PUBLICIDADE

Colunistas


Alunos do Marista Conceição recebem certificado internacional

Sábado, 11/08/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

De 13 de julho a 03 de agosto, onze alunos do 9º ano do Colégio Marista Conceição de Passo Fundo, participaram do intercâmbio “novas culturas, novos saberes” no Canadá tendo como sede o Columbia International College na cidade de Hamilton, província de Ontário. Na foto vemos de pé da esquerda para direita os estudantes Bianca Pereira Pretto, Gustavo Pasqualotto Gaelzer, Gustavo Henrique Fauth, Júlia Sbeghen, Fernanda Schlemmer Duarte e Mannuela Zanolla. Na frente Leonardo do Carmo, Benhur Teixeira Machado, Anna Paula Dalagñol Meith, Daniela Argenta Quatrin e Anna Carolina Capacchi Marca.


Alunos em frente ao Columbia International College
No total de 145 alunos dos colégios maristas participaram em julho e agosto, durante 23 dias, de intercâmbio no Canadá. Representantes de 16 escolas maristas sendo 15 do Rio Grande do Sul e uma escola de Brasília, além dos estudos de língua inglesa, conhecimentos gerais e atividades esportivas, visitaram entre outras cidades, Toronto, Ottawa, Quebec, Montreal e as cataratas de Niágara. Na foto o grupo de estudantes e educadores na frente do Columbia International College em Hamilton.

 

Despendem-se as avós pioneiras no ensino da musica
Na despedida do General Luiz W. Daudt recebe homenagens na unidade do Exército Nacional. Senhoras Zaida Meirelles Duarte e Ondina Daudt, que implantaram o ensino de música em Passo Fundo.

 

Como o Gaúcho continuou a sua vida
Vivendo por violenta crise, o Gaúcho quase sucumbiu. Católicos do Serra Clube rezam uma missa na própria sede do Clube pela sua sobrevivência, que foram atendidas e estão até hoje. Dom Cláudio foi o celebrante.




UPF prestigia a primeira mulher em sua Reitoria

Sábado, 21/07/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Não foi uma mera troca  de diretoria que ocorreu na festiva noite de ontem, com a posse da nova reitora,   professora, Bernadete Maria Dalmolin. O grande mérito   está no fato de que a primeira mulher que vai dirigir nossa Universidade  ocupa hoje, um lugar de grande destaque no senário do Ensino Superior Brasileiro- Viveu estes últimos 4 anos,como ativa vice-reitoria conseguindo levar consigo as maiores e mais importantes conquistas que até hoje projeta nossa Universidade na posição invejável por ela desfrutado. Escolha inteligente e de grande valor para os anos futuros.

 

Uma respeitável e qualificada equipe
Na festa da vitória, onde tomou parte a maioria dos votantes, confirma-se uma conquista que não deixou dúvidas.Pode-se muito bem constatar. mas faces da maioria, a alegria e o gosto da vitória . Asseguramos aí o sucesso destes próximos anos, onde haverá uma família gigantesca e unida nos seus objetivos.

 

Equipe unidade
José Carlos Carles de Souza, manteve ativa e fiel sua equipe dos primeiros 4 anos de gestão. Isto irá refletir nos sucessores, pois a família é a mesma, gigantes, unidade  e muito fiel


A grande homenagem a 1ª Faculdade
Tomei a iniciativa organizando a Homenagem à nossa 1ª Faculdade, a do Direito , ao completar seus 60 anos. Eis  aí o diretor Rogério Silva, o Reitor José C.de Souza, este colunista quando me brindaram com os discos que contém toda a história de nossa primeira Casa do Ensino Superior.- Grato..




Conheça, o presidente das Academias de Letras do RS

Sábado, 14/07/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Muitos, até hoje perguntam: As Academias de Letras têm presidente em nosso Estado? Pois mesmo nunca antes ter sido mencionado, temos, sim. Trata-se do Juiz de Direito aposentado, José Carlos Laitano, residente em Porto Alegre. Ei-lo, em visita à nossa Academia, cercado por alguns dos acadêmicos, quando aqui esteve no último sábado.

       

Secretária Ana Paula brilhou na CDL
Mais um grande tento marcou o nosso CDL, na sua reunião-almoço, quando apresentou para uma clássica e inteligente platéia, falando da sua Secretaria Municipal do Planejamento e das grandes melhorias da cidade, a titular. Ana Paula Weckert. Ei-la, com este colunista e a presidente Carine Sobiesiack, muito aplaudidas e com enorme sucesso. Parabéns.

 

Fotografaram Passo Fundo por 100 anos    
Dentre as famílias que fizeram nome, tradição e deram o caminho de grandes conquistas para todos nós,  está a família Czamanski. Na próxima segunda-feira, às 21h30 e na minha coluna do Canal 26,  os senhores saberão dos feitos dos irmãos Czamanski, onde, em várias áreas, filmaram, criaram museus e colocaram nossa cidade no mais alto destaque nas décadas de 30, 40 e 50. Por mais tempo ficou o Deoclídes, que recebeu de minhas mãos, como vereador, o grande sonho, o de Cidadão Passo-fundense, cujo diploma seu filho, Ronaldo, guarda até hoje. Na foto a esposa, o presidente da Câmara Luciano Azevedo e o Prefeito Júlio Teixeira.      

 

Hospital Bezerra de Menezes
Conquistando o desejo e os objetivos regionais, Passo Fundo se lan&cc edil;ou numa arroja iniciativa médica. Dar à região o Hospital que faltava. Perante altas autoridades,inclusive do Estado, o então Prefeito Guaracy Marinho recebia a planta a ser executado, com os olhares do médico Arnildo Sarturi, o Juiz Eurípides Facchini e mais autoridades municipais. Com enormes dificuldades chegou-se ao grande sonho que é hoje este modelar estabelecimento hospitalar da região e do Planalto.




Os 15 anos de morte de Ruth Schneider

Sábado, 07/07/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Ainda jovem, tendo muito de sua inteligência, cultura e amor à sua terra, nos deixou Ruth Schneider, no último mês que passou. Destacou-se como orgulhosa filha de Passo Fundo, com seu trabalho como pintora, gravadora, desenhista e autodidata, mantiveram sua imagem  intocável até os últimos momentos de sua vida. Na foto, ao lado do seu companheiro que também já faleceu, entrega-me ela uma obra sua pelo apoio que lhe dispensei em toda a sua brilhante vida e carreira. Grato. Hoje às 21h30 no canal 26, programa especial em homenagem a nossa conterrânea.

 

O casamento da professora e o atleta chileno
Graças à Internet ,muitos são os casamentos que se firmam reunindo jovens dos mais diferentes setores da vida.Noticiamos há uma semana que uma professora de Passo Fundo, conheceu um atleta da Seleção Chilena de Futebol, com ele namorou e agora terminou firmando o seu casamento-Jamais poderia sentir os efeitos da notícia que o programa do Canal 26 da última segunda-feira,às 21h30 reportou com grande sucesso. Ela, Daniela Colé, prima do Padre Geraldo Colé, e ele ,Eduardo Jesus Vargas, conhecido por Vargas nos grandes clubes onde tem atuado.. Na foto, os noive entrando no belo templo chileno- Belas fotos, flagrantes familiares, serão apresentados nesta 2ª fiera às 21h30, no Canal 26.

 

A morte do professor Casquinha
Divulgamos a morte do estimado professor Cláudio Joaquim Wagner, com sua esposa e o casal de filhos.- Dezenas de  ex-alunos do I.E e do IPA, vieram até nós com a foto que hoje divulgamos, pois aí está, bem vivo o grande mestre, falando, ensinando e encaminhando dezenas de jovens  em suas vidas. Era realmente, uma retificação digna e uma homenagem a mais, ao grande mestre.


Há 70 anos, um grande título
Passo Fundo foi, por muito tempo, a "Capital das Carreteiras". Eramos a maior e mais qualificada equipe desde 1948. Dos numerosos  heroicos do valante competitivo, só restou um: Daniel Winik. Mas o primeiro e mais vitorioso foi Alcides Schroeder, que vemos no cartaz  de sua  1ª  e vitoriosa conquista há 70 anos atrás. O programa "Esportes no 26 prepara uma grande homenagem será lançada na 3ª feira no referido Canal às 21h30. Aguardem.




O dia do nascimento do HSVP

Sábado, 30/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Pois o Calendário das grandes conquistas humanas nunca falha. Foi no exato momento em que nasceu o Hospital São Vicente de Paulo, 24 de junho que comemoramos os 100 de um dos mais modernos hospitais de todo o Brasil, o nosso HSVP A foto inicial desta edição especial nos mostra como era o Hospital  em seus primeiros dias . e nos abre espaços preciosos para bem estampá-lo no histórico-médio do Brasil. Ninguém poderia acreditar que chegaria onde chegou.

 

A solene missa de ação de graças pelos 100 anos
Como obra católica da mais alta importância, o primeiro passo seria o Agradecimento a Deus, na celebração da Missa de Ação de Graças. Eis os celebrantes  presididos pelo Arcebispo, Dom Rodolfo Luiz  Weber cercado pelos padres, Itacir Brassini,  Provincial da Sagrada Família, Cassiano Pértile, Páraco  de Paróquia N. S. Da Conceição, Fábio de Morais, Vigário Geral da Arquidiocese, Clésio Facco, Provincial dos Padres  Palotinos, e Rudi Hippler, Capelão do Hospital.

 

O inspirado fundador Padre Rafael Iop
Como enviado de Deus para uma obra humanitária, Padre Rafael Iop, Palotino, superou todos os enormes obstáculos e 100 anos foram poucos para projetá-lo na salvação de centenas de vítimas da Gripe que matava dezenas de fieis, sem qualquer esperança de cura, até surgir o Hospital milagroso para ampará-los. Jamais será esquecido.

 

Décio Ramos de Lima
Concluindo momentos os mais decisivos de sua e da vida do Hospital, Décio Ramos de Lima entrega a presidência dos Vicentinos, deixando em seu caminho a responsabilidade de encontrar sucessores que façam o que ele fez. Parabéns




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE