PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sábado, 18/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Plano Diretor I
Até este domingo, dia 19, os passo-fundenses podem participar mais uma vez do processo de revisão do Plano Diretor. Através do questionário que está disponível no site da Prefeitura é possível opinar sobre questões como calçadas, recuos e verticalização da cidade. Com menos de cinco minutos e acesso à internet é possível contribuir com o futuro da cidade.

Plano Diretor II
O questionário está disponibilizado nos destaques do site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br) no link Questionário Participativo da Revisão do Plano Diretor, ou ainda diretamente no banner de abertura da página. Clicando no evento, o primeiro passo será colocar o número do CPF e em seguida do CEP da rua onde mora. Depois seguem as questões onde as respostas devem ser marcadas dentre as opções apresentadas. Importante lembrar que no item onde é necessário responder o setor onde mora é preciso ir até o final da página e clicar na seta, que então aparece a lista com os nomes dos bairros, vilas e loteamentos para escolher o seu.


Por que o questionário?
O questionário tem como objetivo ouvir a opinião da comunidade sobre soluções urbanas. As perguntas foram criadas para que o cidadão possa avaliar assuntos como recuos, verticalização, calçadas, entre outros. O resultado deste questionário ajudará a compreender melhor os anseios da população de Passo Fundo quanto ao futuro da cidade. Conforme a secretária do Planejamento, Ana Paula Wickert, a iniciativa de participação da população é inovadora e reforça a visão participativa do processo: “essa metodologia, além de inovadora, foi implantada em cidades do mundo que buscam, através da tecnologia, ampliar a participação popular”, destaca.

 

Palestra
A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Sindicontábil Passo Fundo, realizará no dia 21 de agosto uma palestra sobre Escrituração Fiscal Digital (EFD), Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) e Valor Adicionado. O evento acontecerá a das 8h30 às 11h30, no auditório SindiContábil Passo Fundo, que fica na rua 7 de Agosto, 448 – Centro.O objetivo do encontro é levar informações sobre a temática para profissionais da Contabilidade e analistas fiscais. A inscrição deve ser feita pela internet https://bit.ly/2vTvfng, tendo como contrapartida a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os instrutores serão Sidnei Dieckow Lima e

 

Amamentação
O aleitamento materno faz bem e deve ser incentivado desde as primeiras horas, após o nascimento Durante o mês do Agosto Dourado foram realizadas várias ações com o intuito de valorizar a amamentação. Um exemplo é a Semana Mundial do Aleitamento Materno, ocorrida de 1º a 07 de agosto, quando as equipes multiprofissionais do HSVP promoveram algumas atividades, para reforçar o quão importante é alimentar o filho no peito materno. No dia do encerramento da semana, 07 de agosto, as mamães internadas na Maternidade receberam orientações, com gosto de cupcakes, entregues pela enfermeira Fabiana de Andrade e a nutricionista Natasha Cibelle Rodegheri.


Exposições
A Universidade de Passo Fundo (UPF) estará de portas abertas neste sábado, dia 18 de agosto, para o público que desejar visitar as exposições que fazem parte da Semana das Artes Visuais e do projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político. As exposições estão montadas no Portal das Linguagens, Campus I da UPF, e estarão abertas para visitação das 14h às 17h, com entrada gratuita. Também é possível visitar a exposição do MHR, que aborda as relações entre os homens, suas ocupações, ressignificações sociais e culturais, as construções identitárias e o espaço físico da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. 

 

Imigrantes
O Ministério do Trabalho concedeu 6.865 autorizações de residência para fins de trabalho a imigrantes no segundo trimestre deste ano. O número representa um aumento de 23,34% em relação aos meses de abril, maio e junho de 2017, quando tinham sido liberadas 5.566 concessões. Os dados foram apresentados na reunião do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), nesta terça-feira (14), em Brasília. Os homens ainda são maioria entre os imigrantes que vêm ao Brasil para trabalhar. Neste segundo trimestre foram 6.339 homens e 526 mulheres – uma proporção de 12 pessoas do sexo masculino para cada pessoa do sexo feminino. No mesmo período do ano passado, foram 4.772 homens e 794 mulheres, uma proporção de seis para um.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 17/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Grupo da Foto 

A fotografia sempre foi um registro para eternizar momentos e lugares. É com esse objetivo que o Grupo da Foto, formado por fotógrafos amadores e profissionais da cidade, produziram a exposição “A Cidade do Fotógrafo”.  Assim como no mundo todo, em Passo Fundo a história também é contada pela fotografia. No texto de apresentação da exposição, o grupo mostra a motivação para a ideia. “Aqui, o olhar de 11 fotógrafos, sua relação com Passo Fundo, com a cidade que caminha, que vê de longe, que vê de perto, que vê detalhes, que se vê, que ilustra a história de todos que a constroem também. Mas o olhar não é ingênuo, cada qual tem o seu e diz algo. Fotografar a cidade é fotografar a si mesmo- Você lembra da Sua cidade Da paisagem que está na sua vida, Fotografe!”. A exposição “A Cidade do Fotógrafo” fica aberta até o dia 8 de setembro, na Sala Desdêmona Machado Aires, no 2º andar do Teatro Municipal Múcio de Castro. O horário de visitação é toda quarta-feira, das 14h às 17h, e também uma hora antes dos espetáculos realizados no Teatro Municipal . 


Saque do abono
O abono salarial referente a 2017 já está liberado para trabalhadores da iniciativa privada que nasceram no mês de agosto e para os servidores públicos com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) final 1. O recurso foi disponibilizado nesta quinta-feira (16) e o prazo final para recebimento é 28 de junho de 2019. O crédito do abono do PIS/Pasep ano-base 2017 foi iniciado em 26 de julho e a liberação do dinheiro para os trabalhadores é realizada de acordo com o mês de nascimento ou o número final da inscrição dos beneficiários. 


ProUni
As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) referentes ao segundo semestre de 2018 serão abertas na próxima segunda-feira, 20. Os alunos matriculados nas instituições de ensino superior devem se inscrever até 28 de setembro. Já para os estudantes não matriculados, o prazo é menor e vai até 24 de agosto. O edital com o cronograma do programa foi publicado nesta quinta-feira, 16, no Diário Oficial da União (DOU). O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.


Frutas e hortaliças
Frutas e verduras ficaram mais baratas, em agosto, nas principais centrais de abastecimento do País. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a maior oferta de produtos derrubou os preços no mês. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (16). A companhia não calcula um índice médio para o recuo desses preços, mas dá uma lista com a variação dos itens em cada central de abastecimento.


Plantas Bioativas
O uso de fitoterápicos é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde com finalidade preventiva, curativa ou paliativa. Com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza, no dia 21 de agosto, o 3º Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia na Agropecuária. As inscrições para o seminário estão abertas e podem ser realizadas até a data do evento, pelo site da UPF, acessando o site https://secure.upf.br/eventos/eventos/335 . A atividade, que conta com diversos parceiros, acontece no Centro de Eventos e Portal das Linguagens, Campus I da UPF, com início às 8h30min. A inscrição pode ser feita com a entrega de material de higiene pessoal, que será doado pelos participantes. Durante o Seminário Regional de Plantas Bioativas, haverá comercialização de produtos e exposições temáticas, além de distribuição de mudas e sementes.


Mini telas I
Expressar-se através de pintura em telas é uma das mais bonitas formas de arte. Foi pensando assim que os professores e equipe diretiva da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve realizaram com os alunos um projeto de releitura de pinturas de artistas famosos. Como resultado, as crianças produziram mini telas.Cada turma ficou livre para escolher o motivo e o artista de preferência. Mas antes disso foram estudadas as obras e os artistas e sugerida a realização de uma releitura.
Mini telas II
O projeto envolveu alunos dos 3 aos 5 anos de idade. “O Projeto de Artes faz parte do cotidiano da escola e a proposta da miniatura foi para que ficasse algo personalizado do trabalho realizado pelas escolas da rede municipal”, explica Deisi Oliveira, do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. A experiência exitosa da escola Branca de Neve está servindo de base para que outras escolas da rede municipal, tanto de educação infantil como se ensino fundamental, se engajem nessa iniciativa, que busca levar a arte e a cultura para o cotidiano das escolas.

 

Festival da Pizza

O evento gastronômico que já está no calendário regional tem data marcada para acontecer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no CTG Lalau Miranda. Os ingressos para o II Festival da Pizza, já podem ser adquiridos pela internet. Neste ano, serão 27 sabores divididos em três ilhas temáticas: Clássicos da Pizza, Sabores do Brasil e Mundo dos Doces. Cada ilha também terá uma pizza especial do evento. O Festival da Pizza ocorre dentro das comemorações de aniversário de 161 anos de Passo Fundo, com o objetivo de promover a participação de toda a comunidade por se tratar de um produto gastronômico de gosto popular e de valor acessível. No Festival terá música ao vivo e cabine fotográfica. Para as crianças, terá Espaço Kids com brinquedos e recreacionistas e Oficina da Pizza.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 16/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Visita
O diretor-presidente do Grupo ON de Comunicação, Múcio de Castro Filho recebeu ontem à tarde o professor e ex-reitor da UPF José Carlos Carles de Souza. Na oportunidade, o professor José Carlos oficializou a candidatura a deputado estadual pelo PSD e informou sobre a agenda de campanha que terá várias atividades focadas em Passo Fundo, entre elas,a inauguração de um comitê eleitoral na Avenida Brasil.


Curso I
Os meios de comunicação estão presentes no dia a dia das pessoas, seja através das grandes mídias, como rádio e tv, ou pela internet e celular. Neste contexto, é essencial que os profissionais que atuam na área estejam capacitados. Com esse objetivo, o Senac Passo Fundo oferece o curso de Locutor, Apresentador e Animador. As aulas iniciam no dia 10 de setembro e acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. A qualificação apresenta conceitos de fonética, radiodifusão, comunicação e expressão, entre outros.

Curso II
Prepara o participante com conhecimentos para o planejamento, criação e realização das locuções necessárias para execução de programações de rádio e televisão. Com carga horária de 303 horas, o curso tem como pré-requisitos a idade mínima de 16 anos e o Ensino Fundamental completo. Matrículas podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente na secretaria da escola, localizada na avenida Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone (54) 3313-4599.

 

Crédito e Negócios  
Aproximar micro e pequenas empresas de instituições financeiras. Este é o propósito da Sessão de Crédito e Negócios, promovido pelo SEBRAE-RS com a parceria da CDL Passo Fundo. O evento será realizado no dia 16 de agosto, a partir das 19h, no Clube Comercial, Centro. O encontro é gratuito e aberto aos microemprendedores individuais, microempresas e empreendimentos de pequeno porte.


Para o gerente regional do SEBRAE-RS, Cesar Nascimento, o objetivo da Sessão de Crédito e Negócios é apresentar as linhas de crédito disponíveis no mercado e aproximar empresas e instituições financeiras da região para futuros negócios e parcerias. Interessados podem realizar a inscrição gratuita pelo telefone (54) 3311-6096.

Mercado de trabalho I
O Brasil contratou mais de 227 mil jovens por meio da Lei da Aprendizagem Profissional no primeiro semestre do ano. Um balanço apresentado pelo Ministério do Trabalho indica a admissão de 227.626 trabalhadores na condição de aprendizes entre janeiro e junho de 2018. Os estados que mais contrataram foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Mercado de trabalho II
Segundo a coordenadora-geral de Estágio e Aprendizagem do Ministério do Trabalho, Tatiane Padilha, os dados mostram que o país tem apresentado aumento nas contratações de aprendizes desde a sua criação, mas os números poderiam ser melhores. Ainda é um desafio convencer os empregadores de que contratar aprendiz pode ser vantajoso para as empresas. O Brasil já contabiliza 3.460.904 aprendizes contratados desde 2005, quando a lei foi regulamentada pelo Decreto 5598. 


Segurança I
O projeto que cria o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (PISEG/RS) foi aprovado na tarde desta terça-feira (14) pelo plenário da Assembleia Legislativa por 42 a 1, sem emenda. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 129/2018, elaborado em parceria do Executivo e o Instituto Cultural Floresta (ICF), possibilita a empresas gaúchas contribuintes de ICMS a compensação de valores destinados à Segurança.
Segurança II
As empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul podem destinar até 5% do saldo devedor do ICMS para a aquisição de bens e equipamentos para os órgãos da Segurança ou por meio de depósito no Fundo Comunitário Pró-segurança. Dez por cento do valor repassado será destinado para ações de prevenção, através de depósito no mesmo Fundo. O Conselho Técnico do Fundo Comunitário Pró-segurança ficará responsável pela avaliação dos bens ou recursos do PISEG, que serão encaminhados para aprovação final pelo secretário de Segurança Pública.

 

Especialização
A Endodontia está em processo de evolução constante e sua tecnologia foi inserida na especialidade de forma a facilitar a execução da terapia endodôntica com maior comodidade para o paciente e para o profissional. Desta forma, o curso de aperfeiçoamento em Endodontia da Fasurgs propicia treinamento teórico-prático aos alunos, promovendo uma evolução de suas habilidades.São oferecidas 20 vagas para graduandos e graduados em Odontologia. O coordenador do curso é o professor Tiago Lange dos Santos. A primeira aula inicia nesta sexta-feira, dia 17 de agosto. O curso conta com total de 48h/aula. Entre em contato e garanta sua vaga. Para mais informações entre em contato com a secretaria da pós-graduação da Fasurgs, pelo fone (54) 3335-8940, pelo WhatsApp (54) 8423-1116 ou pelo e-mail [email protected] A Fasurgs localiza-se na Rua Angélica Otto, n° 160, junto ao Instituto Menino Deus, Bairro Boqueirão, Passo Fundo/RS.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 15/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

UBS da Planaltina 

A Prefeitura de Passo Fundo finalizou a construção do passeio público em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro Planaltina. A obra foi feita por meio de medida compensatória, que são ações destinadas a compensar impactos negativos de empreendimentos da cidade, sendo realizadas por investidores locais. Conforme o projeto apresentado para a Secretaria de Planejamento, responsável pela fiscalização da obra, a calçada foi construída em concreto e com colocação de piso tátil, solicitada na adequação do projeto em cumprimento à nova legislação, que exige normas de acessibilidade, além de rampas de acesso para uso de veículos de cadeirantes. A UBS Planaltina foi inaugurada no mês de fevereiro para atender cerca de 5 mil moradores do bairro e entorno. O prédio, localizado na rua Professora Lucile Fragoso de Albuquerque, recebeu reforma e ampliação. 

 

A construção de calçadas
O município está fazendo um trabalho continuado na estruturação de calçadas junto aos prédios públicos, no entendimento de que a segurança do pedestre é fundamental.No entanto, a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, também destaca que a calçada é uma responsabilidade dos proprietários dos lotes. “O comprometimento de cada um é fundamental na construção de uma cidade mais segura e acessível. Cada obra nova deve ter sua calçada seguindo as normas do Código de Obras, que prevê materiais e acessibilidade. No caso de calçadas existentes, a manutenção e regularidade também é responsabilidade do proprietário”, explicou ela. 

 

Palestra
A aplicação da mediação e arbitragem nas relações de trabalho é tema da palestra que será realizada na próxima terça-feira (21), pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa), em parceria com a TechLaw Institute, o Centro Brasileiro de Resolução de Conflitos (Cebrard) e a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Passo Fundo. Esses serviços são meios alternativos para solução de conflitos nas empresas e visam desafogar o sistema judiciário. A atividade inicia às 19h e será ministrada pelo advogado Asdrubal Nascimento Lima Júnior, que é professor, coach, mediador, árbitro e presidente da comissão de arbitragem da Ordem do Advogados do Brasil do Distrito Federal. A palestra acontecerá no auditório da Acisa (Av. General Neto, 443 - 5º andar, Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou fone (54) 3311-1300.

 

Projeto Sensações
A APAE de Passo Fundo, através do Projeto Sensações, estará realizando uma tarde especial para seus alunos dos Ciclos de Aprendizagem da Escola Especial o Sorriso de Amanhã. É o “Primeiro Desafio Urbano: supere seus limites!”. A atividade acontece em parceria com a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Passo Fundo, Associação dos Skatistas de Passo Fundo, Escola de Skate e Affix Skateboard. O objetivo é desafiar as crianças, dentro de suas capacidades, a se aventurarem junto com os skatistas em um circuito montado dentro da pista do Parque da Gare. Aqueles que cumprirem os desafios propostos pela pedagogia do evento, serão premiados. É a primeira vez que uma iniciativa assim acontece em nossa cidade.
Sobre o projeto
O Projeto Sensações desenvolve ao longo do ano atividades que buscam despertar e estimular as sensações nas crianças com deficiência intelectual e/ou múltipla dos Ciclos de Aprendizagem (Ensino Fundamental) da Escola Especial o Sorriso de Amanhã. Um dos exemplos são as atividades realizadas  com skate, patins e slackline dentro do espaço da APAE. Brincadeiras que parecem simples para algumas crianças, mas que dificilmente estão presentes na vida das crianças com deficiência.

 

Dom Quixote das Artes I
Como parte da Semana do Patrimônio e em parceria com a Semana das Artes Visuais, os cursos de Artes e de História da Universidade de Passo Fundo exibem nesta quarta-feira (15) o filme “Dom Quixote das Artes”. A atividade acontece no Teatro Múcio de Castro, às 19h30min, com entrada gratuita e aberta ao público. O documentário conta a história do artista plástico Paulo Siqueira, reconhecido em todo sul do país pelos inúmeros monumentos expostos em espaços públicos e produzidos com sucata, materiais industrializados e placas de metal, retirados de ferros-velhos. Em Passo Fundo, cidade onde viveu a infância e juventude, o artista deixou várias esculturas, sendo a que homenageia o músico “Teixeirinha”, localizada na Avenida Brasil, uma das mais conhecidas.

Dom Quixote das Artes II
Siqueira acreditava, acima de tudo, no poder transformador da arte e soube lutar para que sua obra pudesse estar acessível a todas as pessoas, acalentando o sonho de liberdade, que tanto prezava. Os diretores do filme, Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, contam que o processo de produção do documentário levou três anos para ser concluído, entre o período destinado à pesquisa até a finalização. Foram gravados depoimentos e obras no Brasil e na Argentina, em cidades como Passo Fundo, Corrientes, Garopaba, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Porto Alegre, Serafina Correa, David Canabarro e Chapecó.


Novo desvio
A Secretaria de Obras informa que as obras da avenida Brasil terão um novo desvio a partir desta terça-feira (14). No sentido centro/bairro o desvio ficará na rua Dom Pedro II, seguindo pela rua Morom. A Secretaria de Segurança Pública já trabalha nos ajustes e observa que a rua Dom Pedro II terá mão única no sentido Brasil/Morom. Veículos pesados poderão fazer o desvio pela rua Castro Alves.




Fontes em Off

Terça-Feira, 14/08/2018 às 06:00, por Fontes em Off

PIS I

A partir desta terça-feira (14), trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus recursos. O prazo ficará aberto até 28 de setembro.Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir de amanhã, todas as pessoas poderão sacar os recursos corrigidos. A partir de 29 de setembro, só será possível receber as quantias dos dois fundos nos casos previstos na Lei 13.677/2018.
PIS II
Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição, desde que o interessado tenha o Cartão Cidadão. No caso do Pasep, a consulta é feita ao Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001.Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.

Embalagens de agrotóxico
Todos os anos a Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo promove o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos. Neste ano, a quantidade de material amentou mais de 20%, de 12 mil em 2017 para cerca de 16 mil em 2018. O serviço passou por todos os distritos do interior: Bela Vista, Bom Recreio, Pulador, Santo Antônio do Capinzal, Sede Independência e São Roque. Ainda, participaram da iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, a Cinbalagens – Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos e a Produtécnica.


Direitos da mulher são tema de debate no Centro de Referência da Mulher

Direitos da mulher I
Na semana de aniversário da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Passo Fundo, através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e em parceria com o Projur Mulher e Diversidade, promoveu uma roda de conversa a respeito dos direitos da mulher, e as formas de acesso. Na ocasião foi explanado sobre o contexto que envolve as mulheres e a importância de conhecerem seus direitos, a fim de os acessarem, quando necessário.
Direitos da Mulher II
A atividade, segundo a secretária adjunta da Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, teve grande significado: “foi uma importante conversa, quando várias dúvidas foram esclarecidas pelo Projur Mulher e Diversidade. Assuntos que envolvem a família, a relação com os filhos, acesso à rede de atendimento, profissional, prevenção e enfrentamento à violência, têm sido frequentemente abordados no Centro de Referência, fortalecendo cada vez mais as mulheres, ajudando-as a tornarem-se protagonistas da sua própria história”, destaca.

Aula inaugural
A aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED ocorre no dia 24 de agosto. Evento traz palestrantes com temas diversos e de interesse aos profissionais e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.Organizada pelas professoras Aline de Oliveira Mendes e Amanda Schüler Bertoni, a programação acontece nos turnos da tarde e noite, das 14h às 18h (Workshop) e das 19h30 às 22h (Palestra). O workshop terá como tema Metodologia e Concepção do Projeto Arquitetura como Processo Cultural - Uma história sobre a recomposição de clichê modernista.Já a palestra abordará Toyo Ito - Uma experiência pessoal e de trabalho num dos mais prestigiosos escritórios de arquitetura do mundo.

 

II Festival da Pizza
O evento gastronômico que já está no calendário regional tem data marcada para acontecer nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no CTG Lalau Miranda. Os ingressos para o II Festival da Pizza, já podem ser adquiridos pela internet. Neste ano, serão 27 sabores divididos em três ilhas temáticas: Clássicos da Pizza, Sabores do Brasil e Mundo dos Doces. Cada ilha também terá uma pizza especial do evento. No Festival terá música ao vivo e cabine fotográfica. Para as crianças, terá Espaço Kids com brinquedos e recreacionistas e Oficina da Pizza.


Transportando saúde
Durante dois dias (07 e 08 de agosto) os colaboradores da Coleurb foram convidados a participar das atividades do projeto “Transportando Saúde nas Cidades”. A ação, desenvolvida pelo Sest/Senat, ofereceu serviços de verificação da pressão, testes de glicemia, orientações odontológicas, nutricionais, fisioterapêuticas, psicológicas, esportivas, capacitações, além da distribuição de brindes aos colaboradores que participaram. Mais de 250 colaboradores da empresa de transporte coletivo foram orientados com dicas de saúde e hábitos para uma vida mais saudável. O projeto é ofertado no local de trabalho para trabalhadores do transporte.

Aptidão Linguística
A UPF Idiomas, ligada à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), está oferecendo o Teste de Aptidão Linguística (TAL). A iniciativa é destinada para pessoas que desejam fazer um intercâmbio ou necessitam comprovar seu nível de fluência e conhecimento em outro idioma. São oferecidas provas de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano. Interessados devem fazer sua inscrição na secretaria da UPF Idiomas, situada no Campus III, até o dia 30 de agosto. As provas serão realizadas de 3 a 5 de setembro.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8510 ou pelo e-mail [email protected]

 

Questionário I

Está aberto para a participação da população o questionário da revisão do Plano Diretor. Até o próximo domingo, dia 19 de agosto, os passo-fundenses podem responder diversas questões sobre o bairro onde moram, sobre a infraestrutura da cidade e sobre o que gostariam que melhorasse. Para responder, é só acessar o site da Prefeitura de Passo Fundo (pmpf.rs.gov.br) e procurar o link Questionário Participativo da Revisão do Plano Diretor, nos destaques da página.

Questionário II
O primeiro passo é colocar o número do CPF e em seguida do CEP da rua onde mora. Depois seguem as questões onde as respostas devem ser marcadas dentre as opções apresentadas. Importante lembrar que no item onde é necessário responder o setor onde mora é preciso ir até o final da página e clicar na seta, que então aparece a lista com os nomes dos bairros, vilas e loteamentos para escolher o seu.Este questionário tem como objetivo ouvir a opinião da comunidade sobre soluções urbanas. As perguntas foram criadas para que o cidadão possa avaliar assuntos como recuos, verticalização, calçadas, entre outros. O resultado deste questionário ajudará a compreender melhor os anseios da população de Passo Fundo quanto ao futuro da cidade.


Casa de câmbio 
Ao programar uma viagem internacional, muitas pessoas ficam confusas em relação à questão do dinheiro. Qual moeda levar, se devem comprar toda a quantia e qual é o momento ideal para realizar a compra. Para ajudar nessas e em outras dúvidas, a Invest Câmbio, nova marca do grupo Alternativa Turismo e Câmbio inaugurou ontem, no Bella Città com a proposta de oferecer serviços diferenciados.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE