PUBLICIDADE

Colunistas


Obstinados

Segunda-Feira, 25/06/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Se depender dos esforços dos integrantes do Comitê Pró-BR-153 o projeto técnico para a pavimentação dos 68,3 da rodovia, entre Erechim e Passo Fundo será realizado no início do próximo semestre. O texto jornalístico deve evitar os adjetivos, mas neste caso, e por se tratar de uma coluna de opinião, é possível acrescentar pelo menos três para obstinados: persistentes, perseverantes e incansáveis. O grupo, capitaneado pelo prefeito Mário Luís Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, obteve, após idas e vindas a Capital Federal a inclusão da obra como prioritária pela União através do Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento.

I I

A licitação para o projeto técnico da Transbrasiliana será lançada nos próximos dias pelo Departamento Nacional de Infraestrutura. A previsão é que somente para o projeto sejam investidos R$ 5 milhões.  Depois de cumprida esta primeira etapa terá início outra jornada. É crível que as cifras para a pavimentação asfáltica e todas as obras necessárias de uma rodovia federal sejam elevadas. Numa rápida pesquisa nas coleções de jornais de abril, maio e junho de 2002, 2006, 2010 e 2014, são encontradas notícias alvissareiras acerca do asfaltamento do trecho que liga as duas maiores cidades do norte do RS.

Curtas:

# A pauta da última sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas se resumiu a uma única indicação.

# Os integrantes da casa instalada no histórico prédio localizado na esquina da Borges – Leão aprovaram a indicação do vereador Dinarte Farias (PP).

# O vereador da banca governista quer que o executivo crie estacionamento para bicicletas em locais abertos ao público na área urbana.

# A expectativa de uma sessão rápida não se confirmou e os embates se deram no grande e pequeno expediente.

# O assunto repercutiu ao longo desta semana pelos corredores da Câmara e da Prefeitura, prenúncio de um intenso debate ao longo da campanha eleitoral que se aproxima.

# E por falar em campanha eleitoral tem causado desconforto a alguns vereadores o bordão “Bolsonaro presidente”, manifestado ao final de cada sessão por um dos membros da casa.

# Os agricultores da área do Mato Preto participam as 10 horas da próxima sexta-feira (29) de uma reunião no Sindicato Rural de Getúlio Vargas.

# Na pauta do encontro que está sendo chamada pelo governo do município e a entidade anfitriã a o Projeto de Lei nº 490/2007, que estabelece novas regras para demarcações de áreas indígenas.

# O deputado Jerônimo Goergen (PP), relator do projeto de Lei de autoria do deputado Homero Ferreira vai estar presenta na reunião.

# O parlamentar vai acolher sugestões dos agricultores quanto as alterações do referido projeto que tramita no Congresso Nacional a mais de uma década. 

# Confirmou a presença o advogado Frederico Buss que vai falar acerca do processo em defesa das propriedades dos agricultores na área em litígio.

Dito & Feito:

Uma solenidade na manhã de sábado (23) marcou a inauguração do Auditório Otávio Ciro Boff. Com 148 lugares o moderno espaço do Sindicato Rural de Getúlio Vargas tem como patrono o primeiro presidente da entidade que neste ano comemora 50 anos.

 




“Latinha” de novo

Segunda-Feira, 11/06/2018 às 08:47, por Neivo A. T. Fabris

É lamentável que vez por outra alguém utilize o termo “latinha” para se referir à cidade de Getúlio Vargas. O fechamento de indústrias, estabelecimentos comerciais e prestação de serviços independem da vontade da comunidade ou de autoridades, e são determinadas pelo mercado e gestão. O mesmo se pode dizer dos novos empreendimentos ou a expansão de outros tantos distribuídos na área urbana e nos dois distritos industriais. Nunca é demais citar o exemplo da Faculdade Ideau, que atua da pré-escola a pós-graduação a mais de uma década.

I I
Enquanto muitas cidades contam apenas com correspondente, Getúlio Vargas sempre teve, mesmo antes da emancipação há mais de oito décadas, agências bancárias. Hoje são quatro agências de cooperativas de crédito, três bancos públicos e um privado. As novas instalações da Agência local do INSS, nas proximidades do Forum será em breve inaugurada. Repartições públicas, que no passado atendiam a demanda local fecharam as portas há muito tempo. A agência mais próxima da Receita Federal atende em Erechim. O mesmo ocorre com a Exatoria Estadual.

I I I
A última baixa ocorreu a cerca de um ano e meio. Com a aposentadoria da servidora que atendia a agência do Instituto de Previdência do Estado a repartição instalada num imóvel do próprio Estado fechou as portas. Desde então os servidores públicos, aposentados e pensionistas que contribuem regiamente com o órgão precisam se deslocar a Sertão. A agência local do IPE foi inaugurada no início da década de 1980 pelo governador Amaral de Souza, quando ainda Estação era bairro e Erebango, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto distritos. Com a palavra os dirigentes do MDB e dos partidos aliados do governo Sartori.
 
Curtas:
# A Câmara de Vereadores aprovou dois projetos de lei que autorizam o município de Getúlio Vargas a contratar um professor de Educação Física e outro de Matemática em caráter temporário.
# Na mesma sessão ocorrida na noite de quinta-feira (07) os vereadores Cleonice Forlin (MDB) e Elói Nardi (PP) tiveram aprovado pedido de Moção de Pesar aos familiares de Antenor Clemente Pandolfi., falecido no dia 30 de maio.
# Dos 32 municípios da Amau 19 foram contemplados com máquinas e equipamentos agrícolas.
# O governador José Ivo Sartori (MDB) e o Secretário da Agricultura Odacir Klein (MDB) participaram, da entrega aos prefeitos dos 336 municípios agraciados.
# A solenidade, que contou com expressivo número de deputados federais, aconteceu na sexta-feira (08)
# Dos 75 milhões investidos na aquisição das máquinas e equipamentos R$ 72,23 milhões são de emendas da bancada gaúcha no Congresso e o restante do tesouro do Estado.
# O número de pré-candidatos da região Norte do RS ao Palácio Farroupilha cresce a cada dia.
# O Partido Novo, recém criado em Erechim, anunciou que Thiago Araldi é pré-candidato a deputado estadual.
# Seu nome será submetido a convenção estadual, e como está ocorrendo com todos os pré-candidatos do partido Araldi precisou passar nas três etapas seletivas do Novo.

Dito & Feito:
Os associados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Getúlio Vargas vão eleger no próximo dia 26 de junho a diretoria para o próximo período. A comissão eleitoral efetuou o registro de uma única chapa que terá como candidato o atual presidente Paulo Roberto dos Santos e vice-presidente Gilmar Granja.




Ponto de vista

Sábado, 02/06/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Até os peixinhos do chafariz da praça central sabem como as greves iniciam. Mas nem eles nem ninguém sabem como elas terminam. Os motivos do movimento nacional dos caminhoneiros, que paralisou o país por mais de dez dias, são por demais conhecidos. O apoio da opinião pública foi determinante e mesmo com a demora de quase uma semana o governo de plantão atendeu as demandas iniciais. Em que pese à representatividade legal dos sindicatos da categoria, o acordo firmado no Palácio do Planalto não levantou o movimento. Tão pouco a convocação da Força Nacional de Segurança e o incremento da presença dos demais órgãos policiais, multas e ameaças.  


II
As reivindicações e sugestões esdruxulas que surgiram de norte-a-sul do país e disseminadas nas redes sociais foi a prova que o movimento perdeu o rumo. Se já não bastasse a falta de medicamentos e insumos hospitalares, do gás de cozinha, combustíveis e produtos nas prateleiras dos supermercados, os petroleiros cruzaram os braços por três dias. Mais da metade dos municípios da Amau decretaram estado de emergência. A euforia dos primeiros dias da greve deu lugar à incerteza e somente na manhã de sexta-feira (01) os caminhoneiros desbloquearam o porto de Santos. Os prejuízos estão longe de serem apurados e a conta, que será paga em longo prazo, já chegou à casa de todos nós.
 
Curtas:
# Tem se tornado corriqueiro as reclamações acerca da falta de segurança pública em Getúlio Vargas e cidades vizinhas.
# O número restrito de policiais e viaturas e o crescente aumento da criminalidade são por demais conhecidos.
# As críticas aos órgãos de segurança são frequentes nas redes sociais e raramente ocorrem comentários favoráveis a ações bem sucedidas.
# Há poucos dias dois Policiais Militares abordaram no centro de Getúlio Vargas uma caminhonete Fiat com placas de Erechim.
# Aproveitando a falta de movimento no horário do almoço quatro ocupantes de uma caminhonete Fiat, com placas de Erechim, prospectavam ações criminosas e fotografavam possíveis alvos.
# Na consulta ao sistema os policiais apuraram a extensa ficha criminal do quarteto por tráfico, roubo e homicídio.
# A parceria público/privada responsável pelo Programa Cidade Segura de Getúlio Vargas caminha a passos largos e firmes.
# Os postes para instalação das câmaras do sistema de videomonitoramento já podem ser vistos em diversos logradouros do centro da cidade.
# A escolha dos pontos seguiu critérios da Brigada Militar e a sala de controle está sendo instalada no quartel.
# Além do monitoramento que passará a ser feito pela Brigada Militar as imagens também serão acompanhadas na Delegacia de Polícia Civil.
 
Dito & Feito:
Foi um sucesso o evento alusivo aos 80 anos da ACCIAS – Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços. Os ex. presidentes da entidade empresarial de Getúlio Vargas foram homenageados em recente jantar servido no Clube Aliança.




Ponto de Vista

Segunda-Feira, 21/05/2018 às 08:30, por Neivo A. T. Fabris

A 21ª edição da Copa do Mundo FIFA já terá chegado ao fim quando os partidos passarão a convocar seus convencionais para a escolha dos candidatos da eleição de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral as convenções devem acontecer entre os dias 20 de julho e 10 de agosto. Até o final da tarde de sexta-feira (18) a região formada pelos 32 municípios da Amau já contava com sete pré-candidatos a deputado federal.
I I
Muitos dos atuais integrantes da bancada gaúcha na Câmara contam com o apoio de dirigentes partidários, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Alto Uruguai. As emendas parlamentares que garantiram recursos nos últimos quatro anos fortaleceram os vínculos. O quadro  político indica que não haverá a esperada renovação na Câmara. De igual modo na Assembleia.
I I I
Pelo menos seis agremiações admitem candidatos locais, e o Partido Novo, que apresentou na semana que passou os integrantes do diretório de Erechim, poderá incrementar a lista. Os nomes dos pré-candidatos a deputado federal em ordem alfabética: Adacir Carlotto (PHS), André Jucoski (PDT), Carlos Pomagerski (PP), Ito Müller (PPS), Paulo Polis (MDB), Rogério Pizzatto (PHS), e Sandra Picoli (PCdoB).
Curtas:
# Na sessão de quinta-feira (17) a Câmara de Getúlio Vargas aprovou o projeto do executivo que autoriza doação de imóvel a duas empresas.
# Receberam o benefício a SPR – Soluções em Pisos Industriais e a IRZ Soluções e Consultoria.
# Dentre as nove indicações apreciadas, a da vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) que sugere ao executivo rever os vencimentos dos servidores que recebem abaixo do salário mínimo nacional.
# A mobilização de alunos, servidores e professores do IFRS-Sertão e usuários de quatro linhas de ônibus entre Erechim, Getúlio Vargas, Sertão e Passo Fundo surtiu efeito.
# Na manhã de quinta-feira (17) o deputado estadual Gilberto Capoani (MDB), o prefeito de Sertão, Edson Luís Rossatto (MDB) e outras lideranças buscaram uma solução junto ao Daer.
# Ao final do encontro Lauro Hagemann, diretor do Daer, tonou sem efeito a decisão anunciada pela Unesu.
# A população do município de Estação deixou de contar a bastante tempo com os serviços da Estação Rodoviária e o mesmo se deu mais recentemente com a de Sertão.
 
Dito & Feito:
A segurança pública em Getúlio Vargas pautou o encontro do prefeito Maurício Soligo (PP) e do Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Planalto, Coronel Jair Euclésio Ely. A reunião foi realizada na quinta-feira (17) no Centro Administrativo Municipal.




Pelas ruas da cidade

Segunda-Feira, 07/05/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Assunto para lá de espinhoso o sossego público, ou a falta dele, nas áreas centrais da cidade de Getúlio Vargas, está na ordem do dia. O problema, que até um passado recente se resumia aos finais de semana ou véspera de feriado se repete praticamente todas as noites. A situação foi relatada por moradores do centro durante encontro realizado no Forum local e agendado pelo Ministério Público. Além dos moradores e comerciantes as presenças de integrantes do legislativo, executivo e Brigada Militar.


I I
Visivelmente incomodados com a situação considerada crônica, os moradores do centro apontaram práticas graves. Além do consumo de bebida alcóolica por menores denunciaram a comercialização e uso de drogas. As reclamações relativas à falta de policiamento foram rebatidas pelo oficial da Brigada Militar. Ele apontou a falta de efetivo e o crescente número de ocorrências na área de atuação da corporação que inclui cidades vizinhas.


I I I
 O chefe do poder executivo, chamado durante o encontro, falou das medidas que estão sendo tomadas. Além do projeto para instalação de vídeo-monitoramento, a solicitação junto ao governo do Estado de novos policiais, bem como ações conjuntas da Polícia Civil, Militar e Conselho Tutelar. Por sugestão do promotor Márcio Abreu Ferreira da Cunha, uma nova audiência foi realizada na última sexta-feira (04) na Câmara de Vereadores. O plenário da casa legislativa ficou tomada e a reunião durou quase  três horas.


I V
O final de semana, que antecedeu o feriado do Dia do Trabalho, prometia ser de muita zoeira (referente àquilo que é uma desordem, como uma gritaria ou excesso de alvoroço e confusão). Na noite do dia 27 de abril integrantes da Brigada Militar, com reforço do Batalhão de Operações Especiais, realizou um ação em Getúlio Vargas que se estendeu pela madrugada. Não se sabe se a operação foi de rotina ou reflexo da reunião com o MP. O certo é que, apesar do grande movimento de pessoas e automóveis ao longo da noite, não ocorreram excessos. Resta saber se esse quadro será mantido.
 
Curtas:
# Ocupando apenas uma das 55 cadeiras da Assembleia Legislativa o PPS acredita no seu crescimento.
# Na região de abrangência da Amau o PPS elegeu em 2016 os prefeitos de Erebango e Faxinalzinho, e a vice-prefeita de Estação.
# Determinados a aumentar a representação no Palácio Farroupilha e eleger pelo menos um deputado federal pelo RS, o PPS terá um candidato na região Norte do RS.
# No encontro realizado no dia 27 de abril no Seminário de Fátima, em Erechim, a presença da deputada estadual Any Ortiz (PPS).
# A parlamentar acompanhou o lançamento da pré-candidatura de Ito Adolfo Müller, ex. prefeito de Áurea a Câmara Federal.
# Prefeito de Estação em duas oportunidades o empresário José Carlos Tonin ingressou no PPS há treze anos.
# Ao lado da esposa Maria Helena, vice-prefeita de Estação, Tonin foi aplaudido durante o encontro ao afirmar que o partido deveria se chamar PCL, Partido Cara Limpa.
# Na semana passada o senador Cristovam Buarque (PPS) aceitou o convite de Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato a Presidente, para integrar a equipe que vai elaborar o plano de governo na área da educação.
# Em que pese ter se apresentado como pré-candidato à Presidente ao PPS, Cristovam Buarque declinou da ideia e o partido deverá fechar aliança nacional com os tucanos.
Dito & Feito:
Além das sessões ordinárias a Câmara de Vereador de Getúlio Vargas passa a realizar reuniões periódicas. A proposta apresentada pela vereadora Cleonice Forlin (MDB) objetiva incrementar o debate de temas de interesse da comunidade.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE