PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Sábado, 24/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Correção Medicina & Saúde
As fotos publicadas na matéria sobre a utilização da robótica para o câncer de prostata não foram corretamente creditadas, no Caderno Medicina e Saúde, que circula encartado nesta edição. Tratam-se dos médicos urologista Leandro Kruel e André Berger que é Líder do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Moinhos de Vento. Leandro Kruel é médico de Passo Fundo.

 

Recursos para o CACC
Mais uma edição do Costelão do Centro Assistencial a Criança com Câncer (CACC) acontece neste sábado (24) em Passo Fundo. Tradicional, e organizado por um grupo de amigos, o evento acontece das 9h às 19h na Arena Calherrão, no distrito de São João da Bela Vista. Na última edição, realizada no primeiro semestre, foram arrecadados mais de 50 mil reais, que são utilizados para compra de medicamentos para os atendidos pelo CACC. “Toda a gestão é feita pelo nosso grupo que mensalmente repassa para as farmácias o valor gasto pelo Centro com medicações e leite especial para as crianças. Faz muita diferença para um projeto que atende gratuitamente as pessoas que sofrem com o câncer” disse o idealizador, Jair Calherrão. os ingressos podem ser adquiridos na hora e custam 130 reais para homens e 70 reais para mulheres. Crianças com até 12 anos não pagam com direito à churrasco e bebida liberada durante todo o dia.


Combate ao Câncer
O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo participa da campanha nacional contra o câncer, que possui ações programadas em todo o Brasil no próximo domingo (25). A Ação Nacional de Combate ao Câncer será realizada no Parque da Gare, das 16h às 19 horas. As equipes médica e multiprofissional do HC e Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer UPF/HC/SMS estarão presentes na atividade esclarecendo as dúvidas da população sobre a doença. Com o tema “Troque o medo por esperança” a campanha pretende esclarecer aos brasileiros as formas de prevenção e identificação do câncer, considerada a segunda principal causa de morte no país.


Técnico em Comércio
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Sertão, abre 212 vagas para ingresso em cursos técnicos integrados à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). São 35 vagas para o curso Técnico em Comércio. As inscrições estarão abertas até 6 de dezembro no link ifrs.edu.br/sertao ou pessoalmente no Campus Sertão. A inscrição e os cursos são gratuitos. O curso tem duração de 2 anos e meio e destina-se a quem concluiu o Ensino Fundamental. As aulas ocorrerão no turno da noite, a partir do primeiro semestre de 2019, e darão ao estudante uma formação em nível de Ensino Médio integrada a uma formação profissional.


Santa Maria Elizabeth
No domingo (25) duas missas serão realizadas em Passo Fundo para celebrar o aniversário de morte de da santa popular Maria Elizabeth. As missas serão realizadas no Cemitério Municipal da Vera Cruz, onde está o jazigo da santa. A primeira missa acontece às 8h e a segunda, às 10h. A Prefeitura de Passo Fundo disponibilizará toda a estrutura para a realização das celebrações.São esperados cerca de três mil devotos da santa popular. A Santa ficou conhecida porque teria previsto sua morte em um acidente e muitas pessoas começaram a atribuir a ele graças alcançadas. Neste mês da morte dela completa 53 anos. 

 

Corrida Kids
A terceira edição da Corrida Kids acontecerá neste domingo (25), às 9h30, no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. As inscrições podem ser feitas no dia, antes das 9h30min. Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data. São quatro categorias, feminino e masculino, de 6-8 anos (nascidos 2012 a 2010); 9-11 anos (nascidos 2009 a 2007); 12-13 anos (nascidos 2006 a 2005); 14-15 anos (nascidos 2004 a 2003)e Portadores de Necessidades Especiais. O objetivo de promover a prática de esportes e muita diversão. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria dos Esportes. 

 

Bicicletas Compartilhadas I
O sistema de bicicletas compartilhadas Passo Fundo passa a contar com 15 novos equipamentos a partir desta sexta-feira (23). A nova frota de reposição será distribuída pelas 10 estações e tem o objetivo de manter a qualidade das bicicletas oferecidas à comunidade. O sistema de bicicletas compartilhadas já é conhecido pela população por incentivar o uso de um transporte alternativo, além de ser uma prática sustentável e saudável no dia a dia. Desde a implantação do sistema já são mais de 100 mil viagens. 

Bicicletas Compartilhadas II
Mais informações podem ser obtidas na Rua Independência, 1165 – Centro, próximo ao Corpo de Bombeiros. No mesmo local, pode ser feito o cadastramento, mediante apresentação do CPF, RG e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito pelo site www.pmpf.rs.gov.br. Os telefones para contato são: (54) 3046-1363 ou (54) 99631-7808 (WhatsApp).




Fontes em Off

Sexta-Feira, 23/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Protagonismo feminino

Com o objetivo de estimular a criação de um grupo que inspire mulheres a buscarem o protagonismo em diversas áreas da sociedade, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IBP) de Passo Fundo promoverá um encontro de reflexões. A palestra, intitulada “Mulheres que fazem a diferença na sua geração”, ocorrerá neste sábado (24) no Centro de Eventos Verena, a partir das 16h. A ideia partiu de um grupo de amigas que refletiam sobre a importância de repensar o papel da mulher na sociedade e decidiram organizar um evento para “promover uma espécie de ‘transdisciplinaridade’, para estimulando uma nova compreensão da realidade e, quem sabe, novas ações que façam diferença nessa geração”. As palestrantes serão, a jornalista Taís Rizzotto, a doutoranda em educação Maria Augusta D´Arienzo e a analista de informações, Juliana Costa.

 

Idosos no mundo da literatura
Como resultado das atividades desenvolvidas na oficina Idosos Letrados, mantida pela Coordenadoria Municipal do Idoso (Comai) da Prefeitura de Passo Fundo, será lançado o livro Idosos Letrados – Criação Literária na Longevidade. Na obra estão textos produzidos pelos alunos da oficina com orientação da professora, que é também a organizadora do livro, Josiane Muller. O lançamento ocorre no dia 6 de dezembro, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores. No livro estão contos, causos e poemas dos alunos da oficina. O Projeto objetiva proporcionar qualidade de vida e com o intuito de aprimorar o aprendizado em diversas áreas do conhecimento, com foco na leitura e escrita, os alunos desenvolveram inúmeras atividades.


Vestibular Anhanguera
A Anhanguera de Passo Fundo traz novidades para 2019, com a oferta das graduações presenciais em Arquitetura e Urbanismo e Educação Física, no período noturno. O vestibular da instituição será realizado no dia 24 de novembro, às 14h, para todos os cursos, tanto na modalidade EAD, como presencial. Interessados em cursar graduações nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde podem se inscrever, de forma gratuita, pelo telefone: (54) 3046-8013, ou na unidade. No dia da prova, é necessário comparecer na unidade, até às 13h30, com um documento pessoal com foto e caneta esferográfica preta ou azul.

 

Clube Juvenil
Os domingos na Sede Campestre do Clube Recreativo Juvenil prometem ser ainda mais movimentados a partir de sábado (24). Isso porque a entidade lançou nesta semana uma novidade para a criançada de 5 a 10 anos de idade. O projeto “Sunday Kids” abrange a ideia de oferecer recreação infantil aos pequenos desta faixa etária, enquanto seus responsáveis passam o dia na Sede Campestre. O Clube oferece através de uma equipe de profissionais e recreacionistas, a possibilidade de crianças de 5 a 10 anos de idade se divertirem com recreações e brincadeiras das 11h às 18h dos domingos. Para participar das atividades não há custos. Basta ser sócio ou ter comprado um convite de entrada e realizar a inscrição no Posto de Informações da Sede Campestre.

 

Mais Médicos
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou nesta quinta-feira (22), durante agenda no município de Petrolina (PE), que nesta tarde serão estabelecidos novos prazos para prorrogar as inscrições do edital do Mais Médicos. A decisão foi tomada por conta da alta procura dos médicos e pelos ataques cibernéticos ao sistema de inscrição, que podem tornar o sistema mais lento. A prioridade das vagas será mantida para os médicos com CRM no Brasil ou os que revalidaram o diploma no país. Até a manhã de ontem (22), haviam sido contabilizadas 6.394 inscrições para a nova seleção de profissionais do Mais Médicos.


Dengue
Em Passo Fundo, no mês de agosto, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) resultou no índice de 0,2. Já no último LIRAa, entre 15 e 19 de outubro, esse índice subiu para 0,8%. Os dias de calor e a altas temperaturas previstas para o verão colocam em alerta a importância da erradicação de novos focos. Em hipótese alguma deve-se deixar água parada em qualquer parte do imóvel/terreno ou pátio, além de eliminar ambientes que possam servir de criadouros. Outra orientação é que a população permita que os agentes de Combate às Endemias acessem terrenos e residências para fazer a fiscalização. Os agentes estão sempre identificados com uniformes e crachás da Vigilância, em caso de dúvidas é possível ligar para (54) 3046-0073.

 
CDL 
“Atendimento inteligente” é o tema da palestra de final de ano promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo. O palestrante é Ricardo Lemos, treinador motivacional reconhecido como referência nacional em Vendas e Atendimento. A palestra acontece nesta segunda-feira (26), às 19h30m, na sede social do Clube Comercial. A realização é da CDL com o apoio do SEBRAE-RS, da Sicredi Integração de Estados RS-SC e da UPF. O ingresso é 2kg de alimentos não-perecíveis. Interessados podem realizar reservas até a segunda-feira, dia 26 de novembro, às 12h, pelo telefone (54) 3045-8804 ou e-mail [email protected]




Fontes em Off

Quinta-Feira, 22/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Atendimento centralizado
A partir do dia 1º de dezembro o atendimento ao público para quem precisa tratar sobre tributos será centralizado na Secretaria de Finanças, na unidade da rua Antônio Araújo, 1002, no antigo prédio da justiça do Trabalho. De acordo com o secretário de Finanças, Dorlei Maffi, a medida busca otimizar o atendimento e melhorar a estrutura. “Os guichês aqui da Prefeitura serão transferidos para a unidade. Qualquer dúvida que o cidadão tiver, principalmente sobre tributos como IPTU e ISS, os mais comuns, poderão ser esclarecidas na unidade da Antônio Araújo”, explicou. Na sede da Prefeitura permanece apenas o gabinete da Secretaria de Finanças e os setores de trabalho interno, referentes à área. 

 

Bilhetagem eletrônica I
A Coleurb vai apresentar à comunidade de Passo Fundo e região, durante a Expoacisa, uma das praticidades no que tange ao transporte coletivo urbano: a bilhetagem eletrônica. O estande da empresa, montado em parceria com um fornecedor desta tecnologia de Belo Horizonte, proporcionará aos visitantes e usuários do transporte coletivo o contato e o maior conhecimento do sistema de bilhetagem eletrônica, que, em suma, é o uso de cartões pré-pagos no lugar das tradicionais fichas de vale transporte e vale escolar - o que há de mais inovador em tecnologia nesse mercado.

Bilhetagem eletrônica II
Ao visitar o estande, será possível conhecer o “validador”, aparelho que é acoplado à catraca, formando a catraca eletrônica. Além disso, no sábado, 24, às 14h30, haverá um bate-papo com uma representante da “Empresa 1” - desenvolvedora do sistema. O objetivo do bate-papo é debater as facilidades e as dificuldades que já foram encontradas na implantação da bilhetagem eletrônica em outras cidades do mesmo porte que Passo Fundo. O bate-papo é gratuito e aberta à comunidade.


Histórias que inspiram
A Lidera - Associação de Mulheres Empreendedoras realiza no sábado, 24, o "Bate-Papo Lídera – Histórias que inspiram". Será às 10h, na ExpoAcisa, no Bourbon Shopping. A Lídera é uma associação sem fins lucrativos, organizada de forma a promover parcerias, negócios e ações em prol do desenvolvimento da cultura do empreendedorismo e da liderança feminina. São convidadas do evento a diretora-presidente da Coleurb, engenheira Paula Bulla, a secretária de Planejamento de Passo Fundo, arquiteta Ana Paula Wickert; a cofundadora da BSBios, Fabiana Venzon; a jornalista Zulmara Colussi; a chef pâtissière Karina Migliorini e as empreendedoras Daniela Israel e Aline Biasuz. A mediação será da presidente da Lídera, a professora da IMED Márcia Capellari. 


Pedal do Amor I
Acontece no próximo domingo (25/11) o Pedal do Amor, ação promovida pela ONG Amor e tendo a IMED como uma das instituições apoiadoras. A ação possui cunho beneficente, e visa arrecadar recursos para a manutenção das atividades da entidade, que não possui convênios públicos e precisa de ajuda para continuar prestando o seu trabalho. O Pedal do Amor sairá da frente da IMED e tem o início marcado para às 8h. Para participar, basta se inscrever pelo site amor.org.br até esta quarta-feira, 21 de novembro. O valor da inscrição é de R$ 35,00 mais a doação de 1kg de alimento não-perecível. Os kits do pedal incluem uma camiseta e um café colonial, e serão entregues no dia do evento, das 12h30min às 14h20min.
Pedal do Amor II
Na mesma data, a entidade estará realizando o Festival do Sorvete na Praça Capitão Jovino (em frente à Igreja Santa Terezinha) que funcionará da seguinte forma:  a compra do cartão no valor de R$ 25,00 dá direito ao consumo livre ao buffet de sorvete, servido pela Sorveteria D’tália, das 15h às 19h. Os participantes contarão com mostra de atividades realizadas pela ONG, através de apresentações de crianças da entidade, exposição de artes, brincadeiras, realização de brechó entre outros.


A Coordenadoria da Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), divulga as atividades que fazem parte da programação dos 16 Dias de Ativismo, na luta pela conscientização sobre a violência contra as mulheres. Os eventos acontecem de 22 de novembro a 7 de dezembro. O movimento 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres acontece em pelo menos 160 países ao redor do mundo. No Brasil, é realizado desde 2003, por meio de ações de mobilização e informações sobre o tema. 
22 de novembro – das 8h às 12h 
Formação de professores da rede pública, 
Local: Escola Irmã Maria Margarida – bairro Victor Issler 
- Comissão de Direitos Humanos

24 de novembro – das 9h às 18h
V Expofeira Mulheres em Ação
Local: Praça Santa Terezinha 

4 de dezembro – 13h30 
Atendimento do Projur no Centro de Referência e Atendimento à Mulher do bairro Zacchi

6 e 7 de dezembro 
Feira das Entidades e Rede de Atendimento à Mulher
Local: Praça do Boqueirão Legal




Fontes em Off

Quarta-Feira, 21/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Pelas letras de Jabs

Pelas suas peculiaridades, o Direito Penal é sempre fascinante. Imaginem, então, as histórias resultantes dos seus bastidores repletos de processos, provas e julgamentos? Um mistério que será desvendado pelas páginas de “Memórias de Um Criminalista – Casos e Histórias”, obra do advogado criminalista Jabs Paim Bandeira. O livro será lançado às 20 horas de 29 de novembro, no Centro Histórico localizado na Avenida Brasil Oeste 792. Jabs esteve em visita a O Nacional, quando brindou nosso diretor-presidente, Múcio de Castro Filho, com algumas das reminiscências que estão na obra. Enfim, Jabs conciliou a trajetória de brilhante criminalista com a sua literata veia poética. Vale conferir!


Pedidos de remanejo
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo abriu no início de novembro o período para professores do ensino fundamental e da educação infantil e funcionários das escolas realizarem pedidos de remanejo. Daqui a 10 dias, no dia 30 de novembro, encerra o prazo. Os pedidos devem ser feitos através de formulário online disponível no portal www.pmpf.rs.gov.br.
Os critérios para concessão do remanejo são: a existência da vaga na escola indicada pelo interessado e o dia e horário de envio do preenchimento do formulário no site. Posteriormente, o servidor deverá aguardar o retorno do processamento do remanejo na primeira quinzena do mês de dezembro. Os concursados nomeados e empossados no corrente ano não poderão solicitar o remanejo para 2019, tendo em vista o recente início de suas atividades e o pouco tempo de permanência na escola, o que não torna possível o pedido de remanejo.

 

I Feira das Religiões Afro-brasileiras I
O Colégio Salvatoriano Bom Conselho realizou ontem a I Feira das Religiões Afro-brasileiras. Esta atividade foi realizada com as turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental I dentro das atividades de mediação do Componente Curricular Ensino Religioso, sob a supervisão do professor Ângelo . A proposta fundamental da atividade foi fomentar os jovens estudantes a refletirem sobre a presença das religiões da tradição africana e suas influências na constituição religiosa brasileira. Assim sendo, os alunos desenvolveram atividades de pesquisa sobre as religiões afro-brasileiras no decorrer do 3º trimestre letivo e elaboraram trabalhos a serem apresentados para todas as turmas do Colégio nos turnos da manhã e tarde.
I Feira das Religiões Afro-brasileiras II
Este foi um espaço de troca de conhecimentos e provocação para a construção de um pensamento religioso aberto a diversidade, onde exista o respeito as mais diversas formas de religiosidade, sem distinções. Tal fundamento vai de encontro a um dos núcleos que move nossa Instituição de Ensino, dentro das aulas de Ensino Religioso: fomentar o espírito de colaboração, convivência, trabalho em equipe e, acima de tudo, o diálogo inter-religioso. Esta Mostra constituiu-se dentro do ambiente escolar como atividade que contempla a vivência do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de Novembro, como sinal de busca por espaços de reflexão e combate a qualquer forma de preconceito na sociedade brasileira, que possui um dos mais ricos e expressivos universo religioso e diversidade cultural.

 

Eleições na OAB I
A OAB realiza eleições no próximo 30 para escolher os novos dirigentes. Em Passo Fundo, apenas uma chapa disputa o processo e ela está liderada pela advogada Morgana Bordignon, candidata à presidência . A nominata da Chapa 1 é composta pelos advogados Iran James Palicer Cairos ( vice-presidente) Álvaro Bernardi Pés ( tesoureiro) , Diego Bernardi Lemos ( Secretário Geral) e Artur Grando Secretário Geral Adjunto) “Nesta eleição queremos além de representar a nossa classe, enfrentar os desafios, reafirmar nosso compromisso com as demandas da advocacia mantendo o diálogo com todos” declarou a candidata.
Eleições OAB II
A votação é obrigatória conforme regulamento Geral da Advocacia e da OAB, quem por alguma eventualidade vier a faltar ao processo eleitoral deverá apresentar justificativa. As urnas estarão abertas no dia 30 (sexta-feira) das 9h às 17h na sede da Subseção de Passo Fundo, na av. GeneralNeto, 448 - Centro .


Maria Elizabeth

Cerca de três mil pessoas são esperadas no fim de semana para a celebração do aniversário de morte da santa popular de Passo Fundo, Maria Elizabeth. Ela ficou conhecida porque teria previsto sua morte em um acidente. Anos após seu falecimento trágico, muitas pessoas começaram a atribuir a ele graças alcançadas, transformando-a em santa popular. Neste mês de novembro a morte dela completa 53 anos. Para celebrar a data duas missas serão realizadas no Cemitério Municipal da Vera Cruz neste domingo, dia 25 de novembro, onde está o jazigo da santa. A primeira missa acontece às 8h e a segunda, às 10h. A Prefeitura disponibilizará toda a estrutura para a realização das celebrações.




Fontes em Off

Terça-Feira, 20/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Matrículas na UPF
A Universidade de Passo Fundo (UPF) divulgou a relação de candidatos aprovados no Vestibular de Verão 2019. O boletim, com as informações sobre o desempenho individual de cada vestibulando, também poderá ser acessado na Área do Candidato, disponível no site do Vestibular. A matrícula da primeira chamada deverá ser feita pelo candidato classificado ou pelo seu representante legal entre os dias 20 e 23 de novembro, na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I, preferencialmente na data e no horário previsto, conforme cronograma que consta no site do Vestibular, no entanto, quem desejar antecipar sua matrícula, pode procurar a CAA, que estará atendendo aos interessados a partir das 14h. Já os candidatos classificados para cursos dos campi deverão realizar suas matrículas no respectivo campus onde a prova do concurso vestibular foi realizada.
 

Dia D Solidariedade  
O Hospital de Clínicas (HC) de Passo Fundo, em parceria com a IMED e Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso promovem na próxima terça-feira (20/11) a segunda edição do ano do “Dia D Solidariedade”. O evento integra a campanha de captação de doadores do HC. O ônibus do Hemopasso estará recebendo as doações de sangue a partir das 08h30 da manhã até às 13h, na Rua Prestes Guimarães, junto à IMED. O doador deve portar documento de identidade com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50kg e não estar em jejum. Doadores com idade entre 16 e 17 anos deverão estar acompanhados dos pais.

Pedal do amor
A ONG Amor precisa de recursos para conseguir manter as suas atividades, por isso e está promovendo um passeio ciclístico denominado Pedal do Amor, pedalando pela solidariedade. Será no dia 25, a partir das 9h, com saúde em frente a Imed. A entrega do kit acontece no mesmo local, a partir das 8h. Os primeiros 200 inscritos receberão uma camiseta. Inscrições no site:  https://bit.ly/2OTkSGv.


Exposição I
A partir desta quarta-feira, 21 de novembro, estará aberta ao público a exposição Perspectivas Fotográficas na Escola Pública. A exposição terá espaço na Sala Desdêmona Aires, que fica no segundo andar do Teatro Municipal Múcio de Castro. Também nesta quarta-feira, às 20h, acontece a abertura oficial. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Passo Fundo.A exposição apresenta uma produção pedagógica cultural que acontece paralelamente na Escola Estadual Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro e Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves, onde trazem para a comunidade o fazer artístico através das fotografias dos potenciais, novos geradores culturais e artísticos regionais. A linguagem fotográfica foi a abordagem escolhida pelos educadores das instituições para o desenvolvimento cultural dos alunos, porém diferenciado dentro de suas perspectivas do plano educacional escolar.

Exposição II
Na Escola Estadual Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro o “Projeto Viva La Vida” desenvolveu uma ação interdisciplinar entre Artes e Espanhol. A aproximação entre essas duas linguagens de caráter expressivo acontece por partilharem da vivência icônica que é a biografia artística de Frida Kahlo. Partindo desta proposta as turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Médio do EENAV construíram uma releitura fotográfica. Escola Estadual de Ensino Médio Protásio Alves a atividade prática desenvolvida “Fotografias Abstratas” envolveu as turmas do primeiro ano do Ensino Médio com reflexões sobre Arte Contemporânea. A proposta principal foi o registro e a percepção de cores formas e não mais simplesmente pessoas, objetos e acontecimentos.


Rematrículas
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo informa que as rematrículas para os anos seguintes devem ser feitas diretamente na escola do aluno a partir de terça-feira, dia 20 de novembro. O prazo se estende até o dia 30 de novembro. Para os alunos que necessitam de transferência, os pedidos podem ser encaminhados a partir de 3 dezembro pelo site www.pmpf.rs.gov.br.A divulgação das transferências concedidas serão publicadas no portal no dia 4 de fevereiro.O ano letivo das escolas municipais começará no dia 18 de fevereiro de 2019. 

 

Ingresso de novos alunos
As inscrições para o ingresso de novos alunos da educação infantil e do ensino fundamental nas escolas municipais encerrou no dia 19 de novembro. A divulgação das designações das vagas será publicada em 11 de dezembro também pelo portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). As matrículas dos novos alunos acontecerão entre 12 e 20 de dezembro, diretamente na escola designada. É importante lembrar que a inscrição não garante a vaga. Já para o ingresso de crianças menores de 4 anos (etapa Creche) as inscrições poderão ser realizadas diretamente na escola mais próxima da residência nas terças e quintas-feiras, durante todo o ano. Posteriormente, de acordo com a capacidade de atendimento, a matrícula é efetivada.

Mais informações
Central de Vagas: (54) 3581-4322
Educação Infantil: (54) 3316-7210
Ensino Fundamental: (54) 3316-7187


Matrículas Imed 
A IMED divulga nesta segunda-feira (19) a lista dos candidatos que concorreram para uma vaga no curso de Medicina, exclusivamente com a nota do ENEM. Os demais candidatos que participaram do Vestibular de Verão 2019/1 deverão acessar o portal vestibular.imed.edu.br e consultar o seu desempenho utilizando o CPF e senha que cadastrou quando fez a inscrição. Ali poderá visualizar o boletim de desempenho e o gabarito da prova comparado com as respostas que marcou. Os candidatos aprovados também receberão um SMS informando sobre a aprovação.


Receita federal
A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Passo Fundo informa que o atendimento  ao público nos dias 20, 21, 22, e 29 de novembro, no Centro de Atendimento  ao  Contribuinte  (CAC)  em  Passo  Fundo, será realizado somente no período da tarde, das 13h30 até às 16h30. A  alteração  do  horário   do  atendimento,  em caráter excepcional, deve-se   ao  fato  de  que  nestas  manhãs  serão  realizados  treinamentos com  todos  os  servidores responsáveis pelo atendimento, com vistas a melhorar a prestação dos nossos serviços.






PUBLICIDADE