PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Quarta-Feira, 19/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Semana do cinema
Com o objetivo de promover a arte cinematográfica local e democratizar o acesso, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo realizará de 24 a 30 de setembro a 1ª Semana Passo Fundo de Cinema. A programação conta com cinema ao ar livre em alguns bairros da cidade, exibição de filmes de produtores e diretores que tenham relação com a cidade e um festival de curtas metragens com os filmes produzidos pelo Colégio Tiradentes e Integrado UPF.Antes da abertura oficial, acontecerá no dia 19 de setembro um pré-evento com a exibição do documentário A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro, às 19h20, na Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) da Universidade de Passo Fundo. Durante a semana também terá a exposição Passo Fundo em Cartaz: Memória do Cinema, das 14h às 17h, no Teatro Municipal Múcio de Castro. 


Primeira loja I
A primeira loja a ficar pronta no Passo Fundo Shopping é a franquia da CVC, operadora e agência de viagens. A franquia padrão vai oferecer todos os serviços de pacotes turísticos da marca, será a terceira loja CVC na cidade da franqueada Maria Ramos, que comemora a finalização da obra. “Onde tem um shopping tem uma CVC. Essa é uma regra na empresa e pelo alto padrão do Passo Fundo Shopping e tudo que ele vai representar para a cidade e região, não podíamos deixar de estar aqui também. A expectativa é grande”, afirma Maria. A localização da CVC será ao lado do cinema, no piso 2, próximo à praça de alimentação. 
 
Primeira loja II
Com abertura confirmada para 8 de novembro, o Passo Fundo Shopping será o maior shopping center da região Norte do Rio Grande do Sul. O empreendimento contará com mais de 170 operações, incluindo 9 Lojas âncoras, 14 megalojas, 144 satélites, ampla praça de alimentação com vista panorâmica para a cidade, com 3 restaurantes, complexo de cinemas com 5 salas de última geração, alameda de serviços, academia, supermercado, mais de 1800 vagas de estacionamento, totalizando mais de 49 mil metros quadrados de área construída em uma área de 75 mil metros quadrados de terreno. O shopping disponibilizará ainda área externa para convivência e lazer das famílias, com pista de caminhada, ciclovia e área de convivência.

 

Enfermagem
A Escola de Educação Profissional do Hospital da Cidade (Escola HC) está com inscrições abertas para novas turmas do Curso Técnico de Enfermagem até o dia 30 de novembro de 2018. Podem participar do processo seletivo candidatos que já tenham concluído ou estejam cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio. O curso capacita o profissional para atuar em diversos níveis de assistência em saúde, desde atividades relacionadas à recuperação e reabilitação, prevenção e apoio ao diagnóstico. O processo seletivo será composto por redação e teste psicológico e será realizado no dia 1º de dezembro, às 08h30min. Os interessados devem realizar a inscrição, até o dia 30 de novembro, diretamente na Escola HC (Rua Paissandu 876, sala 10 - Galeria Bristol), das 13h30 às 22h. Informações sobre a documentação necessária podem ser obtidas através do telefone 3046-7507.


 
Trânsito
Com o objetivo de conscientizar para um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública, é uma das promotoras da agenda coletiva de atividades da Semana Nacional do Trânsito 2018. De 18 a 28 de setembro uma série de ações será realizada na cidade e nas estradas para alertar sobre a importância da prudência no trânsito. “Chamamos a atenção para o dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito. Em Passo Fundo teremos o Dia da Mobilização pelo Trânsito – Passo Fundo em Defesa da Vida, em que diversas entidades parceiras realizarão ações de sensibilização para o trânsito seguro”, destaca Raquel Rubio, chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito. De acordo com ela, um dos principais momentos acontece às 15h do dia 25 quando, em frente a Catedral Metropolitana, estarão reunidas viaturas de todos os órgãos de segurança que farão um minuto de sirene ligada em memória às vítimas do trânsito, que chegam a mais de 35 mil por ano no Brasil.

 

Primavera dos Museus

A 12ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem a participação do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu Histórico Regional (MHR), vinculados à Vice-Reitoria de Extensão da UPF. A temporada cultural irá do dia 17 à 23 de setembro de 2018. Neste ano o tema “Celebrando a Educação em Museus” é o norteador de atividades museológicas em todo o país. O objetivo do evento é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros.


Doação

A Ampara (Associação Municipal de Proteção aos Animais em risco ou abandonados) que atua em Passo Fundo, recebeu a doação de 327 quilos de ração pela formanda do Curso de Direito da IMED, Gabriela Costa. Para a festa de formatura, ela pediu aos convidados que, ao invés de presentes, doassem alimentos não perecíveis e ração para animais. "É um momento muito especial da minha vida conquistar o diploma de bacharel em Direito, e quis estender essa minha alegria para outras entidades do município. Sou protetora da causa animal e sempre que posso, tento ajudar. Os alimentos não perecíveis foram doados para outras entidades de Passo Fundo. A entrega da ração foi realizada no dia 14, no sítio sede da AMPARA.




Fontes em Off

Terça-Feira, 18/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Correção
A escola que será inaugurada na Semana da Criança, em Outubro, é a de Educação Infantil do bairro Santa Maria e não Santa Marta conforme indicou o título da matéria publicada ontem por ON. A obra é realizada pela Prefeitura de Passo Fundo e deve ampliar o número de atendimentos de crianças pela rede escolar municipal. A nova escola, que atenderá aproximadamente 200 crianças do bairro e entorno, com idades de 0 a 5 anos e 11 meses, está localizada na rua Leopoldo Vila Nova, esquina com a rua Pinheiro Machado, no bairro Santa Maria.

Meta atingida I
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite atingiu a meta de imunizar 95% do público-alvo estabelecida pelo governo federal. Enquanto a média geral de vacinação contra sarampo foi de 95,3%, a de poliomielite ficou em 95,4%. No total, 21,4 milhões de doses foram aplicadas, beneficiando 10,7 milhões de crianças. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Saúde.
Meta atingida II
A campanha foi encerrada na sexta-feira (14), depois de ter sido prorrogada pela pasta. Alguns estados e municípios, no entanto, mantêm a vacinação. Os números do ministério mostram variações da cobertura vacinal entre estados. Quinze deles atingiram a meta para as duas vacinas. Já São Paulo e Tocantins alcançaram o índice mínimo de 95% somente na vacinação contra pólio.


Viagem Segura I
Preservar vidas, coibir comportamentos que potencializam o risco de acidentes no trânsito, como embriaguez ao volante, excesso de velocidade e ultrapassagens indevidas. Com tais objetivos, os órgãos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran-RS e Polícia Civil estarão mobilizados na Viagem Segura de Revolução Farroupilha. A 93ª edição da Operação se estenderá por cinco dias, desde a zero hora desta quarta-feira (19) até a meia-noite de domingo (23). A intensiva na fiscalização coincide com a Semana Nacional de Trânsito 2018 e faz parte da programação de ações das instituições parceiras. Em Porto Alegre haverá ainda megablitz na noite da quarta-feira.
Viagem Segura II
Analisando os acidentes do período de 2007 a 2017, o Detran-RS identificou que o Feriado Farroupilha tem uma média de 6,5 óbitos por dia, abaixo da média diária dos finais de semana em que não há Operação (7,3 óbitos/dia) – e um pouco acima da média geral dos 15 feriados e datas comemorativas em que é realizada a operação (6,3 mortes/dia). Isso corresponde a dizer que a cada 3 horas e 40 minutos, aproximadamente, uma pessoa perde a vida no trânsito, no Feriado Farroupilha. A análise da data nos últimos 11 anos aponta um pico de acidentalidade fatal em 2011, quando morreram 35 pessoas em cinco dias. A menor média histórica foi em 2017 (3 mortes/dia), e a maior em 2014 (média de 9 mortes/dia). De 2007 a 2017, 266 vidas foram perdidas nos feriados de Revolução Farroupilha.

 

Visita técnica
O cirurgião e médico gastroenterologista, Dr. Jorge Mentz, integrante do corpo clínico do Hospital da Cidade realizou uma visita técnica, no início desta semana, ao The University of Vermont Medical Center. O centro médico integrado à Universidade de Vermont é um dos 138 centros médicos acadêmicos dos EUA. O The University of Vermont Medical Center integra um sistema de saúde com seis hospitais que oferecem assistência completa em saúde, ensino e pesquisa. O cirurgião do HC, Dr. Jorge Mentz destacou o atendimento oferecido na unidade “Este Centro Médico da Universidade de Vermont é um complexo hospitalar que abrange boa parte do estado de Vermont e do estado de Nova York, possui 7.500 funcionários, aproximadamente 800 médicos em atividade, 300 residentes, 16 programas de residência médica e 23 programas de Fellowship. O motivo de minha visita se deve ao fato de este Hospital ser um hospital de atendimento primário, secundário e terciário e amplo atendimento ambulatorial, o que muito me interessou”, pontuou o especialista.

 

Autismo I
A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Passo Fundo (AUMA), promove, no dia 29 de setembro, a Jornada Pandorga de Autismo. O evento ocorre das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Centro de Eventos, Campus I. A Jornada é voltada para pais, familiares, estudantes da saúde e educação, professores, monitores de escolas, profissionais da saúde e educação, que poderão conhecer e debater mais sobre o Autismo.
Autismo II
A formação será ministrada por Heide Kirst e Nelson Kirst, fundadores da Associação Pandorga de São Leopoldo. “Tendo em vista o número crescente de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista em crianças, precisamos entender melhor o funcionamento de uma criança autista, assim como diferentes aspectos do transtorno, para melhorar as possibilidades de intervenção e ajudar as famílias dos autistas a entenderem o TEA e ajudar a criança nas limitações que possam apresentar”, explica a fonoaudióloga da Secretaria da Saúde, Stéfanie Rozin. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site http://www.pandorgaautismo.org/jornadas_autismo/. A taxa de inscrição é de R$ 10,00 e deverá ser paga no dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 51-3509-2900 ou 51-99537-1331, ou ainda pelo e-mail [email protected].


Correios
Os Correios relançaram o programa de renegociação de dívidas contraídas com a empresa, para pessoas físicas ou jurídicas. Podem aderir ao Programa de Realização de Acordos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Praect), também conhecido como Refis Postal, aqueles que têm dívidas já judicializadas com os Correios, cujos valores até 6 de abril de 2017 não tenham ultrapassado R$ 5 milhões.De acordo com a estatal, entre as vantagens do Praect, estão o abatimento de parte dos débitos e a possibilidade de parcelamento, com redução dos juros. Aqueles que optarem pelo pagamento da dívida em apenas uma vez terão o desconto de 90% dos juros de mora. O pagamento também poderá ser parcelado em até 60 vezes, com desconto de 50% nos juros, ou em até 120 vezes, com redução de 25%. A adesão pode ser feita até o dia 4 de dezembro, 90 dias a contar da publicação do Praect no Diário Oficial da União, do dia 6 de setembro.




Fontes em Off

Sábado, 15/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Inscrições

O período de inscrições para a 16ª Feira de Ciências e a 12ª Mostra de Inovação Tecnológica da Universidade de Passo Fundo (UPF) encerra neste domingo (16). Os eventos ocorrem no dia 5 de outubro, no Centro de Eventos da UPF, Campus I, e serão norteados pelo tema “Desenvolvimento científico e tecnológico: qualidade de vida e garantia de biodiversidade”. As inscrições e o envio de trabalhos de pesquisa podem ser feitos pelo site feiradeciencias.upf.br. Voltada aos estudantes matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio e do Ensino Técnico, a iniciativa tem como objetivo divulgar e incentivar os saberes construídos nos cenários de transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas. A avaliação e a seleção dos projetos inscritos ocorrem nos dias 17 e 18 de setembro. Os classificados serão conhecidos no dia 24 do mesmo mês. Já a exposição e a apresentação dos trabalhos selecionados será no dia 5 de outubro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (54) 3316-7000, do site do evento e do e-mail informaçõ[email protected]

 

Atendimentos gratuitos

O Senac Passo Fundo está com a agenda aberta para atendimentos gratuitos de beleza. São oferecidos os serviços de corte de cabelo e manicure, que são realizados pelos alunos do Senac com supervisão dos docentes. Agendamentos podem ser feitos presencialmente no Senac Passo Fundo, localizado na avenida Sete de Setembro, 1045 ou pelo telefone (54) 33134599. Confira os horários disponíveis para agendamento:

Cortes de Cabelo - Segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 22h. Também disponíveis no turno da manhã de segunda a quarta-feira, das 8h30 às 12h. Necessário trazer toalha de rosto, shampoo e condicionador.

Manicure - Segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 22h. Necessário trazer seu próprio kit básico de utensílios.

 

Campus Party I

A Universidade de Passo Fundo (UPF) mais uma vez estará representada na Campus Party Brasil. Considerada a maior experiência tecnológica do mundo, que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital, a edição 2019 do evento será realizada de 12 a 17 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Instituição deve marcar presença por meio do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital (Gepid), ligado ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), que está organizando uma caravana de 10 a 16 de fevereiro do próximo ano. Qualquer pessoa que se interesse por inovação, tecnologia, empreendedorismo, cultura digital e educação pode participar da caravana. Mais informações estão disponíveis no link https://goo.gl/cHzGJJ.

 

Campus Party II

Segundo o coordenador do Gepid, professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira, dentre os participantes da caravana, foram submetidas quatro propostas de palestras que deverão ser selecionadas pela Comissão Organizadora da Campus Party, para a programação do evento. “A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Já fazem quatro anos que organizamos e marcamos presença como caravaneiros e também como palestrantes. Estar no evento é vivenciar um pouco do que será o futuro para assim transformarmos o presente. Qualquer pessoa que leve a sério sua missão de impactar no mundo deveria estar na Campus. O Gepid, enquanto grupo que trata das questões da cultura digital e que busca incessantemente a transformação das realidades com as quais trabalha, não pode ficar de fora desta”, comenta o docente. Outros detalhes a respeito da caravana podem ser obtidos pelo e-mail [email protected]

 

Hospital da Cidade

O Congresso Estadual das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul – CONSAÚDE em sua décima terceira edição abordou assuntos relevantes para o setor hospitalar. Realizado entre os dias 12, 13 e 14 de setembro em Bento Gonçalves, o evento é o maior congresso da área da saúde da Região Sul e viabiliza a exposição de novas possibilidades na área e a troca de vivências profissionais. Representaram o Hospital da Cidade no XIII CONSAÚDE o administrador Luciney Bohrer; a coordenadora de Ensino e Pesquisa Acadêmica, Mariza Diniz; a coordenadora de Enfermagem, Janete Rodegheri; e a gerente administrativa Lusimar Falabrette. O administrador do HC e vice-presidente da Federação das Santas Casas do RS, Luciney Bohrer também coordenou a conferência integrante do Fórum de Ensino “Estruturação do Hospital para oferecer a Residência Multiprofissional”, ministrada pela coordenadora geral de Residência em Saúde do Ministério da Educação, Rosana Leite de Melo. O CONSAÚDE é promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

 

Bairro a Bairro I

A Prefeitura de Passo Fundo realizará a 45ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro neste sábado (15). O encontro será a partir das 14h, na Escola Lyons Clube Passo Fundo, que fica na rua Parobé, 86 – Loteamento Nova Estação. Como em todas as edições, os trabalhos de melhoria iniciam antes. As secretarias de Obras, de Transportes e Serviços Gerais e de Segurança Pública cuidam de serviços de limpeza e manutenção, iluminação, infraestrutura, mobilidade urbana e sinalização viária. No dia do programa, os participantes terão à disposição a presença das secretarias com suas equipes e secretários, além do Gabinete do Prefeito, um espaço para estreitar o diálogo com as pessoas que buscam soluções ou deixar sua contribuição para a cidade.

 

Bairro a Bairro II

Entre os serviços oferecidos estão: a Secretaria de Meio Ambiente com a distribuição de mudas e a unidade móvel do É o Bicho; a Secretaria do Interior com a distribuição de sementes; a Secretaria de Cidadania e Assistência Social com orientações de acesso aos serviços de assistência social, atualização do Cadastro Único e programas sociais; corte de cabelo, manicure e massoterapia. Ainda, terá a Secretaria de Segurança Pública com a Escolinha de Trânsito; a Secretaria de Saúde que vai orientar a população sobre prevenção de doenças e oferece testes de HIV, sífilis, diabetes, verificação da pressão arterial e escovação para crianças; além do veículo do programa Farmácia Mais Perto com a distribuição de medicamentos.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 14/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

ABA
A Associação Brasileira de Advogados (ABA), iniciou o mês de setembro conferindo posse à advogada Luciane Amaro, como secretária geral-adjunta da Comissão de Direito do Trabalho de Passo Fundo. A advogada comprometeu-se a cumprir fielmente os deveres do cargo, bem como dinamizar as relações com as instituições a fim de provocar debates relacionados a atual condição trabalhista no Brasil. Atualmente, a Associação conta com mais de 30 membros e neste mês completará 1 ano de atividades na região, tendo como norte o aprimoramento científico jurídico dos seus membros e a ampliação da rede de interação profissional.

 

Meu Inverno Mais Quentinho
Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para levar agasalhos a bairros distantes das sedes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), o Programa Meu Inverno Mais Quentinho já distribuiu 33 mil peças para pessoas mais carentes do município e em situação de rua, além de instituições e entidades parceiras. Na última entrega foram 3 mil peças. As roupas, calçados e alimentos recolhidos são distribuídos pela Central de Recebimento e Distribuição de Doações, onde é feita a triagem. Quem quiser contribuir basta ir na Central, localizada ao lado da Biblioteca Municipal, na Rua Morom, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Sindilojas
Aconteceu na manhã de terça-feira (11), o encontro da 4ªturma do projeto Gostar do que se faz é Felicidade. A dinâmica do curso é o desenvolvimento de ações que visam à qualificação dos colaboradores através de encontros dinâmicos oportunizando a atualização de conhecimentos aos profissionais que atuam no atendimento e vendas do segmento do comércio e serviços dentro da cidade. Cerca de 50 alunos, comerciários e colaboradores participaram da primeira das três aulas programadas para acontecer neste mês de setembro. O encontro ocorreu no auditório do Sindilojas.

 

Dia Mundial da Sepse
No Dia Mundial da Sepse, lembrado em 13 de setembro, a conduta multiprofissional envolvendo o atendimento à sepse foi abordada através de uma atividade de atualização que envolveu a equipe médica e multiprofissional do Hospital da Cidade (HC). O HC é um dos hospitais brasileiros certificados para a implementação do Projeto Sepse, coordenado pelo Ministério da Saúde. O enfermeiro Gilmar Felario Jr. e a médica infectologista Clarissa Oleksinski, responsáveis pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HC ministraram duas conferências que abordaram o protoloco de sepse. Segundo estimativa do Instituto Latino Americano de Sepse são diagnosticados 400 mil novos casos de sepse anualmente no Brasil, com 240 mil óbitos.


Encontro Regional da Jovem Advocacia
Na próxima sexta-feira (14) tem inicio as atividades do III Encontro Regional da Jovem Advocacia. O evento terá painéis com profissionais da área, que abordarão temas como guarda compartilhada e alienação parental, desafios da jovem advocacia criminal e a prática em delegacias e aspectos da reforma trabalhista. O evento tem início às 14h, no auditório da Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). O Entrontro é promovido pela Comissão Especial do Jovem Advogado da Subseção de Passo Fundo juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Passo Fundo. As inscrições tem o custo de R$20,00 e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (54)3311.3079.

 

Empregos Formais I
O saldo de empregos do mercado formal deu um salto de 452,37% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Por faixa etária e gênero, a criação de novas vagas teve maior crescimento para os trabalhadores entre 25 e 39 anos e as mulheres. Em relação à escolaridade, saíram ganhando com a criação de vagas as pessoas que concluíram o ensino médio e as que entraram no superior. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
Empregos Formais II
Dos oito setores da economia, sete tiveram saldo positivo nos primeiros seis meses deste ano. O que teve melhor desempenho foi o de Serviços, que chegou ao final do primeiro semestre com 279.130 postos criados, seguido pela Indústria de Transformação, com 75.726 postos a mais e a Agropecuária, que gerou 70.334 novas vagas. Somente o Comércio teve saldo negativo, com resultado de -94.839. Na Administração Pública, houve fechamento de vagas para quase todos os níveis de formação.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 13/09/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Gasolina mais cara
Depois de uma semana sem reajustes no preço da gasolina, a Petrobras anunciou ontem (12) aumento de 1,02% no preço do combustível comercializado em suas refinarias. A partir de hoje (13), o litro da gasolina passará a custar R$ 2,2294, dois centavos a mais do que os R$ 2,2069 cobrados desde 5 de setembro. No mês, o litro do combustível já subiu nove centavos, ou seja, 4,3% a mais do que custava no fim de agosto (R$ 2,1375). Em Passo Fundo o preço da gasolina varia de R$ 4,72 a R$ 4,99.

 

Dia Mundial Sem Carro I
Estão abertas inscrições para atividades do Dia Mundial Sem Carro na Universidade de Passo Fundo (UPF). A iniciativa é promovida pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). As ações ocorrem a partir das 12h do dia 22 de setembro e a data promove a reflexão sobre o meio ambiente, a qualidade de vida e a mobilidade urbana e incentiva a população a diminuir a poluição. A programação conta com diversas atividades, como Caminhada Ecológica, Desafio Intermodal Kids, Oficina Aprendendo a usar a Ciclovia, Trilha de Bike, Oficina Prática de Vivências de Acessibilidade, entre outras. Será montada uma estrutura para praça de alimentação junto do prédio do Direito, com a presença de food trucks.
Dia Mundial Sem Carro II
A comunidade poderá desfrutar de bons momentos em bancos feitos com paletes, além disso, estarão disponíveis bicicletas para compartilhamento. “Teremos uma rota ciclística com uma pegada ecológica com uma área maior do campus. Se as pessoas puderem vir de bicicleta, vai ser ótimo, mas para quem não puder, vamos ter bicicletas para compartilhamento, emprestadas por empresas parceiras para que as pessoas que não têm bici também possam participar das atividades”, destacou a coordenadora do evento, professora Me. Eliara Riasik Porto. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de setembro pelo site www.upf.br/agenda.


Exposições I
O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF), oferece, ao longo de todo o ano, uma programação de exposições, oficinas e visitas abertas à comunidade. Atualmente, o Muzar conta com duas exposições: “Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental” e “Oliver, o espetáculo continua”. O Muzar fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min; e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A comunidade geral não precisa fazer agendamento, o qual é necessário somente para grupos e escolas ou para interessados em visitar o espaço no turno da noite. O agendamento deve ser feito pelo número (54) 3316-8316.
Exposições II
A exposição “Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural e ambiental” contempla uma imersão no território da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e o estudo da interação humana com a paisagem. Por meio de maquetes, jogos, audiovisuais, acervo biológico e oficinas, os visitantes são instigados a refletir sobre as condições naturais e ambientais, envolvendo a água, a biodiversidade e o ambiente como um todo. A exposição complementa outras três exposições do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu Histórico Regional (MHR), elaboradas por intermédio do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político, que ocorrem no Portal das Linguagens/Campus I da UPF. Além da exposição, o público também pode participar, por meio de agendamento, das oficinas oferecidas pelo Muzar.


Semana da Juventude
De 15 a 23 de setembro Passo Fundo terá atividades especiais em comemoração à Semana da Juventude. Com o tema Juventude Protagonista, a Coordenaria da Juventude da Prefeitura de Passo Fundo vai promover diversas ações de valorização deste público. A programação completa já está disponível no site www.pmpf.rs.gov.br. Para o coordenador da Juventude, Michel Oliveira, a ideia é que o protagonismo juvenil possa estimular a participação social dos jovens, contribuindo não apenas com o desenvolvimento pessoal dos jovens como também com o desenvolvimento das comunidades em que esses jovens estão inseridos. 


Café de Chaleira  
O CAMTI (Caixeiral Campestre Terceira Idade) irá realizar um Café de Chaleira no dia 17 de setembro (segunda-feira). A comemoração será na Sede Campestre, no salão do Bosque, às 8 horas. Os participantes estão convidados a levar um prato típico como: cuca, bolo, grostoli, entre outros. Café, leite e revirado de feijão serão cortesias do CAMTI.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE