PUBLICIDADE

Colunistas


Uma feira de negócios e entretenimento

Sexta-Feira, 15/11/2019 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

A Expo Getúlio Vargas - Feira Setorial 2019, que foi aberta oficialmente às 18 horas de ontem (14), revela o potencial econômico local. Desde a última Expoincar - Exposição Industrial, Comercial de Agropecuária e Serviço -, realizada em 2007 na antiga cervejaria, não ocorreu uma expo-feira com a grandiosidade como a deste ano. Em 2015, numa reunião da diretoria da ACCIAS, foi apresentado um projeto interno para a realização da 1ª Mostra da Construção. A ideia prosperou e a ela se irmanaram a administração municipal e a CDL. O evento, realizado no entre os dias 15 e 18 de outubro, no Centro Comunitário Centenário, foi um sucesso de público e negócios.

I I

A 2ª Mostra da Construção, ocorrida entre os dias 19 e 22 de outubro de 2017, no mesmo local da anterior, superou as expectativas. O evento foi definitivamente incorporado no calendário oficial. Com a experiência adquirida nas anteriores, a deste ano se incorporaram outros dois setores da economia. E com a 3ª Mostra da Construção, a Expo Getúlio Vargas apresenta ao público a 1ª Moda Show e o Feirão do Automóvel. O Centro Comunitário, e todo seu entorno, formado pelas Ruas Ir. Gabriel Leão e Constante Richetti abrigam cerca de uma centena de expositores. A Praça da Alimentação e a programação dos shows programados para o palco central estão atraindo um grande público ávido por boas compras e divertimento.

Curtas:

# Mais de 200 lideranças do MDB do Alto Uruguai participaram do encontro realizado em Erechim.

# Na oportunidade foram diplomados os presidentes eleitos dos 31 municípios da região.

# Presidente do MDB de Getúlio Vargas, Leandro Slaviero. é o novo tesoureiro da Coordenadoria Regional.

# A real possibilidade de o presidente Bolsonaro deixar o PSL gerou apreensão dos dirigentes municipais da sigla que se preparam para as eleições de 2020.

# Em Getúlio Vargas, o PSL empossou recentemente sua executiva, presidida pelo advogado Ramão Pedroso do Prado.

# Se a opção for criar a Aliança pelo Brasil, o presidente e seus apoiadores vão precisar quase 500 mil assinaturas de eleitores não filiados a outras legendas para dar inicio ao processo junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

# Como o prazo encerra em março, os aliados que desejaram participar do pleito terão a opção de permanecer no PSL ou buscar outra sigla habilitada.

# As incertezas quanto ao Fundo Eleitoral, que será disputado entre Luciano Bivar, presidente nacional do PSL e os dissidentes, poderá prejudicar a campanha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Dito & Feito:

A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana projeto que altera o Prêmio Vitor Mateus Teixeira e institui o Troféu José Mendes. Autor da iniciativa o deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do PL, comemora a iniciativa que coloca lado a lado, dois dos maiores nomes da música regional.




Sinal amarelo para 226 municípios

Sexta-Feira, 08/11/2019 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Dos 32 integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), 18 poderão vir a ser incorporado por outros com maior arrecadação. Na terça-feira (05) o governo enviou ao Senado a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que enquadram 1.254, dos 5.570 municípios brasileiros, que possuem menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10%. Dos 231 municípios do RS que têm menos de cinco mil habitantes, apenas cinco possuem receita própria igual ou superior a 10%, considerando apenas o IPTU, ISSQN, ITBI, taxas e contribuições de melhorias.

I I

À medida que compõe o pacote do governo para alterar a Constituição e melhorar a situação das contas públicas prevê restrições para novas emancipações. O projeto é parte integrante da PEC que pretende alterar o Pacto Federativo está sendo criticado pelos dirigentes da Confederação Nacional de Municípios e Federação das Associações dos Municípios do RS. A proposta também não foi bem recebida pelos presidentes da Câmara e do Senado, e parcela significativa dos parlamentares. Se a PEC for aprovada deverá entrar em vigor em 2025.

I I I

Estudo divulgado pela Federação das Indústrias do RJ (Firjan) aponta que um em cada três municípios brasileiros não possui arrecadação própria para manter sua estrutura administrativa. Erebango tem 2.995 habitantes, Ipiranga do Sul 1.899 e Floriano Peixoto 1.796. Charrua, antigo Distrito de Sete de Setembro, tem 3.306 moradores. Com algum esforço estes quatro podem alcançar o índice mínimo de receita. Na quarta-feira (06) o presidente Bolsonaro (PSL) afirmou que a decisão será do povo. De qualquer modo a PEC prevê que as prefeituras terão até 30 de junho de 2023 para comprovar que a arrecadação própria é de no mínimo 10% da receita total.

Curtas:

# O prefeito Edson Luís Rossatto (MDB) decretou luto oficial por três dias no município de Sertão pelo falecimento do professor Luiz Carlos Talian.

# A programação alusiva aos 56 anos de emancipação que seria realizada na terça-feira (05) vai acontecer em data a ser definida pela administração.

# Sétimo candidato a vereador pelo MDB com maior número de votos, Elias Lopes da Silva assumiu o cargo na casa legislativa instalada no nº 681 da Rua Irmão Gabriel Leão, em Getúlio Vargas.

# Ele apresentou e defendeu na sessão ordinária realizada na noite de quinta-feira (07) o pedido de providência para que sejam instalados nas praças e parques balanços para pessoas com deficiência.

# E ainda, a indicação para que o executivo realize estudo para regulamentação dos terrenos (concessão de uso) localizados na Rua Salete Beledelli.

# O governo do Estado entregou no primeiro dia de novembro 134 veículos para a Brigada Militar de municípios que fazem parte do Comando Regional de Policiamento Ostensivo.

# Para o 13º Batalhão da Polícia Militar de Erechim foram sete veículos que passam a ser utilizados pela corporação em Áurea, Barão de Cotegipe, Entre Rios do Sul, Ipiranga do Sul, Ponte Preta, São Valentim e Severiano de Almeida.

Dito & Feito:

O Senador Luís Carlos Heinze (PP) foi recebido na última sexta-feira (01) pelo prefeito Maurício Soligo (PP), de Getúlio Vargas. O encontro realizado no gabinete do chefe do executivo foi para retribuir a visita feita por Soligo em Brasília e para agradecer os votos recebidos no município.




Contexto

Sexta-Feira, 01/11/2019 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Rescaldo pós-eleitoral

Os vereadores Amilton José Lazzari, Jeferson Karpinski e Deliane Assunção Ponzi, integrantes da bancada do MDB, apresentaram na sessão ordinária na noite de quinta-feira (31) o pedido de informação 012/2019. Eles querem que o executivo disponibilize a documentação apresentadas pelos candidatos ao Conselho Tutelar, incluindo a comprovação de tempo de trabalho com crianças e adolescentes. Como ocorreu em municípios de todo o país, a campanha para a eleição realizada no dia seis de outubro também foi acirrada em Getúlio Vargas, incluindo pedidos de impugnação e demandas judiciais.

I I

Na eleição de 2015, e também nas anteriores, as vagas de conselheiros foram disputadas por candidatos apoiados por diferentes entidades. ONGs, movimentos sociais, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, partidos políticos, entre outros. Neste ano o aumento de candidatos ligados a Igrejas Evangélicas provocou a reação de diferentes setores, que utilizaram as redes sociais para mobilizar eleitores. A posse dos conselheiros eleitos acontece em janeiro próximo e seus mandatos se estendem até janeiro de 2024.

I I I

Além de exercer um cargo remunerado, o conselheiro tem poder de decisão nas políticas públicas sobre infância e da adolescência. A atividade muitas vezes rende influência política, servindo com frequência como trampolim para cargo eletivo de vereador, prefeito e vice-prefeito. E até para ocupar cargo em comissão, seja pela competência pessoal, seja para abrir vaga a um suplente de conselheiro. Organizadas pelos municípios as eleições tem o apoio dos Tribunais Eleitorais. No maior município da região está em curso investigação por supostas compras de voto. A máxima “são os interesses”, do saudoso Brizola, cabe como uma luva.

Curtas:

# A V Conferência Municipal da Cultura aconteceu na noite de terça-feira (29) no Salão de Atos do Centro Administrativo.

# O tradicional espaço cultura, batizado com o dia e mês do aniversário de emancipação do município de Getúlio Vargas passou por uma completa reforma.

# Com capacidade para quase duzentas pessoas, as obras de reforma se estenderam por quase dois anos incluindo os camarins, palco e banheiros.

# Com o tema “Sistema Municipal de Cultura: desafios e perspectivas para o desenvolvimento e valorização da cultura getuliense”, a conferência contou com a presença de autoridades e pessoas da comunidade ligadas aos diferentes segmentos da área.

# Além da aprovação do Regimento Interno foram debatidos os quatro eixos temáticos acerca da temática e apresentados os cinco titulares e suplentes indicados pela plenária.

# O Conselho Municipal da Cultura e o Fundo Municipal da Cultura de Getúlio Vargas foram criados em 2002, antecedendo os demais municípios que integram a Amau.

# Mais de 700 pessoas participaram do 1º Jantar da coligação Frente Trabalhista Popular no Ginásio de Esportes de Centenário.

# Governado pelo prefeito José Kolassa (PT) e o vice-prefeito Jacir Polinski (PDT), Centenário tem sido uma referência quando o assunto é gestão pública.

# O ex. governador Olívio Dutra, e os deputados Elvino Bohn Gass (PT) e Edgar Preto (PT), federal e estadual, respectivamente, participaram do encontro político.

Dito & Feito:

Já estão sendo montadas os estandes para a Expo Getúlio Vargas 2019, evento programado para os dias 14, 15, 16 e 17 de novembro e promovido pela Prefeitura Municipal ACCIAS e CDL.




De baixo para cima

Sexta-Feira, 25/10/2019 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

O resultado do jogo entre o Flamengo e o Grêmio na noite de quarta-feira (23) foi comemorado em Getúlio Vargas com o disparo de dois ou três fogos de artifício. Não se sabe se o ato foi de torcedores do clube que tem como símbolo o urubu ou o Saci. Num passado recente teriam sido incontáveis os disparos de fogos com estouro. O certo é que a Lei nº 5.505, aprovada pela colenda em 02 de abril deste ano surtiu efeito. E que ninguém está disposto a pagar a multa de 40 Unidades de Referência Municipal, ou duzentos e oito reais.

I I

Quando o projeto foi apresentado pelo vereador Paulo César Borgmann (PP) o assunto dividiu as opiniões. Nas redes sociais não faltaram comentários marcados pelo escarnio. Mas o município que vai comemorar seu 85º aniversário de emancipação a contar de 18 de dezembro não se omitiu, seguindo o exemplo de tantos outros espalhados por este Rio Grande. Quando as mobilizações iniciam pela base elas se tornam fortes e surtem o efeito esperado. E foi o que se viu no dia 15 de outubro, quando a Assembleia Legislativa aprovou dois projetos de lei que restringem a comercialização e o uso de fogos de artifício no estado.

I I I

 

Na proposição do projeto assinado pelo deputado Gabriel Souza (MDB), a necessidade da preservação da saúde, a integridade física e a segurança das pessoas, dos animais e do meio ambiente. A compra e a venda de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos devem, de acordo com a nova legislação, ser realizadas exclusivamente por pessoa jurídica registrada no cadastro de contribuinte do ICMS. Os espetáculos ou shows pirotécnicos só poderão ser realizados por empresas ou técnicos capacitados com registro junto ao órgão fiscalizador e autorizados pelo órgão ambiental municipal

I V

 

 

Também ficam proibidos o uso ou a queima de fogos de artifício a menos de 500 metros de distância de hospitais, escolas, parques ou praças. Além disso, devem ser respeitadas as normas relativas à poluição sonora urbana. O outro projeto aprovado, da deputada Luciana Genro (PSOL), proíbe a soltura de fogos de efeito sonoro ruidoso em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. O descumprimento acarretará uma multa que varia de dois a dez mil reais, conforme quantidade de fogos utilizados e a hipótese de reincidência em período inferior a 30 dias.

Curtas:

# Foi concorrida a solenidade promovida pela Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas que distinguiu a Chefe de Polícia do RS com a Medalha Águas do Abaúna.

# O evento realizado na noite de quarta-feira (23) contou com a presença de familiares e amigos da Delegada Nadine Farias Anflor,

# O PSL realiza neste sábado (26), às 20:00 horas, solenidade de posse da comissão executiva municipal.

# O evento será realizado no CTG Getúlio Vargas, seguido de jantar por adesão no valor de trinta reais.

# Os convites foram assinados por Ramão Pedroso do Prado e Lauro César Pedot, presidente e secretário-geral da agremiação respectivamente.

# Os associados da Accias participam no início da noite de terça-feira (29) da assembleia geral ordinária para a eleição da sua nova diretoria e conselho fiscal.

# O empresário João Carlos Oleksinski Andrade está a frente atual diretoria da entidade fundada no ano de 1938 e filiada a Federasul.

# O despejo irregular de esgoto doméstico no Rio Uruguai levou o Ministério Público Federal em Erechim a ajuizar ação pública.

# A Corsan e o Município de Marcelino Ramos foram intimados a estancar o despejo irregular nas águas do Uruguai.

# O crime ambiental foi identificado pelo 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar que também apontou um depósito de água com características de esgoto urbano.

.

Dito & Feito

A Câmara de Vereadores de Sertão realiza na noite desta sexta-feira (25), Sessão Plenária Ordinária na Capela São Roque, interior do município. A iniciativa partiu do presidente da casa legislativa, vereador Olavo de Albuquerque (PDT). Os trabalhos terão início às 19h30min horas e na pauta a apresentação de Moção de Apoio ao asfaltamento da Transbrasiliana (BR-153), entre Erechim e Passo Fundo.




Patrimônio histórico preservado

Sexta-Feira, 18/10/2019 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

A Estação Ferroviária edificada a mais de 110 anos no Km 123 da linha Marcelino Ramos – Santa Maria integra o seleto grupo formado pelas Estações de Canoas, Carlos Barbosa, Gaurama, Montenegro, Passo Fundo e Santo Angelo. Estas, e infelizmente outras poucas, recebem os cuidados necessários de preservação. Entre os anos de 1910 e 1935 ela se chamou Estação Erexim. De 1935 até 1989, Estação Getúlio Vargas, e após a emancipação, ocorrida em 21 de abril de 1988, Estação.

I I

Como em outras locais de parada das locomotivas para abastecimento de água e lenha, embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, um núcleo urbano se formou no seu entorno. Hoje o próspero município conta com uma população de 5.958 habitantes, segundo estimativas do IBGE. O último trem de passageiro parou junto a plataforma local a quase quarenta anos. Os de carga circularam mais alguns anos, até o serviço ser definitivamente interrompido pela permissionária.

I I I

A preservação destes lugares de memória, que no passado foram determinantes para o desenvolvimento econômico e social de inúmeras cidades do RS, merece a atenção do poder público. No ano de 2004 o município de Estação firmou comodato com o Ministério dos Transportes, e o local passou a abrigar a Casa de Cultura. Ao longo dos anos atividades cívicas, comemorativas, esportivas, entre outras, tem sido realizadas no espaço e no seu entorno.

I V

As obras de restauração da antiga Estação Ferroviária, que abriga o Cras, tiveram inicio em março e estão praticamente concluídas. Os recursos do Ministério de Desenvolvimento Social foram obtidos através de projeto do município e permitiram a substituição do telhado, restauração das aberturas, pintura e outras melhorias. Ciente da importância histórica e afetiva do local o prefeito Humildes Camargo (MDB) solicitou ao Ministério da Infraestrutura a doação de uma locomotiva. Que a iniciativa de trazer de volta os bancos da plataforma, o sino de bronze e o relógio de parede, e parte do mobiliário, se concretize.

 

Curtas:

 

# A ministra Tereza Cristina (DEM), da Agricultura, esteve em Chapecó na terça-feira (15) para a inauguração do novo frigorífico da Aurora.

# Com investimentos de R$ 268 milhões o Frigorífico Aurora Chapecó (Fach 1) se tornou a maior unidade de processamento de suínos do Brasil.

# A cooperativa presidida por Mário Lanznaster possui 29 mil funcionários, 65 mil famílias associadas, um plantel de 1.390 milhões de suínos, e processa diariamente 1,5 milhão de litros de leite.

# Com um aumento de 52% no mercado de exportações a Fach 1 é a única planta do Brasil projetada para exportar para os Estados Unidos.

# Atualmente a plana industrial abate 7.200 suínos a cada dia, o equivalente a 614 toneladas.

# Na solenidade o dirigente revelou que “depois de 2018 repletos de problemas, 2019 se apresenta como um ano de excelentes resultados para a indústria brasileira da carne, em razão do sucesso das exportações”.

# Denúncia oferecida pelo Ministério Público que apontou irregularidades na contratação de serviços mecânicos e aquisições de peças resultou na condenação em primeira instância do ex. prefeito de Centenário.

# Além de Wilson Carlos Lukaszewski (PP), que governou o município entre 2013 e 2016, foram condenados a ressarcir os cofres públicos uma ex. servidora, empresários e empresas instaladas no município.

# As investigações do MP apontaram entre outros dispensa de licitação e fracionamento dos consertos, com valores que superavam o do veículo.

Dito & Feito:

A delegada Nadine Farias Anflor, Chefe de Polícia do RS, será agraciada com a Medalha de Título Benemérito Águas do Abaúna. A homenagem é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas e a solenidade está agendada para às 19 horas de quarta-feira (24) no plenário da casa legislativa. Formada em Direito na UPF, a homenageada ingressou na Polícia Civil em 2004 e é a primeira vez que uma delegada comanda a instituição criada a mais de 175 anos.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE