PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Quarta-Feira, 26/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Teatro
O teatro de rua do Grupo Ueba, de Caxias do Sul, aterrissa em Passo Fundo, no feriadão de 12 outubro (sexta-feira). Por intermédio do projeto Arte Sesc - Cultura por toda parte, a peça “As Aventuras do Fusca a Vela” será apresentada na Praça Capitão Jovino (Rua Coronel Pelegrini, s/n), a partir das 16h. A atração é gratuita e o público é convidado a levar a sua cadeira. Mais informações estão disponíveis no telefone (54) 3313-4318 ou no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo.

 

Formação de monitores I
Com o objetivo de orientar os monitores que acompanham os alunos com deficiência que frequentam as escolas da rede municipal, o Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação promoveu uma palestra sobre os manejos comportamentais e as possíveis intervenções diante das situações de conflito manifestadas no ambiente escolar. Josiana Hertel, psicopedagoga e orientadora educacional e Tatiana Piazza, psicóloga, foram as palestrantes da formação.
Formação de monitores II
O serviço de monitoria nas escolas faz parte do Atendimento Educacional Especializado, este garantido por lei, segundo os artigos 227, § 1º, inciso II, e 208, inciso III, da Constituição Federal. Neste sentido, a rede municipal de Educação, por entender que a política de inclusão social vai além de cumprir as leis estabelecidas, promove bimestralmente formações para monitores, para que possam atender, com qualidade e equidade, a todos os alunos com deficiência.

 

Senac I
As boas práticas de manipulação de alimentos são uma forma de garantir a segurança do produto e a segurança alimentar do usuário ou consumidor. Ciente da importância dessas práticas para os estabelecimentos de alimentação, o Senac Passo Fundo inscreve para o curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. As aulas iniciam em 8 de outubro, com encontros às segundas-feiras, das 18h30 às 22h30.
Senac II
Seu objetivo é proporcionar aos participantes conhecimentos e habilidades técnicas, para assegurar as boas práticas na manipulação de alimentos e o atendimento às legislações vigentes - RDCs 52/14 e 216/04 - ANVISA, as Portarias 1224/14 e 78/09 - SES/RS, bem como o conhecimento quanto à legislação municipal de Porto Alegre, de acordo com as Portarias nº. 1.120/2015 e 1.109/16 da Secretaria Municipal da Saúde. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos. Matrículas podem ser feitas pelo site www.senacrs.com.br/passofundo ou presencialmente no Senac Passo Fundo, localizado na Avenida Sete de Setembro, 1045. Mais informações pelo telefone (54) 33134599.


Mestrado
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (PPGECM/UPF) divulga o edital do processo de seleção para ingresso de discentes em seu curso de Mestrado Profissional. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 23 de novembro, mediante o preenchimento da ficha cadastral disponível em https://secure.upf.br/apps/extensao/inscricao/rel_eventos_pos.php.


Crédito consignado I
A partir desta quarta-feira (26) os trabalhadores brasileiros poderão contar com uma nova opção de crédito, com o início das operações de empréstimo consignado com uso do FGTS como garantia. A Caixa será o primeiro banco a operar a modalidade, que estará disponível em todo o país. A alternativa será uma oportunidade aos trabalhadores da iniciativa privada em dificuldades para quitar dívidas, limpar o nome, fazer pequenas reformas ou um novo investimento. A nova linha de financiamento terá taxas mais baratas e estará à disposição de 36,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada. 

Crédito consignado II

Para garantir que o crédito seja realmente acessível, os juros não poderão ultrapassar 3,5% ao mês, percentual até 50% menor do que o de outras operações de crédito disponíveis no mercado. O prazo de pagamento será de até 48 meses (quatro anos). “Nosso objetivo é disponibilizar aos trabalhadores uma linha de financiamento que seja realmente viável tanto para tomar o dinheiro quanto para pagar depois”, explica o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, que preside o Conselho Curador do FGTS.




Fontes em Off

Terça-Feira, 25/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Corede Produção
O Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção) promove, a partir das 8h30 do dia 28 de setembro, o painel “O desenvolvimento regional em destaque”. O evento ocorrerá no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I. O painel contará com a presença de candidatos da região do Corede Produção a Senador, a Deputado Estadual e a Deputado Federal, os quais terão um espaço para manifestar-se acerca de suas percepções sobre o desenvolvimento regional.

 

Simpósio I
A Liga do Trauma da Universidade de Passo Fundo (UPF), vinculada à Faculdade de Medicina (FM), realiza o II Simpósio da Liga do Trauma UPF. O evento, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro, no auditório da Unidade Acadêmica, no Campus II, objetiva trazer para discussão temas relacionados à medicina de emergência e à cirurgia do trauma. A programação é composta de palestras a serem proferidas pelos Dr. Hamilton Petry de Souza e Dr. Ricardo Breigeiron, professores do curso de Medicina da PUCRS, doutores em cirurgia e considerados nomes importantes em cirurgia do trauma no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Simpósio II
Também devem participar o Dr. Alex Roman, neurocirurgião, e o Dr. Jaber Saleh, cirurgião-vascular, ambos atuantes em Passo Fundo. Na sexta-feira (28), as atividades ocorrem das 19h às 21h30, e, no sábado (29), das 8h30 às 11h. O II Simpósio da Liga do Trauma UPF tem como público-alvo todos aqueles relacionados com o atendimento de pacientes politraumatizados, incluindo médicos, residentes, acadêmicos de cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e demais cursos da área da saúde. As inscrições têm o custo de R$ 25,00 e podem ser efetuadas no site https://secure.upf.br/eventos/eventos/370.


Regionalização I
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo e o Vice Prefeito, João Pedro Nunes, estiveram na companhia de todo o secretariado, realizando a primeira reunião regionalizada na Associação de Moradores do bairro Vera Cruz, para tratar assuntos, conversar e planejar possíveis ações nos bairros Vera Cruz, Loteamento Industrial, Loteamento Primeiro Centenário, Bairro José Alexandre Zachia, Bairro Hípica e Bairro Valinhos, que também estavam presentes com seus presidentes e representantes. 

Regionalização II
Os novos encontros com as associações de moradores estão a cargo da Coordenadoria dos Movimentos Populares, que por meio do coordenador Ademir dos Santos, ficará responsável pelo agendamento e organização das reuniões, implementando um calendário.


Paineis com candidatos
Oferecer espaço aos candidatos que concorrem a cargos eletivos, independente de partido político, é uma das propostas da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo nessas eleições. Nesta terça (25) e quarta-feira (26), a entidade realizará dois painéis eleitorais entre os candidatos de Passo Fundo a deputado estadual e federal. O primeiro encontro será com os candidatos a deputado estadual e na quarta-feira é a vez dos candidatos a deputado federal apresentarem suas propostas. Os dois painéis acontecerão na sede da associação, a partir das 19h. A atividade é aberta ao público e também será transmitida ao vivo pelo Facebook da entidade.

 

Não se anule, vote!
No início do mês, a Acisa e demais entidades empresariais da cidade lançaram as campanhas "Não se anule, vote!" e "Vamos eleger candidatos de Passo Fundo", que visa conscientizar os eleitores sobre a importância de escolher um candidato e, de preferência, que represente o município. “Ao elegermos representantes do nosso município, temos muito mais representatividade e isso contribui para a melhoria de todas as áreas da nossa cidade e região”, destaca o presidente da Acisa, Evandro Silva.


Circuito de Corrida de Rua

Os interessados em participar da segunda etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua têm até a próxima quarta-feira, dia 26 de setembro, para se inscrever para a segunda etapa. Para isso, é preciso acessar o site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br), procurar o link nos destaques da página e preencher o formulário. As inscrições serão limitadas em 900 vagas.Os corredores, dessa vez, farão percurso na avenida Presidente Vargas, com saída e chegada em frente ao Quartel da Brigada Militar. A largada está marcada para as 9h do dia 30 de setembro (domingo). Os kits para as provas também devem ser retirados no Quartel da Brigada no dia 29 de setembro, das 9h às 14h para os residentes em Passo Fundo, e no dia 30 de setembro, das 7h às 8h30 para quem vem de outros municípios para participar.




Fontes em Off

Segunda-Feira, 24/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Finalista I

A IMED está entre os três finalistas na categoria Empresa Incentivadora Do Esporte do prêmio Destaque Esportivo, promovido pela Secretaria dos Esportes da Prefeitura de Passo Fundo. Na lista estão os mais votados na primeira etapa, que se encerrou em 1º de setembro. A IMED é a patrocinadora do Planalto Rugby Clube, fundado em 2011, que também está representado em duas modalidades da premiação, na categoria Dirigente Esportivo, Gustavo Bastian (Planalto Rugby Clube) e ainda Projeto Esportivo Social com o Rugby na Escola.

 

Finalista II

Para o gerente de Marketing, Comunicação e Relacionamento com o Mercado da IMED, Cristiano Mielczarski da Silva, a indicação valida os movimentos que a instituição vem fazendo para apoiar o esporte em Passo Fundo. De acordo com o secretário dos Esportes, Gilberto Bellaver, em breve, a população poderá votar para escolher, entre os finalistas, o vencedor de cada categoria. Qualquer pessoa pode votar e quantas vezes quiser no candidato de sua preferência. “O prêmio demonstra a valorização ao esporte e às pessoas que fazem o esporte acontecer”, afirma o secretário.

 

Seminário Branch Norte Gaúcho

Nos dias 28 e 29 de setembro Passo Fundo irá sediar o Seminário Branch Norte Gaúcho – Crescer, inovar e empreender com o gerenciamento de projetos. No dia 28, das 18h às 23h, acontece um workshop sobre Alinhamento Estratégico de Projetos: aplicação do modelo PSACanvas. No dia 29, das 8h às 14h, acontece o seminário com palestras e também haverá um workshop, das 15h às 18h. O evento será realizado na Academia Passo-Fundense de Letras.

 

VIII Festival Regional em Dança I

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) promove o VIII Festival Regional Feff/UPF em Dança. O evento acontece na sexta-feira (28) e objetiva propiciar aos acadêmicos a oportunidade de vivenciar a organização e a implementação de um evento de dança. A abertura da programação está marcada para às 19h30min, no ginásio da Feff, Campus I da UPF. A iniciativa deve reunir participantes das escolas da rede pública e privada de Ensino Fundamental e Médio, grupos independentes, escolas de dança e grupos de terceira idade de Passo Fundo e região.

 

VIII Festival Regional em Dança II

O evento está estruturado a partir da definição de quatro categorias principais - dança escolar; grupos independentes ou escolas de dança; solo, duo, trios, quartetos; e terceira idade, divididas em subcategorias. Pode participar com um trabalho coreográfico por subcategoria a partir de um dos estilos permitidos. Informações sobre as inscrições para participar podem ser encontradas noa página VIII Feff em Dança, no Facebook. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o evento gratuitamente.

 

Feira do Livro

Na terça-feira (25) ocorre a cerimônia de lançamento da 32ª Feira do Livro de Passo Fundo, às 9h30min no Teatro Múcio de Castro. A Feira é uma organização da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, juntamente com a Prefeitura de Passo Fundo, Ministério da Cultura, Livreiros e demais empresas e apoiadores e patrocinadoras. Toda a comunidade está convidada.

 

Agricultura Conservacionista I

Na próxima semana, entre dos dias 27 a 29 de setembro, irá acontecer o curso de Atualização Agronômica em Agricultura Conservacionista, com o objetivo de contribuir para a implementação da agricultura no estado. Estão convidados engenheiros agrônomos, agrícolas, ambientais e florestais e estudantes de graduação em ciências agrárias. O curso é promovido pela  Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre, em parceria com a  Embrapa Trigo e apoio da Syngenta. O evento vai ser realizado na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, com carga horária de 24h. Mais informações e inscrições, pelo e-mail para [email protected]

 

Agricultura Conservacionista II

No dia  10 de outubro, também será realizado o Dia de Campo sobre Agricultura Conservacionista a ser realizado nos campos experimentais da Embrapa Trigo, em Passo Fudo. O Dia de Campo será aberto a produtores rurais assistidos pelos profissionais que participaram do curso de Atualização Agronômica em Agricultura Conservacionista, com apoio ao deslocamento, por ônibus, até a Embrapa Trigo.

 

Clube Caixeiral Campestre

Não vai faltar diversão para as crianças no Clube Caixeiral Campestre. No dia 7 de outubro, durante todo o dia, acontecerá na Sede Campestre, a Festa das Crianças. As atividades começam pela manhã com gincana recreativa e a tarde terão brinquedos infláveis, distribuição de guloseimas e muitas outras surpresas. A festa é gratuita e exclusiva para os associados do clube.

 

1ª Semana Passo Fundo de Cinema

Com o objetivo de promover a arte cinematográfica local e democratizar o acesso, a Prefeitura de Passo Fundo realizará de 24 a 30 de setembro a 1ª Semana Passo Fundo de Cinema. A programação conta com cinema ao ar livre em alguns bairros da cidade, exibição de filmes de produtores e diretores que tenham relação com a cidade e um festival de curtas metragens com os filmes produzidos pelo Colégio Tiradentes e Integrado UPF. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura.




Fontes em Off

Sábado, 22/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Alteração de trânsito
Desde sexta-feira, a rua Castanho da Rocha fica em sentido único desde a avenida Brasil até a rua Alferes Rodrigo, no sentido centro/bairro. Já a rua Alferes Rodrigo fica em sentido único do mesmo ponto de encontro das duas ruas – logo após a rua Antônio R. Vasconcelos, no sentido bairro/centro. Durante os primeiros dias, agentes de trânsito estarão no local para orientar e organizar o fluxo. 


APAE
Para agradecer às pessoas que colaboraram com a Apae de Passo Fundo através da Campanha Troco Solidário da Comercial Zaffari, o grupo de teatro da entidade fez um Flash Mob no mercado do Bella Città Shopping Center, na manhã de quarta-feira (19). Em agosto, a Comercial Zaffari prestou contas da Campanha e até o último mês foram arrecadados R$124 mil. Destes, a Apae foi beneficiada com R$16.949,13. O valor foi investido especialmente na manutenção da estrutura da sede da instituição. Atualmente, 60% das despesas, que giram em torno de R$160 mil, são pagas com a contribuição da comunidade.

Desenvolvimento Regional
Com o intuito de promover um amplo debate, o Conselho Regional de Desenvolvimento da Produção (Corede Produção) realiza um painel com o tema O Desenvolvimento Regional em Debate. A atividade será na sexta-feira (28), às 8h30min, no auditório da Biblioteca Central da UPF. O painel contará com a presença de candidatos da região do Corede Produção a Senador, a Deputado Estadual e a Deputado Federal, os quais terão um espaço para manifestar-se acerca de suas percepções sobre o desenvolvimento regional. Toda a comunidade é convidada a participar. Mais informações pelo email [email protected]

 

Feac/UPF e CDL
A Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) recebeu, na tarde de quarta-feira (19), representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo para uma reunião sobre o desenvolvimento de projetos conjuntos entre a unidade acadêmica e a entidade. Dentre os temas debatidos, estiveram a oferta de cursos e estágios e a prestação de serviços. A ideia é que haja uma aproximação entre teoria e prática, da qual a CDL e os estudantes possam estar mais próximos.

 

Semana Farroupilha
Quem andou nos transportes urbanos da Coleurb na quarta-feira (19), véspera do feriado, teve um surpresa. Os músicos Aldemir Simor e Pedro Olivio, circularam em algumas linhas da empresa, e durante o trajeto, os usuários do transporte coletivo foram convidados a cantar o Hino Rio-Grandense, a música Gaúcho de Passo Fundo, do saudoso Teixeirinha, entre outras canções tradicionalistas. Embalados pelas gaitas, os passageiros interagiram com os responsáveis. Devido ao sucesso da ação e a importância da valorização da cultura gaúcha, uma nova edição do “gaitaço nos ônibus” deverá ser planejada para 2019.

Dia Mundial Sem Carro
Ocorre neste sábado (22), a ação do Dia Mundial sem Carro, na UPF, a partir das 12h. A comunidade está convidada a prestigiar um dia de lazer no campus, onde estarão presentes foodtrucks e serão desenvolvidas atividades de recreação, como caminhadas e circuitos de bicicleta. A proposta é diminuir o uso do automóvel individual, mas não serão restringidos o acesso ao estacionamento de carros. A sugestão é que as pessoas promovam caronas, usem bicicletas, patinetes e afins.

 

Semana da Juventude
Para a Semana da Juventude, que ocorre entre os dias 15 a 23 de setembro, está sendo realizada uma série de palestras, apresentações artísticas, culturais, atividades esportivas e prestação de serviços aos jovens. A semana aproveita para divulgar entre o público jovem o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O tema deste ano é Juventude Protagonista. No sábado (22), terá a 3ª edição do Triki Triki da Juventude Festa na Rua, no Parque Linear Sétimo Céu, às 15h. No domingo (23) terá campeonato de skate, apresentações musicais, e encerramento da Semana, no Parque da Gare, às 14h.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 20/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Jantar Baile APAS 
Em comemoração ao Dia do Surdo (26/09) e para a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS) dar continuidade das suas atividades, estarão promovendo o segundo jantar baile da primavera neste sábado (22), na Associação dos Funcionários da UPF às 21 horas. Para adquirir seu ingresso e colaborar você pode ir até a sede da Associação que fica na rua: Miguel Vargas nº 347 – Boqueirão, em frente a Capital 922 ou ligar para o telefone (54) 3045-1464.


Rústica I
Já estão abertas as inscrições para a Rústica e Pedal Sicredi, Clube Juvenil e Sesc, que acontece no dia 21 de outubro, em Passo Fundo. Interessados podem se inscrever até às 18h de 18 de outubro, pelo site www.sesc-rs.com.br/esporte/corridas ou no Sesc local (Av. Brasil, 30 – Centro). O investimento é R$ 40 para a rústica e R$ 15 para o pedal. A largada ocorre em frente ao Sicredi Boqueirão, às 9h para a rústica e às 9h10h para o pedal. As inscrições são limitadas.

Rústica II
Todos os participantes devidamente inscritos recebem o kit atleta, que inclui camiseta, sacochila e numeração de peito e podem ser retirados no dia 20 de outubro, das 16h às 20h, no Sesc Passo Fundo, ou no dia da prova, às 7h, no Sicredi Boqueirão, mediante apresentação de documento de identidade. Para ambas as modalidades, a distância percorrida pelas provas será de 5,5 km. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4318, no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo.


ITR
A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece auxílio gratuito para a comunidade, por meio do Projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), para a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR). A declaração de ITR tem de ser apresentada até o dia 28 de setembro, conforme a instrução normativa RFB nº 1820, de 27 de julho de 2018. O NAF, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e à Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), foi criado em parceria com a Receita Federal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8240 ou pelo e-mail [email protected]
Locais e horários
Casca: sextas-feiras, das 14h às 18h;
Carazinho: quartas-feiras, das 14h às 18h;
Lagoa Vermelha: terças-feiras, das 14h às 18h;
Passo Fundo: terças e sextas-feiras, das 14h às 19h.

 

Revitalização I
Com aproximadamente 60 escolas atendidas e 8 mil alunos beneficiados, o Programa Minha Escola de Cara Nova, da Prefeitura de Passo Fundo, leva um novo conceito de escola para a comunidade, com ações de revitalização que proporcionam bem-estar em um espaço plural. Com a finalização dos trabalhos nas escolas Jardim América e Lions Clube, o programa realiza os últimos ajustes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro. Entre os principais serviços realizados estão pintura, reestruturação de áreas de convivência e jardinagem e mobiliário. 

Revitalização II
O programa tem qualificado os ambientes das escolas fundamentado em princípios pedagógicos que visam proporcionar um atendimento mais adequado e de aprendizagem, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola. De acordo com a coordenadora, a professora Luciane Dadia Rodrigues, o principal desafio é buscar um novo conceito na organização e readequação dos ambientes. 


“É tempo de primavera...”
Aberta a exposição dos Museus É tempo de primavera, no hall de entrada do prédio da Reitoria da UPF. Em exposição, estão pinturas, gravuras e desenhos que integram o acervo do MAVRS e também exemplares de plantas encontradas no Campus, papagaios e borboletas, catalogados pelo Muzar. A ideia é celebrar o início da primavera e também a nova gestão na Reitoria da Instituição. Organizada a partir de uma parceria entre o MAVRS e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), a exposição integra a programação da Primavera dos Museus, que, em sua 12ª edição, tem como tema “Celebrando a educação em Museus”.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE