PUBLICIDADE

Colunistas


Ponto de Vista

Segunda-Feira, 21/05/2018 às 08:30, por Neivo A. T. Fabris

A 21ª edição da Copa do Mundo FIFA já terá chegado ao fim quando os partidos passarão a convocar seus convencionais para a escolha dos candidatos da eleição de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral as convenções devem acontecer entre os dias 20 de julho e 10 de agosto. Até o final da tarde de sexta-feira (18) a região formada pelos 32 municípios da Amau já contava com sete pré-candidatos a deputado federal.
I I
Muitos dos atuais integrantes da bancada gaúcha na Câmara contam com o apoio de dirigentes partidários, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Alto Uruguai. As emendas parlamentares que garantiram recursos nos últimos quatro anos fortaleceram os vínculos. O quadro  político indica que não haverá a esperada renovação na Câmara. De igual modo na Assembleia.
I I I
Pelo menos seis agremiações admitem candidatos locais, e o Partido Novo, que apresentou na semana que passou os integrantes do diretório de Erechim, poderá incrementar a lista. Os nomes dos pré-candidatos a deputado federal em ordem alfabética: Adacir Carlotto (PHS), André Jucoski (PDT), Carlos Pomagerski (PP), Ito Müller (PPS), Paulo Polis (MDB), Rogério Pizzatto (PHS), e Sandra Picoli (PCdoB).
Curtas:
# Na sessão de quinta-feira (17) a Câmara de Getúlio Vargas aprovou o projeto do executivo que autoriza doação de imóvel a duas empresas.
# Receberam o benefício a SPR – Soluções em Pisos Industriais e a IRZ Soluções e Consultoria.
# Dentre as nove indicações apreciadas, a da vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) que sugere ao executivo rever os vencimentos dos servidores que recebem abaixo do salário mínimo nacional.
# A mobilização de alunos, servidores e professores do IFRS-Sertão e usuários de quatro linhas de ônibus entre Erechim, Getúlio Vargas, Sertão e Passo Fundo surtiu efeito.
# Na manhã de quinta-feira (17) o deputado estadual Gilberto Capoani (MDB), o prefeito de Sertão, Edson Luís Rossatto (MDB) e outras lideranças buscaram uma solução junto ao Daer.
# Ao final do encontro Lauro Hagemann, diretor do Daer, tonou sem efeito a decisão anunciada pela Unesu.
# A população do município de Estação deixou de contar a bastante tempo com os serviços da Estação Rodoviária e o mesmo se deu mais recentemente com a de Sertão.
 
Dito & Feito:
A segurança pública em Getúlio Vargas pautou o encontro do prefeito Maurício Soligo (PP) e do Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Planalto, Coronel Jair Euclésio Ely. A reunião foi realizada na quinta-feira (17) no Centro Administrativo Municipal.




Pelas ruas da cidade

Segunda-Feira, 07/05/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

Assunto para lá de espinhoso o sossego público, ou a falta dele, nas áreas centrais da cidade de Getúlio Vargas, está na ordem do dia. O problema, que até um passado recente se resumia aos finais de semana ou véspera de feriado se repete praticamente todas as noites. A situação foi relatada por moradores do centro durante encontro realizado no Forum local e agendado pelo Ministério Público. Além dos moradores e comerciantes as presenças de integrantes do legislativo, executivo e Brigada Militar.


I I
Visivelmente incomodados com a situação considerada crônica, os moradores do centro apontaram práticas graves. Além do consumo de bebida alcóolica por menores denunciaram a comercialização e uso de drogas. As reclamações relativas à falta de policiamento foram rebatidas pelo oficial da Brigada Militar. Ele apontou a falta de efetivo e o crescente número de ocorrências na área de atuação da corporação que inclui cidades vizinhas.


I I I
 O chefe do poder executivo, chamado durante o encontro, falou das medidas que estão sendo tomadas. Além do projeto para instalação de vídeo-monitoramento, a solicitação junto ao governo do Estado de novos policiais, bem como ações conjuntas da Polícia Civil, Militar e Conselho Tutelar. Por sugestão do promotor Márcio Abreu Ferreira da Cunha, uma nova audiência foi realizada na última sexta-feira (04) na Câmara de Vereadores. O plenário da casa legislativa ficou tomada e a reunião durou quase  três horas.


I V
O final de semana, que antecedeu o feriado do Dia do Trabalho, prometia ser de muita zoeira (referente àquilo que é uma desordem, como uma gritaria ou excesso de alvoroço e confusão). Na noite do dia 27 de abril integrantes da Brigada Militar, com reforço do Batalhão de Operações Especiais, realizou um ação em Getúlio Vargas que se estendeu pela madrugada. Não se sabe se a operação foi de rotina ou reflexo da reunião com o MP. O certo é que, apesar do grande movimento de pessoas e automóveis ao longo da noite, não ocorreram excessos. Resta saber se esse quadro será mantido.
 
Curtas:
# Ocupando apenas uma das 55 cadeiras da Assembleia Legislativa o PPS acredita no seu crescimento.
# Na região de abrangência da Amau o PPS elegeu em 2016 os prefeitos de Erebango e Faxinalzinho, e a vice-prefeita de Estação.
# Determinados a aumentar a representação no Palácio Farroupilha e eleger pelo menos um deputado federal pelo RS, o PPS terá um candidato na região Norte do RS.
# No encontro realizado no dia 27 de abril no Seminário de Fátima, em Erechim, a presença da deputada estadual Any Ortiz (PPS).
# A parlamentar acompanhou o lançamento da pré-candidatura de Ito Adolfo Müller, ex. prefeito de Áurea a Câmara Federal.
# Prefeito de Estação em duas oportunidades o empresário José Carlos Tonin ingressou no PPS há treze anos.
# Ao lado da esposa Maria Helena, vice-prefeita de Estação, Tonin foi aplaudido durante o encontro ao afirmar que o partido deveria se chamar PCL, Partido Cara Limpa.
# Na semana passada o senador Cristovam Buarque (PPS) aceitou o convite de Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato a Presidente, para integrar a equipe que vai elaborar o plano de governo na área da educação.
# Em que pese ter se apresentado como pré-candidato à Presidente ao PPS, Cristovam Buarque declinou da ideia e o partido deverá fechar aliança nacional com os tucanos.
Dito & Feito:
Além das sessões ordinárias a Câmara de Vereador de Getúlio Vargas passa a realizar reuniões periódicas. A proposta apresentada pela vereadora Cleonice Forlin (MDB) objetiva incrementar o debate de temas de interesse da comunidade.




A dança das cadeiras

Segunda-Feira, 30/04/2018 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

Nos últimos 50 anos ocorreram doze eleições municipais. As de 1968, 1972 e 1976 no bipartidarismo da Aliança Renovadora Nacional (Arena) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em Getúlio Vargas o MDB elegeu Odacir Klein em 1968, e a Arena Inácio Dall’Agnol e Darcy José Peruzzolo nos anos de 1972 e 1976, respectivamente. O pleito de 1981 ocorreu logo após a volta pluripartidarismo e o PMDB elegeu Júlio Jorge Oleksinski que cumpriu um mandato de seis anos, o mesmo período de governo de seu antecessor.

I I
Há 30 anos, o PDS, sucessor da Arena, foi vitorioso em Getúlio Vargas, elegendo Milton Ênio Serafini. Quatro anos depois, em 1992, Aldino Beledeli era eleito prefeito pelo PMDB. Na campanha de 1996 Darcy José Peruzzolo seria mais uma vez vitorioso. Nas duas eleições seguintes, as de 2000 e 2004, Dino Giaretta foi eleito e reeleito prefeito. Na disputa pelo governo em 2008 e 2012 Pedro Paulo Prezzotto foi conduzido e reconduzido ao passo municipal. Em que pese sua filiação ao DEM sua carreira política foi forjada nas fileiras da Arena e do PDS.

I I I
Das doze campanhas ocorridas em meio século a Arena e seus sucedâneos venceram sete. O PMDB foi vitorioso em três, e o PT em duas. A força do PP ficou evidente na semana passada quando recebeu senadora Ana Amélia. Com agenda marcada para participar na noite do dia 20 de abril do XXV Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais da Uri Erechim, ela atendeu o convite do vereador Dinarte Farias, presidente da executiva municipal do PP para um encontro ampliado. Além dos prefeitos, vereadores, dirigentes e filiados do PP da região, as presenças dos prefeitos Humildes Camargo (MDB-Estação) e Orlei Giaretta (MDB-Floriano Peixoto).

I V
Após o almoço realizado na AABB a senadora refletiu sobre o cenário político nacional. Disse que votar em branco ou nulo não é a solução, mas omissão. Revelou ter feito emendas que superam R$ 6 milhões para mais de 20 municípios da Amau, destacando a celeridade dos integrantes de seu gabinete no atendimento aos prefeitos e vereadores. Na oportunidade Celso Bernardi, presidente do PP/RS recordou que Firmino Girardello, natural de Getúlio Vargas, deputado e Secretário de Estado dos Transportes, foi o primeiro presidente da Arena do Estado. Ele prestou uma homenagem ao saudoso Natalício José Botolli e aos ex. prefeitos presentes.

Curtas:
# Na programação alusiva aos 30 anos do município de Estação a administração do prefeito Humildes Camargo (MDB) e da vice-prefeita Maria Helena Tonin (PPS) homenageou os ex. prefeitos.

# A distinção ocorreu durante o baile show realizado no dia 20 de abril, véspera do aniversário do município emancipado de Getúlio Vargas no ano de 1988.

# Seguindo a ordem cronológica foram homenageados os seguintes ex. prefeitos: Guido Comin (1989-1992 e 1997-2000); José Carlos Tonin (1993-1996 e 2001-2004); Cirilde Maria Braciak (2005-2008 e 2009-2012), e Geverson Zimmermann (2013-2016).

# Ainda dentro da programação de aniversário o município de Estação entregou o Complexo Esportivo e Recreativo Campo do Lutador para a comunidade.

# Os ex. atletas do Lutador Esporte Clube também foram convidados para a solenidade de inauguração que ocorreu na tarde de domingo (29).

# Referência na radiodifusão no norte do RS a Rádio Sideral 700 AM já está operando na 93.1 FM.

# A migração do AM para a FM no Brasil teve início em 2009 e foi regulamentado pelo decreto nº 8.139, de 07 de novembro de 2013.

# A programação da emissora instalada na esquina das Ruas Pedro Toniolo com Major Cândido Cony foi mantida para a alegria do seu público cativo.

# Melhor qualidade de som, menos chiado e interferências estão entre as vantagens da frequência modulada.

# Além da 93.1 FM o Grupo Sideral opera em Getúlio Vargas com a 98.1 FM e na cidade de Estação com 103.1 FM.

Dito & Feito:
Mais de três toneladas de produtos impróprios para o consumo foram apreendidas em Getúlio Vargas. A ação da força-tarefa do Programa Segurança Alimentar, em conjunto com Vigilância Sanitária, Ministério Público, Polícia Civil e Procon ocorreu na tarde de quinta-feira (26) no Supermercado Atacadão do Povo, localizado no centro da cidade.




Ponto de vista

Segunda-Feira, 23/04/2018 às 08:10, por Neivo A. T. Fabris

As convenções nem foram realizadas e o movimento dos pré-candidatos já é expressivo. Ne sexta-feira (20), dirigentes e filiados ao PP de Getúlio Vargas e municípios vizinhos receberam a senadora Ana Amélia Lemos para um almoço na AABB. Eleita para a Câmara Alta em 2010 a jornalista e ex. chefe da sucursal da RBS em Brasília, vai buscar a reeleição. Há quatro anos Ana Amélia disputou o governo do Estado com outros seis candidatos. Em que pese ter ponteado as pesquisas ao longo da campanha, obteve 21,79% dos votos ficando fora do segundo turno, disputado por José Ivo Sartori (PMDB) e Tarso Genro (PT). Em Getúlio Vargas ela recebeu 3.121 votos, 1.275 a menos dos recebidos por Sartori.

I I

Com uma legislação eleitoral mais rigorosa os pré-candidatos a Câmara Federal e Assembleia Legislativa só vão poder encomendar material impresso com a oficialização da candidatura e a emissão do CNPJ. Por enquanto apenas o corpo-a-corpo e as redes sociais. Deputado estadual e pré-candidato a federal Maurício Dziedricki (PTB) esteve em Getúlio Vargas no último dia 13 de abril. Na companhia do vereador Vilmar Soccol (PTB) e de Pedro Tomelero (PTB) visitou correligionário e os veículos de comunicação. Ronaldo Santini (PTB) candidato a reeleição para Deputado Federal também esteve na região. Ele conta com o apoio do prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, e do ex. vereador Vilson Barbizan (PTB).

 

I I I

O diferencial da eleição deste ano em relação às anteriores é o número de pré-candidatos com domicilio eleitoral em municípios do Alto Uruguai. O ex. prefeito de Erechim Paulo Polis é a grande aposta do MDB para a Câmara dos Deputados. Prefeito de Áurea entre 2013 e 2016, Ito Adolfo Müller deverá ser um dos quatro candidatos do PPS do RS a deputado federal. Ex. funcionário do Banco do Brasil Müller trabalhou em Getúlio Vargas e esteve nesta semana na cidade. Ele fará dobradinha com a deputada estadual Ana Ortiz (PPS). Na região o PPS elegeu em 2016 o prefeito de Erebango e Faxinalzinho, e a vice-prefeita de Estação. Polis e Müller deixaram o PT após o final de seus mandatos de prefeito.

 

Curtas:

# O PSL, partido do deputado Jair Bolsonaro elegeu sua comissão provisória no município de Erechim.

# Para presidente do PSL do maior município do Alto Uruguai foi eleito Gilberto Fiorentin e para vice o ex. vereador Abrão Martins.

# A provisória municipal do PSL de Erechim conta com a orientação de Carmen Flores e Bibo Nunes, presidente e vice-presidente do PSL/RS.

# A vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) apresentou na sessão de quinta-feira (19) projeto que cria o Programa Vereador Mirim de Getúlio Vargas.

# Na mesma sessão o vereador Vilmar Soccol (PTB) sugeriu ao executivo uma reavaliação dos valores cobrados da taxa de coleta de lixo nos Distritos de Souza Ramos e Rio Toldo.

# E o executivo teve aprovada lei que cria a Ouvidoria Geral do Município de Getúlio Vargas.

 

Dito & Feito:

Moradores das ruas centrais da cidade de Getúlio Vargas participaram de uma audiência na tarde de sexta-feira (20) na Sala do Júri, no Forum. Na pauta o problema crônico que se arrasta há anos: o som alto nos carros e a algazarra ao longo das madrugadas. 

 




Uma trajetória de sucesso

Segunda-Feira, 16/04/2018 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

A campanha eleitoral de 2018 será de apenas 45 dias. Como ocorre a cada pleito os candidatos vão centrar suas propostas na educação. O problema, segundo estudos do próprio Ministério da Educação , é que a cada quatro anos o fosso entre o ideal e o real aumenta. Em que pese à alta carga tributária, a falta de investimentos na educação, e também na saúde e segurança pública, são justificada pela inexistência de recursos.

 I I

Diferentemente do que ocorrem com os governantes da esfera estadual e federal, os prefeitos e vice-prefeitos convivem no dia-a-dia com suas comunidades. Além da cobrança direta elas ocorrem via poder legislativo, imprensa, e nos últimos tempos nas redes sociais. Nem sempre os detentores de cargos eletivos se dispõe a ouvirem o clamor das ruas, o que justifica a descrença na política.

I I I

No município de Getúlio Vargas a educação tem recebido a devida atenção Prova disso é o Forum de Educação, que em âmbito municipal chega a sua 23ª edição. Até à tarde de sexta-feira (13) mais de 500 pessoas estavam inscritas para o evento que inicia amanhã e segue até sexta-feira (20).  Seu tema: “Entre saberes e fazeres, a alteridade: por uma pedagogia da diferença”.

I V

A qualificação dos conferencistas que a cada ano são convidados para o evento justifica o âmbito regional (20ª) e nacional (19ª) do Forum. O atual governo é o sétimo desde sua primeira edição e que nunca deixou de ser realizado. O entusiasmo da professora Sandra Betiato, titular da Smecd, é o mesmo da colega Cleonice Forlin, que no distante 1996 comandava a pasta da educação.

Curtas:

# O vereador Amilton Lazzari (MDB), da Câmara de Getúlio Vargas está de licença para tratamento de saúde.

# A vereadora Cleonice Forlin assumiu a vaga do correligionário. 

# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (12) entraram na pauta oito projetos de Lei enviados pelo poder executivo.

# O vereador Paulo Borgmann (PP) indicou ao executivo a instalação de duas faixas elevadas na altura dos números 1.891 e 2.198 da Rua Francisco Stawinski.

# Igualmente a vereadora Deliane Assunção Ponzi (MDB) que sugere à administração e o Conselho Municipal de Trânsito a regulamentação de propaganda sonora através de veículos automotores.

Dito & Feito:

A bancada do MDB da Câmara de Getúlio Vargas teve aprovada sugestão para o envio de congratulações a Odacir Klein. Ele é o novo titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS. A posse ocorreu na quarta-feira (11) e esta é a terceira vez que Klein ocupa o cargo. As anteriores foram nos governos de Pedro Simon e Germano Rigotto.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE