntos relacionados aos problemas causados, especialmente na área central da cidade, pelo excesso de barulho. Lideranças políticas, do comércio e comunidade também estão convidados a participar da reunião.


Dia da Criança
O dia 12 de outubro é considerado uma das datas chave para o mercado do varejo brasileiro. O dia da criança auxilia a desenvolver emprego e renda através do consumo e a CDL Rio Grande tem uma expectativa bastante forte com relação ao aumento das vendas no mercado local. De acordo com pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC sobre os hábitos de consumo para este dia da criança que esta chegando, cerca de 70% dos consumidores disseram que irão comprar presentes para comemorar, o que representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação à data anterior. Realizada com cerca de 1.800 consumidores, em todo o país, entre os meses de agosto e setembro, a pesquisa identificou ainda que 42% dos consumidores pretendem gastar um valor superior ao ano anterior.


Integração 
No último sábado, (06/10), os filhos de colaboradores do Hospital da Cidade e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes (HPBM) participaram de uma festividade preparada pelas equipes da Creche Raios de Sol, Serviço Social, Serviço de Psicologia Organizacional e Associação de Funcionários do HC. A temática da comemoração celebrou o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A Sede Campestre da Associação de Funcionários do HC sediou o evento, que contou com muitas brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças, incentivando a ludicidade na infância, através de brincadeiras e descobertas. Este é o segundo ano consecutivo de realização do evento, integrando as famílias dos colaboradores da instituição.

 

Direito na IDEAU
O Ministério da Educação autoriza a Faculdade IDEAU de Passo Fundo a oferecer o curso de Direito. O curso terá 100 vagas anuais e passa a ser oferecido já no processo seletivo de Vestibular de Verão 2019/1. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site: ideau.com.br. O Programa de Formação Superior é um financiamento próprio da Faculdade IDEAU e possibilita aos alunos a redução no valor da mensalidade e parcelamento estendido em até 10 anos, sem juros. O aluno interessado em cursar Direito utilizando este programa terá uma mensalidade de R$: 571,18.

 

Poços e redes de água I
A Prefeitura de Passo Fundo ampliou o número de poços artesianos para as comunidades do interior do município. Por meio da Secretaria Municipal do Interior, existe um cronograma para qualificar o acesso à água potável nos distritos de Passo Fundo, com a meta de atender 90% das comunidades com a perfuração de novos poços artesianos e instalação de novas redes. Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, a ação de instalação de novos poços artesianos no interior é um compromisso com as comunidades. “Esses novos poços significam acesso à água de qualidade, melhorando a vida, a saúde e o bem-estar das pessoas que residem em nossos distritos”, afirmou.

Poços e redes de água II
Foram concluídos até o momento mais 8 novos poços artesianos com rede, além da reativação de mais dois locais. Com essa ação, foram beneficiadas mais 10 comunidades em 5 distritos do interior, que já estão recebendo água de qualidade para cerca de 220 famílias que residem na área nas localidades de São Roque, Capinzal, Capão Bonito, Sede Independência, Nossa Senhora das Graças, Pulador. Conforme o secretário de Interior, Antônio Bortolotti, também foram instalados 9 dosadores de cloro em poços comunitários de seis distritos. “Adquirimos 33.074 km de canos para canalização das águas e já realizamos a instalação de 21.926 metros de canos em rede de água”, disse. Este conjunto de ações desenvolvidas na área de saneamento básico e abastecimento de água no interior do município acontece desde 2013, no início da primeira gestão do prefeito Luciano Azevedo.




Fontes em Off

Segunda-Feira, 08/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Urnas com defeito
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou para 1.285 o número de urnas eletrônicas que apresentaram defeito e precisaram ser substituídas em todo o país. O número representa 0,025% do total de urnas utilizadas no pleito deste ano. Os estados que tiveram maior número de urnas com defeito foram Minas Gerais (366), Rio de Janeiro (138), Pernambuco (134), São Paulo (115), Sergipe (60), Rio Grande do Sul (57) e Tocantins (34). Ao todo, 147.302.357 brasileiros estiveram aptos a escolher o presidente da República, os governadores de 26 estados e do Distrito Federal, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

Eleitores no exterior
Apesar do aumento no número de brasileiros que se dispuseram a votar mesmo morando no exterior, o comparecimento aos locais de votação ainda é baixo. A explicação está na dificuldade de deslocamento às seções eleitorais. No pleito de 2018, 500.727 eleitores estavam habilidados a votar em 99 países. Houve votações em mais de 171 cidades e em 33 localidades em que o Brasil não tem representações diplomáticas. No exterior, os eleitores votam exclusivamente o cargo de presidente da República. O resultado da votação no exterior será divulgado somente após o término da votação no Brasil.

 

Boca de urna
A boca de urna é o crime de maior incidência até o momento, de acordo com boletim parcial divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais de 2018 (CICCE). Foram mais de 70 ocorrências em todo país. O boletim também registra 65 casos de propaganda eleitoral irregular, 19 flagrantes de transporte irregular de eleitores e 10 de compra de votos. O documento não informa os estados onde esses crimes contra a lei eleitoral ocorreram. Composto por 14 instituições e órgãos parceiros, o centro tem como objetivo subsidiar a atuação da Polícia Federal, como polícia judiciária eleitoral, e a Justiça Eleitoral durante a realização dos dois turnos das eleições.

 

Fraudes
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou uma nota de esclarecimento em que afirma que há falsos relatos de fraudes nas urnas circulando nas redes sociais. Entre esses relatos, segundo o TRE, há pessoas que questionam que as fotos de seus candidatos não aparecem quando seus números são digitados. Quanto a relatos de fraudes nas urnas, de candidatos que não aparecem quando os seus números são digitados pelo eleitor, foi esclarecido que se tratava de informação falsa. É comum o eleitor se confundir no momento da digitação dos números, o que leva a esse tipo de questionamento equivocado. O TRE diz ainda que o grande aumento, nestas eleições, da circulação de mensagens em aplicativos e redes sociais gera insatisfação em muitos eleitores devido a informações inverídicas.




Fontes em Off

Sábado, 06/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

20 anos Bella Città
Acontece nessa sexta-feira (05) mais um sorteio da promoção de 20 anos do Bella Città Shopping. Dessa vez, as viagens sorteadas serão para Recife (PE) e Salvador (BA). Os cerca de 68 mil cupons na urna concorrem aos destinos, que serão sorteados às 16h. Esse é o penúltimo sorteio da promoção, faltando apenas os destinos de Jericoacoara (CE), Costa do Sauipe (BA) e um cruzeiro pela Costa Brasileira. Ainda dá tempo de concorrer às últimas viagens. Basta juntar R$250 em compras em qualquer loja no Shopping e trocar por cupons no Posto de Troca localizado no 3° andar, ou por meio do aplicativo Prizor. O regulamento está disponível no endereço bellacitta.com.br/regulamento.

 

Café com Negócios
Vender mais está entre os objetivos de todo empreendedor. E é pensando em auxiliar os empresários a venderem mais por meio das plataformas digitais, que a Acisa Passo Fundo e o Sebrae RS promovem mais uma edição do Café com Negócios. Quem vai dar dicas sobre o tema marketing digital é o sócio-diretor da Seen Digital, Rafael Comin. O encontro será na próxima terça-feira (09), às 7h30min, no auditório da Acisa. As inscrições são gratuitas. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (54) 3311-1300 ou e-mail [email protected], passando as seguintes informações: nome completo, empresa que representa, telefone, e-mail e cidade.

 

Bolsas de Estudo
Os alunos da Rede Municipal de Ensino que estão finalizando o ensino fundamental poderão ganhar bolsas de estudo. Nesta quinta-feira (4) a escola Daniel Dipp recebeu o lançamento de uma parceira com o Colégio Garra, que oferece as bolsas de estudo de 100% para os alunos. Isso faz parte de um processo que pressupõe responsabilidade compartilhada, conforme estabelecido na Constituição Brasileira, em que municípios, estados e o governo federal atuam em regime de colaboração, em prol da melhoria da qualidade da educação. Serão observados o aumento dos índices de escolaridade da população, criação de novas perspectivas de vida e formação de excelência para os alunos das escolas públicas participantes.

Semana do Idoso
As atividades comemorativas à Semana do Idoso, promovidas pelas Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (Comai/Dati) da Prefeitura de Passo Fundo, tem sido um grande sucesso. E nesta quinta-feira (4), foi a vez do Parque da Gare conviver com a alegria da terceira idade, com uma caminhada, que teve saída na praça do Teixeirinha, um aulão de dança e um piquenique realizado no espaço. Dezenas de idosos compareceram para a participar da programação, que teve também apresentações artísticas, transformando a Gare num local de alegria e muita comemoração. Para finalizar as atividades da Semana do Idoso, nesta sexta-feira (5) será realizado o Torneio Municipal de Câmbio, a partir das 13h30 no Ginásio do Sesc.
FOTO Glenda Vívian

 

SCPC I
A inadimplência do consumidor caiu 2,8% no acumulado em 12 meses (outubro de 2017 até setembro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal com ajuste sazonal, setembro apresentou variação negativa de -4,4% frente a agosto. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2017, o indicador caiu 0,2%. Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu queda nas regiões Centro-Oeste (-3,8%), Norte (-2,8%), Nordeste (-2,2%), Sudeste (-2,7%) e Sul (-3,1%).O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.

SCPC II
As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e a tomada de crédito, contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Dado o ritmo lento da recuperação da atividade econômica e do mercado de trabalho, a tendência de queda nos registros persiste. Espera-se que com a diminuição da desocupação e juros menores ocorra uma evolução mais consistente na demanda por crédito, que deverá colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência.

 

ITR 2018
Encerrado o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2018, os sistemas da Receita Federal registraram o recebimento de 5.661.803 declarações, entregues dentro do prazo, que se encerrou sexta-feira, 28 de setembro. Em 2017 foram entregues 5.612.837 declarações dentro do prazo. Quem não entregou a DITR 2018 dentro do prazo está sujeito a pagamento de multa de 1% do imposto devido, limitada a 20%. A multa mínima é de R$ 50,00, mesmo para quem não tenha imposto apurado na declaração.

 

Dia do Médico
A já tradicional festa em homenagem ao dia do médico, realizada todos os anos pela AMEPLAN em Passo Fundo, em 2018 ocorrerá neste sábado (06) de Outubro, às 20h30min no Salão Cristal do Clube Comercial. O Dia do médico transcorre em 18 de outubro. Como vem ocorrendo em anos anteriores, haverá homenagem aos médicos com mais tempo de associação à AMEPLAN. 
Todas as informações podem ser obtidas junto a secretaria da AMEPLAN, pelo fone (54) 3311 6322, email [email protected] e whatsapp (54) 99974-0417.

 

Conversa de Empreendedor
“Um papo de quem está vendo muita coisa acontecer” é o tema da próxima edição do Conversa de Empreendedor. O evento, promovido pela CDL Passo Fundo com o apoio da Sicredi, do SEBRAE/RS e da UPF, tem como convidado o consultor Olanir Grazziotin. Temas como varejo, inovação, tecnologia e comportamento do consumidor serão abordados no evento pelo consultor, que tem 50 anos de experiência junto ao Grupo Grazziotin. O encontro acontece na próxima terça-feira (09) às 8h. O evento é gratuito para associados. Para participar é preciso entrar em contato com o setor de Desenvolvimento da CDL pelo telefone (54) 3045.8804 ou e-mail [email protected].

 

Eleições I
O Ministério da Segurança Pública deu início ontem (4) às operações de segurança e policiamento ostensivo para garantir as eleições. As atividades do Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria Nacional de Seguranla Pública, foram abertas em videoconferência conduzida pelo ministro Raul Jungmann, com profissionais de segurança das cinco regiões do país. O centro vai funcionar 24 horas por dia de hoje até 8 de outubro e de 22 a 29 de outubro. O objetivo é garantir a segurança dos eleitores durante o exercício do direito de voto e combater crimes eleitorais.
Eleições II
A operação também vai monitorar a distribuição e a guarda de todas as urnas nos locais de votação. A escolta das urnas será feita pelas Forças Armadas.Estão envolvidos nas ações do centro cerca de 280 mil policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, dos órgãos de trânsito, do Corpo de Bombeiros, além da Guarda Municipal de todos os estados, e integrantes da Força Nacional, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Poupança
Pelo sétimo mês seguido, a caderneta de poupança continuou a atrair o interesse dos brasileiros. Em setembro, a captação líquida – depósitos menos retiradas – somou R$ 8,54 bilhões, informou ontem (4) o Banco Central. O resultado é o melhor para meses de setembro desde o início da série histórica, em 1995.


Violência doméstica
Vítimas de violência doméstica ou familiar poderão, a partir de agora, ser atendidas com prioridade ao realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal (IML). O direito ao atendimento prioritário, que se estende a mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos, foi autorizado com a sanção da Lei nº 13.721/2018, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (3).


Dólar
A cotação da moeda norte-americana fechou ontem (04) em pequena alta de 0,22%, cotada a R$ 3,8960 para venda interrompendo os três últimos pregões em baixa. O Banco Central realizou swaps cambiais tradicionais, sem efetuar nenhum leilão futuro de venda do dólar.


Delação
O corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, concedeu ontem (4) prazo de 15 dias para que o juiz federal Sérgio Moro se manifeste sobre o pedido de providências do PT contra a quebra de sigilo de parte dos depoimentos de delação do ex-ministro Antonio Palocci.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 05/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Feira Ecológica
A Universidade de Passo Fundo (UPF) promove mais uma edição da Feira Ecológica. Na próxima terça-feira (9), das 10h às 15h, em frente ao Centro de Convivência, Campus I, serão comercializados diversos alimentos saudáveis e orgânicos. Toda a comunidade é convidada a participar. A Feira Ecológica é um projeto que vem sendo construído de forma coletiva como uma ação do programa de extensão Comunidades Sustentáveis e é realizada por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC).

 

IRPF I
Já está disponível para consulta o quinto lote de restituição do IRPF 2018. O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa física contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. O crédito bancário para 2.532.716 contribuintes será realizado no dia 15 de outubro, totalizando o valor de R$ 3,3 bilhões. Desse total, R$ 171.726.024,67 referem-se ao quantitativo de contribuintes de que tratam o art. 16 da Lei nº 9.250/95 e o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 4.307 contribuintes idosos acima de 80 anos, 32.257 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.530 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.362 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. No Rio Grande do Sul, 159.030 contribuintes serão contemplados neste lote. O valor total a ser recebido pelos gaúchos é de R$ 176.002.754,11 e referem-se aos exercícios de 2008 a 2018.

IRPF II
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (http://rfb.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

 

Exposição
Há 20 anos o Bella Città inaugurava em Passo Fundo. Para comemorar a data, uma campanha permanente está presenteando 20 clientes com viagens pelos destinos mais procurados do Brasil. Outras ações também fazem parte das comemorações de aniversário do Shopping, como a exposição fotográfica lançada na última sexta-feira (5), que reúne imagens históricas do Bella Città. Ao longo dos anos, foram muitas histórias. Eventos, ações sociais, apresentações artísticas, projetos ambientais, ampliação do Shopping, entre outras ações que tornaram o Bella Città o Shopping o que ele é hoje. Na exposição, os clientes e visitantes do Shopping poderão conferir uma linha do tempo, desde a inauguração em 1998, até os dias atuais, passando por momentos de ampliação e modernização do Bella Città. A exposição acontece no 1ª andar do Shopping, até o dia 31 de outubro, e é gratuita.

 

Oficinas de capacitação
Na última semana, os 25 estudantes que fazem parte do projeto “Jovem Aprendiz – Profissionais do Amanhã” da Coleurb, participaram da primeira aula da Oficina de Capacitação, projeto que será desenvolvido quinzenalmente com os jovens. O tema da primeira ação foi: “Postura profissional, ética, comprometimento e comportamento organizacional”. A atividade é realizada pela acadêmica de Psicologia e estagiária, Evelyn Wilpert Ferrão, e pela Psicóloga do Trabalho, Gabriela Bicigo. As oficinas serão realizadas, quinzenalmente, até novembro, nas quintas e sextas-feiras. Outros temas a serem abordados com os estudantes são: “relacionamento inter e intrapessoal”, “trabalho em equipe”, e “comunicação”. O projeto, de acordo com Gabriela, tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento dos Jovens Aprendizes em seu futuro profissional. “A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, responsabilidade profissional e pessoal. E este projeto tem como objetivo despertar e desenvolver o potencial de cada jovem participante, proporcionando uma orientação e auxiliando no desenvolvimento de suas habilidades”, destaca.

 

Ação solidária
Com o tema “Fabrique um Sorriso, Doe um Brinquedo”, a Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar da IMED promove campanha solidária para arrecadar brinquedos novos ou usados, que estejam em bom estado, para serem destinados às crianças que estão hospitalizadas no Hospital da Cidade de Passo Fundo. As doações podem ser feitas nos seguintes pontos de arrecadação até o dia 15 de outubro: IMED, Dental Gorges, Dental Kavo, Loja Criativamente, Escola Menino Jesus e Zaffari Supermercado da Vila Rodrigues.

 

Endividamento
O mês de setembro registrou queda no nível de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) no Rio Grande do Sul, conforme pesquisa da Fecomércio-RS. Os dados divulgados nessa sexta-feira (5) mostram que o percentual ficou em 66,4% contra 77,4% do mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a recuperação do mercado de trabalho, ainda que em ritmo fraco, contribuiu para a certa estabilidade no percentual de famílias endividadas. Bohn destaca, no entanto, que o cenário de inflação abaixo da meta combinado à taxa básica de juros reduzida também influenciou o resultado da pesquisa.

 

Outubro Rosa Pet
Atualmente, a principal causa de óbito em cães e gatos é o câncer, estimando-se que um em cada cinco cães irá desenvolver algum tipo de tumor maligno durante sua vida. Entre os tipos de câncer, o que apresenta maior prevalência é o de mama, que chega a uma média de 25 a 50% de todos os tumores diagnosticados em pets. Eles acometem principalmente fêmeas entre 10 e 11 anos de idade, sendo mais raras em animais com menos de 5 anos de idade. A principal causa é a castração tardia, realizada após vários estros (cio). Levando isto em consideração, em comemoração ao mês de prevenção ao câncer que acontece em outubro, A IMED, por meio de seu Curso de Medicina Veterinária, estará realizando a ação “Outubro Rosa Pet”. A atividade tem o intuito de educar e conscientizar os tutores sobre como prevenir e realizar a autoanálise em seus pets. O evento que acontece no dia 21 de outubro, das 15h às 18h, na Praça Capitão Jovino (em frente à Igreja Santa Terezinha), irá contar com distribuição de panfletos, conversas com médicos veterinários e realização de exames de prevenção ao câncer de mama em animais de estimação. A ação é gratuita e aberta à toda a comunidade.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 04/10/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Minicurso de Inglês
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), e o Projeto Grupo de Estudos de Língua Inglesa realizam o Minicurso de Inglês para jovens. A formação é destinada a jovens estudantes da escola pública que se interessam pela língua inglesa. Os encontros acontecerão nos dias 6, 20 e 27 de outubro, das 8h30min às 11h30min, na sala 3 do IFCH, Campus I da UPF. O minicurso tem carga horária de 12h (com certificação). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail [email protected] As vagas são limitadas.

 

Estética facial I
O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), por meio do curso de Estética e Cosmética, promove a oficina “Estética facial – limpeza de pele”, com a palestrante Thaís Michel Fuga. A atividade será realizada no dia 22 de outubro, nos turnos manhã e tarde, na sala 227 e no laboratório facial do Centro de Educação em Tecnologia (CET), no Campus I da UPF.
Estética facial II
Com carga horária de 8 horas, a oficina terá como foco apresentar as inovações na área estética facial, com foco em limpeza de pele, contribuindo, dessa forma, para uma formação de qualidade. Acadêmicos do curso de Estética e Cosmética e profissionais da área estética estão convidados a participar. Interessados devem se inscrever até 18 de outubro, em www.upf.br/agenda. O custo da inscrição é de R$ 100,00. No total, são oferecidas 30 vagas. Mais informações pelo telefone (54) 3317-8410 e pelo e-mail [email protected]

 

Mostra Sesi
Um projeto para melhorar o funcionamento da linha de produção das indústrias, com foco na ergonomia, de alunos da Educação de Jovens e Adultos do Sesi de Passo Fundo, e uma horta suspensa feita por estudantes do Contraturno do Sesi Marau são alguns dos trabalhos que estarão na Mostra Sesi Com @ Ciência, realizada nos dias 9 e 10 de outubro, no Centro de Eventos da FIERGS em Porto Alegre. O evento busca estimular a ciência, a tecnologia e a inovação e terá 150 projetos envolvendo estudantes do Contraturno, EJA e Ensino Médio do Sesi de 26 cidades gaúchas. Os trabalhos foram selecionados nas unidades do Sesi e relacionam-se à ciência e à tecnologia.


Trabalho I
A Fecomércio-RS divulgou ontem os resultados da Pesquisa de Temporários 2018. O levantamento aponta que as contratações no varejo gaúcho devem aumentar em 33,1% a força de trabalho dos estabelecimentos. Entre aqueles que pretendem contratar temporários, a quantidade de trabalhadores será, na média, semelhante ao ano de 2017. A pesquisa pode ser acessada aqui.
Trabalho II
A entidade ouviu 384 estabelecimentos nos principais municípios gaúchos - Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas, entre 28 de agosto e 6 de setembro. Também em comparação com o ano anterior, 54,1% dos estabelecimentos devem contratar a mesma quantidade de funcionários, e 18,9% deles buscarão mais pessoas. Das vagas que estão sendo abertas, 87,8% serão destinadas para as áreas de vendas e comercial e 20,8% para as funções de caixa e crediário.


Sarampo
Até o dia 1º de outubro, 1.935 casos de sarampo foram confirmados no Brasil – sendo 1.525 no Amazonas e 330 em Roraima. O Amazonas contabiliza ainda 7.873 caso em investigação e Roraima, 101. Casos isolados foram registrados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (33), em Rondônia (3), Pernambuco (4), no Pará (14), Distrito Federal (1) e em Sergipe (4). Ainda de acordo com a pasta, dez mortes por sarampo foram confirmadas, sendo quatro em Roraima (3 estrangeiros e 1 brasileiro), quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 em Manaus e 2 no município de Autazes) e dois no Pará (indígena e venezuelano).

Desemprego
Ainda de acordo com a pasta, dez mortes por sarampo foram confirmadas, sendo quatro em Roraima (3 estrangeiros e 1 brasileiro), quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 em Manaus e 2 no município de Autazes) e dois no Pará (indígena e venezuelano).Levantamento feito pela Agência Brasil a partir de dados do IBGE (desde o 2º trimestre de 2012) mostra que, em seis anos, a evolução do saldo de pessoas com 14 anos ou mais ocupadas foi um crescimento de 1,88%.


Mariana
Quase três anos após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), a Samarco e o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) firmaram o acordo que assegura indenização aos membros da comunidade atingida pela tragédia.O distrito de Bento Rodrigues, dois anos após o rompimento da barragem - José Cruz/Arquivo/Agência Brasil. Com a oficialização do acordo, a Samarco, empresa controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP Billiton, e a Fundação Renova, organização criada para articular as ações de reparação, terão até três meses para se manifestar quanto aos valores de indenização pleiteados pelas vítimas, que serão estabelecidos conforme seu perfil e os danos sofridos.


Justiça

A crescente população de idosos tem trazido novos desafios para a área da Justiça e de proteção dos direitos humanos no Brasil. A demanda judicial envolvendo pessoas com mais de 60 anos aumentou, mas a estrutura do Poder Público ainda não acompanha o ritmo das demandas.Na área da justiça, o Estatuto do Idoso, que completou 15 anos esta semana, estabelece que processos envolvendo violação de direitos de idosos ou que tenham pessoas com mais de 60 anos como parte envolvida devem ter prioridade na tramitação. Contudo, o sistema judiciário ainda está se adaptando à nova realidade.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE