PUBLICIDADE

Colunistas


Quebrando paradigmas

Segunda-Feira, 12/03/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Ao trocar o feriado municipal alusivo à emancipação do município pelo dia do padroeiro, Erechim segue o exemplo de Getúlio Vargas. Criado por força de lei no dia 30 de abril de 1918 a Capital da Amizade se prepara para celebrar seu primeiro centenário. A Câmara de Vereadores instalada nas proximidades da Praça da Bandeira aprovou pela maioria o projeto que antecipa o feriado para o dia 19 de março, dia de São Pedro. Neste e no próximo ano o feriado continuará sendo realizado no dia 30 de abril, entrando em vigor apenas em 2020.

 

I I

 

Não faltaram argumentos para o convencimento dos vereadores que também sofreram a pressão do funcionalismo público e dos sindicatos. Além do impacto econômico o fato do feriado municipal anteceder o 1º de maio, alusivo ao dia do trabalho, pesou na decisão. Capitaneados por Fabio Vendruscolo, presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), empresários de diferentes segmentos lotaram a sala de sessões da Câmara de Vereadores para acompanhar a votação. Foram mais de duas horas de intenso debate até a aprovação do projeto.

 

I I I

 

Resistências à mudança também ocorreram em Getúlio Vargas. Feriado municipal a uma semana do Natal e duas do Ano Novo se tornou contraproducente. A troca do 18 de dezembro pelo 24 de março, dia do ano de 1935 quando ocorreu no Clube Aliança à solenidade de instalação do município e a posse do primeiro prefeito, chegou a ser aventada. Prevaleceu o 08 de dezembro, dia da padroeira Imaculada Conceição. Incorporada ao calendário oficial a efeméride e celebrada com uma extensa programação religiosa, cultural e gastronômica.

 

Curtas:

# Na noite de quinta-feira (08) a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que reajusta em 3% os vencimentos dos servidores do poder executivo, aposentados e pensionistas de Getúlio Vargas.

 

# De igual modo o projeto legislativo 001/18 que concede o mesmo índice de 3% para os subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores.

 

# Entraram na pauta outros doze projetos de Lei e na mesma sessão foram concedidos três prêmios de Mulher Cidadã.

 

# Foram agraciadas com a condecoração do legislativo a jornalista e professora Anissara Zir, a professora aposentada Marlei Turski e a senhora Terezinha dos Santos de Martini.

 

# O prefeito Maurício Soligo (PP) fez um intervalo das férias para uma reunião com o diretor de expansão da Havan na cidade de Brusque SC.

 

# Na companhia de Ronaldo Delfino, diretor da Accias e integrante da Câmara Técnica de Investimento do Prodege, Soligo ofereceu uma área para a instalação da empresa em Getúlio Vargas.

 

# Eles convidaram Nilton Hang e Luciano Hang, diretor de expansão e presidente da Havan, respectivamente, para visitarem o município e conhecerem suas potencialidades.

 

# Em recente estada em Porto Alegre o proprietário da rede catarinense de lojas de departamento anunciou ao governo do Estado a intenção de abrir 50 lojas no RS nos próximos anos.

 

# A rede, conhecida pelas réplicas gigantes da Estatua de Liberdade projeta também construir quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em solo gaúcho.

 

Dito & Feito:

O Oftalmologista Cláudio Silveira, de Erechim, foi agraciado no dia 1º de março em São Paulo coma Medalha de Ouro Moacyr Álvaro (maior líder de toda a história da Oftalmologia Latino Americana). Referência mundial em Toxoplasmose a indicação do seu nome foi aprovado por unanimidade. Essa premiação é considerada uma das maiores condecorações da Oftalmologia no continente.




Invertendo a ordem

Segunda-Feira, 05/03/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

O pré-candidato do PDT ao governo do Estado cumpriu roteiro pelos municípios do Alto Uruguai na semana passada. Ex-prefeito de Canoas e jornalista, Jairo Jorge iniciou ainda em novembro o périplo pelo RS e até a semana passada já havia estado em 368 cidades. Partindo da premissa que quem pretende ser governador precisa conhecer o Rio Grande do Sul na palma da mão, o pré-candidato e comitiva pretendem percorrer todos os 497 municípios da unidade mais meridional do Brasil até o mês de maio.


I I 
Na coletiva concedida em Erechim na segunda-feira (26) o pré-candidato ao Piratini deu destaque à proposta de regionalizar o governo em conformidade com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Jairo Jorge explicou que a ideia é abrir um escritório de governo em cada uma das regiões, com um secretário da terra. A descentralização está em curso desde 2003 em Santa Catarina. A iniciativa do então governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) foi tão bem sucedida que vem sendo mantida para cima do Uruguai e do Mampituba.
 
I I I
O ex. prefeito de Canoas, que trocou o PT pelo partido criado por Leonel Brizola afirmou aos profissionais da imprensa que o gestor de cada um dos escritórios regionais de governo deverá ser os olhos, os ouvidos e a voz do governador nos municípios. Ainda sobre a proposta, disse que as sextas-feiras e sábados serão de visitas pelas 28 regiões. Exemplificou que a cada semestre a sede do governo será transferida da Capital para as regiões para ouvir os prefeitos, vices, vereadores, lideranças e a população.


I V
O novo modelo de governança apresentado pelo pré-candidato ao governo estadual quer por um fim as constantes viagens dos gestores e legisladores municipais, bem como dos dirigentes de entidades empresariais e sindicais a Porto Alegre A agenda culminou com o seminário de debates “RS Tem Solução”, realizado na noite de quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores de Erechim. Alencar Loch e o deputado Gilmar Sossella, coordenador regional do PDT e líder da bancada na Assembleia, acompanharam Jairo Jorge.


Curtas:
# Nada como ano eleitoral para que as respostas às demandas da região passem da fase do diálogo para a ação.
# Na terça-feira (27) deputado Alceu Moreira (PMDB) tratou com o diretor-geral do DNIT sobre a pavimentação da Transbrasiliana.
# O parlamentar obteve de Valter Casimiro a garantia que em maio será publicada a autorização para abertura de licitação do projeto.
# Há exatos dois anos era lançado numa solenidade em Ipiranga do Sul o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR-153.
# Neste período o Comitê realizou inúmeras ações, um abaixo assinado, audiências públicas e diversas viagens ao Planalto Central.
# E por falar em obras o prefeito Valmor Tomazini (PPS) retornou da capital na quarta-feira (28) com boas novas para Erebango e região.
# Tomazini obteve do Diretor Geral do Daer e do Secretario Chefe da Casa Civil do governo do Estado o compromisso da realização de obras de recuperação da estrada que liga Estação e Erebango.
# Os 8,4 Km da VRS-828 estão deteriorados, com buracos, elevações e praticamente sem sinalização, colocando em risco os usuários.
 
Dito & Feito:
No comando administração do município de Getúlio Vargas durante as férias do titular, o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) tem acompanhado de perto as ações das secretarias. Na quinta-feira (01) percorreu as frentes de trabalho da Secretaria de Obras.




Para encerrar 2017

Terça-Feira, 02/01/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Na contagem regressiva para o décimo oitavo ano do século XXI o sentimento é do dever cumprido. Praticamente todas as ações empreendidas ao longo deste ano, e dos anteriores, foram coletivas para este escriba. Editar um semanário, escrever matérias e colunas, ministrar aulas na rede pública de ensino, integrar a direção do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, são algumas das atividades combinadas de muitas pessoas. Na última coluna do ano compartilho o pacote completo de livros lidos nos últimos doze meses, essa sim uma atividade solitária. Os títulos estão listados em ordem alfabética, não configurando uma avaliação. Se inspirar a leitura de pelo menos um dos títulos terá valido a pena.

 

Feliz Ano Novo!

Que o amor, a paz e a sabedoria, permaneçam em nossas vidas em 2018.

 

A Tenda Branca, de Salus Loch

A turma que não escrevia direito, de Marc Weingarten

Charles Bukowski vida e loucuras de um Velho Safado, de Howard Sounes

Contos de imaginação e mistério, de Edgar Allan Poe

Epopeia de emigrantes, de Egidio Dall’Agnol

Filho da revolução, de Luís Manuel Garcia

Frida: a biografia, de Hayden Herrera

História da Riqueza no Brasil, de Jorge Caldeira

Liberdade por um fio, de João José Reis e Flávio dos Santos Gomes

Não contem com o fim do livro, de Umberto Eco e Jean-Claude Carrière

O Brasil entre a ditadura e a guerra civil (1961), de Paulo Markun e Duda Hamilton

O homem com assas, de Arthur Japin

O homem que amava os cachorros, de Leonardo Padura

O Planalto e a Estepe, de Pepetela

Os fuzis e as flechas, de Rubens Valente

Os Judeus que construíram o Brasil, de Anita Novinski e outras

Os paradoxos da Revolução Russa, de Paulo Fagundes Visentini




Justa homenagem

Terça-Feira, 26/12/2017 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Odacir Klein foi agraciado com a Medalha do Mérito Cooperativista. A iniciativa foi da Organização das Cooperativas do Paraná, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao setor. A medalha foi entregue pelo governador Beto Richa (PSDB) e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Presidente do Brde até meados de novembro, Klein lembrou que começou sua trajetória profissional na Cooperativa de Produção de Banha Santana Ltda. (em 1976 foi incorporada a Cotrigo). Com fortes vínculos com o município de Getúlio Vargas, Odacir Klein nasceu em Erebango. Sua trajetória como gestor e legislador é reconhecida em todo o país.

Boas perspectivas

A Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai vem realizando um trabalho relevante. Diferentemente do que ocorre com gestores municipais e as entidades empresariais, ela é desconhecida da maioria da população. Este quadro vem se alterando desde que o professor Eduardo Angonese Predebon assumiu a presidência.

I I
A poucos dias a Agência oficializou um acordo de cooperação com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (Brde). A solenidade foi realizada no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini em Porto Alegre, com as presenças do governador José Ivo Sartori (PMDB) e os diretores do Brde, Odacir Klein e Luiz Corrêa Noronha.


I I I
Além de atividades conjuntas para a promoção do desenvolvimento integrado está prevista a realização de palestras, seminários, e a divulgação de oportunidades nos 32 municípios. De igual modo a identificação de linhas de crédito para financiar demandas previstas no Plano de Desenvolvimento Regional, com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau).

Curtas:
# O vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP), deverá presidir a Câmara de Getúlio Vargas em 2018.
# A eleição da nova mesa diretora está prevista para a sessão de terça-feira (26).
# Um acordo feito pela bancada governista estabeleceu que os quatro mais votados fossem se alternar na presidência até o final da legislatura em 2020.
# Neste primeiro ano o poder legislativo instalado no histórico prédio da esquina Borges/Leão é presidido pelo vereador Vilmar Antônio Soccol (PTB).
# Pela ordem a presidência em 2019 ficaria com o vereador Paulo Borgmann (PP), que por integrar o quadro de servidores do município deverá declinar.
# O vereador Pastor Domingo (PP), o quarto mais votado, deve presidir a Câmara no penúltimo ano.
# E finalmente em 2020 a vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP), estaria à frente das conduções do legislativo.
# No apagar das luzes de 2017 municípios da região são contemplados com recursos solicitados por parlamentares.
# Para o prefeito Edson Rossatto (MDB), de Sertão, com uma ambulância através do Ministério da Saúde.
# A confirmação foi feita pelo deputado estadual Gilberto Capoani (MDB) e a indicação partiu do deputado federal Alceu Moreira (MDB).
# O município de Estação, governado pelo prefeito Humildes Camargo (MDB), com recursos na ordem de R$ 450.000,00.

# O montante já empenhado no Ministério do Desenvolvimento Social, capitaneado por Osmar Terra (MDB), vai ser investido na construção do Centro do Idoso de Estação.
# Nas primeiras semanas de governo o prefeito de Estação, obteve durante visita do deputado federal Tiago Simon (MDB), o compromisso de interceder pelo município.




Unidos em prol da segurança pública

Segunda-Feira, 18/12/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

O número de mortes violentas neste ano nos quatro municípios de abrangência da Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas é preocupante. De janeiro até o momento foram registrados seis assassinatos e cinco tentativas de assassinatos. Em número redondo Getúlio Vargas, Estação, Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto contam com uma população de 30 mil habitantes. O índice supera a média brasileira de 20 homicídios por 100 mil habitantes. Na quinta-feira (14) os prefeitos dos quatro municípios, e ainda os de Erebango, Sertão e Charrua participaram de uma audiência com César Schirmer (PMDB). O Secretário de Segurança Pública do RS confirmou a realização de concurso na BM no próximo ano. E ainda se comprometeu a buscar uma solução para a falta de efetivo da BM e Polícia Civil local.

Já não era sem tempo

Definitivamente a esperteza e os malfeitos na esfera política já não passam incólumes. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que por unanimidade manteve a decisão do Juiz Eleitoral de Gaurama que indeferiu o registro dos candidatos à eleição proporcional da Coligação Unidos por Viadutos comprova o enunciado. Os votos recebidos pelos candidatos ao legislativo da coligação formada pelo PP, PTB, PMDB, PPS, PSD e PSB foram declarados nulos e os seis vereadores eleitos foram cassados.

I I

Os desembargadores entenderam que ocorreu fraude na formação da proporção de gênero, prevista na legislação eleitoral. A coligação registrou a candidatura de doze homens e seis mulheres a Câmara viadutense. No entanto os números apurados pela Justiça Eleitoral evidenciam que algumas candidatas não agiram, de fato, como concorrentes. Pela primeira vez a Justiça Eleitoral gaúcha reconheceu fraude em uma eleição relativa à reserva de gênero a candidatura proporcional.

Curtas:

# A inscrição para seleção de uma das 55 vagas do novo Curso de Medicina da URI Erechim teve início na última segunda-feira (11).

# Somente no primeiro dia mais de cem inscrições foram registradas e podem ser feitas até o dia 16 de janeiro.

# Nesta segunda-feira (18) o Conselheiro Iradir Pietroski vai ser empossado como novo presidente do TCE/RS.

# Lideranças da região devem prestigiar a posse de Pietroski que será realizada às 11 horas na sede do Tribunal, em Porto Alegre.

# A Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto aprovou por unanimidade o relatório da Comissão Geral de Pareceres referente ao projeto do executivo que estima a receita e autoriza a despesa do executivo em 2018.

# A sessão foi presidida pela vereadora Daiana Karpinski (PDT) e secretariada pelo colega Márcio Paulo Castanha (PT).

Dito & Feito:
A busca de soluções para as demandas da região conta com um interlocutor no Palácio Piratini. Ex. vereador e titular da pasta das Obras do município de Getúlio Vargas, Ivanir Pereira (PMDB) integra a equipe do Departamento de Assuntos Municipais da Casa Civil. No recente encontro com o Delegado Emerson Wendt, Chefe de Polícia Civil, ele solicitou aumento do efetivo da DP local e uma viatura.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE