PUBLICIDADE

Colunistas


Uma trajetória de sucesso

Segunda-Feira, 16/04/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

A campanha eleitoral de 2018 será de apenas 45 dias. Como ocorre a cada pleito os candidatos vão centrar suas propostas na educação. O problema, segundo estudos do próprio Ministério da Educação , é que a cada quatro anos o fosso entre o ideal e o real aumenta. Em que pese à alta carga tributária, a falta de investimentos na educação, e também na saúde e segurança pública, são justificada pela inexistência de recursos.

 I I

Diferentemente do que ocorrem com os governantes da esfera estadual e federal, os prefeitos e vice-prefeitos convivem no dia-a-dia com suas comunidades. Além da cobrança direta elas ocorrem via poder legislativo, imprensa, e nos últimos tempos nas redes sociais. Nem sempre os detentores de cargos eletivos se dispõe a ouvirem o clamor das ruas, o que justifica a descrença na política.

I I I

No município de Getúlio Vargas a educação tem recebido a devida atenção Prova disso é o Forum de Educação, que em âmbito municipal chega a sua 23ª edição. Até à tarde de sexta-feira (13) mais de 500 pessoas estavam inscritas para o evento que inicia amanhã e segue até sexta-feira (20).  Seu tema: “Entre saberes e fazeres, a alteridade: por uma pedagogia da diferença”.

I V

A qualificação dos conferencistas que a cada ano são convidados para o evento justifica o âmbito regional (20ª) e nacional (19ª) do Forum. O atual governo é o sétimo desde sua primeira edição e que nunca deixou de ser realizado. O entusiasmo da professora Sandra Betiato, titular da Smecd, é o mesmo da colega Cleonice Forlin, que no distante 1996 comandava a pasta da educação.

Curtas:

# O vereador Amilton Lazzari (MDB), da Câmara de Getúlio Vargas está de licença para tratamento de saúde.

# A vereadora Cleonice Forlin assumiu a vaga do correligionário. 

# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (12) entraram na pauta oito projetos de Lei enviados pelo poder executivo.

# O vereador Paulo Borgmann (PP) indicou ao executivo a instalação de duas faixas elevadas na altura dos números 1.891 e 2.198 da Rua Francisco Stawinski.

# Igualmente a vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) que sugere à administração e o Conselho Municipal de Trânsito a regulamentação de propaganda sonora através de veículos automotores.

Dito & Feito:

A bancada do MDB da Câmara de Getúlio Vargas teve aprovada sugestão para o envio de congratulações a Odacir Klein. Ele é o novo titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS. A posse ocorreu na quarta-feira (11) e esta é a terceira vez que Klein ocupa o cargo. As anteriores foram nos governos de Pedro Simon e Germano Rigotto.




Que venham os próximos 30

Segunda-Feira, 09/04/2018 às 07:00, por Neivo A. T. Fabris

Nesse mês de abril quatro municípios da região estão comemorando seus aniversários. Erechim, que se emancipou de Passo Fundo no dia 30 de abril de 1918 vai completar cem anos. Ao iniciar o século XX o Rio Grande do Sul contava com sessenta e quatro municípios. Além de Erechim, que teve sua sede instalada na localidade de Boa Vista de Erechim, antigo Paiol Grande, outras 24 novas unidades política-administrativas foram criadas até o ano de 1939. Getúlio Vargas figura nessa primeira fase, e no dia 18 de dezembro de 2019 vai completar 85 anos.

I I

Os primeiros quatro municípios - Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santo Antônio da Patrulha, foram instalados em 1809, na então Província de São Pedro. Foram necessários 130 anos para que o número de territórios com personalidade jurídica e órgãos administrativos chegasse a 89. Desde então 408 localidades alcançaram o status de município. Em apenas uma década – 1982 – 1992, impulsionadas pelo setor primário, principalmente nas regiões norte e nordeste do RS, 193 comunidades aprovaram em plebiscito suas emancipações, dentre elas o Bairro Estação Getúlio Vargas e os Distritos de Erebango e Ipiranga do Sul.

I I I

Além de terem suas infraestruturas melhoradas após a autonomia política e administrativa, as populações foram gradativamente tendo os serviços, dentre os quais os da saúde, educação e cultura ampliados. O enunciado se encaixa perfeitamente no caso de Erebango, que na quarta-feira (11) completa 30 anos. O mesmo se pode afirmar em relação a Ipiranga do Sul e Estação, criados no mesmo mês do ano de 1988, nos dias 20 e 21, respectivamente. Os estudos da Fundação de Economia e Estatística, e outras organizações da esfera pública e privada, revelam os avanços, mesmo em momentos de crise como o atual, havendo, pois bons motivos para celebrar a efeméride.

Curtas:

# O crescimento do PRB na região tem sido classificado por observadores como um fenômeno político.

# Presente em 24 das 32 cidades do Alto Uruguai, o PRB tem dez vereadores, dois prefeitos e um vice-prefeito.

# Elves Palkewich, Coordenador Regional do PRB e morador de Getúlio Vargas, projeta para breve a formação de diretórios em todos os municípios de abrangência da Amau.

# Na quarta-feira (04) o ex-vereador Ernani Mello, que recentemente deixou o PDT, assinou ficha no PRB e já é cotado como pré-candidato a Assembleia Legislativa.

# Na sexta-feira (13) acontece na cidade de Erechim o Fórum Regional de Vereadores do Alto Uruguai.

# Em sua quinta edição, o evento, que será realizado na Câmara de Vereadores, terá como tema “Telecomunicação”.

# Os integrantes das Câmaras Legislativas vão colocar em pauta durante o Fórum, a qualidade dos serviços de telefonia e região.

Dito & Feito: 

O Médico, escritor e psicanalista João Gomes Mariante será recebido na noite desta terça-feira (10) no Anfiteatro Dr. Sérgio B. Maccagnini, da Unimed Erechim. Convidado pela direção da entidade anfitriã e pelo governo local fará uma palestre com o tema: “Getúlio Vargas: O Lado Oculto do Presidente”. 




Na vitrine

Segunda-Feira, 02/04/2018 às 07:00, por Neivo A. T. Fabris

O Índice de Desenvolvimento Econômico do RS referente ao ano de 2015 caiu 0,8% em relação ao anterior O resultado da pesquisa divulgada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) em março revela que a esta foi à primeira queda registrada na série histórica estadual do Idese iniciada em 2007. No ranking dos dez municípios mais bem colocados, Ipiranga do Sul figura na sétima posição. Carlos Barbosa, que ponteou o ranking relativo ao Idese 2014 manteve a posição, seguido pelos municípios de Água Santa, Nova Araçá, Aratiba, Nova Bassano e Veranópolis. Em oitavo, nono e décimo, Garibaldi, Paraí e Bozano.

 

I I

 

O Idese é composto por doze indicadores, dividido em três blocos: Educação, Renda e Saúde. Os indicadores são divididos entre desenvolvimento baixo (abaixo de 0,5), médio (de 0,5 a 0,8) e alto (acima de 0,8). Os resultados são usados na formulação de políticas públicas, desde programas de fomento até repasses aos municípios em algumas áreas, além de embasar a Consulta Popular. No total o índice Idese de Ipiranga do Sul foi de 0,839. Nos blocos Educação, Renda e Saúde, os índices do município Berço do Plantio Direto foram 0,812, 0,852 e 0,852, respectivamente.

 

I I I

 

Em processo de extinção a Fundação de Economia e Estatística (FEE) é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Seu acervo é fonte permanente de pesquisas. Com uma equipe multidisciplinar ao longo dos últimos quarenta e cinco anos a FEE tem prestado um serviço inestimável, gerando conhecimento em temas como desenvolvimento econômico, social e institucional. O resultado de suas pesquisas é disponibilizado regularmente em publicações impressas e online, fonte permanente para tomada de decisões e planejamento governamental.

 

 
Curtas


# O prefeito de Getúlio Vargas participou da pré-convenção do PP que escolheu o deputado federal Luís Carlos Heinze como pré-candidato ao governo do Estado.


# O evento político foi realizado no dia 24 de março no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre.


# O parlamentar que integra a bancada ruralista recebeu 1.123 dos 1.301 votos da pré-convenção e seu oponente, Antônio Weck, 263 votos.


A convenção oficial para a confirmação de Heinze como candidato ao Palácio Piratini acontecerá entre 20 de julho e cinco de agosto.


# Na manhã de segunda-feira (26) o prefeito Maurício Soligo (PP) e o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) reuniram no gabinete o primeiro escalão para receber a comitiva de Jairo Jorge (PDT), pré-candidato ao governo do Estado.


# Eleito prefeito de Canoas pelo PT em 2008 e reeleito em 2012, Jairo Jorge falou sobre as propostas de descentralização do Estado, a exemplo do que ocorrem em SC, PR e PE, recebendo a anuência de Soligo.


# Além de assessores o pré-candidato do PDT a sucessão estadual a esteve acompanhado deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) e do vereador de Erechim André Luiz Jucoski, pré-candidato a Câmara Federal.


# Ao final do encontro todos acompanharam o ilustre visitante até a praça em frente à Prefeitura aonde plantou uma árvore simbolizando uma semente de esperança em dias melhores.


# No mesmo dia a comitiva foi recebida em Charrua, Floriano Peixoto, Sertão, Estação, Ipiranga do Sul e Aurea.


# Na terça-feira (27) os pedetistas estiveram em Erebango, Viadutos, Marcelino Ramos, Carlos Gomes, Centenário, Severiano de Almeida, e Três Arroios.



# O Tenente Coronel Aviador Sandro Bernardon foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas com a Medalha Benemérita Águas do Abaúna. Natural do município o oficial é Chefe do Estado-Maior da Ala 4 e comandante do Esquadrão Hórus, único esquadrão da Força Aérea Brasileira a trabalhar com aviões não tripulados.




Ponto de vista

Segunda-Feira, 26/03/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Neste primeiro trimestre de 2018 todos os caminhos conduzem ao Planalto Central. Os prefeitos, que já cumpriram pouco mais de ¼ de seus mandatos, sabem que este é o momento adequado para obter recursos através de emendas parlamentares. Os 31 deputados federais e os três senadores da bancada gaúcha no Congresso se valem deste mecanismo para fidelizar a relação com seus correligionários. E também garantirem os votos para a reeleição. Mas está pratica, institucionalizada, e que colocam em vantagem os parlamentares em relação aos que buscam a primeira eleição, está próximo do fim.


I I
A contar da eleição de 2022, quando a nação retornar as urnas para eleger os deputados federais e estaduais estará vigorando o voto distrital misto. Pela nova modalidade, os eleitores vão votar duas vezes: uma delas individualmente, em um candidato de seu distrito; a segunda, em uma lista elaborada pelos partidos. No RS é provável que o Estado seja dividido em 15 distritos. Cada um dos distritos elegerá um deputado Os outros 15 sairão das listas dos partidos. A mudança colocará um ponto final nos currais eleitorais. E também na pulverização das emendas. A fórmula vai estrear em 2020 nos municípios com mais de 200 mil eleitores.


I I I
A proximidade do deputado de seu eleitorado é uma das inúmeras vantagens do voto distrital misto. Sua atuação parlamentar será seguida de perto pelos eleitores que saberão para quem pedir e com quem reclamar. O custo da eleição será infinitamente menor. As convenções que vão oficializar as candidaturas para as eleições de outubro nem ocorreram, mas o tema já vem sendo abordado. O MDB do Alto Uruguai já fechou com a candidatura de Paulo Polis a Câmara. Nos roteiros que realiza pela região o ex. prefeito e o deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) estão enfatizando a mudança na legislação eleitoral.

 
I V
Em Erechim, maior colégio eleitoral da Amau, toma corpo um movimento pela eleição de um representante da região para a Câmara. Na quarta-feira (21), durante visita aos veículos de comunicação de Getúlio Vargas, Polis e Capoani lembraram que o último deputado federal eleito da região foi Valdomiro Fioravante (PT).  O assunto ganha destaque a cada quatro anos. É difícil saber se terá o efeito esperado e arrefecer o envolvimento das lideranças partidárias nas campanhas dos deputados que destinaram nos últimos anos emendas aos seus municípios. Na próxima legislatura que inicia em 2019 os deputados federais vão concentrar suas emendas às cidades que farão parte do seu futuro distrito eleitorais.
 
Curtas:
# No dia em que completou 26 anos de emancipação o município de Charrua inaugurou seu centro administrativo.

 

# A solenidade foi realizada na tarde de terça-feira (20) e a comunidade, autoridades e convidados foram recebidos pelo prefeito Valdesio Roque Della Betta (PP) e o vice-prefeito Luiz Carlos Franklin da Silva (PP).

 

# Presentes ao evento: deputado estadual Gilberto Capoani (MDB), presidente da Amau Ademir Márcio Sakrezenski (MDB), procurador do Estado do RS Rodinei Candeia (PP), ex-deputado federal Vilson Covatti (PP), entre outros.

 

# Com 775 m² o Centro Administrativo de Charrua possui dois pisos e o valor do investimento foi de pouco mais de R$ 1 milhão, sendo R$ 700 mil financiados pelo Badesul e o restante com recursos da municipalidade.

 

# Sete de Setembro, posteriormente Charrua, foi distrito de Getúlio Vargas de 1934 a 1955, quando passou a integra o recém criado município de  Tapejara.

 

# Sua emancipação ocorreu em 20 de março de 1992, ano em que outros 29 distritos do RS foram elevados a município.

 

Dito & Feito:
Já está definida a programação do IV Fórum Norte Gaúcho do Trigo que acontece em Estação – Vista Alegre -, no dia 27 de abril.. O evento é direcionado a produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrícolas e estudantes. 




A conta gota

Segunda-Feira, 19/03/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Notícia divulgada esta semana com destaque dá conta que “o presidente da República, Michel Temer (MDB) está liberando R$ 2 bilhões para os municípios brasileiros investirem em saúde, educação e assistência social”. Todo e qualquer recursos são benvindos para cada um dos 5.570 municípios distribuídos nas vinte e sete unidades da federação. O grosso do atendimento nas três áreas é realizado nos municípios, justamente o ente menos aquinhoado com o robusto bolo tributário.


I I
Antes de registrar o montante que será recebido pelos 32 municípios da Amau, é oportuno observar que a Constituição Cidadã completa 30 anos no dia cinco de outubro. Em três décadas foram inúmeros os movimentos pela reforma tributária. Nas marchas dos prefeitos e suas entidades ao planalto central o assunto é retomado. O pacto federativo, arguido com frequência, não vai além da retórica. Na mesma proporção em que os impostos são elevados os serviços públicos encolhem e perdem a qualidade.

 
I I I
De acordo com a Lei assinada pelo inquilino do Palácio Jaburu e publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (13), R$ 1 bilhão será para a saúde, R$ 600 milhões para a educação, e R$ 400 milhões para assistência social. Erechim, o maior município da região vai receber R$ 845 mil; Getúlio Vargas o segundo mais populoso R$ 264 mil. Para cada um dos 30 municípios restantes R$ 158 mil, totalizando R$ 5,84 milhões. Na campanha eleitoral que se avizinha é crível que a “bondade oficial” será lembrada.
 
Curtas:
# Depois do prefeito Maurício Soligo (PP), de Getúlio Vargas, será a vez do prefeito Luiz Francisco Schmidt (PSDB), de Erechim, visitar a direção da Havan.


# Na companhia de Altemir Barp, secretário de Desenvolvimento Econômico e do vereador Claudemir de Araújo (PTB), o prefeito fará o convite para que a empresa instale uma de suas lojas na Capital da Amizade.


# O encontro está agendado para esta segunda-feira (19) na matriz da Havan, em Brusque/SC.


# O deputado federal Alceu Moreira (MDB) atendeu pedido da bancada do seu partido na Câmara de Vereadores de Ipiranga do Sul e indicou uma emenda de R$ 150 mil para a saúde.


# Diante da impossibilidade dos recursos serem utilizados pela municipalidade os vereadores pediram que o mesmo fosse relocado para o Hospital São Roque.


# Na manhã de quinta-feira (15) os vereadores e dirigentes do MDB de Ipiranga do Sul foram recebidos por Clóvis Dall’Agnol e Cláudio Santolin, diretor presidente e diretor superintendente da casa de saúde.


# Há poucos dias o hospital filantrópico de Getúlio Vargas foi contemplado com outra emenda de R$ 100 mil do deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP).


# Em 2018 já somam R$ 500 mil os recursos de emendas ao São Roque, valores que estão sendo aplicados na compra de instrumentais e equipamentos.


# As outras duas emendas foram indicadas pelos deputados, Giovani Feltes (MDB), através do gabinete do deputado José Fogaça (MDB), e Marco Maia (PT).


Dito & Feito:
Os vereadores Tharles Simioni (PPS), presidente da Câmara de Sertão, e Alexandre Didone (PSB), estiveram na quarta-feira (14) em Porto Alegre. Na companhia de Lauro Auler, assessor jurídico da Câmara, cumpriram agenda em diversas secretarias de Estado na busca de soluções às demandas locais. No Palácio Farroupilha foram recebidos pelo deputado Gilberto Capoani (MDB).




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE