PUBLICIDADE

Colunistas


Ela foi a nº 2 do Tênis: Miriam D ´Agostini

Sábado, 23/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Com a morte de Maria Ester Bueno, que venceu todas as competições no Mundo, em que participou, ao deixar a prática dese esporte, elegeu a passo-fundense Miriam DÁgostini a sua sucessora  e deu-lhe tudo que sabia como a maior do mundo que fora. Hoje, Miriam é funcionário do Governo e não tem ainda uma sucessora para o que foi , quando vencia tudo, também, Ei-la ao nosso lado no desfile das Olimpíadas, em nossa cidade.-


O encontro dos irmãos Verardi
Como todos filhos de passo fundo, os irmãos Verardi tiveram especial carinho no lançamento do livro do Antônio,em nossa cidade.- Em Porto Alegre se reuniram e tiraram a foto que vemos. Ei-los:- Na direita,o Antônio, ao lado o Hiran, e o Waldemar- Sentados Julieta, V.Carrão, falecida,Heitor, falecido e Helena V. Dal Agnol. Foto de 18 de fevereiro de 2oo6.

 

O livro com o autor em destaque
Eis a capa do livro de Antônio Verardi, disputado por gremistas de todo o Estado. Faz referência ao seu início de vida jornalística onde vivemos os primeiros  meses juntos  na Rádio Passo Fundo pois  eu fazia o noticiário esportivo para ele.. Grato pelas referências.

 

Lauro Kortz na pista que leva seu nome
Jamais o famoso Comandante Lauro Kortz imaginaria que no momento da foto acima, estava ele pisando aquele seria o campo de pouso do Aeroporto que levaria seu nome. Ei-lo chegando ao local apontado pela ceta,vendo-se, ao seu lado, o instrutor Ataliba Fagundes Martins. Isto foi em 1941.   




Copa: queremos todos beijá-la novamente

Sábado, 16/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Para o Brasil, a Copa do Mundo começa neste domingo na Russia. Como os maiores vencedores desde 1930, queremos ver  todos os brasileiros beijando, novamente, o troféu mais valioso do esporte em todas as categorias do Mundo. Vamos lá Brasil...


Sucesso da CDL na reunião-almoço
 O CDL, marcou mais um grande sucesso com sua reunião-almoço desta última quarta-feira, com as palestras dos enviados da RBS, Marcelo Leite e Cláudio Toigo Filho, que vemos com a presidente Carine Sobiesiack, do SPC e este colunista.  

 

Incrível: Lula dispensa seguranças militares
Quando, pela única vez  que esteve,aqui, o então Presidente Lula da Silva,na inauguração da BSBios, dispensou todos os militares que sempre dão as garantias em  viagens do Mandatário. Aqui não se viu um só militar, pois Lula recorreu aos "Sem Terra" e sua mulheres, até mesmo para fazer a revista às  visitantes. Nenhum órgão do Brasil divulgou, só esta coluna,como podemos ver na foto que hoje lhes ofereço.

 

Academia de Letras - Os 80 anos
Ao comemorarmos os  80 anos de nossa Fulgurante Academia Passo-Fundense de Letras, uma foto histórica de 1938. No surgimento da Academia, em lujar do Grêmio de Letras, era ela que se instalava, isto há 80 anos, hoje comemorados. Um dos grandes nomes deste histórico evento era o de Antonino  Xavier de Oliveira, que vemos cercado pelas mais altas autoridades da época.




Passo-fundense na 1ª Copa do Mundo

Sábado, 09/06/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

O assunto dominante destes dias será sempre voltado a Copa do Mundo do Futebol, com o Brasil, o maior vencedor até aqui, em grande destaque. Já divulguei a foto de hoje e o faço para os colecionadores  guardarem na lembrança. Trata-se do empresário Diogo Morsch Goelzer que em 1930, cuidava do depósito de madeiras da empresa de seu pai, Mário Goelzer, em Montevideu. Com seus joviais 16 anos foi à grande final quando o Uruguai derrotou a Argentina e conquistou o 1º título. Não viu nenhum outro brasileiro presente, por mais que procurasse. Estou entrevistando aqui dois anos de seu falecimento.Era casado com Adelaide Ghezzi e o casal não teve filhos.

 

A numerosa família de Mário Goelzer
- Com 4 filhas e 6 filhos, eis a família do felizardo brasileiro que viveu a 1ª decisão do Mundial de Futebol em 1930. No centro, em pé, o casal Mário e Otília Goelzer. Diogo é o 2º sentado da direita para a esquerda indicado pela ceta. O penúltimo, sentado, também indicado pela seta, Arthur que tornou-se Padre Jesuíta. Todos já falecidos

 

A religiosa na Copa do México
Uma foto curiosa e inédita. A irmã Salvatoriana, Erenita Gheller, do Colégio Bom Conselho, esteve no México num congresso bem na época da Copa que lá foi disputada. Amante do futebol, assistiu todos os jogos da Seleção Brasileira. Na volta veio com vários jornais e foi entrevistada na Rádio Passo Fundo, por mim, Hélio Freitag e Darcy Ughini. Hoje, idosa, reside na casa da Congregação e será , em breve, por mim entrevistada.

 

Passo-fundense e as pompas da Espanha
Aproveitando a interrupção dos jogos do Brasil, na Copa da Inglaterra, os passo-fundenses, Sinval Bernardon e Hilário Rebechi foram até a Espanha e lá conviveram com as pombas famosas que vinham  buscar seus alimentos na cabeça dos visitantes. Nesta Copa, o Brasil foi eliminado por Portugal de Euzébio. Bernardon e Rebechi foram como vencedores de uma rifa que lancei na região, para dois torcedores. O Brasil perdeu, mas eles ganharam...




Reitora da UPF

Sábado, 26/05/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Prometo aos meus leitores um levantamento do ano de 2018, ou mais precisamente, das datas jubilares deste ano, pois são tantas, quase inacreditáveis. Vários centenários de nascimento, criações em todas as áreas que perduram decênios vários. agora, para enriquecer estes fatos inéditos eis que nos é oferecida a figura simpática, inteligente, comunicativa da primeira mulher reitora do UPF- A jovem Bernadete Dalmolin que vai ter muito o que nos contar,como já o fez em vários órgãos da comunicação locais. Terá Edison Casagrande,vice-reitor de Graduação, Antonio Tomé,de Pesquisa e Pós-Graduação, Rogério Silva, de Extenção e Assuntos Comunitários e Cristiano Cevi, Administrativo., Equipe de Luxo. Saudemos a futurosa reitora que estará 2ª às 21h30 no Canal 26.

 

Comemoração

O grande público eleitor vibrando com a vitória de sua candidata que tem tudo para brilhar e colocar a nossa querida UPF no mais alto pedestal do ensino universitário brasileiro.

 

50 anos
2018 festeja o cinquentenário da escolha oficial da Rainha de Passo Fundo, que viria ser,no mesmo ano, a primeira Miss Passo Fundo.Eis o Diploma oficial assinado pelo saudoso vereador Delmo Alves Xavier.. Que grande ano, que grandes conquistas de ontem e de hoje. Analisem bem este histórico Diploma, agora enriquecido com a beleza de nossa 1ª Reitora de UPF.Sensacional. 


O símbolo da torcida francesa e de sua equipe
No ano em que a França patrocinou o Campeonato Mundial de Futebol o empresário, senhor Charles Deux, dono de sua filial local de abate e comercialização de aves, me prometeu e me entregou o Simbolo da torcida de seu pais, nas cores originais. Ei-lo, ao meu lado, feliz por ter eu recebido com tanta alegria um brinde que terminou Campeão Mundial de Futebol.




A homenagem a Antoninho Roso

Sábado, 19/05/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

O Rio Grande do Sul e o próprio Brasil uniram-se para prestar a mais justa homenagem que um lider de raras qualidades, pioneiro e vencedor nos mais arrojados investimentos industriais, agrícolas e comerciais, que lhe dão as condições de um líder querido e aplaudido por 11 milhões de gaúchos e por uma Nação Inteira, mesmo esta vivendo uma crise sem precedentes. Por feliz iniciativa do Deputado, Vilmar Zanchin do MDB, foi o homenageado levado com orgulho e  muita emoção, ao mais alto dos pedestais que alguém, em vida, pode almejar. Na foto momentos do embarque para a Capital, quando foi por mim entrevistado com exclusividade. Nesta 2ª feira, teremos pelo Canal 26, um programa que irá para a história dos grandes vultos que esta região deu para o Rio Grande e o Brasil na figura consagrada de Antoninho Roso.

 

Os 80 anos da Academia de Letras
Por iniciativa do vereador Mateus Wesp, tivemos dia 16, uma concorrida Reunião Solene na Câmara de Vereadores, pela passagem dos 80 anos da Academia Passo-fundense de Letras.


A quase totalidade dos membros do Sodalício se fizeram presentes, tendo a frente o Presidente Odilon Garcez Ayres. Um completo relato da Origem da Academia fez do discurso do Legislador, um trabalho digno da data que se comemorava. Nesta 2ª feira às 21h30 em sua 2ª parte, teremos um programa especial pelo canal 26. Na foto os membros da Academia com o Presidente, ao nosso lado, ostentando a histórica Placa do evento.


O Centenário de uma figura ilustre
Esta coluna nunca deixou de homenagear os grandes nomes que marcaram suas vidas nos mais variados setores da comunidade. Hoje homenageio a ilustre Dama, escritora, poeta e professora , senhora  Herbeni Otto Facchini, que foi esposa do Juiz de Direito, Eurípedes Facchini e que comemoraria seu centenário no dia 23 de abril último.Deixou filhos, noras e muitos netos,. Espero que seu Rotary Club de Passo Fundo, levante e programe uma grande e merecida homenagem ela que foi a primeira  presidente da Casa da Amizade promovendo maravilhosas campanhas para toda a cidade. Está na hora do Rotary se mexer.  Na foto a nossa homenageada.

Os bons tempos do café das 5h
Utilizando meus arquivos encontro fatos curiosos e os publico para a velha-guarda  recordar. Havia, no centro da cidade, o Café Colombo, da família Bordignon. Todos os sábados, ao final das tardes, um grupo programava "O Chá das 5 ". Era como hoje temos o Grupo de Mesa 1 e outros. Curioso é que o Chá era  servido em taças que mais deveriam ser para as senhoras, naturalmente. Eis aí um flagrante do passado. A foto é de 1948.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE