PUBLICIDADE

Colunistas


Ponto de vista

Segunda-Feira, 06/11/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

A capacidade dos empreendedores locais mereceu desde sempre o reconhecimento do mercado, projetando o nome do município para todo o Brasil. As peles produzidas nos curtumes instalados nos números 128 e 226, da antiga Rua Pelotas, atual Albino Fernando Holzbach, e Guaíba, atual Alexandre Bramatti, abasteceram por décadas os centros da moda. Da Sarandi, hoje Rua Professor Francisco Stawinski, os produtos da Indústria de Acordeões Somenzi, visitada na década de 1950 por Luiz Gonzaga, contribuíram para a difusão da música. Da Rua Pedro Toniolo 348, os produtos com a grife Garça se tornaram sinônimo de bom gosto em todo o território nacional.

II
Outros tantos exemplos poderiam ser citados. Ainda hoje, passados quinze anos desde o fechamento da indústria instalada no número 663 da Rua Alexandre Bramatti, o nome da cidade de Getúlio Vargas continua associado à Serramalte, uma das 26 marcas produzidas pela Ambev. Estabelecimentos comerciais, profissionais liberais, prestadores de serviços e produtores rurais são responsáveis pela geração de emprego e renda. Cada um deles contribuiu ou contribuem na formação da identidade local, servindo como amalgama do sentimento de pertencimento a comunidade que tem pouco mais de um século de existência.

III
O último domingo de outubro foi também o último dia em que as portas do número 371 da Av. Severiano de Almeida foram abertas para vender um dos alimentos mais apreciados no mundo. Na página da Sorveteria Mayorka no Facebook uma mensagem de despedida. Depois de 34 anos a mudança de endereço da loja para a Rua Jacob Gremmelmaier, em frente à praça, sob nova direção. Já a moderna indústria de sorvetes Mayorka, dos irmãos Moacir e Rissieri, segue abastecendo o mercado. E também mantendo a tradição do mestre Nelson Zadra, responsável pela formação de grandes sorveteiros. .

Curtas:
# O prefeito Mário Luís Ceron (PTB) esteve com o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira (PTB) durante sua passagem por Passo Fundo.
# O prefeito de Ipiranga do Sul entregou ao correligionário a documentação solicitando celeridade no projeto de pavimentação do trecho da Transbrasiliana.
# Faltando menos de um ano para as eleições os partidos se preparam para a campanha.
# No dia 27 de outubro o PMDB elegeu sua nova executiva regional que passa a ser presidida Por Edgar Marmentini.
# Recém-empossado presidente do PMDB de Getúlio Vargas, Leandro Slaviero será o novo tesoureiro da executiva do PMDB Alto Uruguai.
# Renan Cunha, do município de Estação foi escolhido coordenador da microrregião I do PMDB.
# No dia seguinte foi à vez do PT eleger a nova coordenação do Alto Uruguai, composta por 32 municípios.
# Os delegados com direito a voto elegeram Adilson Baroni, de Charrua, para presidente, e Lucas Farina, de Erechim, para vice-presidente.
# Baroni integra o grupo do deputado estadual Altemir Tortelli e Farina o do ex. deputado estadual Ivar Pavan.
# Tortelli, que esteve presente no encontro deve buscar a reeleição, e Pavan, atual presidente do PT de Erechim é cotado para disputar uma cadeira do Palácio Farroupilha.

Dito & Feito:
O prefeito de Charrua, Valdésio Roque Della Betta (PP) se reuniu com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Riberio de Freitas, na terça-feira (31), em Brasília. O encontro serviu para detalhar as próximas etapas de reconstrução da Reserva do Ligeiro, que teve mais de 60 casas destruídas após o conflito entre indígenas da mesma etnia.

 




E que nunca falte a esperança

Segunda-Feira, 23/10/2017 às 06:00, por Neivo A. T. Fabris

A sala de reuniões da Secretaria de Estado dos Transportes ficou tomada por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da área de ação da Amau. Na pauta da reunião, realizada na terça-feira (17) uma reivindicação que se arrasta desde o século passado: o acesso asfáltico para onze municípios da região norte do RS. O deputado estadual Pedro Westphalen (PP), titular da pasta, e Luciano Faustino da Silva, Diretor do Daer, ouviram a demanda dos gestores. Eles clamam pelo olhar especial do governo de José Ivo Sartori (PMDB).

I I

Correligionário de Pedro Westphalen o prefeito Beto Bordin (PP), de Jacutinga, e presidente da Amau, declarou seu otimismo ao final do encontro. Disse que espera pelo menos algumas das obras,, citando os trechos entre Ponte Preta e Barão de Cotegipe, e Mariano Moro e Severiano de Almeida. Em março, uma delegação da entidade que representa 32 municípios entregou um mapa e inventário da situação das obras mais urgentes.

 I I I 

De Erebango a presença do prefeito Valmor Tomazini (PPS), do presidente da Câmara, vereador Robson Tomazini (PPS), Paulo Luís Dreier e João Carvalho Antunes. Os moradores da cidade conhecida nacionalmente como “Coração Verde do Rio Grande” querem o asfaltamento dos seste quilômetros da estrada que liga a cidade a RS-135. Determinado o chefe do poder executivo disse que a demanda é uma prioridade de seu governo e que não dará trégua até que seja realizada.

I V 

No dia 11 de abril de 2018 o município de Erebango vai completar 30 anos. E desde a emancipação seus moradores aguardam o asfalto. No dia 12 de setembro de 1986 o então governador Antônio Britto (PMDB) na companhia dos principais integrantes do seu governo, deputados estaduais e federais esteve em Erebango. Em plena Av. Ouro Verde, Britto e o Secretário dos Transportes, Guilherme Socias Vilella, assinaram a autorização para a licitação da obra. Enquanto o prefeito Jandir Pandolfi (PDT) abonava o documento, centenas de pessoas aplaudiam.

Curtas

 # O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) absolveu o prefeito Orlei Giaretta (PMDB), de Floriano Peixoto.

# A decisão foi por unanimidade e a multa aplicada na sentença de primeiro grau foi revertida.

# O resultado foi comemorado pelo deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) que postou nas redes sociais uma fotografia ao lado do prefeito, correligionários e amigos.

# Depois de muitas marchas e contramarchas o ex. prefeito Paulo Polis,  de Erechim, se filiou ao PMDB.

# Eleito e reeleito prefeito da maior cidade do Alto Uruguai, numa coligação com o PMDB de Ana Oliveira, Polis era filiado ao PT.

# O prefeito de Getúlio Vargas reassume o cargo na manhã desta segunda-feira (23).

# A licença de sete dias não remunerada foi pedida pelo prefeito Maurício Soligo (PP) e autorizada pela Câmara de Vereadores por decreto.

Dito & Feito 

No Dia do Professor, faleceu o Irmão Cândido Bairros, autor do Brasão do município de Getúlio Vargas. O religioso  estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre. O sepultamento ocorreu na segunda-feira (16) no Cemitério dos Irmãos Maristas. Natural de Cruz Alta havia completado 92 anos no dia 1º de agosto. Seu trabalho foi o vencedor do concurso para o Brasão do município de Getúlio Vargas, realizado durante a administração do prefeito Ernesto Bergamini (1951 – 1955), quando das comemorações dos 25 anos de emancipação.

 

 




Ponto de Vista

Segunda-Feira, 16/10/2017 às 07:00, por Neivo A. T. Fabris

Desde o início do atual governo a sociedade rio-grandense vem sendo penalizada pelo aumento do ICMS. Alegando dificuldades financeiras herdada do governo anterior, os inquilinos do Palácio Piratini receberam o beneplácito da Assembleia Legislativa para extinguir fundações. O pagamento parcelado da folha deixou de ser exceção para ser a regra. A greve dos professores pode resultar na perda do ano letivo. Na segunda-feira (09) os policiais civis cruzaram os braços, engrossando o coro dos sindicatos e associações que clamam pelo fim do parcelamento.

I I
A venda de 49% das ações ordinárias do Banrisul, somada ao processo de privatizações cumprem parte das exigências do governo federal para a renegociação da dívida do Estado. Neste quadro que beira ao caos, o jornalismo investigativo traz a lume uma prática do Palácio Farroupilha que é contraproducente num momento de crise. Um relatório divulgado na terça-feira (10) da conta que pelo menos 19 dos 55 deputados excede o limite de 17 cargos de confiança por gabinete. Os números não constam no Portal da Transparência da casa localizada na Praça da Matriz e só foi obtida graças a Lei de Acesso a Informação.

I I I
Há menos de um ano para as eleições da 55ª legislatura a informação é que na casa há 1.336 CCs. São 39 lotados nos setores de Comunicação e Cultura, e os restantes nos gabinetes. No topo da lista com 31 assessores está o deputado Gilmar Sossella (PDT). Juntos os CCs do líder da bancada do PDT recebem R$ 166 mil. Na sequencia os deputados Marlon Santos e Ênio Bacci, do mesmo partido do ex. prefeito de Tapejara, com 28 e 24 assessores, respectivamente. Dos outros 16 deputados com o número de CCs excedentes, 5 são de deputados do PT, 3 do PMDB, 3 do PTB, 3 do PDT, 1 do PP, e 1 do PSB. E o pior de tudo é que até a campanha de 2018 o assunto cairá no esquecimento.

Curtas:
# Servidora concursada da Prefeitura de Getúlio Vargas, Deliane Assunção Ponzi (PMDB) pediu exoneração nesta semana.
# Eleita com 431 votos para a casa legislativa instalada no histórico prédio da Av. Borges de Medeiros, Deliane quer se dedicar integralmente ao mandato.
# Na manhã de quarta-feira (11) a vereadora da bancada de oposição cumpriu expediente na Câmara.
# Nesta segunda-feira (16) Mateus Bandeira, ex-secretário do governo Yeda Crusius (PSDB) estará em Erechim.
# O convidado para o Prata da Casa também já presidiu o Banrisul e foi diretor do Tesouro Estadual.
# Filiado no Partido Novo e pré-candidato ao governo do Estado, Bandeira será o palestrante do tradicional evento promovido pela Accie.
# O prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), de Ipiranga do Sul, retornou recentemente de Brasília.
# Na companhia de Sidinei Roberto Zorzetto, assessor de projetos do município, Ceron cumpriu agenda na Esplanada dos Ministério e no Congresso.
# Ele solicitou o apoio no Senado para a viabilidade de recursos a serem investidos na pavimentação do trecho da BR-153 entre Erechim e Passo Fundo.

Dito & Feito:
O deputado estadual Juliano Roso participou da Conferencia Municipal do PCdoB de Erebango. Fundado há onze anos o partido integra o governo do prefeito Valmor Tomazini (PPS) através da Secretaria da Administração, comandada por Evandro Frois. Para a presidência do Comitê Municipal foi eleito Lonisio Didone.




Dinheiro vem dinheiro vai...

Segunda-Feira, 02/10/2017 às 08:40, por Neivo A. T. Fabris

Os prefeitos e os secretários municipais da fazenda puderam nesta semana calcular o montante que seus municípios receberão em termos de repasse de ICMS no próximo ano. O Índice de Participação dos Municípios (IPM 2018) foi divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda no final da manhã de segunda-feira (25). Ele reflete o desempenho médio da economia local entre os anos de 2015 e 2016. De acordo com o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) o RS deverá arrecadar R$ 33,059 bilhões em 2018, sendo que deste montante 25%, o equivalente a R$ 8,26 bilhões, devem ser distribuído para cada município, de acordo com o IPM previsto.

I I
O rateio da arrecadação do ICMS tem como parâmetro diversos critérios. O fator mais importante é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice. O cálculo do VAF é obtido a partir da diferença entre as saídas (vendas) e entradas (compras) de mercadorias e serviços em cada uma das empresas localizadas no município. Outras variáveis que corroboram: população (7%), área (7%), número de propriedades rurais (5%), produtividade primária (3,5%), inverso do valor adicionado per capita (2%), e pontuação no Programa de Integração Tributária (0,5%).

I I I
O município de Estação teve um crescimento de 10,06% do IPM de 2018 em relação ao do ano passado. Erebango, Floriano Peixoto e Charrua também obtiveram desempenho positivo com 1,79%, 0,44% e 0,36%, respectivamente. Por outro lado Ipiranga do Sul, Getúlio Vargas e Sertão o IPM encolheu em -0,47%, -1,02% e -1,79%, respectivamente. O índice de Getúlio Vargas ficou em 0,127982, que multiplicado pelos R$ 8,26 bilhões a serem rateados entre os municípios projeta para 2018 um retorno de ICMS de R$ 10,5 milhões. Tapejara cresceu 2,20%, alcançado o IPM de 0,246208, e deverá receber R$ 20,3 milhões em ICMS ao longo de 2018.

Curtas:
# Especulações em torno de possível dança das cadeiras no legislativo de Getúlio Vargas não se confirmaram.
# O Tribunal Regional Eleitoral aprovou com ressalvas o processo número 50.185 referente às contas da campanha vitoriosa do vereador Domingo Borges de Oliveira (PP).
# Eleito com 471 votos, o Pastor Domingo já havia exercido o mandato e presidido o poder legislativo.
# Na sessão realizada na noite de quinta-feira (28) entrou em pauta o projeto de Lei 078/17 enviado pelo executivo.
# O projeto assinado pelo prefeito Maurício Soligo (PP) cria os cargos efetivos de Arquiteto e Urbanista, e Engenheiro Civil no município de Getúlio Vargas.
# Sem o espaço para alçar voos mais altos o ex. prefeito de São João da Urtiga está deixando o PDT.
# Comunicador e com forte penetração na região de abrangência da Amunor, Ederico “Paparico” Bacchi esteve à frente do município em dois mandatos.
# Aguardado para um evento promovido pelo PR na cidade de Sananduva, Ederico Paparico Bacchi não compareceu.
# O PSDB quer lançar candidato da região do Alto Uruguai a Assembleia Legislativa em 2018.
# O deputado estadual Lucas Redecker, que na próxima eleição vai disputar uma vaga na Câmara Federal esteve presente num encontro realizado em Erechim.
# Dirigentes do PSDB do município de Estação marcaram presença na reunião e a sigla está mobilizada em torno da pré-candidatura de Eduardo Leite ao Palácio Piratini.

Dito & Feito:
O deputado Gilberto Capoani (PMDB) recebeu em seu gabinete no Palácio Farroupilha o prefeito de Floriano Peixoto. Orlei Giaretta (PMDB) solicitou ao parlamentar auxílio para tratar junto ao Daer acerca da adequação do trevo de acesso ao município, no entroncamento da ERS-450 e ERS 475.




Dialogar é preciso

Segunda-Feira, 25/09/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

A força da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e Serviços (Accias) pode ser mensurada pela decisão do prefeito Maurício Soligo (PP) de retirar da Câmara o Projeto de Lei 071 /2017. Ele já havia sido aprovado pela Comissão Geral de Pareceres. O novo Código Tributário deveria ter entrado na ordem do dia da sessão programada para a sessão de quinta-feira (28). O pedido ao chefe do executivo foi realizado na tarde do dia 14, poucas horas após uma reunião com dirigentes e associados da entidade e da CDL.
 
I I
Em que pesem as justificativas do prefeito, sua equipe de governo e do líder na Câmara de Vereadores, os integrantes das duas entidades empresariais não ratificaram o aumento das taxas, licenças e impostos previstos no projeto. Na manhã de sexta-feira (22) o consultor contratado pelo município e os agentes públicos que elaboraram o projeto com mais de cento e setenta páginas se reuniram com os dirigentes e integrantes das duas entidades. Durante o encontro com os presidentes da Accias e CDL o prefeito Soligo se mostrou disposto em acolher sugestões.
 
I I I
 
É crível que ao reenviar o projeto ao poder legislativo ainda neste mês de setembro algumas sugestões sejam contempladas. As que não forem devem ser analisadas pela Comissão Geral de Pareceres, ou serem apresentadas pelos vereadores durante a votação da matéria em plenário. O aumento das alíquotas do Imposto de Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) dos serviços bancários deverá ser consensual. Já os relacionados às taxas cobradas juntamente com o IPTU, de alvará e suas renovações, entre outros, deverão sofrer resistências.
 
Curtas:
 
# A 2ª Mostra da Construção - Feira Setorial de Getúlio Vargas deverá repetir o desempenho da edição realizada no ano de 2015.
# O evento promovido conjuntamente pela ACCIAS, Prefeitura de Getúlio Vargas e CDL vai acontecer de 19 a 22 de outubro, no Centro Comunitário Centenário.
# Até a última quinta-feira (21) todos os estandes haviam sido comercializados. 
# O prazo para iniciar as notificações e multas a quem não se adaptar ao Sistema de Coleta de Lixo de Getúlio Vargas foi prorrogado para novembro.
# O dia 21 de setembro havia sido estipulado como a data limite para a colocação das lixeiras em todos os imóveis e unidades imobiliárias que geram lixo.
# O mesmo em relação a retirada das lixeiras fixas instaladas nos passeis públicos e nos canteiros centrais.
# A solicitação da Accias e da CDL foi apontada pelo governo municipal como determinante para estender o prazo em sessenta dias.
 
Dito & Feito:
 
A Qualificação dos Trabalhos Legislativos foi o tema do curso realizado nos dias 13, 14 e 15 de setembro pela Câmara de Vereadores de Estação.  Os módulos foram ministrados pela equipe do Instituto Brasileiro de Capacitação Pública de Passo Fundo (IBCP). 




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE