PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Quinta-Feira, 14/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação, no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segue com inscrições abertas até esta sexta-feira (15). Nesta edição do segundo semestre de 2018, estão sendo ofertadas 57.271 vagas em 68 instituições. Pode concorrer quem fez a prova em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. O resultado da chamada regular está previsto para 18 de junho.


Jogos da Copa
Em tempos de Copa do Mundo, o sentimento de união invade os brasileiros que torcem e vibram pela seleção. Nesta quinta-feira (14) inicia a vigésima primeira edição do mundial e o Bella Città transmite todos os jogos do Brasil durante o campeonato. As partidas têm transmissão em um grande telão, com visão em toda a Praça de Alimentação do 2º andar. Para acompanhar os jogos, os clientes podem aproveitar com a família e amigos de um chopp gelado e ainda das demais opções de cardápios oferecidos pelas lojas da Praça. Nos dias dos jogos do Brasil as lojas e quiosques tem fechamento facultativo 30 minutos antes das partidas e reabertura 30 minutos após o término.


Blockchain e bitcoin
A IMED promove nesta quinta-feira (14), às 19hrs, no Auditório Central, a palestra Blockchain e Bitcoin: o futuro das transações e do dinheiro, com o palestrante Fábio Junges, um dos diretores da Teevo, uma das maiores empresas de blokchain do mercado. As moedas virtuais ou criptomoedas surgiram há uma década e, assim como os cartões de débito ou crédito, contribuem para reduzir o uso do dinheiro em papel. Blockchain é como se fosse uma carteira digital para criptomoedas, que são as moedas digitais. A mais conhecida é o bitcoin, que usa a tecnologia blockchain, e é independente de controle central, sem interferências de governos, pessoas ou corporações. O evento tem inscrições gratuitas e certificação no site da IMED.


Reunião
Segurança pública é uma das três prioridades da Câmara Setorial de Óticas, Joalherias e Relojoarias, projeto coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo e pelo SEBRAE/RS. A pauta, acompanhada de outras duas demandas – comércio ilegal e treinamento – norteia as ações do grupo, que reúne periodicamente empresários do segmento. A segurança pública na cidade, especialmente nas áreas centrais, foi tema do terceiro encontro da Câmara, realizado na noite da última segunda-feira (11). Na oportunidade, os empresários participantes receberam o comandante do 3º RPMon, tenente coronel Volnei Ceolin. Na reunião, os empresários presentes agradeceram ao comandante pela intensificação do policiamento e da abordagem. Para Joel Freitas, empresário e participante do encontro, os lojistas e a população em geral têm notado a presença dos policiais nas ruas e o aumento da sensação de segurança. De acordo com ele, o segmento ainda aguarda a implantação do Projeto Guardião, que prevê a instalação de 150 câmeras de monitoramento para ajudar no policiamento preventivo.


Comércio
O comércio varejista mantém a expectativa de crescimento para 2018, segundo avaliação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados foram revisados pela entidade após a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE, de abril, divulgados nessa quarta-feira (13), e apontam alta de 5% no varejo ampliado. De acordo com o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes, os impactos das manifestações dos caminhoneiros em maio serão limitados ao terceiro bimestre e não devem comprometer a tendência de alta nas vendas.


Prêmio Minuano de Literatura I
O Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul lançam o Prêmio Minuano de Literatura, em dez categorias. O objetivo é ressaltar e reconhecer a produção literária de autores gaúchos, contribuindo para sua divulgação e para o incentivo à leitura e à produção escrita. As inscrições ocorrerão no período de 1° de junho a 1° de julho de 2018. O Regulamento e seus anexos estão disponíveis no endereço eletrônico www.ielrs.blogspot.com.br. Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3314-6450.
Prêmio Minuano de Literatura II
Podem participar do Prêmio obras de autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como obras publicadas por editoras sediadas no Estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas no decorrer do ano de 2017 e podem concorrer nas seguintes categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial. A Comissão Organizadora será composta por membros do IEL e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias.


Centro Pop
Os usuários do Centro Pop de Passo Fundo participaram na manhã dessa quarta-feira (13) de uma Roda de Conversa com a assistente social Zeniara Deggerone e as técnicas de Saúde Mental do CAPS-AD, Marilan Fontana e Sandra Zanin de Souza. O tema abordado foi a dependência de álcool e drogas, o acesso aos serviços e ao tratamento da dependência. Pelo menos 15 usuários participaram da atividade. O objetivo do trabalho é aproximar cada vez mais os serviços do público atendido, facilitando o acesso e criando um vínculo de confiança, para que o usuário sinta-se acolhido, com vontade para buscar e aceitar os atendimentos e entenda que estes mecanismos podem auxiliar na superação da dependência e da situação de vulnerabilidade. Além disso, tendo em vista que grande parcela deste público alvo, atendido pelo Serviço Especializado de Abordagem Social, Centro Pop e Casa de Passagem (Albergue), tem em seu histórico o uso de álcool e outras substâncias, existe a dificuldade da manutenção e resgate de vínculos familiares e a superação da exclusão social, o que poderia abreviar o tempo de permanência nas ruas.


Fórum regional
Integrando a programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) o IV Fórum Regional de Conservação e Biodiversidade, que este ano terá como tema os desafios e perspectivas da sustentabilidade. O evento será realizado nos turnos da manhã, tarde e noite no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Esta é uma das atividades da agenda conjunta das entidades, entre elas a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo, para o mês dedicado ao meio ambiente. Até o dia 30 de junho uma série de ações deve acontecer, como a Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que terá como tema a reciclagem e o Cine Debate da Sala Futura. Junto a esta programação também acontecem campanhas de arrecadação de lixo eletrônico, garrafas pet e óleo de cozinha.


PIS/Pasep I
O presidente Michel Temer sancionou ontem (13) a lei e assinou o decreto que regulamentam os saques das contas inativas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para todas as pessoas quem tenham o benefício. O pagamento das cotas deve injetar R$ 39,5 bilhões na economia. O impacto potencial no PIB é na ordem de 0,55 ponto percentual. O objetivo, segundo o presidente, é movimentar a economia brasileira, assim como ocorreu com o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que injetou cerca de R$ 43 bilhões na economia.


PIS/Pasep II
Tem direito ao saque servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada de 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque. Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A partir da próxima segunda-feira (18) até o dia 28 de setembro, qualquer pessoa titular de conta do PIS/Pasep ou seu herdeiro podem sacar os recursos. Quem puder aguardar para resgatar o dinheiro a partir de agosto, poderá ganhar um pouquinho a mais, pois o reajuste dos valores nas contas para o exercício 2017/2018 será feito em julho. No exercício passado, o reajuste foi de 8%.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 13/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Contrato emergencial
A 7ª Coordenadoria Regional de Educação abriu inscrições para o Cadastro Temporário de Contratação Emergencial, para o exercício da função de professor para a Educação Básica, no período de 13 até 20 de junho de 2018. Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou nas Coordenadorias Regionais de Educação. Quem optar pela inscrição via internet deve imprimir a inscrição e entregar na Coordenadoria Regional da Educação, juntamente com comprovação da formação e, se desejar, demais documentos para desempate de classificação que constam no Edital. Se estes documentos não chegarem na Coordenadoria no período divulgado no Edital a inscrição fica invalidada. Horário das inscrições: das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Direção clínica do HSVP
Nesta segunda-feira, 11 de junho de 2018 foi realizada eleição para diretor e vice-diretor clínico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. A votação ocorreu das 8h30min às 17h30min, na portaria central do HSVP, com chapa única, através de voto secreto e direto. O pleito contou com 326 votantes, 74 votos nulos e 11 brancos. A chapa 1 recebeu 241 votos, sendo que foram eleitos para o período de dois anos, o neurocirurgião César Augusto Lopes Pires como o diretor clínico e o patologista Rubens Rodriguez como vice-diretor clínico. O escrutínio aconteceu imediatamente após o término da votação, tendo a presença dos membros da Comissão Eleitoral, presidente da comissão Wagnes Franceschi, vice-presidente Gilberto Oliveira, secretário Fabiano Vieira, além de César Pires, Mariano Crusius, Márcio Balbinotti e Henrique Oliani, delegado Regional do CREMERS.  


Alerta

A Receita Federal alerta aos cidadãos para tentativas de fraude eletrônica envolvendo o nome da instituição e tentativas de aplicação de golpes via e-mail. Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador. A Receita esclarece que não envia mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet. Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais os contribuintes podem procurar as unidades da Receita Federal.


Como proceder

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; 
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e 
3. excluir imediatamente a mensagem.


I Encontro de Etnias
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cultura, promove neste sábado, dia 16 de junho, o II Encontro de Etnias. O evento irá acontecer das 14h30min às 17h30min, na Arena Instituto Histórico, que fica no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto. Estão confirmadas as participações dos seguintes etnias: islâmica, alemã, italiana, senegalesa, portuguesa e israelita. Cada um dos grupos terá um estande, onde haverá degustação de produtos típicos da culinária e exposições de itens típicos. Também serão realizadas apresentações culturais e artísticas. Além do Encontro, de 14 a 22 de junho, nas dependências do Instituto Histórico de Passo Fundo, acontece uma exposição de fotos, livros, cds e vestuário de todas as etnias participantes.


Sarau I
O poeta Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores nomes da literatura brasileira e o Sesc Passo Fundo preparou um dia de homenagens ao poeta através do Sarau Alguma Poesia no Meio do Caminho. Em 27 de junho (quarta-feira), a partir das 9h, o Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30) receberá alunos da rede pública de ensino e o público em geral para conhecer características não tão divulgadas do autor. O evento é gratuito e aberto para escolas, mediante agendamento prévio no local. Mais informações estão disponíveis no telefone (54) 3313-4318 ou no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo.

 

Centro de Valorização da Vida
A Universidade de Passo Fundo (UPF) sediará uma reunião aberta para a implantação do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Passo Fundo. A atividade, que também conta com o apoio da Instituição, acontece no dia 18 de junho, às 19h20min, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I. Na oportunidade, o coordenador nacional do CVV, João Regis da Silva, apresentará o Centro. Interessados em participar deverão fazer a inscrição no local do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9-9916-7647 ou pelo e-mail [email protected].

 

CVV
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas, todos os dias.

 

Plano diretor I
Termina nesta sexta-feira, dia 15 de junho, o prazo para que os grupos interessados em contribuir com o diagnóstico do processo de revisão do Plano Diretor enviem suas sugestões e informações. As colaborações serão recebidas através do [email protected] ou podem ser entregues diretamente na Secretaria de Planejamento, que fica na Prefeitura de Passo Fundo (rua Dr. João Freitas, 75). Depois desse prazo todos os dados e informações serão compilados para a finalização da etapa de diagnóstico da cidade, onde aparecerão os pontos negativos, positivos e sugestões da comunidade.
Plano diretor II
No primeiro semestre deste ano foram realizados 16 encontros nos bairros da cidade e nas comunidades do interior. Com base com o que foi apresentado pelo público que compareceu às reuniões, realizadas entre os meses de fevereiro e abril, está sendo elaborado um diagnóstico que inclui cada bairro, cada localidade do interior e também do município como um todo e no qual serão também aproveitadas as sugestões e informações que serão recebidas até a próxima sexta-feira.




Fontes em Off

Terça-Feira, 12/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Nota da Redação
O Jornal O Nacional, nos seus 93 anos de circulação em Passo Fundo, sempre prezou e continuará prezando pela qualidade nas suas informações. Tem responsabilidade com a notícia e com as pessoas. Por esta razão, manifesta seu repúdio em relação a comentários maldosos e caluniosos postados na matéria que tratou do caso do morador na praça da Vera Cruz, na página de ON no Facebook. A liberdade de expressão é uma garantia democrática levada muito a sério por O Nacional. Mas a irresponsabilidade com as palavras é algo que não se pode admitir. Não admitimos, sob hipótese alguma, que se levante qualquer dúvida sobre a idoneidade dos profissionais que fazem todos os dias este jornal. Por esta razão, informamos que estamos repassando todo o conteúdo postado no fim de semana ao corpo jurídico da empresa para as devidas responsabilizações.
Redação ON


Passodança I
Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho a cidade vai viver a 13ª edição da Passodança – Mostra Passo-fundense de Danças. O evento é uma realização da Associação Passo-fundense de Dança (APD), Sesc e Prefeitura de Passo Fundo. Será realizada a Mostra Competitiva, além de oficinas de danças urbanas e dança do ventre.

Passodança II
Poderão participar da Mostra Competitiva grupos, academias, escolas municipais, estaduais e particulares (ensino fundamental e ensino médio) não vinculadas a APD. As fichas de inscrições devem ser enviadas por e-mail para [email protected] ou entregues pessoalmente na Secretaria de Cultura (Avenida Brasil Oeste, 792), até o dia 22 de junho de 2018 (sexta-feira), acompanhada da listagem dos participantes por coreografia, além do xerox do documento de identidade de cada bailarino e bailarina.

Passodança III
O concurso é válido para qualquer modalidade de dança. Escolas particulares, municipais e estaduais serão divididas em duas categorias: ensino fundamental e ensino médio. Os demais grupos serão divididos em três categorias: infantil (até 10 anos), juvenil (de 11 a 15 anos) e adulto (a partir dos 16 anos). O acesso a Mostra Competitiva será através da doação de um quilo de alimento não perecível que será doado para entidades assistenciais da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o (54) 3312-1426.


Trote Cãolidário I
Com o objetivo de colaborar com iniciativas que desenvolvem trabalho voluntário em prol dos animais, os calouros 2018 do Curso de Medicina Veterinária da IMED participaram desde o início do semestre da 3ª edição do Trote Cãolidário. Durante esta edição da ação, os alunos do curso arrecadaram mais de duas toneladas de ração, precisamente 2,1 mil quilos, que foram destinadas a quatro entidades independentes de proteção animal. Foram beneficiadas o Grupo Amar, Aspa de Sarandi, Grupo Pêlo Amigo e Galera Animal, da protetora Doris Flores de Souza.
Trote Cãolidário II
O grupo vencedor do desafio foi coordenado pelo docente da Veterinária, Dr. Giovani Kolling e constituído pelas acadêmicas Ana Carolina Lucca La Corte, Débora Rodrigues, Itauana Prezotto, Jéssica Moraes Ribeiro, Letícia Fhynbeen e Raíssa Eduarda da Silva dos Santos, que sozinhas recolheram quase a metade do total do trote, cerca de 900 quilos.

Novo endereço
A partir desta semana a Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias estará atendendo em novo endereço. Com isso, os alunos passam a desenvolver suas atividades junto às dependências do Seminário Nossa Senhora Aparecida. Um encontro entre a Associação de Autistas de Passo Fundo, alunos, corpo docente, Secretaria de Educação e Coordenadoria de Educação está sendo organizado para marcar esta nova etapa de atividades, quando também será inaugurado o novo espaço.




Fontes em off

Segunda-Feira, 11/06/2018 às 08:38, por Fontes em Off

Aeroporto I
A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério dos Transportes, autorizou o Estado a lançar o edital para contratação da empresa que fará o projeto executivo e a obra de ampliação do aeroporto de Passo Fundo. O governador José Ivo Sartori virá ao município nos próximos dias para oficializar a abertura da licitação. Os serviços, orçados em R$ 55 milhões, são considerados prioridade para o desenvolvimento da aviação regional. Os recursos – oriundos do orçamento da União, com contrapartida do Estado – estão garantidos em um termo de cooperação firmado no final de 2017.

Aeroporto II
A licitação será por regime diferenciado de contratação (RDC). A empresa ou consórcio que vencer o certame ficará responsável pela elaboração dos projetos executivos e a execução das obras. Os serviços incluem a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens. A ampliação e modernização do aeroporto de Passo Fundo integram o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Tênis I
Morreu na sexta-feira (8), aos 78 anos, Maria Esther Bueno, considerada a maior tenista do país. Ela estava internada, desde maio, no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, para tratar um câncer que se espalhou no organismo. Nos últimos dias, o estado de saúde dela agravou-se. O hospital não forneceu mais informações. Paulista, Maria Esther Bueno começou a jogar tênis na infância. Junto com os pais e o irmão frequentou desde cedo o Clube Tietê, na capital paulista, onde o tênis era o principal passatempo da família. Aos 14 anos, se tornou campeã brasileira. E chamou a atenção do mundo ao conquistar o tradicional Torneio de Wimbledon, em 1959, quando tinha 19 anos. A vitória inédita de uma brasileira valeu desfile em carro aberto pelas ruas de São Paulo, homenagem do presidente Juscelino Kubitschek e um selo comemorativo dos Correios.

Tênis II
No total, venceu sete vezes o torneio de Forest Hills, nos Estados Unidos, e Wimbledon, na Inglaterra. Primeira tenista de fora dos Estados Unidos a ganhar os torneios de Wimbledon e U.S. Nationals no mesmo ano, Maria Esther foi uma das oito atletas que venceram três vezes os torneios britânico e americano. Foi a 12ª tenista mais vitoriosa nas disputas individuais em Grand Slams, com sete títulos individuais e 12 em duplas femininas e duplas mistas. Com tantas vitórias, ocupou o primeiro lugar no ranking internacional em 1959, 1960, 1964, e 1966. Na época em que ela se destacou no esporte, o tênis não era uma modalidade olímpica – saiu dos Jogos em 1924 e só retornou em 1988. Em 1968, ano em que a brasileira sofreu com contusões, já na fase final da carreira, o tênis participou da Olimpíada da Cidade do México, mas apenas como demonstração.

IPVA I
Para recuperar R$ 285 milhões que deixaram de ingressar nos cofres públicos até o momento, a Receita Estadual inicia uma ofensiva contra a inadimplência do IPVA 2018 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Para tanto, a cidade de Porto Alegre e diversos municípios do interior do estado terão barreiras simultâneas nesta semana. De uma frota de 3.554.770 veículos que deveriam pagar o imposto este ano, 573.156 seguem circulando pelas ruas com o IPVA atrasado. A Receita Estadual não divulgou o dia certo nem os locais das blitze. Depois de fechar o calendário deste ano no mês abril com uma inadimplência financeira de 21,68%, o percentual recuou para 10,94%. Isso significa que diante de uma previsão de arrecadação de R$ 2,60 bilhões, ingressaram nos cofres públicos pouco mais de R$ 2,31 bilhões. Do total arrecadado com o IPVA, metade é repassado automaticamente para as prefeituras conforme o município de emplacamento do veículo.

IPVA II
O contribuinte que não pagou o tributo em dia, além de perder os descontos de Bom Motorista (de até 15%) e Bom Cidadão (de até 5%), terá multa de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5% e será inscrito em dívida ativa, com o contribuinte correndo o risco de ter seu nome lançado no Serasa, sofrer protesto no cartório da sua cidade e processo de cobrança judicial. Como o IPVA é um dos requisitos para renovar o Certificado de Registro e de Licenciamento de Veículo (CRLV), transitar sem este documento em ordem significa infração gravíssima (art. 230, V, do Código de Trânsito Brasileiro), com risco de multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além dos custos do serviço de guincho e depósito do Detran. Os prazos para renovação da CRLV, entretanto, são diferentes do IPVA e variam conforme a placa: 30 de abril para finais 1, 2 e 3; 31 de maio para finais 4, 5 e 6; 30 de junho para finais 7 e 8; e 31 de julho para finais 9 e 0.

Eleições 2018 I
Neste ano, pela primeira vez, está proibida a doação de empresas para os candidatos, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Sem o dinheiro das empresas, a saída encontrada por deputados e senadores foi definir novas regras para o financiamento da propaganda eleitoral. Depois de muita polêmica e poucos dias antes do prazo final para a proibição valer em 2018, Câmara dos Deputados e Senado aprovaram a criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, por meio da Lei 13.487/2017, que soma R$ 1,716 bilhão de recursos públicos. Além desse fundo, as legendas apostam em doações de pessoas físicas e vaquinhas virtuais para aumentar o montante de recursos.

Eleições 2018 II
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu como os recursos do fundo serão distribuídos. Uma pequena parcela (2%) será dividida igualitariamente entre todos os partidos. O restante será distribuído conforme a votação do partido e a representação no Congresso. Quanto maior a bancada, mais dinheiro a legenda receberá. A referência é o número de titulares nas duas Casas - Câmara e Senado - apurado em 28 de agosto de 2017. O partido que mais receberá recursos será o MDB com R$ 234,19 milhões (13,64%), seguido pelo PT, R$ 212,2 milhões (12,36%); e pelo PSDB, com R$ 185,8 milhões (10,83%). O PP (7,63%) ficará com R$ 130,9 milhões e o PSB (6,92%), com R$ 118,7 milhões. Já o Partido Novo, PMB, PCO e PCB (0,57%) serão as legendas com a menor fatia do fundo eleitoral, tendo direito a R$ 980 mil cada.

 




Fontes em Off

Sábado, 09/06/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Fim da greve
Trabalhadores da Codepas retornaram ao trabalho na tarde de sexta-feira, depois de fechar acordo com a empresa. Eles receberão 2% de reajuste imediatos, mais 0,30% em setembro, R$ 530 de ticket alimentação e faltas abonadas. A categoria ficou três dias e meio paralisada. Além de motoristas e cobradores, também pararam os garis e os monitores do estacionamento rotativo.

 

Pavimentação I
A interrupção da produção de cimento asfáltico de petróleo (CAP) anunciada pela Petrobrás devido a problemas em duas unidades, que afetou a disponibilidade de asfalto para a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), e a paralisação dos caminhoneiros fizeram com que o cronograma de trabalhos da Avenida Brasil fosse adaptado. A normalização acontece aos poucos e, a partir da próxima semana, a previsão é de que os serviços de pavimentação sejam retomados na obra. 


Segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura de Passo Fundo, na próxima semana deve ser colocada a camada final do pavimento (concreto betuminoso usinado a quente – CBUQ) e início da calçada em basalto nos passeios, a drenagem continua em andamento. Nessa semana foi imprimada a base do asfalto e realizado serviços de drenagem e colocação de meio-fio. 

Pavimentação II
Ao todo, a obra terá quatro fases e várias etapas em cada uma delas. As etapas seguintes são: 2ª etapa – rua Dr. Verdi de Césaro até o trevo da BR 285; 3ª etapa – trevo da BR 285 até a rua Dr. Verdi de Césaro; e 4ª etapa – Dr. Verdi de Césaro até a avenida Rui Barbosa. O projeto geral prevê a revitalizada da principal avenida da cidade para recuperar e modernizar a infraestrutura de cerca de 5,5 quilômetros entre o trevo da BR 285 e a rua 20 de Setembro. As obras são realizadas pela empresa Bolognesi Infraestrutura Ltda, vencedora da licitação realizada pela Prefeitura de Passo Fundo.

 

Vestibular IMED I
O vestibular de inverno acontece neste sábado, a partir das 8h30 na IMED. Para acolher os familiares dos estudantes, a equipe de professores e funcionários estará à disposição para acompanhar em visitas guiadas, tirar dúvidas sobre a instituição e sobre os cursos oferecidos.


No pátio interno haverá água e erva-mate para o chimarrão, pipoca, café e chocolate quente para espantar o frio. E quem quiser se divertir enquanto espera os vestibulandos, terá a oportunidade de participar do Escape Game, numa atividade preparada especialmente para os familiares.

Vestibular IMED II
Neste sábado serão propostas duas formas desta atividade: uma no pátio da IMED e outra na sala do Escape, montada no Laboratório de Metodologias Inovadoras, no prédio em frente. A prova do vestibular terá 4 horas de duração e o gabarito será divulgado no site e redes sociais a partir das 12h45. Para quem vem fazer a prova, a IMED está disponibilizando estacionamento gratuito na Rua Aníbal Bilhar 803, atrás do City Hotel, no Ávila Park.

 

Vestibular UPF I
A Universidade de Passo Fundo recebe hoje os mais de 5,3 mil candidatos para o Vestibular de Inverno. A prova começa às 14h, mas os candidatos devem estar uma hora antes no campus. O processo seletivo tem os cursos divididos em Grupo 1, cujos candidatos fazem apenas a prova de Redação, e Grupo 2, no qual os candidatos respondem às provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. As provas do Grupo 1 ocorrem das 14h às 15h30min, enquanto os candidatos a cursos do Grupo 2 têm das 14h às 19h para responderem às questões e redigirem a Redação.
Vestibular UPF II
É importante que os candidatos antecipem sua chegada ao Campus I, para evitar congestionamento. Para a realização da prova, a UPF fornecerá caneta de cor azul. Quanto à documentação, é necessário que o candidato esteja munido de comprovante de inscrição e do documento de identificação com o qual realizou a inscrição. 




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE