PUBLICIDADE

Colunistas


Os 15 anos de morte de Ruth Schneider

Sábado, 07/07/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Ainda jovem, tendo muito de sua inteligência, cultura e amor à sua terra, nos deixou Ruth Schneider, no último mês que passou. Destacou-se como orgulhosa filha de Passo Fundo, com seu trabalho como pintora, gravadora, desenhista e autodidata, mantiveram sua imagem  intocável até os últimos momentos de sua vida. Na foto, ao lado do seu companheiro que também já faleceu, entrega-me ela uma obra sua pelo apoio que lhe dispensei em toda a sua brilhante vida e carreira. Grato. Hoje às 21h30 no canal 26, programa especial em homenagem a nossa conterrânea.

 

O casamento da professora e o atleta chileno
Graças à Internet ,muitos são os casamentos que se firmam reunindo jovens dos mais diferentes setores da vida.Noticiamos há uma semana que uma professora de Passo Fundo, conheceu um atleta da Seleção Chilena de Futebol, com ele namorou e agora terminou firmando o seu casamento-Jamais poderia sentir os efeitos da notícia que o programa do Canal 26 da última segunda-feira,às 21h30 reportou com grande sucesso. Ela, Daniela Colé, prima do Padre Geraldo Colé, e ele ,Eduardo Jesus Vargas, conhecido por Vargas nos grandes clubes onde tem atuado.. Na foto, os noive entrando no belo templo chileno- Belas fotos, flagrantes familiares, serão apresentados nesta 2ª fiera às 21h30, no Canal 26.

 

A morte do professor Casquinha
Divulgamos a morte do estimado professor Cláudio Joaquim Wagner, com sua esposa e o casal de filhos.- Dezenas de  ex-alunos do I.E e do IPA, vieram até nós com a foto que hoje divulgamos, pois aí está, bem vivo o grande mestre, falando, ensinando e encaminhando dezenas de jovens  em suas vidas. Era realmente, uma retificação digna e uma homenagem a mais, ao grande mestre.


Há 70 anos, um grande título
Passo Fundo foi, por muito tempo, a "Capital das Carreteiras". Eramos a maior e mais qualificada equipe desde 1948. Dos numerosos  heroicos do valante competitivo, só restou um: Daniel Winik. Mas o primeiro e mais vitorioso foi Alcides Schroeder, que vemos no cartaz  de sua  1ª  e vitoriosa conquista há 70 anos atrás. O programa "Esportes no 26 prepara uma grande homenagem será lançada na 3ª feira no referido Canal às 21h30. Aguardem.




O dia do nascimento do HSVP

Sábado, 30/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Pois o Calendário das grandes conquistas humanas nunca falha. Foi no exato momento em que nasceu o Hospital São Vicente de Paulo, 24 de junho que comemoramos os 100 de um dos mais modernos hospitais de todo o Brasil, o nosso HSVP A foto inicial desta edição especial nos mostra como era o Hospital  em seus primeiros dias . e nos abre espaços preciosos para bem estampá-lo no histórico-médio do Brasil. Ninguém poderia acreditar que chegaria onde chegou.

 

A solene missa de ação de graças pelos 100 anos
Como obra católica da mais alta importância, o primeiro passo seria o Agradecimento a Deus, na celebração da Missa de Ação de Graças. Eis os celebrantes  presididos pelo Arcebispo, Dom Rodolfo Luiz  Weber cercado pelos padres, Itacir Brassini,  Provincial da Sagrada Família, Cassiano Pértile, Páraco  de Paróquia N. S. Da Conceição, Fábio de Morais, Vigário Geral da Arquidiocese, Clésio Facco, Provincial dos Padres  Palotinos, e Rudi Hippler, Capelão do Hospital.

 

O inspirado fundador Padre Rafael Iop
Como enviado de Deus para uma obra humanitária, Padre Rafael Iop, Palotino, superou todos os enormes obstáculos e 100 anos foram poucos para projetá-lo na salvação de centenas de vítimas da Gripe que matava dezenas de fieis, sem qualquer esperança de cura, até surgir o Hospital milagroso para ampará-los. Jamais será esquecido.

 

Décio Ramos de Lima
Concluindo momentos os mais decisivos de sua e da vida do Hospital, Décio Ramos de Lima entrega a presidência dos Vicentinos, deixando em seu caminho a responsabilidade de encontrar sucessores que façam o que ele fez. Parabéns




Ela foi a nº 2 do Tênis: Miriam D ´Agostini

Sábado, 23/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Com a morte de Maria Ester Bueno, que venceu todas as competições no Mundo, em que participou, ao deixar a prática dese esporte, elegeu a passo-fundense Miriam DÁgostini a sua sucessora  e deu-lhe tudo que sabia como a maior do mundo que fora. Hoje, Miriam é funcionário do Governo e não tem ainda uma sucessora para o que foi , quando vencia tudo, também, Ei-la ao nosso lado no desfile das Olimpíadas, em nossa cidade.-


O encontro dos irmãos Verardi
Como todos filhos de passo fundo, os irmãos Verardi tiveram especial carinho no lançamento do livro do Antônio,em nossa cidade.- Em Porto Alegre se reuniram e tiraram a foto que vemos. Ei-los:- Na direita,o Antônio, ao lado o Hiran, e o Waldemar- Sentados Julieta, V.Carrão, falecida,Heitor, falecido e Helena V. Dal Agnol. Foto de 18 de fevereiro de 2oo6.

 

O livro com o autor em destaque
Eis a capa do livro de Antônio Verardi, disputado por gremistas de todo o Estado. Faz referência ao seu início de vida jornalística onde vivemos os primeiros  meses juntos  na Rádio Passo Fundo pois  eu fazia o noticiário esportivo para ele.. Grato pelas referências.

 

Lauro Kortz na pista que leva seu nome
Jamais o famoso Comandante Lauro Kortz imaginaria que no momento da foto acima, estava ele pisando aquele seria o campo de pouso do Aeroporto que levaria seu nome. Ei-lo chegando ao local apontado pela ceta,vendo-se, ao seu lado, o instrutor Ataliba Fagundes Martins. Isto foi em 1941.   




Copa: queremos todos beijá-la novamente

Sábado, 16/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Para o Brasil, a Copa do Mundo começa neste domingo na Russia. Como os maiores vencedores desde 1930, queremos ver  todos os brasileiros beijando, novamente, o troféu mais valioso do esporte em todas as categorias do Mundo. Vamos lá Brasil...


Sucesso da CDL na reunião-almoço
 O CDL, marcou mais um grande sucesso com sua reunião-almoço desta última quarta-feira, com as palestras dos enviados da RBS, Marcelo Leite e Cláudio Toigo Filho, que vemos com a presidente Carine Sobiesiack, do SPC e este colunista.  

 

Incrível: Lula dispensa seguranças militares
Quando, pela única vez  que esteve,aqui, o então Presidente Lula da Silva,na inauguração da BSBios, dispensou todos os militares que sempre dão as garantias em  viagens do Mandatário. Aqui não se viu um só militar, pois Lula recorreu aos "Sem Terra" e sua mulheres, até mesmo para fazer a revista às  visitantes. Nenhum órgão do Brasil divulgou, só esta coluna,como podemos ver na foto que hoje lhes ofereço.

 

Academia de Letras - Os 80 anos
Ao comemorarmos os  80 anos de nossa Fulgurante Academia Passo-Fundense de Letras, uma foto histórica de 1938. No surgimento da Academia, em lujar do Grêmio de Letras, era ela que se instalava, isto há 80 anos, hoje comemorados. Um dos grandes nomes deste histórico evento era o de Antonino  Xavier de Oliveira, que vemos cercado pelas mais altas autoridades da época.




Passo-fundense na 1ª Copa do Mundo

Sábado, 09/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

O assunto dominante destes dias será sempre voltado a Copa do Mundo do Futebol, com o Brasil, o maior vencedor até aqui, em grande destaque. Já divulguei a foto de hoje e o faço para os colecionadores  guardarem na lembrança. Trata-se do empresário Diogo Morsch Goelzer que em 1930, cuidava do depósito de madeiras da empresa de seu pai, Mário Goelzer, em Montevideu. Com seus joviais 16 anos foi à grande final quando o Uruguai derrotou a Argentina e conquistou o 1º título. Não viu nenhum outro brasileiro presente, por mais que procurasse. Estou entrevistando aqui dois anos de seu falecimento.Era casado com Adelaide Ghezzi e o casal não teve filhos.

 

A numerosa família de Mário Goelzer
- Com 4 filhas e 6 filhos, eis a família do felizardo brasileiro que viveu a 1ª decisão do Mundial de Futebol em 1930. No centro, em pé, o casal Mário e Otília Goelzer. Diogo é o 2º sentado da direita para a esquerda indicado pela ceta. O penúltimo, sentado, também indicado pela seta, Arthur que tornou-se Padre Jesuíta. Todos já falecidos

 

A religiosa na Copa do México
Uma foto curiosa e inédita. A irmã Salvatoriana, Erenita Gheller, do Colégio Bom Conselho, esteve no México num congresso bem na época da Copa que lá foi disputada. Amante do futebol, assistiu todos os jogos da Seleção Brasileira. Na volta veio com vários jornais e foi entrevistada na Rádio Passo Fundo, por mim, Hélio Freitag e Darcy Ughini. Hoje, idosa, reside na casa da Congregação e será , em breve, por mim entrevistada.

 

Passo-fundense e as pompas da Espanha
Aproveitando a interrupção dos jogos do Brasil, na Copa da Inglaterra, os passo-fundenses, Sinval Bernardon e Hilário Rebechi foram até a Espanha e lá conviveram com as pombas famosas que vinham  buscar seus alimentos na cabeça dos visitantes. Nesta Copa, o Brasil foi eliminado por Portugal de Euzébio. Bernardon e Rebechi foram como vencedores de uma rifa que lancei na região, para dois torcedores. O Brasil perdeu, mas eles ganharam...




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE