PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Terça-Feira, 24/07/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Bombeiros I
Os vereadores do Democratas, Patric Cavalcanti e Rafael Colussi, entregaram ao capitão dos Bombeiros, Airton Ickert, um abaixo-assinado pela reabertura do posto avançado da corporação no Bairro Petrópolis. O documento foi assinado por mais de 500 pessoas, entre moradores e empresários da região. O restabelecimento da sede do Corpo de Bombeiros é uma solicitação antiga da comunidade do bairro e dos arredores. A perspectiva de modificações no mapa urbano da região, como a construção da megaloja Havan e a ampliação do aeroporto Lauro Kortz, reforça a necessidade de uma assistência mais próxima por parte das corporações.
Bombeiros II
Patric já vinha coordenando ações em prol da reabertura da sede desde 2017 e considera esta ação um passo fundamental para que o projeto seja executado. O vereador reitera que, para a obra, foi previsto um investimento de R$ 1,8 milhão, visando uma grande estruturação do posto. “É um local que se encontra fechado há mais de quatro anos. Com este encontro, enfatizamos a mobilização da comunidade, das empresas e entidades de classe, que pedem a reabertura”, afirmou.
Bombeiros III
Segundo o Capitão Ickert, o local deve será destinado à implantação de um posto avançado, que servirá como uma “área de prevenção para a região”. O espaço também foi projetado para comportar uma Sessão de Prevenção contra Incêndios, com ambulância e mais um caminhão, para emergências. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Petrópolis, Marcelo Chaves, presente no ato de entrega, exaltou a mobilização. Para ele, o restabelecimento “trará muitos benefícios para a comunidade”.

 

Cinema Italiano I
Com o intuito de promover a cultura e a língua Italiana, o Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) UPF Idiomas e a Acirs - Língua e Cultura Italiana realizam uma nova edição do Venerdì del Cinema Italiano, que irá apresentar o filme “Io Che Amo Solo Te”. A exibição será realizada na sexta-feira, dia 27 de julho, às 19h30min, no auditório da UPF Idiomas. O evento é gratuito e aberto à comunidade. O filme tem duração de 96 minutos, áudio e legenda em italiano e conta a história de Ninella, 50 anos e um grande amor, Don Mimi, com quem ela não podia se casar.

Cinema Italiano II
Mas o destino lhe dá um presente inesperado: sua filha Chiara entra em contato com Damiano, filho do homem que ela sempre amou, e os dois decidem se casar. O casamento de Chiara e Damiano é, assim, transformado em um evento real para Polignano a Mare, uma aldeia branca e empoleirada de um dos cantos mais mágicos da Puglia. E em um casamento como esse, qualquer coisa pode realmente acontecer. Até o impossível. Os interessados em participar do Venerdì del Cinema Italiano podem obter mais informações pelo telefone (54) 3316-8510 ou diretamente na sede da UPF Idiomas, na Avenida Brasil, 743, Campus III, Centro, em Passo Fundo.


Abono salarial
O prazo para o pagamento do abono salarial ano-base 2016 foi prorrogado e os trabalhadores poderão sacar o benefício a partir desta quinta-feira (26). O dinheiro ficará disponível até 30 de dezembro. Quase 2 milhões de trabalhadores não retiraram os recursos, o que corresponde a 7,97% do total de pessoas com direito ao benefício. O valor ainda disponível chega a R$ 1,44 bilhão. O pagamento do abono do PIS/Pasep começou em 27 de julho de 2017 e terminou no último dia 29 de junho, mas foi aberto um novo período pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Este é o terceiro ano consecutivo em que ocorre prorrogação. No ano passado, essa mesma medida foi tomada.

 

UBS da Planaltina
A Prefeitura de Passo Fundo iniciou a construção de passeio público (calçada) em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planaltina. A obra está sendo feita por meio de medida compensatória com a empresa que está investindo na cidade. Conforme o projeto apresentado para a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), responsável pela fiscalização da obra, a calçada tem medida de 96 metros quadrados de extensão por 2,40 cm de largura, sendo construída em concreto.  A empresa contratada para fazer a obra realizou a limpeza e demarcação da cancha e já finalizou a parte de concreto. Após, será feita a colocação do piso tátil, que foi solicitado na adequação no projeto apresentado, em cumprimento à nova legislação que exige normas de acessibilidade para orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão e rampas de acesso para uso de veículos de cadeirantes.




Fontes em Off

Segunda-Feira, 23/07/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Projeto Canaã

As demandas solicitadas pelos moradores do Loteamento Canaã foram assuntos abordados durante reunião plenária na última semana. Em fase de conclusão o Projeto Canaã, localizado ao lado do Loteamento Leonardo Ilha, vai disponibilizar 230 casas, sendo que até o momento 110 novas famílias já estão morando naquela região. O vereador Ronaldo Rosa, que visitou o local, explicou que alguns serviços essenciais como acesso ao transporte público e a coleta do lixo ainda não estão sendo realizados porque há a necessidade de aguardar a finalização das obras. Porém, alertou que a demanda por esses serviços tem aumentado significativamente no Loteamento Leonardo Ilha. O ônibus que realiza o transporte público está sempre lotado e o caminhão que faz a coleta do lixo não consegue recolher tudo o que é produzido na região. Ele garantiu que um ofício será encaminhado para a Coleurb, pedindo reforço na linha que atende o loteamento.

 

Baixo índice de confiança

Com uma pequena alta de 0,3 ponto em relação a junho, mês que foi seriamente impactado por causa da greve dos caminhoneiros e atingiu o nível mais baixo em dois anos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) alcançou 50,7 pontos em julho. De acordo com o levantamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), o resultado mostra que o segundo semestre começa com uma confiança muito baixa entre os industriais gaúchos. A pesquisa varia de zero a 100, revelando otimismo a partir de 50. Segundo avaliação entre os empresários, depois do impacto sofrido em junho, é possível que parte do otimismo perdido seja recuperado nos próximos meses com a dissipação dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, mas não retornará aos níveis anteriores. A deterioração da confiança é mais um obstáculo ao processo de recuperação da indústria gaúcha em 2018.

 

Obras: Planaltina

A Prefeitura de Passo Fundo iniciou a construção de passeio público (calçada) em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planaltina. A obra está sendo feita por meio de medida compensatória com a empresa que está investindo na cidade. Conforme o projeto apresentado para a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), responsável pela fiscalização da obra, a calçada tem medida de 96 metros quadrados de extensão por 2,40 cm de largura, sendo construída em concreto. A empresa contratada para fazer a obra realizou a limpeza e demarcação da cancha e já finalizou a parte de concreto. Após, será feita a colocação do piso tátil, que foi solicitado na adequação no projeto apresentado, em cumprimento à nova legislação que exige normas de acessibilidade para orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão e rampas de acesso para uso de veículos de cadeirantes.

 

Obras: Vila Ipiranga I

 

As obras reivindicadas pela comunidade escolar da Vila Ipiranga devem iniciar nos próximos dias. Nessa semana, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, confirmou a contratação da empresa que será responsável pela reforma da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Maria Catarina. “Estive na escola para verificar as necessidades de algumas medidas e intervenções de segurança e qualificação para os alunos e professores. O governo municipal tem realizado diversas ações nesse sentido, preocupado com a estrutura das nossas escolas”, disse o prefeito Luciano, na visita recente em que conversou com a comunidade escolar.

Obras: Vila Ipiranga II

A Secretaria de Planejamento (SEPLAN) realizou estudo para mapear os serviços necessários na escola. Foi definida a troca do toldo principal, reparos no telhado e troca dos beirais, pavimento da calçada interna com colocação de piso tátil direcional e de alerta, melhorias no cercamento e troca de vidros quebrados, colocação de telas nas janelas e revitalização da fachada principal com nova pintura. A obra da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Maria Catarina, na Vila Ipiranga, tem previsão de conclusão de cinco meses, após assinada a ordem de serviço, que deve acontecer nos próximos dias. A Secretaria de Planejamento será responsável pela fiscalização da obra que será realizada com investimento próprio da Prefeitura de Passo Fundo. Em 2016, a escola ganhou uma quadra de esportes coberta, equipamento que garante a prática adequada de diversos esportes e exercícios, oferecendo mais saúde e qualidade de vida, além de servir como um espaço de confraternização e socialização.

 

Sarampo I

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu na última sexta-feira (20) uma nota informativa destinada a todos os serviços de assistência da rede pública e privada sobre o cenário epidemiológico do sarampo no Rio Grande do Sul. Neste ano, já foram confirmados no estado 13 casos da doença, registrados nos municípios de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, São Luiz Gonzaga e Vacaria. A orientação aos profissionais de saúde é que estejam atentos aos sintomas e critérios de casos suspeitos, notificando essas ocorrências às secretarias municipais de saúde e ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Todo o continente americano foi considerado livre do sarampo em setembro de 2016, após a ausência da circulação do vírus pelo período de 12 meses. No entanto, ainda existem muitos países no mundo onde a doença ainda circula.

Sarampo II

Na Europa, desde 2016, já foram identificados mais de 20 mil casos e 35 mortes. A partir do ano passado, as Américas voltaram a registrar casos importados. Em 2018, até o dia 16 passado, já foram confirmados mais de 2,1 mil casos, envolvendo 11 países, dos quais cerca de 1,4 mil foram registrados na Venezuela. No Brasil, já foram confirmados, neste ano, 682 casos, distribuídos em Roraima (216 casos, duas mortes), Amazonas (444 casos, uma morte), São Paulo (um caso), Rondônia (um caso), Rio de Janeiro (sete casos), além dos 13 casos no RS. No Rio Grande do Sul, antes de ocorrer o processo de eliminação do vírus, o último caso confirmado no estado foi em 1999. Em 2010, houve oito casos importados e em 2011 foram sete. Desde então, o RS não registrava a circulação do vírus até o seu retorno em 2018.




Fontes em Off

Sábado, 21/07/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Festa de São Cristóvão 

A tradicional Festa de São Cristóvão, que chega à edição de número 57 em 2018, acontecerá neste domingo (22). Todos os anos, a procissão de colonos e motoristas percorre sete quilômetros entre as avenidas Brasil e Presidente Vargas, da paróquia São Vicente de Paulo até a São Cristóvão, para celebrar a data. Nessa semana, a Prefeitura de Passo Fundo realiza uma série de serviços estruturais para a procissão. A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais realiza limpeza e pintura. 

O trânsito
No dia da Festa a Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Municipal de Trânsito, irá monitorar todo o trajeto durante o evento. Ainda, orienta sempre que possível o uso de rotas alternativas para evitar transtornos. Os cruzamentos semaforizados da avenida Presidente Vargas estarão em amarelo piscante, visando maior fluidez da procissão. Já os cruzamentos da avenida com a rua Padre Valentin e a rua Duque de Caxias ficarão abertos para travessia de veículos. Os demais cruzamentos da avenida estarão bloqueados. Também será bloqueado o trânsito na avenida Presidente Vargas, sentido São Cristóvão/Centro, entre as ruas Belém e Camilo Ribeiro. Os cruzamentos da avenida Brasil não sofrerão nenhuma intervenção com fechamentos. 

Programação
07h30 – Saída da procissão no Boqueirão
08h30 – Chegada em frente à Matriz São Cristóvão
09h50 – Recepção das imagens dos padroeiros das comunidades
10h – Missa Solene na Matriz São Cristóvão
10h30 – Início da entrega do churrasco para levar
12h – Almoço
14h30 – Bênção da saúde e objetos religiosos na Igreja Matriz
Tarde –  Reunião dançante (entrada franca)

 

Trânsito
Devido à montagem das estruturas para o Festival de Folclore, a rua João L. Godinho (rua adjacente ao Parque da Gare), ficará bloqueada em frente ao portão de acesso durante o período de montagem das estruturas e realização do evento. O acesso local de usuários e moradores deverá ser feito pela rua Minas Gerais, onde será permitido a entrada.

 

“Meias do Bem” I
Desde 2015, algumas empresas de Passo Fundo aderem a uma campanha que tem como objetivo transformar meias usadas em cobertores. Idealizado pelas Lojas Puket, o projeto “Meias do Bem”, constitui uma corrente solidária com o objetivo de recolher meias usadas, sem par ou furadas, e que seriam descartadas em algum momento. As meias arrecadadas, são recicladas, trituradas e passam por um processo químico para extração do fio de algodão, onde então, são produzidos cobertores, os quais são doados às instituições cadastradas na campanha.

“Meias do Bem" II
Em mais uma edição do “Meias do Bem”, a Coleurb participa e destina pontos de coleta para as meias que aquecem. As três lojas de vendas de passagens, mais a sede da empresa, estão como pontos de arrecadação das peças a partir de hoje (20). Além de aquecer, as meias não mais utilizadas são retiradas do meio ambiente, motivo a mais para doar. Para fabricar um cobertor de casal, por exemplo, são necessárias cerca de 90 meias. A arrecadação das “Meias do Bem”, na Coleurb, acontece até o dia 25 de agosto. Após esse período, as peças serão encaminhadas à Loja Puket.
 
Pontos de arrecadação
- Loja Coleurb Matriz / Sede da empresa
Av. Sete de Setembro, nº 97, Bairro Petrópolis;
 - Loja Coleurb Morom
Rua Morom, nº 1230, Centro;
 - Loja Coleurb UPF
Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo.


Rústica Fasurgs
Estão abertas as inscrições para a corrida “Rústica Fasurgs” da Faculdade Especializada na Área da Saúde do Rio Grande do Sul. O evento tem apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e divulgará a campanha #ChegadeTrabalhoInfantil. A prova tem 500 vagas e os atletas vestirão camisetas com o logo da campanha nas costas. As inscrições encerram no dia 1º de outubro e deverão ser realizadas no site www.esportif.com.br, no valor de R$ 45 para adultos e de R$ 30 para crianças mais a taxa do site.  A largada será na sede da Fasurgs, em Passo Fundo, às 9h e acontece no dia 12 de outubro , nas categorias feminina e masculina.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 20/07/2018 às 06:00, por Fontes em Off

13º dos servidores municipais

Nesta sexta-feira, dia 20 de julho, a Prefeitura de Passo Fundo fará o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores públicos. Com isso, haverá uma injeção de recursos na economia de Passo Fundo, o que deverá aquecer diversos setores, como por exemplo, o comércio. A antecipação da primeira parcela está prevista pela Lei Orgânica do município e o seu cumprimento está sendo garantido graças ao equilíbrio da administração municipal do somatório das receitas e despesas. A segunda parcela será paga no final do ano.

Aniversário de Passo Fundo I
A Prefeitura de Passo Fundo está concluindo os últimos detalhes das atividades comemorativas dos 161 anos da cidade. A Semana do Município terá uma programação intensa de 1º a 7 de agosto, além de outros eventos que irão se estender ao longo do mês de aniversário. A abertura oficial acontecerá no primeiro dia do mês, a partir das 14h, na Arena do Instituto Histórico, no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, com pronunciamento de autoridades, atrações artísticas e homenagens. 

Aniversário de Passo Fundo II
Outro evento já confirmado é o Jantar em homenagem a entidades que contribuíram com o desenvolvimento econômico de Passo Fundo, que ocorrerá no dia 4 de agosto, às 20h, na Casa do Bosque. Serão homenageadas as entidades Acisa, CDL, Sindilojas, Sinduscon e Sindicato Rural. Nos próximos dias a programação completa da Semana do Município será divulgada e poderá ser acessada no portal da Prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). 

 

Moedas I
Parte da população brasileira ainda tem o hábito de guardar moedas em casa. Estudo divulgado ontem pelo Banco Central (BC) mostra que 19,3% da população guarda moedas por mais de seis meses. Além disso, 56,2% usam o dinheiro guardado no cofrinho para compras e pagamentos, mostra o BC, no estudo "O brasileiro e sua relação com o dinheiro". Segundo o BC, o dinheiro vivo ainda é o meio de pagamento mais utilizado pela população: 96,1% responderam que, além de outros meios, também fazem pagamentos em espécie. Na questão, os entrevistados podiam marcar mais de uma opção – 51,5% mencionaram cartão de débito e 45,5%, cartão de crédito.
Moedas II
Para compras de até R$ 10, 87,9% dos entrevistados preferem utilizar dinheiro. Esse índice diminui com pagamentos de maior valor. Para desembolsos de mais de R$ 500, a maior parte (42,6%) prefere cartão de crédito. No comércio, 75,8% dos estabelecimentos aceitam pagamentos no débito e 74,1% no crédito. Apenas 16,3% aceitam cheques. Segundo o comércio, os pagamentos em dinheiro representam 50% do faturamento, contra 55% registrados em pesquisa de 2013. O cartão de débito aumentou de 14% para 20% sua fatia no fluxo de caixa dos estabelecimentos. Já o uso de cheques diminuiu 2 pontos percentuais, passando para apenas 1%. As vendas feitas em cartão de crédito ficaram estáveis no período, com 25%.


Tio Hugo
A Administração Municipal de Tio Hugo iniciou nesta semana as obras de drenagem de uma vala as margens da RS 223 no perímetro urbano do município. A área que faz parte da faixa de domínio do DAER – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, acumula resíduos oriundos da parte central da cidade. A obra deve seguir nas próximas semanas, uma vez que o trabalho é complexo e exige a instalação de redes de drenagem. De acordo com o prefeito Gilso Paz a aquisição da tubulação já está em fase licitatória e o processo deve ser concluído em breve. A drenagem deverá solucionar o problema de acumulo de resíduos e mau cheiro do local.

Literatura em Diálogo
Um nova edição do projeto de extensão Literatura em Diálogo, ligada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao curso de Letras do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e realizada em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, acontecerá no dia 4 de setembro, no Centro de Eventos da UPF, a partir das 19h20min. A temática central desta edição será a vida, a obra poética e a obra política do escritor Pablo Neruda. O Projeto de Extensão Literatura em Diálogo constitui-se numa atividade fundamentada, especialmente, nas teorias do crítico literário brasileiro Antonio Candido, estudioso que propõe analisar a Literatura na sua relação com as demais áreas do conhecimento, a fim de compreender a presença do externo no interno das obras.

 

Estado
O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou que o Rio Grande do Sul está fora da lista de inadimplência do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o Cauc, um cadastro mantido pelo Ministério da Educação (MEC) que norteia as transferências de verbas feitas a estados e municípios. De acordo com o ministro, a adimplência é pré-requisito fundamental para a transferência de valores relativos a projetos que envolvem aporte de órgãos federais, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).




Fontes em Off

Quinta-Feira, 19/07/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Dia do Homem
 
Lembrado, nacionalmente, no dia 15 de Julho, o Dia do Homem foi comemorado de forma especial na Coleurb. Com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), um dia, com programação diferenciada, foi preparado para os cerca de 400 colaboradores. Além da entrega de um mimo, foi preparado um momento de integração com o Dr. Ricardo Presotto, Médico do Trabalho da Coleurb. Presotto abordou a saúde do homem de forma ampla, com temas e dicas que refletem no bem-estar dos colaboradores em casa, bem como no ambiente de trabalho. O momento de comemoração contou ainda com a parceria da Barbearia do Comércio, que disponibilizou profissional para corte de cabelo dos colaboradores, além de um mini workshop com dicas de cuidados pessoais.

 

Transferência para Medicina Imed 
A IMED divulga o edital para o preenchimento de vagas remanescentes para o segundo semestre de 2018, conforme a disponibilidade de vagas no curso de Medicina, para candidatos de transferência. Dentre os requisitos o candidato deve estar regularmente matriculado no curso de Medicina em qualquer instituição de ensino superior brasileira, devidamente autorizada pelo Ministério da Educação do Brasil. O processo seletivo se dará através do desempenho ENEM, as notas que serão consideradas são as dos últimos três anos (2015, 2016 ou 2017). Informações na Central de Atendimento no telefone (54)3045-6100. Para se inscrever acesse ingressoespecial.imed.edu.br.

 

Imprensa gaúcha
O Governo do Estado e a Athos Editora lançaram ontem o 4º volume da série 'Nomes que fizeram a Imprensa Gaúcha'. Os dez biografados da publicação são Bira Valdez, Celito de Grandi, Clóvis Duarte, Danilo Ucha, Jayme Copstein, Jose Abraham, Paulo Sant’Ana, P.F. Gastal, Plínio Saraiva e Tatata Pimentel. A edição  reconhece o trabalho de radialistas, jornalistas, profissionais de comunicação que, de alguma forma, ajudaram a construir a imprensa que é feita no Rio Grande do Sul.

Reitoria UPF
A Fundação Universidade de Passo Fundo e o Conselho Universitário da Universidade de Passo Fundo realizam, na sexta-feira, 20, a posse da nova Reitoria e dos novos diretores de campi e das Unidades Acadêmicas, para a gestão 2018-2022. A cerimônia será realizada no Centro de Eventos, às 19h. Na ocasião. Assumem a reitora: Bernadete Maria Dalmolin; vice-reitor de Graduação: Edison Alencar Casagranda; vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Antonio Thomé; vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários: Rogerio da Silva; e vice-reitor Administrativo: Cristiano Roberto Cervi.

 

AluguelI
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,53% na segunda prévia de julho, taxa inferior ao 1,75% da segunda prévia de junho. Segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com a prévia, o IGP-M acumula taxas de inflação de 5,94% no ano e de 8,26% em 12 meses. A queda da taxa foi puxada pelos produtos no varejo e no atacado. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, registrou taxa de 0,52% na segunda prévia de julho.
Aluguel II
No mês anterior, a taxa foi de 2,24%. O Índice de Preços ao Consumidor, que acompanha a variação de preços do varejo, passou de 0,99% na segunda prévia de junho para 0,39% na segunda prévia de julho. Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção, terceiro subíndice que compõe o IGP-M, subiu de 0,48% para 0,90% no período. A segunda prévia de julho foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 de junho de 2018 a 10 de julho.

 

Vacinação
Ministério da Saúde informou que a campanha de vacinação contra a gripe alcançou a meta de imunizar 90% do público-alvo. De acordo com o último boletim divulgado pelo governo federal, 90,19% da população considerada prioritária recebeu a dose – um total de 51,4 milhões de pessoas. A pasta alertou, entretanto, que gestantes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos continuam com a cobertura vacinal abaixo de 80% – 77,8% e 76,5%, respectivamente. Ambos os grupos, segundo o ministério, ainda podem procurar os postos de saúde para se vacinar.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE