PUBLICIDADE

Colunistas


Coluna Meirelles

Sexta-Feira, 23/12/2016 às 15:00, por Meirelles Duarte

O grande protetor e file amigo de Cristo
Foto 1 )- Neste final de semana festivo, a figura de Cristo nascendo para o Mundo, protegido por um fiel e sincero amigo, o Cachorro, exemplo de fidelidade, amor, amizade, era o que tínhamos para bem valorizar a santa e estiva data do Natal. Que os homens sigam o exemplo desta maravilhosa criação divina, repudiando e afastando-se de todos os que declaram não gostar da convivência com este maravilhoso animal.

'O nome do ano' 
Foto 2 )- Durante 12 anos promovi com grande sucesso a escolha do " O NOME DO ANO'  premiando todas as categorias e classes, sem qualquer vínculo político-partidário. Era o grande momento quando em festas memoráveis o título, num belo troféu, era entregue aos escolhidos. Agora retorna com a as mesmas características. O escolhido foi o empresário Pedro Brair, pelo que fez   para Passo Fundo e ao Estado. A entrega será num evento que terá sua data marcada em breve.A foto o momento do anúncio da escolha e a entrega do diploma antes de se fazer a entrega do artístico troféu.

Assinatura 4 anos depois
Foto 3 )- A foto nos leva há 4 anos passados, cujos detalhes, com pequenas alterações, serão  repetidos no próximo domingo. A posse solene de Luciano Azevedo e sua consagradora reeleição, levando consigo o PMDB, como vice, na pessoa de João Pedro Nunes. Parabéns.

Apae - 50 anos de uma grande obra
Foto 4 )- 2017, que está chegando, marcará os 50 anos da APAE, meio século de grandes conquistas com os benfeitores  que não podem ser esquecidos. Além da gigantesca presença de nossa saudosa líder Alise Sana Costi que fundou e presidiu por muitos anos, os primeiros momentos da entidade, devemos destacar a figura do empresário Zeferino Demétrio Costi, esposo de Alice que foi o sustentáculo e a garantia de que, ninguém iria impedir o surgimento desta entidade de tanto valor.A ele, também,a merecida homenagem e o reconhecimento  dos passo-fundenses. Na foto a entrevista histórica do apoio do empresário ao empreendimento.




Coluna Meirelles

Sábado, 17/12/2016 às 11:40, por Meirelles Duarte

60 anos do direito em disco
Foto 1 )- Para marcar o surgimento da primeira Faculdade em nossa Universidade, a do Direito há 60 anos, o programa "Meirelles Duarte" do Canal 26, elaborou um longo histórico em 3 edições, passou para o disco e entregou ao Reitor José Carlos Carles de Souza e o Diretor da Faculdade, Rogério Silva, cujo ato será apresentado na 2ª e 3ª às 21h30 no Canal 26.

Bicampeãs gaúchas
Foto 2 )- Na última segunda-feira, num jantar, as campeãs gaúchas de volei, juntamente com os dirigentes, técnico e patrocinadores, receberam o Diploma do título conquistado, oferecido pelo programa "Esportes no 26". Na foto o auxiliar técnico, Rafael Machado, o empresário e patrocinador da BSBIOS, Erasmo Batistella, a Irmã Ivanes Filipin, Diretora do Notre Dame, Meirelles, Reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, patrocinador pela UPF, o Técnico, Professor Giba, bi-campeão Estadual e o auxiliar Felipe Laimer Zanatta.

50 anos da Apae e a UPF
Foto 3)- Na grande festa de encerramento do ano, na sede dos professores da UPF, dia 13, foi prestada homenagem aos 50 anos da APAE. Após bela mensagem do reitor, José Carlos Carles de Souza foi entregue um artístico cartão com a mensagem pela data, tendo recebido a Presidente da entidade, professora Stelamar Roani, que vemos com o reitor e todos os vice-reitores de nossa Universidade.

Morre Nilsa Giovanetti
Foto 4 ) Passo Fundo , o Rio Grande do Sul e o Brasil, perderam, no início da semana uma figura ímpar da música, como autora, executora e educadora: Nilsa Giovanetti, com 96 anos de idade. Na foto um dos últimos programas no Canal 26, programa "Meirelles Duarte", sob os olhares de Mara e Javel do Valle e Meirelles. Nesta 2ª feira às 21h30 um ´programa recordando as grandes execuções da imortal  professora.




Coluna Meirelles

Sábado, 10/12/2016 às 10:15, por Meirelles Duarte

A chegada da Febem em Passo Fundo
Foto 1 )- Uma entidade que marcou época foi a delegacia da Febem nos 4 anos do Governo "Antonio Brito". Presidida por Welcy Nascimento,contou com as senhoras Selma Costamilan e Noemi Albuquerque e a enviada do Governo, senhora Josefina Wella. Estive como único político prestigiando o ato em nome da Câmara de Vereadores. Welcy, na foto,lembra que desapareceram as crianças das ruas num grande momento social da FEBEM .Foi em janeiro de l996, a posse que vemos.

Murilo Endres na revista Caras
Fptp 2)- Uma distinção para os passo-fundenses: Muriloo Endres, o maior nome mundial do Voley  Masculino com sua esposa Jaqueline Carvalho, da Seleção Feminina e o  herdeiro Arthur, foram objeto de uma ampla matéria em 4 páginas na famosa revista CARAS, uma distinção para poucos. Ei-los na foto num dos momentos daquela reportagem

O GRANDE MOMENTO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO
O grande momento da educação do Estado
Foto 3 )- Nosso Estado, que vive a pior crise na educação,teve momentos que marcaram para todo o Brasil. No Governo Synval Guazeli foi um dos pontos altos quando tínhamos como Delegada a professora Valéria Gehm da Costa, que vemos, recebendo o Governador em visita a Passo Fundo.

A histórica calçada alta da Avenida Brasil
Foto 4 )- Ainda hoje, muitos perguntam quais os responsáveis pelo desaparecimento da histórica "Calçada Alta da Avenida Brasil". Tudo ficou na fotografia e na lembrança. Para os mais saudosistas, a minha homenagem a com a reprodução do local histórico.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.




Coluna Meirelles

Sábado, 03/12/2016 às 11:40, por Meirelles Duarte

OS 50 ANOS DA ODONTOLOGIA
Foto 1 )- Num concorrido jantar na "Casa Rosada", teve lugar no último dia 25 o jantar que marcou os 50 anos da Faculdade de Odontologia da UPF. Formando de l966 vieram de vários pontos do Estado e até fora dele, numa confraternização emocionante. Fui honra com o convite que me enviaram. Colocaram-me, com minha esposa Mary, na mesa junto ao renomado acordeonista e odontólogo de Rio Grande, Dino Bertoglio, que vemos com sua esposa Sonia, a filha Vivian, o genro Luiz Eduardo e a netinha Luiza.


AS PARAQUEDISTAS DE FIDEL CASTRO
Foto 2 )- A semana foi cheia de acontecimentos que mexeram com o Mundo. A tragédia com a Chapecoense e a morte de Fidel Castro. Em 2013 as paraquedistas cubanas venceram o Campeonato Pan-Americano Feminino aqui, e antes de regressarem foram me visitar, levadas pelo Sérgio Voloski. Na foto Natália, Dalila e Elizabeth .Tinham só o abrigo do seu pais. Minha esposa brindou-lhes com blusas de tricô para enfrentarem a baixa temperatura. Ficaram maravilhadas com que receberam. Era 1º de junho de 2013.


HOMENAGENS PÓSTUMAS NA ACADEMIA DE LETRAS
fOTO 3 )- Dia 26 último foram prestadas homenagens póstumas aos acadêmicos da Academia de Letras,há pouco falecidos,Benedito Espanha, Craci Ortiz e Selma Costamillan. A foto mostra parentes, amigos e acadêmicos que prestigiaram o evento.


O NATAL DOS FILHOS DE RADIALISTAS.
fOTO 4 )- Na única vez que presidi a Associação dos Radialistas, promovi O Natal dos Filhos dos Radialista com grande sucesso.A foto mostra a distribuição de brinquedos e brindes. Não sei de outra iniciativa idêntica. Se houve, nunca fiquei sabendo.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.




Coluna Meirelles

Sábado, 26/11/2016 às 10:45, por Meirelles Duarte

Encontro de despedida
Foto 1 )- Quando comemoramos os 60 anos da Faculdade de Direito, registro o encontro havido com as 2 únicas formandas da 1ª turma que restaram, Syrlei  Dreyer e Leda Giaretta confraternizando com a amiga Dagmar Cora Kraemer, esposa do Coronel Carlo Kraemer, há pouco falecida, que vemos com Leni Marquete, amiga das homenageadas.

Odontólogo acordeonista Dino Bertoglio
fOTO 2 ) Nas comemorações dos 50 anos da Faculdade de Odontologia da UPF, vemos Dino Bertoglio, que além de um grande profissional-dentista, foi um consagrado e famoso acordeonista que o Brasil inteiro aplaudiu. Aí está ele num encontro de amigos comemorando a data história de sua Faculdade,com o inseparável acordeon.


Dia da Bandeira
Foto 3 )- O dia 19 ´último marcou o Dia da Bandeira Brasileira.. Por iniciativa da Liga da Defesa Nacional, houve a  homenagem solene no Altar da Pátria. Falaram o Presidente da LDN, doutor Gilmar Teixeira Lopes, O Major Aneris da Brigada Militar e este colunista. Faltaram as autoridades civís, o que foi lamentável.  Na foto a mensagem do Presidente da LDF.

Tradicional despedida no Direito
fOTO 4 )- Enquanto Diretor e professor da Faculdade de Direito, o mestre Celso da Cunha Fiori, reunia, em sua chácara, os formandos num churrasco de despedida que nunca falhou naquele período. A foto nos mostra o grande criminalista, despedindo-se dos seus alunos e dando-lhes a última aula com votos de sucesso a cada um. na nova e sonhada fase de suas vidas.

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE