PUBLICIDADE

Colunistas


A homenagem a Antoninho Roso

Sábado, 19/05/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

O Rio Grande do Sul e o próprio Brasil uniram-se para prestar a mais justa homenagem que um lider de raras qualidades, pioneiro e vencedor nos mais arrojados investimentos industriais, agrícolas e comerciais, que lhe dão as condições de um líder querido e aplaudido por 11 milhões de gaúchos e por uma Nação Inteira, mesmo esta vivendo uma crise sem precedentes. Por feliz iniciativa do Deputado, Vilmar Zanchin do MDB, foi o homenageado levado com orgulho e  muita emoção, ao mais alto dos pedestais que alguém, em vida, pode almejar. Na foto momentos do embarque para a Capital, quando foi por mim entrevistado com exclusividade. Nesta 2ª feira, teremos pelo Canal 26, um programa que irá para a história dos grandes vultos que esta região deu para o Rio Grande e o Brasil na figura consagrada de Antoninho Roso.

 

Os 80 anos da Academia de Letras
Por iniciativa do vereador Mateus Wesp, tivemos dia 16, uma concorrida Reunião Solene na Câmara de Vereadores, pela passagem dos 80 anos da Academia Passo-fundense de Letras.


A quase totalidade dos membros do Sodalício se fizeram presentes, tendo a frente o Presidente Odilon Garcez Ayres. Um completo relato da Origem da Academia fez do discurso do Legislador, um trabalho digno da data que se comemorava. Nesta 2ª feira às 21h30 em sua 2ª parte, teremos um programa especial pelo canal 26. Na foto os membros da Academia com o Presidente, ao nosso lado, ostentando a histórica Placa do evento.


O Centenário de uma figura ilustre
Esta coluna nunca deixou de homenagear os grandes nomes que marcaram suas vidas nos mais variados setores da comunidade. Hoje homenageio a ilustre Dama, escritora, poeta e professora , senhora  Herbeni Otto Facchini, que foi esposa do Juiz de Direito, Eurípedes Facchini e que comemoraria seu centenário no dia 23 de abril último.Deixou filhos, noras e muitos netos,. Espero que seu Rotary Club de Passo Fundo, levante e programe uma grande e merecida homenagem ela que foi a primeira  presidente da Casa da Amizade promovendo maravilhosas campanhas para toda a cidade. Está na hora do Rotary se mexer.  Na foto a nossa homenageada.

Os bons tempos do café das 5h
Utilizando meus arquivos encontro fatos curiosos e os publico para a velha-guarda  recordar. Havia, no centro da cidade, o Café Colombo, da família Bordignon. Todos os sábados, ao final das tardes, um grupo programava "O Chá das 5 ". Era como hoje temos o Grupo de Mesa 1 e outros. Curioso é que o Chá era  servido em taças que mais deveriam ser para as senhoras, naturalmente. Eis aí um flagrante do passado. A foto é de 1948.




O abençoado Dia das Mães

Sábado, 12/05/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

O calendário civil e religioso se encontram para, de forma conjunta e o mais solene possível  para marcarem uma data de tanto conteúdo , e festejarem, diante da mãe Universal esta que é a maior de todos as Graças que a humanidade pode  alcançar direto  do Criador, num reconhecimento e uma recompensa pelo  que, em vida ,nos foi dado  pelas entranhas de uma Mulher, pura e santa.Obrigado Senhor pela mãe, Zaida Meirelles Duarte, que me destes como o maior bem que poderia almejar para enfrentar este Mundo tão ingrato e distanciado dos seus carinhos. Ei-la, como Mestre da Música, uma de suas maiores obras em sua vida.

 

A mãe e esposa que Deus nos brindou 

Com tudo que de nossa mãe recebemos e procuramos colocar  em prática para honrar seu nome, junto as qualidades, a fidelidade e o grande amor desta mãe, minha esposa e que me deu 3 filhos maravilhosos.Mary, sempre ao meu lado, pois sem ela nada teria sido em vida.Recebendo uma das distinções que minha profissão me outorgou, reparto com ela este grande momento vivido em Gramado no encontro dos comunicadores de nosso Estado.

 

O MDB agiganta-se

Já começamos a viver as emoções dos pleitos de  2018 que remos viver em breve. O caminho será selecionar os políticos em atividade que figuram na nominata dos "fixas-limpas" o que dará tranqüilidade ao eleitor. Nos visitou o vereador Valter Nagelstein, atual Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, da bancada do MDB.Candidato à Deputado Federal, de vida exemplar e honestidade intocável. Falará nesta 2ª feira, às 21h30 no programa "Meirelles Duarte". Analisem bem sua mensagem. Na foto recebido por líderes locais do partido onde vemos Ivo Pacheco, ao lado do candidato, ex-Prefeito Maurício Carrion, Ex-vereador Julio  Andrades, sentado este colunista e o ex-vereador Ivo Ferrão e outro convidados.

 

A mãe dos desempregados

Vivendo a mais desesperadora fase da v ida brasileira, seus operários, quase 14 milhões., continuam na miséria , desempregados, sem conseguirem mesmo, alimentar sua família. Estou com a campanha de entrega de "Santinhos" É só me procurarem. Venham com fé e esperança. 




A foto histórica que faltava

Sábado, 05/05/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Os grandes acontecimentos da vida só serão revividos inteiramente pela fotografia. O que adiantará , no futuro falarmos da inauguração do Instituto Histórico se faltou a foto que registra seus autores e a solenidade. Pois os responsáveis pela solenidade esqueceram do principal  O fotógrafo oficial. Incrível. Pois senti esta deficiência, e hoje, repriso o ato, agora sim, com o Presidente Fernando Miranda, homenageados e esta coluna que desde o início deu o devido e merecido apoio. Eis-me ao lado do Presidente, homenageados e convidados. Completo. 

 

Getúlio Vargas, este sim, Pai dos Trabalhadores
Ninguém superou o grande líder e autêntico "pai dos trabalhadores do Brasil" que foi e será eternamente Getúlio Dornelles Vargas. Ei-lo na campanha presidencial de 1950 com César Santos, Daniel Dipp, seu filho Hamilton e Raul Lângaro. Espero, Luciano, urgente, o conserto da Carta-testamento que está ao lado do Monumento. Até quando irei esperar ,meu caro Prefeito ?


A espinhosa missão de Perachi Barcellos
Recém eleito para o Governo do Estado, Walter Perachi Barcelllos veio até nós quando o entrevistei em pleno Aeroporto. Disse-me, com exclusividade, que vinha para tentar unir os dois grandes jornalistas da cidade, para que, juntos trabalhassem por Passo Fundo e sua gente. Infelizmente, por mais que argumentasse, regressou como aqui chegou- Amigos dos dois, mas estes distanciados um do outro.

 

A chegada do 1º longplay
O surgimento dos discos Longplay foram disputados em todo  Brasil. Em  junho de 1961, a Casa Sonora de Eleodoro Antunes Fernandes, anunciou a chegada dos primeiros e convidou-me, com o comentarista Jarbas Sampaio Correia, para receber um exemplar, fotografasse e mostrasse a toda a cidade esta conquista. Eis o disco com 12 gravações de músicas gauchescas, onde vemos também o amigo Ricardo Dadia.




Herói da guerra homenageia General Miotto

Sábado, 28/04/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Numa posse das mais concorridas assumiu o Comando Militar do Sul, com sede em Porto Alegre, o General Geraldo Miotto, que por duas vezes figurou nas fileiras do 1º do 2O R.C.Mont. em nossa cidade. Uma caravana de dezenas de amigos do novo Comandante, que lotaram ônibus, carros particulares, prestigiou a solenidade. Na foto que ilustra esta matéria, vemos o Tenente Delci Branco da Luz, o último sobrevivente dos que foram lutar na II Guerra Mundial e grande amigo do nosso homenageado, com a Bandeira Brasileira,  o General Miotto com o Governador José Ivo Sartori. Nesta 2ª  feira às 21H30 pelo Canal 26,  programa, Meirelles Duarte,  reportagem especial.

 

Instituto Histórico inaugurado
Perante as mais altas autoridades , foi solenemente inaugurado o Instituto Histórico de Passo Fundo, no último dia 24 . Após uma exposição ampla e completas do presidente Fernando Miranda, muito aplaudida, foram inauguradas salas em homenagem a grandes personalidades que muito contribuiram com a entidade. Na foto a inauguração da sala Pedro Ari  Veríssimo da  Fonseca, perante sua esposa Dolores, filhos e demais parentes.

 

Sala Albery F. Ribeiro
Outra justíssima homenagem foi prestada ao advogado Albery Falckenbach Ribeiro, que vemos na foto com esposa e amigos. Foi ele o mais antigo colaborador do Instituto e nunca o abandonou mesmo quando pouco era frequentado. Justíssima homenagem, também,

 

Clube dos Diretores Lojistas
Mais um grande tento marcou a atual direção do CDL, tendo a frente a jovem e dinâmica empresária Carina Sobiesiack, promovendo a visita e a proveitosa palestra do jovem empresário Fabiano Zortéia, que vemos, na foto com este colunista , juntamente com a presidente Carina. Grato pelo amável. convite e parabéns pelo sucesso. 




Os 13 anos da Bsbios

Sábado, 21/04/2018 às 06:00, por Meirelles Duarte

Orgulho do Brasil, as comemorações dos 13 anos de nossa BSBIOS, ficam regisradas para toda a história de nossas grandes conquistas nas figuras dos empresários Antoninho Roso que Marau nos enviou e de Erasmo Carlos Batistella que Itatiba do Sul nos brindou, dando-nos a suma honra de merecermos e desfrutarmos de suas visões gigantescas e realizadoras. Na foto os dois imortais empreendedores que a história de nossa maior conquista industrial registrou. Gratos, pois o Brasil inteiro se levanta para homenageá-los e agradecer, este raro privilégio.


Geraldo Miotto de Major à General 4 Estrelas
O dia 26 que está próximo marcará uma das mais significativas conquistas do Brasil-Militar, com a posse do novo Comandante Militar do Sul, General 4 estrelas, Geraldo Antônio Miotto. Depois de ter sido o Comandante Militar da Amazônia virá para uma das mais importantes unidades do Exército Brasileiro, O General Miotto, estamos lembrados, comandou o nosso 1º do 20º Regimento de Cavalaria, conquistando a cidade pela sua educação primorosa. A foto nos mostra quando o então Major Miotto me designava como "Amigo dos Bravos Expedicionários da II Guerra Mundial", por ele assistindo a entrega da nomeação. Uma grande caravana irá prestigiar a posse do Ilustre General Miotto, orgulho do Exército Nacional.

 

Mãos angelicais acariciam a face do Papa Francisco
Um flagrante que me deixou emocionado ao analisá-lo: Uma criancinha estende sua mãozinha até tocar a face do Santo Papa e este , com aquele carinho paterno que tem para  com toda a humanidade olha emocionado para o pequenino, levando à multidão momentos de grande emoção filial.

 

Agradecimento de viva voz
Ao encerrar minha matéria que irá ao ar na 2ª feira às 21h30  pelo Canal 26, Erasmos Batistella pediu-me que seu agradecimento fosse para todos, principalmente os milhares de leitores e telespectadores de minhas matérias. Somos nós que devemos agradecer e felicitar.






PUBLICIDADE