PUBLICIDADE

Colunistas


Fontes em Off

Segunda-Feira, 12/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Leitores e escritores
Inscrições abertas para segundo Encontro com Escritores das Jornadas Literárias, que ocorre em novembro, em Lagoa Vermelha, Marau e Passo Fundo. Escolas interessadas em participar já podem realizar as suas inscrições através do site upf.br/16jornada. O Encontro com Autores faz parte do projeto Jornada em Movimento, que ocorre nos anos em que não há edição da Jornada Nacional de Literatura. Essa atividade consiste em um momento em que os leitores encontram os escritores das obras lidas durante o semestre. Passo Fundo, recebe as escritoras Helena Gomes e Simone Pedersen, no dia 28 de novembro, no Centro de Eventos da UPF, às 9h e às 14h. No endereço, também é possível conferir mais informações sobre as autoras e as obras indicadas.


Diabetes
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa ComSaúde da Faculdade de Medicina e do projeto Acampamento da Criança com Diabetes, realiza o “I Encontro de Professores da Rede Municipal e Privada de Passo Fundo: desmistificando a Diabetes Mellitus Tipo I (DMI)”. As inscrições para o evento são gratuitas e encerram no dia 14 de novembro. O Encontro tem o objetivo de esclarecer aos professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada questões relacionadas aos sinais e sintomas da Diabetes tipo I. O evento ocorre a partir das 19h, no dia 14 de novembro, no anfiteatro da Faculdade de Medicina, Campus II UPF. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://secure.upf.br/eventos/eventos/385.


Boletos
Desde sábado (10), boletos vencidos já podem ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador. O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos.


Educação
Com o intuito de incentivar a leitura e o exercício da produção textual dos estudantes, a Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), louçou na nesta sexta-feira (9), a 26ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias. A todo, 100 alunos do interior do estado e de Porto Alegre foram selecionados para serem os autores da obra que reúne poesias, contos, desenhos e crônicas. A publicação é uma excelente oportunidade para os jovens mostrarem o seu talento e serem reconhecidos por isto.


Agência Transfusional HC
A equipe da Agência Transfusional do Hospital da Cidade (HC) de Passo Fundo foi responsável por uma atividade de qualificação profissional destinada aos Responsáveis Técnicos das agências transfusionais, que não possuem titulação em Hemoterapia, de todo o Rio Grande do Sul. Todos os médicos que participaram da capacitação realizaram um estágio prático de dezesseis horas na unidade do HC entre os meses de agosto a outubro deste ano. As agências transfusionais atuam no armazenamento e realização de testes imuno-hematológicos pré-transfusionais de sangue e seus derivados, para que as transfusões sanguíneas sejam possíveis no ambiente hospitalar de forma segura. Foram abordados durante as atividades os princípios e diretrizes da Política Nacional de Sangue, Componentes e Derivados, além das regras para funcionamento de estabelecimentos de saúde.


Escolas Estaduais I
As mais de 2,5 mil escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul preparam-se para escolher seus diretores para mandados de três anos. A votação será no dia 27 de novembro. Este ano, a Secretaria da Educação (Seduc) promove curso inédito de gestão para os próximos gestores. A primeira fase, no sistema de Ensino a Distância (EaD), começou na sexta-feira (9). O link já foi disponibilizado e mais de 1,3 mil candidatos (alguns tentando a reeleição) se matricularam, desde o dia 5, quando começaram as inscrições. Obrigatório a diretores e vices a partir da próxima gestão, o curso traz informações sobre o funcionamento dos departamentos da Seduc – Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos, Logística, Jurídico e Pedagógico. Há, ainda, conteúdo voltado para liderança e comunicação (media training).

Escolas Estaduais II
No primeiro módulo, de 20 horas, os diretores aprendem noções de liderança e da função, bem como os atributos principais da administração pública. Em dezembro, o próximo módulo, de 40 horas, explicará o funcionamento e a melhor maneira de encaminhar demandas à Seduc. O terceiro módulo, também de 40 horas, a ser realizado no início do próximo ano, mostra ações indispensáveis ao cotidiano de quem faz a gestão escolar. A carga horária é de 120 horas.


Bueiros e Tubulações
Em uma ação que procura impedir que os resíduos sólidos cheguem até as tubulações, o vereador Marcio Patussi (PDT) sugere a instalação de um sistema de bueiros inteligentes. O sistema consiste na instalação de um cesto coletor com capacidade de 300 litros, que age como um filtro, permitindo a água passar, mas retendo o material sólido trazido durante o processo de escoamento. A exemplo de outros municípios que já implementaram o sistema, como a cidade de São Paulo (SP), Campo Grande (MS) e Governador Valadarez (MG), onde foi possível observar a redução dos problemas causados pela obstrução de bueiros e bocas-de-lobo, Patussi acredita que a medida, além de ser implementada em Passo fundo, também possa ser acrescentada no Plano de Resíduos Sólidos do município, aprovado em 2018. 

 

Marcha para Jesus
Evangélicos realizaram no sábado à tarde em Passo Fundo, a Marcha para Jesus, uma atividade que já se tornou tradicional em Passo Fundo e reúne milhares de pessoas todos oos anos. O grupo saiu do largo da Prefeitura, com deslocamento pela Av. Brasil, passando pela Av. Sete de Setembro até o Parque da Gare onde, no fim do dia, aconteceu um show evangelístico com o cantor Ton Carfi. O evento é organizado pela Associação de Pastores e Ministros Evangélicos de Passo Fundo (Amepas).


Mobilização contra o Aedes
A Secretaria Estadual da Saúde prepara a Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes, que acontece entre os dias 26 e 30 de novembro. A proximidade do verão, com o consequente aumento das temperaturas e chuvas, é o alerta para que haja um reforço das atividades de eliminação dos focos do inseto, que deposita suas larvas em locais com água parada. No Rio Grande do Sul são 313 cidades consideradas infestadas pelo mosquito, o que representa 63% dos municípios gaúchos, incluindo Passo Fundo. O número de cidades aumentou durante o ano de 2018, somando 64 municípios a mais do que em relação ao ano de 2017.

 

Semana de Mobilização e Dia D
A Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti tem por objetivo estimular ações nas áreas de educação, assistência social e saúde nos estados e municípios a respeito da importância de prevenção à dengue, zika e chikungunya, bem como do combate ao Aedes. No dia 30 de novembro, a programação terá o Dia D, quando a orientação será que sejam realizadas atividades com a presença de autoridades, gestores, líderes e personalidades. Como forma de mobilização, são incentivadas a execução de ações educativas, mutirões de limpeza, atividades lúdicas e rodas de conversa.


Cenário pós-eleições
Quais serão os cenários econômicos e as perspectivas para o Brasil e para o Rio Grande do Sul pós-eleições? Este é o tema da próxima e última Reunião Almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo em 2018. O convidado é o economista-chefe da CDL Porto Alegre e articulista de Economia do Portal Locus Online, Oscar André Frank Junior. De acordo com o economista, a palestra será dividida em três partes. A primeira delas trata sobre a evolução do cenário econômico e as perspectivas para o futuro com foco no varejo. Em seguida, o palestrante abordará as projeções e os indicadores de mercado para 2019, destacando seis desafios que o Brasil deve enfrentar para acelerar o crescimento a médio e longo prazo. A terceira parte será focada nos desafios do Rio Grande do Sul, quando o palestrante abordará temas como finanças públicas e o envelhecimento da população.

Serviço:
Evento: Reunião Almoço CDL
Tema: Cenários Econômicos e Perspectivas Pós-Eleições.
Palestrante: Oscar André Frank Junior, economista-chefe da CDL Porto Alegre
Data: 20 de novembro, terça-feira
Horário: 12h
Local: Clube Comercial




Fontes em Off

Sábado, 10/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Plantando em Casa
Proporcionar diferentes experiências e o contato com as plantas foi o objetivo de uma atividade desenvolvida pela Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Emater, na Escola Municipal de Educação Infantil Tio Patinhas. Eles levaram até a e escola e aos alunos o programa Plantando em Casa, que incentiva o cultivo de temperos e hortigranjeiros em casa. Na escola, as equipes ensinaram as técnicas de plantio em canos de PVC, que são uma alternativa em locais onde não há espaço para o cultivo direto na terra. A atividade buscou destacar entre alunos e professores a importância do incentivo e do cuidado com as plantas e com o meio ambiente, além de proporcionar que as crianças, desde cedo, tenham contato com a natureza e alimentos mais saudáveis.


Estética Facial
O curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, no dia 19 de novembro, a oficina de extensão Estética Facial - Design de Sobrancelha, que será ministrada pela esteticista e cosmetóloga Mariana Tomasetto Marcon. A atividade acontece das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, na sala 223 do Centro de Educação em Tecnologia (CET) e no Laboratório Facial e Corporal, Campus I. A oficina objetiva apresentar conhecimentos e atividades práticas relativas ao design de sobrancelha. As incrições para a comunidade em geral podem se inscrever até 14 de novembro, pelo Sistema de Inscrições UPF. O custo é de R$ 100,00. Mais informações podem ser acessadas em contato com a professora Me. Micheline Machado Teixeira pelo e-mail [email protected]


Natal Ecológico
Na noite quinta-feira (08), foi realizado o lançamento oficial do Natal Ecológico do Boqueirão Legal, que chega à 11ª edição com novidades. Os detalhes serão divulgados nos próximos dias. Neste ano, a população poderá escolher, através de concurso cultural, uma bandeira para o Boqueirão. A montagem das estruturas e enfeites de natal se iniciaram ontem. A abertura oficial, com acendimento das luzes, está marcado para o dia 25 de novembro. E a partir desta data serão inúmeras atrações na praça Miguel Moretti, no bairro Boqueirão. É possível acompanhar a programação pela página do Facebook do Boqueirão Legal www.facebook.com/BoqueiraoLegal/.


Correios
As tarifas postais foram reajustadas em 5,99%. O aumento começou a partir de sexta-feira (09), quando a medida foi publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ao qual os Correios estão vinculados. Com isso, os valores de diversos serviços serão alterados. A carta comercial sairá de R$ 1,85 para R$ 1,95. Pela carta não comercial passará a ser cobrado R$ 1,30, contra R$ 1,25 antes do reajuste. O telegrama escrito pela internet passará de R$ 7,69 para R$ 8,15 por página. O reajuste corresponde à inflação acumulada do período de fevereiro de 2017 a setembro de 2018, usando como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). A majoração das tarifas vale apenas para os produtos vinculados à atuação da estatal como monopolista, não abrangendo encomendas e marketing, onde há concorrência com outras empresas.


Rio Passo Fundo
A primeira edição da Exposição Itinerante Rio Passo Fundo: patrimônio socioambiental estará aberta para a comunidade de 9 a 11 de novembro de 2018 durante a Feira de Economia Popular Solidária (FRESOL) que acontece no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no Bairro Boqueirão, das 10h às 20h. A proposta desta ação é que a Exposição seja levada para os municípios interessados e que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. O material da exposição é de fácil manuseio e retrata a experiência do projeto Rio Passo Fundo e a realidade dos municípios visitados pelo Projeto. Maiores informações através do e-mail [email protected] ou pelos telefones do MAVRS e MHR 3316-8586/8587 ou do Muzar 3316-8316.

 

Vestibular UPF
Últimos dias de inscrições para o Vestibular de Verão UPF. Processo seletivo inscreve para 58 cursos até esta segunda-feira (12), pelo site vestibular.upf.br. Prova será no dia 17 de novembro, em Passo Fundo e na estrutura multicampi. Estão disponíveis vagas em Passo Fundo e nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. A prova do Vestibular é dividida em dois grupos: 1 e 2. O valor da inscrição para os candidatos ao curso de Medicina é de R$ 150,00 e, para os candidatos aos demais cursos do Grupo 2, de R$ 80,00. No Grupo 1, as inscrições têm o valor de R$ 40,00, com exceção dos cursos de licenciatura, para os quais há gratuidade na inscrição.


Caminhada Rosa e Azul
O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade promove neste sábado (10) uma caminhada alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O ponto de concentração dos participantes será na Praça Marechal Floriano (Praça da Cuia), e a saída será a partir das 15h. O trajeto da Caminhada Rosa e Azul encerra no Espaço Antonio Augusto Pretto, no Hospital da Cidade, com a realização de uma mateada, o local também será um posto de coleta para doação de cabelo e lenços. A programação conta ainda com a participação da equipe do Hospital da Cidade e Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da UPF, através de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata.

 

IRPF 2018
Já está disponível para consulta o sexto lote de restituição do IRPF 2018. O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.




Fontes em Off

Sexta-Feira, 09/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Bairro a Bairro
A Prefeitura de Passo Fundo realizará a 47ª edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro neste sábado, dia 10 de novembro. O encontro será a partir das 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, na rua Buenos Aires, 749 – bairro São Luiz Gonzaga.  Os trabalhos de melhoria já iniciaram. A Secretaria de Obras realiza serviços de manutenção e recuperação das vias. Já a Secretaria de Transportes e Serviços Gerais cuida de serviços de limpeza, roçada, iluminação – com o conserto de mais de 70 pontos e pintura de sinalização viária e colocação de placas.

Bairro a Bairro II
No sábado, os participantes terão à disposição a presença das secretarias com suas equipes e secretários, além do Gabinete do Prefeito. Entre os serviços oferecidos estão: a Secretaria de Meio Ambiente com a distribuição de mudas e a unidade móvel do É o Bicho; a Secretaria do Interior com a distribuição de sementes; a Secretaria de Cidadania e Assistência Social com orientações de acesso aos serviços de assistência social, atualização do Cadastro Único e programas sociais; corte de cabelo, manicure e massoterapia.

Bairro a Bairro III
Ainda, terá a Secretaria de Segurança Pública com a Escolinha de Trânsito; a Secretaria de Saúde que vai orientar a população sobre prevenção de doenças e oferece testes de HIV, sífilis, diabetes, verificação da pressão arterial e escovação para crianças; além do veículo do programa Farmácia Mais Perto com a distribuição de medicamentos.

  

Sábado cultural I
O Sábado Cultural é um evento já tradicional na St. Patrick. É uma intensa atividade artística que vai reunir tudo aquilo que foi produzido pelos alunos da educação infantil até o ensino fundamental durante este ano. Essa festa será realizada neste sábado (10/11) com releituras de obras de artistas consagrados e que são estudados pelos alunos. A rua General Netto é fechada e o espaço é ocupado por alunos, professores e pais, para fazer da via urbana uma extensão da produção cultural dos estudantes. As salas de aula, o anexo, pátios, tatame, são transformados num imenso ateliê de artes.

Sábado cultural II
Durante o passeio pela grande exposição os visitantes vão conferir maquetes de Tarsila do Amaral produzidas pelos alunos do 8º e 9º ano. Os mesmos alunos também vão fazer uma mostra de fotografias: “Trilhando Mistérios” sobre a viagem de estudos realizada em Palhoça/SC. O Sábado Cultural acontece das 10h às 12h e toda a comunidade esta convidada a participar.

 

Ligações clandestinas

A RGE executou o corte de ligações de energia elétrica clandestinas e irregulares em Passo Fundo. A operação foi executada na área ocupada irregularmente, conhecida como Antiga Estufa, localizada na Travessa Mangabeira, Bairro São Luiz Gonzaga. Seis equipes da RGE fizeram o trabalho com apoio da Brigada Militar. A área da Antiga estufa possui 45 famílias. “O foco deste trabalho é evitar acidentes com a população, causados por ligações precárias que podem levar a lesões graves as pessoas, incêndios nas áreas envolvidas, e desligamentos acidentais do fornecimento de energia oriundos de falhas e sobrecarga na rede de distribuição, e combater o furto de energia elétrica”, explica Alexsandro da Silva Souza, Gerente de Serviços de Recuperação de Energia da RGE. Fazer ligação clandestina é crime tipificado no Código Penal.


Diretor de escola
As mais de 2,5 mil escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul preparam-se para escolher seus diretores para mandados de três anos. A votação será no dia 27 de novembro. Independentemente de quem tiver mais votos, já há um vencedor: a educação gaúcha. Isso porque, este ano, a Secretaria da Educação (Seduc) promove curso inédito de gestão para os próximos gestores. A primeira fase, no sistema de Ensino a Distância (EaD), começa nesta sexta-feira (9). O link já foi disponibilizado e mais de 1,3 mil candidatos (alguns tentando a reeleição) se matricularam, desde o dia 5, quando começaram as inscrições.
 

Ocupação
O número de pessoas ocupadas no Brasil aumentou de 89,7 milhões em 2012 para 91,4 milhões em 2017. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C): Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2017, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo indica que o pico de pessoas ocupadas no país ocorreu em 2015, com 92,6 milhões, tendo caído 1,5% em 2016 e apresentado “discreta” recuperação de 0,3% em 2017.

 

Caminhada Rosa e Azul
O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade promove neste sábado (10) uma caminhada alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O ponto de concentração dos participantes será na Praça Marechal Floriano (Praça da Cuia), e a saída será a partir das 15h. O trajeto da Caminhada Rosa e Azul encerra no Espaço Antonio Augusto Pretto, no Hospital da Cidade, com a realização de uma mateada, o local também será um posto de coleta para doação de cabelo e lenços. A programação conta ainda com a participação da equipe do Hospital da Cidade e Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da UPF, através de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata. A equipe multidisciplinar do HC esteve no Jornal O Nacional para divulgar o evento.




Fontes em Off

Quinta-Feira, 08/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

X Fórum Nacional de Enfermagem
Começa nesta quinta-feira, 08 de novembro, o X Fórum Nacional de Enfermagem e III Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas promovido pelo Grupo de Enfermeiros e o Grupo de Pele do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O evento que segue até o dia 09 de novembro tem como objetivo proporcionar conhecimento e troca de experiências relacionadas às diversas frentes de atuação do enfermeiro. O tema central do Fórum é “Interfaces do Cuidado: os desafios da enfermagem na atualidade” e busca contemplar uma programação ampla e atualizada. Profissionais especialistas de todo Brasil estarão palestrando no evento, que traz para Passo Fundo o que há de mais recente na área de Enfermagem. O Fórum acontece no Auditório Biomédico do Campus II da UPF. A programação completa está disponível no sitewww.hsvp.com.br . 

 

Workshop de maquiagem
O curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove, em parceria com as empresas LS Cosméticos e VULT, um workshop de maquiagem com o maquiador e blogueiro de São Paulo Ramon Goulart. O evento acontece a partir das 19h30, nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (prédio B3), Campus I. Toda a comunidade está convidada a participar. Para as acadêmicas do curso de Estética e Cosmética, o workshop é gratuito. O valor para o público externo é de R$ 80,00, custo que será revertido em produtos. Os participantes receberão certificados.


Indústria I
Influenciada pelo comportamento distinto dos seus seis componentes, a atividade industrial gaúcha permaneceu praticamente estável em setembro, na comparação com agosto, aponta o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado nesta quarta-feira (7) pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). A queda foi mínima, de 0,1%, feito o ajuste sazonal. As compras industriais (-4,2%), o faturamento real (-2,9%) e o emprego (-0,3%) caíram. Já as horas trabalhadas na produção (+1,8%) e a massa salarial (+0,3%) cresceram, enquanto a utilização da capacidade instalada-UCI (-0,1 ponto percentual) ficou quase estável, com um grau médio de 81,1%.

Indústria II
“Os resultados de setembro não alteram o cenário que vem sendo observado no setor industrial gaúcho. A indústria gaúcha evolui dentro do previsto para 2018, devendo encerrar o ano com crescimento, mas distante de recompor as perdas de mais de 20% do período 2014 a 2016”, afirma o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. 

 

Entre as melhores I

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,9 milhões de associados e atuação em 22 estados e Distrito Federal, figura pelo oitavo ano consecutivo na lista das “150 Melhores Empresas para Trabalhar” (MEPT)no Brasil. Divulgado durante solenidade de premiação, ocorrida na noite de 6 de novembro, na capital paulista, o guia anual é elaborado em parceria pela revista Você S/A, Editora Abril e Fundação Instituto Administração (FIA), trazendo a mais abrangente, crítica e rigorosa pesquisa sobre clima organizacional do País.
 
Entre as melhores II
Repetindo o feito do ano passado, o Sicredi obteve o primeiro lugar na categoria Cooperativas Financeiras, evidenciando a instituição financeira cooperativa como referência neste segmento, bem como o envolvimento dos, atualmente, mais de 25 mil colaboradores que nela atuam, valorizando e impulsionando o crescimento contínuo do cooperativismo de crédito no Brasil. Nos índices do ranking, o Sicredi aumentou suas pontuações em relação a praticamente todos os dados da edição passada do ranking. No Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), por exemplo, a instituição financeira cooperativa alcançou 82,1 pontos, ante 81,9 na classificação de 2017.


Parceria ampliada
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo assinou na quinta-feira, 01 de novembro, uma versão ampliada do convênio de parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Estiveram presentes na oportunidade o reitor da UFFS, Sr. Jaime Giolo, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, o superintendente do HSVP, Ilário De David, o diretor do Campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias e o Diretor Jurídico do HSVP Marco Mattos. A nova versão amplia a parceria das instituições que agora passa a ter além da residência médica e do Internato, a residência multiprofissional. “A assinatura desse documento ratifica os fiéis propósitos dessas duas instituições de continuarem trabalhando, planejando e implementando ações em conjunto”, evidencia Vanderlei.




Fontes em Off

Quarta-Feira, 07/11/2018 às 06:00, por Fontes em Off

Remanejo Professores
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, informa que pedidos de remanejo para professores do ensino fundamental e da educação infantil e para funcionários das escolas podem ser realizados através de formulário online pelo portal pmpf.rs.gov.br, até às 18h do dia 30 de novembro. Os critérios para concessão do remanejo são a existência da vaga na escola indicada pelo interessado e o dia e horário de envio do preenchimento do formulário no site. Posteriormente, o servidor deverá aguardar o retorno do processamento do remanejo na primeira quinzena do mês de dezembro. Os concursados nomeados e empossados no corrente ano não poderão solicitar o remanejo para 2019, tendo em vista o recente início de suas atividades e o pouco tempo de permanência na escola, o que não torna possível o pedido de remanejo.

 

Merenda Chef
Com sete receitas classificadas, a premiação do Concurso de Preparações Culinárias – Troféu Merenda Chef, organizado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo, acontecerá nesta quarta-feira (7), às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nas preparações foram avaliados a apresentação visual da receita, sabor, aproveitamento integral dos ingredientes e uso de ingredientes sustentáveis e higiene e cuidados na manipulação dos alimentos, dos utensílios e do manipulador. A participação foi aberta para merendeiras e serventes de escolas municipais e de escolas estaduais de abrangência da 7º Coordenadoria Regional de Educação (7º CRE), além de entidades ligadas à assistência social. O objetivo é incentivar a preparação de receitas saudáveis, nutritivas e saborosas, que fazem parte de toda alimentação oferecida na escola.

 

Caminhada Rosa e Azul
O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital da Cidade promove no próximo sábado (10/11) uma caminhada alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. O ponto de concentração dos participantes será na Praça Marechal Floriano (Praça da Cuia), e a saída será a partir das 15h. O trajeto da Caminhada Rosa e Azul encerra no Espaço Antonio Augusto Pretto, no Hospital da Cidade, com a realização de uma mateada, o local também será um posto de coleta para doação de cabelo e lenços. A programação conta ainda com a participação da equipe do Hospital da Cidade e Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da UPF, através de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de próstata.

 

 

Seminário de Defesa do Consumidor
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) e a Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem o X Seminário Nacional de Defesa do Consumidor. O evento, que está com inscrições abertas e será realizado de 20 a 23 de novembro, também é composto pelo VI Seminário Internacional de Defesa do Consumidor, II Encontro de Balcões do Consumidor, II Congresso Internacional de Jurisdição Constitucional, Democracia e Relações Sociais e pela II Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. As atividades acontecerão à noite, no salão de atos da Unidade acadêmica, e pela manhã e à tarde, no anfiteatro da FD, Campus I. A programação completa e as inscrições podem ser acessadas no site upf.br ou pelo telefone (54) 3316.8177.


IRPF 2018
A partir das 9 horas de sexta-feira (09), estará disponível para consulta o sexto lote de restituição do IRPF 2018. O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.


Plantando em Casa
Proporcionar diferentes experiências e o contato com as plantas foi o objetivo de uma atividade desenvolvida pela Secretaria do Interior da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com a Emater, na Escola Municipal de Educação Infantil Tio Patinhas. Eles levaram até a e escola e aos alunos o programa Plantando em Casa, que incentiva o cultivo de temperos e hortigranjeiros em casa. Na escola, as equipes ensinaram as técnicas de plantio em canos de PVC, que são uma alternativa em locais onde não há espaço para o cultivo direto na terra. A atividade buscou destacar entre alunos e professores a importância do incentivo e do cuidado com as plantas e com o meio ambiente, além de proporcionar que as crianças, desde cedo, tenham contato com a natureza e alimentos mais saudáveis.

 

Feira do Livro
Na manhã desta terça-feira (06), a 32ª Feira do Livro teve um sabor especial para os alunos de diversas escolas municipais de ensino fundamental, que participaram do lançamento e sessão de autógrafos do livro Cultivando Talentos. O livro conta com textos dos alunos que participaram do projeto ao longo do ano e que são estudantes das escolas de ensino fundamental da rede municipal, além dos integrantes do projeto Escola de Vida, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo, e conta ainda com ilustrações dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve. É a terceira edição do livro, resultado do projeto Identificando Talentos, uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e da Acadenia Passofundense de Letras e com apoio da Secretaria de Cultura, através do Funcultura. 


Atendimento ao Idoso I
Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de novembro, a Coordenadoria de Proteção Social Especial – Serviços de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Cidadania e Assistência Social promove uma reunião técnica de assessoria e seminário sobre a intersetorialidade e garantia de acesso aos direitos da população idosa. O evento ocorre nas 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF). As inscrições podem ser feitas através do site da Prefeitura ou nos dias do evento. O seminário tem como objetivo divulgar os serviços da rede de atendimento ao idoso existente em Passo Fundo, bem como potencializar a articulação da rede, além de capacitar equipes técnicas para o trabalho intersetorial socializando as informações e fomentando a discussão da cultura de institucionalização do idoso.

 

Atendimento ao Idoso II
A Rede de Atenção ao Idoso foi implementada através da articulação de serviços que fazem parte de uma rede integrada para adequada atenção à pessoa idosa conforme prega o Estatuto do Idoso. O objetivo desta rede é atender a população idosa de forma plena, tanto nas necessidades de saúde quanto nas necessidades sociais, criando um sistema de proteção baseado nos princípios da descentralização e intersetorialidade dos serviços. O I Seminário da Rede de Atendimento a Pessoa Idosa: Intersetorialidade e Garantia de Acesso aos Direitos terá uma primeira atividade de cunho regional, com os objetivos de qualificar fluxos, iniciar o debate de protocolos de atendimento para qualificação na oferta de política pública de qualidade e integrada à pessoa idosa.






PUBLICIDADE