PUBLICIDADE

Colunistas


Não votarão

Segunda-Feira, 01/10/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Vezes por outra surgem teses acerca da falta de segurança da urna eletrônica. E não tem sido diferente no processo eleitoral em curso. O tema mexe com o imaginário das pessoas. Pauta as discussões nas redes sociais, na imprensa, e até nos debates, como o realizado entre os presidenciáveis na quarta-feira (26) pela UOL, Folha e SBT. O trabalho realizado pela Justiça Eleitoral brasileira é reconhecido mundialmente. Ela trabalha para que a votação seja eficiente, segura e transparente.


I I
Há três anos o Tribunal Eleitoral do RS vem realizando campanhas para o alistamento, revisão dos dados ou mudança de domicílio. De igual modo coletando os dados biométricos. Dos 497 municípios do RS o processo foi concluído em 426 e a previsão é que até 2022 ocorra com os demais. Dos seis municípios que integram a 70ª Zona Eleitoral apenas em Getúlio Vargas, que possuí 13.343 eleitores a identificação não se dará pela verificação biométrica da impressão digital.


I I I
Na quarta-feira (26) os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram pela maioria o pedido feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores não cadastrados por biometria. Deste modo cerca de 3,3 milhões de eleitores não vão poder votar no próximo domingo (07) e nem no segundo turno. Dos 4.839 eleitores do município de Estação 16 não realizaram o cadastramento por biometria.


I V
Em Sertão, o terceiro maior em número de eleitores na 70ª Zona Eleitoral 15 dos 4.723 eleitores estão impedidos de votar devido à decisão do STF. O mesmo com três dos 1.823 eleitores de Ipiranga do Sul, oito dos 2.525 eleitores de Erebango, e três dos 1.814 eleitores de Floriano Peixoto. Mérito ao trabalho da equipe do Cartório Eleitoral da Comarca de Getúlio Vargas que é capitaneado Luís Fernando Brustolin.

 
Curtas:
# A instalação do Posto de Criminalística na cidade de Erechim esteva na pauta da reunião dos prefeitos da Amau ocorrida nesta semana.
# Dois Médicos e dois peritos já realizaram o treinamento, mas o Instituto Geral de Perícia (IGP-RS) já avisou que não está prevista a contratação de novos técnicos.
# Pela abrangência do Posto de Criminalística seriam necessários cinco técnicos, mas apenas dois estão lotados sendo que um está aguardando para entrar em laudo.
# Presente no encontro Ricardo Ducks, Coordenador Regional do IGP solicitou aos prefeitos que cobrem do governo do Estado à nomeação de peritos.
# O Posto de Criminalística vai ser instalado junto ao Seminário de Fátima tão logo as reformas sejam concluídas e aluguel será bancado pela Prefeitura de Erechim.
# A segurança pública está na ponta da língua dos candidatos ao Piratini e até os peixinhos do chafariz da Praça Flores da Cunha sabem que sem os recursos dos Consepros a crise no setor seria ainda mais dramática.
# Os candidatos a deputado estadual e federal com domicilio eleitoral na região atenderam o convite  para o encontro realizado na noite de quarta-feira (26).
# O evento, realizado no Polo de Cultura da ACCIE, em Erechim, foi uma iniciativa da entidade anfitriã, CDL, Sindilojas AU, Sindivest AU, Sindicato Rural de Erechim e Observatório Social.
# Inicialmente o público ouviu os candidatos a Câmara Federal: André Jucoski (PDT), Carlos Pomagerski (PP), Ito Müller (PPS), Paulo Polis (MDB) e Sandra Picoli (PCdoB).
# No momento seguinte os postulantes ao Palácio Farroupilha: Claudemir de Araújo (PTB), Elves Palkewich (PRB), Gilberto Capoani (MDB), Kaká Cofferi (PP), Lucas Farina (PT), e Paparico (PR).


Dito & Feito:
A aplicação dos recursos públicos é levado a sério em Floriano Peixoto. Prova disso foi o número de pessoas na audiência realizada na manhã de quarta-feira (26) na Câmara de Vereadores. 




Conhecer para preservar

Segunda-Feira, 24/09/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

O município de Quatro Irmãos é exemplo quando o assunto for preservação do Patrimônio Histórico Ex. Distrito de Erechim foi criado por força de lei em 16 de abril de 1996 parte dos 286 Km² foi desmembrado de Jacutinga. Com 1.672 habitantes, distribuídos na área urbana e rural, Quatro Irmão não possui acesso asfáltico, situação de pelo menos outros setenta municípios do RS. Para compensar as estradas que ligam sua sede a Erechim e Erebango estão em excelente estado de conservação.

 

I I

Sua origem remonta a Fazenda Quatro Irmãos e seus 92 mil hectares foram adquiridos no ano de 1909 pela Jewish Colonization Association – ICA. Dois anos após os primeiros imigrantes judeu, oriundos da Europa Oriental desembarcam na plataforma da Estação Erebango, referência para o empreendimento. Nas seis décadas seguintes o projeto teve avanços e recuos, e a produção agrícola e a extração da madeira impulsionou a economia. Quando em 1962 a ICA vendeu as últimas áreas, encerrando suas atividades, a triticultura já havia se consolidado.

 

I I I

O vínculo dos descendentes de judeus que trocaram Quatro Irmãos por outras cidades do RS e do Brasil se mantém. O antigo Hospital Leopoldo Cohen, construído no ano de 1932, foi preservado e tombado como Patrimônio Histórico Municipal. O mesmo com o Cemitério Judaico de Quatro Irmãos. Com o apoio do poder público, e coordenado pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, a Federação Israelita do RS consolidou o projeto que criou no local o Centro Cultural e o Memorial da Imigração Judaica.

 

I V

Conhecida como Cidade-Símbolo da Imigração Judaica no Brasil, Quatro Irmãos faz por merecer. Com frequência grupos de pessoas, inclusive do exterior, visitam o Memorial da Imigração e o Cemitério Judaico. Instalado no sobrado do Centro Cultural, o Memorial remete o visitante as primeiras décadas do século passado através dos painéis que reproduzem imagens, dados e textos cuidadosamente elucidativos. Além de auditório o mobiliário e equipamentos do antigo hospital é um atrativo aparte.

 

Curtas:

# Diferentemente das anteriores a campanha eleitoral em curso ainda está restrita a rádio, TV e redes sociais.

# Com exceção dos dirigentes partidários, vereadores e cabos eleitorais, os comitês de campanha, ao menos em Getúlio Vargas, estão às moscas.

# As tradicionais panfletagens pelas ruas e no comércio podem ser contadas nos dedos das mãos.

# Alguns candidatos a deputado estadual e federal estão utilizando o serviço prestado pelos Correios para distribuir o material impresso.

# Definitivamente a militância espontânea, que marcou a redemocratização brasileira a contar dos anos oitenta do século XX, ficou apenas na lembrança.

# Maior colégio eleitoral da região, Erechim continua sendo prioritário para a visita dos candidatos ao Palácio Piratini.

# Eduardo Leite (PSDB), ex. prefeito de Pelotas e candidato ao governo do Estado foi recebido na sexta-feira (21).

# Além de uma caminhada pelas ruas centrais da Capital da Amizade, o candidato tucano participou de um encontro com correligionários .

# O diretório municipal do PT de Erechim trabalha com a possibilidade da coordenação da campanha de Miguel Rossetto incluir a cidade no roteiro.

# Mateus Bandeira, candidato a governador pelo Partido Novo é aguardado em Erechim pelos correligionários nesta terça-feira (25).

 

Dito & Feito:

O prefeito Mário Luiz Ceron (PTB) esteve na semana que passou em Brasília com o objetivo de efetivar projetos em andamento para Ipiranga do Sul. Também tratou no Dnit e Ministério dos Transportes do processo de pavimentação da Transbrasiliana.

 




De zero a um

Segunda-Feira, 10/09/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Realizado com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios da Educação, Saúde e Trabalho, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Criado há dez anos, sua leitura é simples e o índice varia de 0 a 1 ponto.


II
O resultado aponta o nível de cada um dos municípios em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0.4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1). Quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento.  O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal edição 2018 foi elaborado com os dados do exercício 2016, o último das administrações encerradas naquele ano. O de 2019 será do exercício 2017, o primeiro ano dos atuais governos municipais.


III
Como nos anos anteriores a coluna apresenta a colocação no Brasil e RS de sete municípios da região. De igual modo o IFDM consolidado de cada um deles. Estaçãoficou na 509º posição nacional e na 95ª estadual com o IFDM consolidado de 0.7933 (educação 0.7972, saúde 0.9313 e emprego e renda 0.6495). Getúlio Vargas528º e 98º, consolidado de 0.7915 (educação 0.8697, saúde 0.8906, e emprego e renda 0.6141).


IV
O município de Sertão aparece na 933º posição no ranking nacional, 164º no estadual, e o índice consolidado de 0.7624 (educação 0.8190, saúde 0.9499 e emprego e renda 0.5184). Floriano Peixoto nos 1.415º e 240º, respectivamente, e 0.7345 no consolidado (educação 0.8436, saúde 0.8930, e emprego e renda 0.4671).


V
Com 1.482º no nacional e 254º no estadual, o consolidado de Ipiranga do Sul foi de 0.7304 (educação 0.8192, saúde 0.9077 e emprego e renda 0.4642). Erebangonos 2.7585º e 407º, na posição nacional e estadual, respectivamente, com consolidado de 0.6721 (educação 0.7799, saúde 0.7997 e emprego e renda 0.4367) E aindaCharrua, nas 4.515º colocação nacional, 489º estadual e o consolidado de 0.5749 (educação 0.6154, saúde 0.7814 e emprego e renda 0.0.3278).
Curtas


# O candidato Jairo Jorge (PDT) foi o primeiro postulante ao Piratini a estar na região após o início da campanha.
# A convite da Accie, Sindicato Rural de Erechim, Sindilojas, e CDL o pedetista foi recebido no início da manhã de quarta-feira (05) no Polo de Cultura.
# O ex. prefeito de Canoas, que antes da convenção visitou diversas cidades da região, abordou aspectos do seu projeto de governo denominado “O RS tem solução”.
# Dirigentes e filiados do PT de Getúlio Vargas, Floriano Peixoto e Estação receberam o ex. governador Olívio Dutra para um almoço no último dia de agosto. 
# Fundador do PT, primeiro prefeito da capital e governador do Estado pela sigla, Olívio estava acompanhado do professor Elton Scapini, natural de Getúlio Vargas e em três oportunidades candidato a prefeito.
# No encontro realizado na sede social da AABB, Olívio fez uma análise de conjuntura e pediu unidade em torno da campanha eleitoral em curso.
# Presentes no encontro Vilson Babicz, ex. prefeito de Floriano Peixoto, Ivar Pavan, ex. deputado estadual, e Lucas Farina, candidato a Assembleia.
# Da direção local do partido da estrelinha vermelha Gelson Luís Seminotti e Nilton Scariot, ex. vereadores e ex. Secretários Municipal de Desenvolvimento.
# Não passou despercebida à ausência do ex. vereador e ex. prefeito Dino Giaretta (PT) que está na Itália, aonde vai poder votar para presidente em 07 de outubro.
 
Dito & Feito
Uma solenidade realizada no último dia 31 no Polo de Cultura – Parque da Accie, em Erechim, marcou a posse da nova reitoria da Universidade Regional Integrada. O professor Arnaldo Nogaro substitui o professor Luiz Mario Silveira Spinelli na Reitoria da instituição que neste ano completou 25 anos.




Ponto de vista

Segunda-Feira, 03/09/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Nos seis municípios de abrangência da 70º Zona Eleitoral. 29.127 pessoas estão aptas a comparecerem as urnas no dia 07 de outubro. Segundo maior colégio eleitoral entre os 32 municípios que integram a Amau, Getúlio Vargas possui 13.343 eleitores. Dentre seus 16.648 habitantes, segundo o IBGE, 80% possuem título eleitoral.


II
O município de Estação possui 4.839 eleitores, que representa 78,5% dos seus 6.161 habitantes.  Na sequencia Sertão, que conta com 4.723 eleitores para uma população de 6.065, dos quais 77,8 com o título eleitoral. Dos 3.066 habitantes do município de Erebango, 2.523 são eleitores e representam 82,3% da população.


III
O quinto município da 70ª Zona em número de eleitores é Ipiranga do Sul, com 1.883, para uma população de 1.975. o equivalente a 95,3%. E por fim Floriano Peixoto, que tem 1.958 habitantes dos quais 1.814 eleitores, 92,6%. Chama atenção a situação do município de Ponte Preta que para cada 100 dos 1.684 habitantes mais de 98 são eleitores.


IV
Nos 32 municípios da Amau 182.827 eleitores estão aptos a votar. No RS 8.354.732, e no Brasil 147.302.354. Em relação as últimas eleições gerais que aconteceram em 2014 houve no RS uma redução de 37.301 eleitores. A maior parte do eleitorado gaúcho pertence ao gênero feminino, 4.383.662, o que representa 52,5%. O gênero masculino reúne 3.971.070, representando 47,5% do eleitorado.


Curtas
# o prefeito Maurício Soligo (PP) e o secretário Daniel Fernandez (PP) estiveram quarta-feira (29) na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs), em Porto Alegre.
# Na audiência com Jorge Jardim, chefe de gabinete da presidência da Agergs, o prefeito de Getúlio Vargas e o Secretário do Meio Ambiente trataram sobre a coleta e tratamento de esgoto no município.
# Prestes há completar 110 anos a área urbana de Getúlio Vargas vem crescendo, tanto na zona central como nos bairros, e nem o esgoto pluvial nem o esgoto cloacal recebem tratamento.
# A MP 844/2018 recentemente editada pelo governo Temer modifica a Lei Nacional de Saneamento dá um prazo de 25 anos para que as cidades ofereçam esses serviços para empresas privadas.
# Em Canoas a Corsan, empresa pública gaúcha, já realizou 92% das obras de saneamento e em Passo Fundo 28%.
# Para a cidade de Getúlio Vargas os técnicos e engenheiros da Corsan trabalham no projeto. 
# Na quinta-feira (30) o Sindiágua se juntou ao Dia Nacional de Mobilização contra a MP do Saneamento.
# A campanha, que conta com o apoio de diferentes organizações sindical e movimentos populares querem que o presidente do Senado, Eunicio Oliveira devolva a MP para Temer.


Dito & Feito:

Olívio Dutra participou na noite de sexta-feira (31) em Erechim da apresentação do documentário "Galo Missioneiro". A película narra a trajetória do ex. governador e do PT no RS.




Ponto de vista

Segunda-Feira, 20/08/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

A campanha eleitoral iniciou oficialmente na quinta-feira (16). A legislação já permite o uso de serviço de som nos comitês e carros em horário determinado. Como vem ocorrendo nos últimos pleitos os candidatos estão se valendo da internet, divulgando posts com mensagem e o número. Os tradicionais “santinhos”, que poderão ser distribuídos até a véspera da eleição, devem rarear devido aos custos. Já a propaganda eleitora de rádio e TV terá início no próximo dia 31.


II
Para disputar uma das 31 cadeiras que cabe ao RS na Câmara Federal estão registrados 383 candidatos, 12,35 por vaga. Para a Assembleia Legislativa a Justiça Eleitoral recebeu o registro de 782 candidatos, uma média de 14,22 para cada uma das 55 vagas de deputados com assento no Palácio Farroupilha. Para a Câmara Alta, que em 2018 terá renovação de 2/3, 15 candidatos buscam uma das duas vagas no RS. Oito candidatos disputam o governo do Estado e 13 à presidência da República.


III
As campanhas pelo voto consciente em curso, desencadeadas pela OAB, veículos de comunicação e a própria Justiça Eleitoral são mais do que oportunas. Os candidatos que se apresentam pela primeira vez aos eleitores tem como ponto positivo o senso comum da renovação. Por outro lado, os recursos do Fundo Partidário devem ser direcionados aos deputados e senadores que buscam a reeleição.


IV
É crível que parte dos eleitores busque informações nas diferentes plataformas sobre a vida pregressa dos candidatos. No site do TSE podem ser conferidos, por exemplo, o patrimônio de cada um deles. A coluna conferiu os valores dos bens declarados pelos seis candidatos a Deputado Federal com domicílio eleitoral na região da Amau. Adacir Carlotto (PHS), R$ 3.858.220,25; André Jucoski (PDT), R$ 942.621,00; Carlos Pomagerski (PP), R$ 135.000,00; Ito Muller (PPS), R$ 201.000,00; e Paulo Polis (MDB), R$ 1.546.068,08. Não disponível os bens de Sandra Picoli (PCdoB).


V
Dos treze candidatos as Assembleias três vão buscar a reeleição: Altemir Tortelli (PT), Gilmar Sossella (PDT) e Gilberto Capoani (MDB), e seus bens declarados são: R$ 134.133,00; R$ 1.579.875,43; e R$ 2.561.757,33 respectivamente. Os bens dos demais: Abrão Martins (PSL), R$ 80.000,00; Antônio Confortin (PHS), R$ 297.920,27; Elves Palkewich (PRB), R$ 4.508.000,00; João Grando (PSD), R$ 453.402,53; Kaká Cofferi (PP), R$ 475.000,00; Lucas Farina (PT), R$ 72.423,72, Márcio Pavoni (Solidariedade), R$ 1.015.677,81; e Paparico Bacchi (PR) R$ 1.309.189,09. Dos candidatos Claudemir de Araújo (PTB) e Divaldino Pires (PSC), ainda não disponível.


Curtas:
# O projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias, que vai nortear os investimentos do município de Getúlio Vargas em 2019 foi debatido em audiência pública.
# Presente na audiência a titular das pastas da Fazenda, Ediane Bortolotti, da Saúde, Graciele Possenti, vereadores, representantes de entidades, servidores e interessados.
# Para o próximo ano o orçamento do município que tem como patrono o ilustre filho de São Francisco de Boje é de R$ 55.537.170,39.
# O projeto de lei com as previsões orçamentárias foi protocolado na Câmara de Vereadores na quarta-feira (15).
# A vereador Deliane Assunção Ponzi (MDB) teve aprovado pedido informações sobre providências tomadas pelo Executivo em relação a contaminação dos Rios Paulo e Abaúna.

# Na mesma sessão, ocorrida na noite de quinta-feira (16) o vereador Paulo César Borgmann (PP) também teve aprovado o pedido para que seja instalada iluminação pública no loteamento Gleba A, no Bairro XV de Novembro.


Dito & Feito:
A quinta edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja, que será realizado, mais uma vez, em Ipiranga do Sul, Berço do Plantio Direto já tem data definida: 28 de setembro. A promoção é do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, ACCIAS, Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos e Faculdade Ideau.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE