PUBLICIDADE

Colunistas


Nem tudo está perdido

Segunda-Feira, 04/09/2017 às 07:30, por Neivo A. T. Fabris

Prefeito de Jacutinga e presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Beto Bordin (PP) se consolida como importante liderança regional. A entidade que representa 32 municípios distribuídos no chamado Alto Uruguai Gaúcho, trabalha em diversas frentes. Juntamente com a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) integra o comitê executivo em prol da pavimentação do trecho da BR-153. Uma comitiva de prefeitos e lideranças retornou da Capital Federal após cumprir uma extensa agenda. Ela esteve no Dnit, no Quartel General do Exército e no Palácio do Planalto. Do Ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, ouviram a promessa da viabilização orçamentária para a execução do projeto de asfaltamento da Transbrasiliana.
 
II
 
Além das demandas junto ao governo da União, e também do RS, principalmente as de infraestrutura, a Amau trabalha em outras áreas de interesse público.  Um ofício endereçado ao Presidente da República solicitando o descontingenciamento de crédito de bancos de desenvolvimento e agências de fomento aos municípios já deve estar em Brasília. Cópia do documento foi entregue em Porto Alegre a Odacir Klein, presidente do BRDE, Acompanharam Beto Bordin na audiência com Klein o presidente da Agência de Desenvolvimento, Eduardo Predebon, e inúmeros prefeitos da Amau. Em época de vacas-magras, os gestores municipais precisam mais do que nunca de uma entidade forte e que lhes dê o suporte para continua prestando os serviços essenciais as suas comunidades.
 
Curtas:
# O Projeto de Lei 071/2017, que institui o Código Tributário do município de Getúlio Vargas tem mais de 117 páginas.
# O projeto assinado pelo prefeito Maurício Soligo (PP) entrou na pauta da sessão realizada na noite de quinta-feira (31) e a pedido da própria bancada governista baixou para a Comissão Geral de Pareceres.
# Somente para as justificativas e motivos do novo Código Tributário, que abrange o IPTU, ISS, ITBI, Taxas, Contribuição de Melhoria foram necessárias três páginas.
# Dentre as mudanças para o IPTU, à possibilidade o reajuste pelo executivo, sem a apreciação da Câmara de Vereadores, se assim o desejar.
# Prevê também a criação da Junta Administrativa de Recursos Fiscais (JARF), para julgar todos os litígios administrativos, no que tange a créditos tributários.
# Pela complexidade do tema é crível que ele seja debatido a exaustão e debatido não apenas na rádio corredor mas também  em audiências públicas.
# A integra do projeto em questão pode ser acessada no site da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas. http://www.getuliovargas.rs.leg.br/
# Os diretórios municipais do PMDB realizaram suas convenções para a escolha de seus integrantes no último sábado (25)
# Mais de 130 filiados compareceram na convenção realizada no CTG Tropilha Crioula, em Getúlio Vargas.
# Leandro Slaviero, que iniciou sua militância na Juventude do PMDB é o novo presidente do diretório municipal, ao lado de Ivanir Pereira e Saulo Frizzo, 1º e 2º presidentes, na ordem.
 # Em Estação a convenção do PMDB foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com as presenças do prefeito Humildes e do seu colega de Sertão, Edson Rossatto.
# Foram eleitos Renan Cunha, Dirceu Vitali e Luiz Angelo Tonin, presidente e 1º e 2º presidente, respectivamente.
# Para a secretaria geral, secretaria adjunta e tesouraria, foram eleitos Edinara Marchetto, Reonildo Smiderle e Luiz Fernando Duarte.
 
Dito & Feito:
 
O vereador Renan Soccol, líder do governo na Câmara, apresentou Projeto de Decreto Legislativo de outorga do título de Cidadã Erechinense a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB).  No seu governo foram concluídas e inauguradas as ligações asfálticas de Floriano Peixoto e Charrua a Getúlio Vargas.




Imprensa & Município

Segunda-Feira, 28/08/2017 às 07:00, por Neivo A. T. Fabris

Como deve ser a relação dos Municípios dom a imprensa? Como as informações devem ser enviadas aos veículos de comunicação? O que é permitido pela legislação o município veicular e contratar? O que é publicidade legal e institucional? Estes e outros temas vão ser abordados no 1º Fórum de Comunicação da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau). O evento que acontece nesta segunda-feira (28) no Anfiteatro da Universidade Regional vai reunir prefeitos, vereadores, secretários, assessores jurídicos e de imprensa, profissionais e diretores dos veículos de comunicação.


 
I I
 
O primeiro painel será realizado logo após a abertura, programada para as 08h30min. “Comunicação: a chave em Tempos de Crise” será o tema abordado pelo jornalista Paulo Ottaran, profissional que atua há mais de 30 anos no meio e que atualmente é um dos apresentadores do programa A Voz do Brasil, produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Responsabilidade da informação nos veículos de comunicação, as novas plataformas de comunicação digital e as formas adequadas de utilização destas mídias será o foco da sua conferência. No segundo painel programado para a tarde as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Curtas
 
# A professora e geógrafa Neide Piran será a patrona da 19ª Feira do Livro de Erechim.
# O convite foi formalizado na quarta-feira (23) pelo titular da Secretaria de Educação, pelo diretor de Turismo e o presidente da Academia Erechinense de Letras.
# No maior município do Alto Uruguai a escolha do patrono da Feira do Livro é realizada por uma comissão formada por ex-patronos.
# A Feira do Livro de Erechim acontece de 21 a 28 de outubro na Praça Prefeito Jaime Luiz Lago, com o tema ‘Conhecimento e afeto para educar e libertar’.
# Em Getúlio Vargas a Smecd deve anunciar nos próximos dias o nome da professora Gisele Maria Tonin da Costa patrona da 18ª Feira do Livro.
# Com o tema “Universo da Leitura” a Feira do Livro de Getúlio Vargas será realizada entre os dias 25 e 27 de outubro.
# O pedido de informação sobre o destino da madeira resultado da demolição de uma casa localizada no centro de Getúlio Vargas, que remonta ao início da colonização, foi aprovado por unanimidade na Câmara. 
# A iniciativa da vereadora Cleonice Forlin (PMDB) foi o ponto de partida para desvelar o destino dado à madeira que havia sido doada pelos herdeiros do imóvel para a edificação da Casa do Artesão.
# O fato ocorreu na época da administração anterior e as informações prestadas devem ser confrontadas com os depoimentos espontâneos recebidos pela vereadora.
# O Comitê Pró-BR-153, que reúne lideranças políticas e empresariais da região Norte do RS cumpriu extensa agenda em Brasília.
# Entusiasta da iniciativa que trabalha pelo asfaltamento do trecho da rodovia entre Erechim e Passo Fundo, o prefeito de Ipiranga do Sul integrou a comitiva que esteve na capital federal.
# O prefeito Mário Ceron (PTB) avalia que a agenda foi positiva com definições animadoras, fruto da mobilização maciça, que incluiu deputados da Assembleia, da Câmara e Senadores.
# O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB) esteve acompanhando o diretor do campus Erechim da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Anderson Ribeiro, em agenda no DAER.
# No encontro realizado na autarquia, o diretor relatou acerca dos constantes acidentes ocasionados por problemas de sinalização da RS-135.
# Em breve o assunto será tratado diretamente com o Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen (PP).
Dito & Feito:
A 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2017 encerrou na noite de quinta-feira (27) . Considerada a maior feira do setor no Cone Sul, o evento promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados recebeu mais de 45 mil visitantes e as transações entre os visitantes e os 346 expositores deve ter ultrapassado R$ 500 milhões.




Ponto de vista

Segunda-Feira, 14/08/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

O desencanto com a política pode ser mesurado pela baixíssima renovação nos quadros partidários. No início dos anos oitenta do século passado, a volta do pluripartidarismo incrementou o processo de transição para a democracia. A promulgação da Constituição Cidadã, que no dia 05 de outubro vai completar 29 anos, devolveu a nação o direito de escolher o presidente da República. Para o pleno funcionamento da democracia representativa é imprescindível à solidez dos partidos a confiabilidade de seus dirigentes. A não renovação no meio político contrasta com o número de 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.

I I

Num conjunto de 110 países o Brasil tem o maior número de partidos na Câmara Federal. Apontado como o mais fragmentado do mundo os 513 deputados e 81 senadores do Congresso são filiados a 27 diferentes siglas. Atualmente o TSE analisa a criação do Partido Liberal, Partido dos Servidores Públicos e Privados, e o Muda Brasil. Além dos três citados, tramitam processos para a criação de outros 24 partidos. O tempo de TV e o fundo partidário são distribuídos para partidos com parlamentares eleitos, na proporção das suas bancadas. As siglas sem representação no Congresso também recebem recursos e espaço gratuito de propaganda.

I I I

Arquivada a denúncia por corrupção contra o presidente Temer (PMDB), os deputados agora correm contra o tempo para aprovar mudanças no conjunto de normas que regem o modelo eleitoral. A expectativa de que uma revisão das regras do sistema político brasileiro para o aprimoramento  da democracia não deve se confirmar. Na madrugada de quinta-feira (10) os  deputados aprovaram uma emenda que incluía no projeto o “distritão” nas eleições de 2018 e 2020 para a escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. A comissão  também aprovou dobrar o valor previsto de recursos públicos que serão usados para financiar as campanhas.

I V

Pelas atuais regras, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta. A eleição passa por um cálculo que leva em conta os votos válidos no candidato e no partido, o quociente eleitoral. Pelo cálculo do quociente, é definido o número de vagas que cada coligação terá a direito, elegendo-se, portanto, os mais votados das coligações. Se for confirmada a reforma política tendo como parâmetro o chamado “distritão”, cada Estado ou Município vira um distrito eleitoral. Passam a serem eleitos os candidatos mais votados. Na prática, a reforma privilegia os atuais detentores de cargos eletivos, e mantém a imunidade dos denunciados e investigados nos escândalos de corrupção.

Curtas:

# Foi necessária uma determinação Judicial para que a sucata depositada em via pública no principal logradouro de Getúlio Vargas fosse recolhida.

# Um caminhão dotado de garra sucateira retirou o material acumulado em frente a uma oficina mecânica localizada na Av. Severiano de Almeida.

# Na tarde de sexta-feira (11) nenhum entulho estava sobre a rua mas a área destinada ao passeio público ainda estava tomada de ferro-velho.

# Vereador na legislatura 2013 – 2016, e ex.  presidente do PMDB de Getúlio Vargas, Elinton Andretta vai deixar a vida pública,

# O anúncio foi feito no plenário da Câmara de Vereadores na sessão ordinário do último dia três de agosto.

# Suplente da bancada oposicionista, Sertão, como é conhecido, assumiu interinamente o cargo durante licença da vereadora Deliane Assunção Ponzi (PMDB).

# Revelou que a decisão foi tomada ainda no início do ano e que pretende se dedicar a vida e a família.

# O programa federal de regularização de ativos mantidos por brasileiros no exterior rendeu bem menos do que o estimado.

# A Receita Federal divulgou que a União arrecadou, em 2017, R$ 1,61 bilhão com a repatriação.

# O quinhão para os municípios gaúchos foi de apenas R$ 24 milhões aponta estudo da Famurs.

# Para os trinta e dois municípios que integram a Amau a fatia correspondente são de R$ 853 mil.

# Na região do Alto Uruguai, trinta municípios, dentre os quais Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão, Charrua e Floriano Peixoto receberam R$ 23.068,39 cada.

# para Erechim e Getúlio Vargas, os mais populosos, os valores recebidos foram de R$ 123.031,67 e R$ 38.447,44, respectivamente. 

Dito & Feito:

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo (PP), esteve em Charru.. Ele foi receio pelo prefeito, Valdesio Roque Della Betta (PP), vice-prefeito, Luiz Carlos Franklin da Silva (PP) e secretários municipais. Na pauta, projetos para fomento do setor primário para o município.




Para constar

Segunda-Feira, 07/08/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

Daqui a um ano os deputados retornam a região na busca de votos para mais um mandato de quatro anos na Câmara Federal. Parte dos 31 parlamentares da bancada gaúcha contabilizaram em 2014 votos na 70ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão e Floriano Peixoto. Muitos destes parlamentares devem continuar recebendo o apoio de líderes partidários, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes de entidades empresariais e sindicais. Por motivos óbvios e diante da conjuntura política não convém incluir a categoria de “simpatizantes”.

 

 

 

I I

 

Nesta legislatura (2015 – 2018) os 513 deputados federais foram convocado duas vezes para decidir sobre o afastamento do presidente da República de plantão. No início da noite da última quarta-feira (01) eles foram um-a-um, por Unidade da Federação e em ordem alfabética, chamados para manifestar o voto favorável ou contrário ao relatório que pediu o arquivamento da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB). O voto de 263 deputados impediu o caso fosse levado ao Supremo Tribunal Federal. Outros 227 integrantes da casa seguiram os o desejo de 80% dos brasileiros..

 

 

 

I I I

 

Dos 31 deputados federais do RS, 18 votaram contra o parecer da Comissão de Constituição e Justiça que pedia o arquivamento, 12 se mantiveram fiéis ao Presidente e foram favoráveis. O deputado Giovani Cherini (PR) não compareceu. A coluna registra o voto dos onze deputados melhor colocados em 2014 na 70ª Zona Eleitoral. Em defesa de Temer Alceu Moreira (PMDB), Osmar Terra (PMDB), Covatti Filho (PP), José Otávio Germano (PP), e Yeda Crusius (PSDB). Pela investigação: Afonso Hamm (PP), Jerônimo Goergen (PP), Luiz Carlos Heinze (PP), Pompeo de Mattos (PDT), Danrlei de Deus Hinterholz (PSD), e Marco Maia (PT).

 

 

Curtas

 

# O empresário Henrique Cervi é o novo presidentedo Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho.

 

# Cervi, que foi indicado para o cargo pela CDL Erechim, foi eleito na segunda-feira (31) juntamente com o vice Nilto da Costa, indicado pelo Lions Centro.

 

# A coluna registrou há algumas semanas que Elves Palkewich, assessor do deputado federal Carlos Gomes (PRB) havia fixado residência em Getúlio Vargas.

 

# E ainda que o partido está trabalhando na criação de diretórios municipais nos municípios da região para em 2020 ampliar o número de vereadores.

 

# Na semana passada se ouviu na rádio corredor que pelo menos três prefeitos da Amau estão a um passo de se filiarem ao PRB.

 

# Também se ouviu que Elves Palkewich, que preside o PRB regional deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa fazendo dobradinha com Carlos Gomes que buscará a reeleição.

 

# Prefeito de Erechim em dois mandatos consecutivos Paulo Polis deixou o Partido dos Trabalhadores e que não cogita se filiar em outra sigla.

 

# Em Erebango, o vice-prefeito Flávio Evandro Evandro Kusz abandonou o PPS e está sem partido.

 

# O município Coração Verde do Rio Grande ganhou as manchetes da imprensa gaúcha em outubro do ano passado devido a eleição do prefeito, vice-prefeito e fez a maioria na Câmara de Vereadores.

 

# Apesar da baixa o município governado pelo prefeito Valmor Tomazini continua como referência do partido da deputada estadual Ana Ortiz (PPS).

 

# A vereadora Deliane Assunção Ponzi (PMDB) se licenciou temporariamente da Câmara de Getúlio Vargas.

 

# Na sessão ordinária do dia 27 de julho, Eliton Andretta (PMDB) fez o juramento e assumiu a vaga.

 

# Eleito para a legislatura 2013 – 2016, o vereador ficou na segunda suplência na eleição do ano passado, atrás da colega de partido Cleonice Forlin.

 

 

 

Dito & Feito:

 

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Eduardo Angonese Predebon, ocupou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Erechim na noite de segunda-feira (31). , À frente da entidade desde o inicio do ano, o dirigente ressaltou a importância da agência para os 32 municípios da região.

 




“Eu Ajudo a Salvar Vidas”

Segunda-Feira, 31/07/2017 às 07:00, por Neivo A. T. Fabris

Primeiro município da região do Alto Uruguai rio-grandense, Erechim vai comemorar seu centenário em 2018. Uma das últimas regiões do Estado a ser colonizada, seus pioneiros e descendentes enfrentaram provações de toda a ordem. O atendimento na área da saúde foi de acordo com os registros históricos a principal dificuldade. A mobilização das lideranças e suas comunidades resultaram da instalação de hospitais, dentre os quais o São Roque, Santo Antônio Ltda. e Caridade, de Getúlio Vargas, Estação e Erechim, respectivamente.

I I

Além das casas de saúde e dos profissionais da área, de médicos a auxiliares de enfermagem, a quantidade e a qualidade dos prestadores de serviço nas mais diferentes especialidades são hoje  referência. Neste novo século as instituições de ensino superior incrementaram o número de profissionais que permanentemente se incorporam ao mercado de trabalho. A manutenção e melhorias nos hospitais, sejam eles filantrópicos ou particulares, tem sido um desafio enfrentado por seus dirigentes.

I I I

Essencial para o cotidiano hospitalar, o Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho enfrentou no passado recente dificuldades de toda a ordem A mais nova campanha, intitulada “Eu Ajudo a Salvar Vidas”, que objetiva a doação voluntária de sangue nos 32 municípios da região foi lançado na terça-feira (25). Mais de150 lideranças, convidados e profissionais da imprensa participaram do evento realizado no anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini, do Centro de Qualidade de Vida da Unimed Erechim.

I V

A iniciativa busca também angariar recursos para a manutenção e operacionalização do serviço do Banco de Sangue. Uma camiseta alusiva à campanha já está à venda e os valores arrecadados com a comercialização serão destinados ao Banco de Sangue, responsável em suprir a demanda de uma população de mais de 230 mil pessoas. Além da Unimed Erechim e do Instituto Unimed, entidades como a AMA e Associação dos Municípios do Alto Uruguai, através das primeiras damas, estão irmanadas nesta nova cruzada.

Curtas:

# Os prefeitos Mário Luiz Ceron (PTB) e Giovani Amestoy (PDT), de Ipiranga do Sul e de Caçapava do Sul, concorreram à presidência da Associação Gaúcha de Municípios (AGM).

# Dos 94 prefeitos associados aptos a votar 64 participaram do processo eleitoral ocorrido na quarta-feira (26) em Porto Alegre.

# O prefeito do município localizado na região sul recebeu 64 votos e o prefeito do município da região norte 18 votos.

# Reeleito em 2016 o prefeito Mário Luiz Ceron é uma das mais destacadas lideranças políticas da Amau e esta a frente do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 (Transbrasiliana).

# Todas as sete secretarias do município de Getúlio Vargas alcançaram a meta de reduzir as despesas ao longo dos primeiros sete meses do ano.

# O resultado foi apresentado por Ediane Bortolotti, titular da pasta da Fazenda, durante reunião do secretariado realizado no final da tarde de terça-feira (25).

# Durante o encontro coordenado pelo prefeito Maurício Soligo (PP) foram avaliadas algumas das ações, dentre as quais a reforma do Código Tributário e a cobrança da dívida ativa. 

Dito & Feito:

Durante o recesso da Assembleia Legislativa o deputado Juliano Roso (PCdoB) realiza um périplo pelo RS. Na quarta-feira (26) iniciou um roteiro pela região. Até o início do próximo o PCdoB deve rá estar com diretório em pelo menos 50% dos municípios da Amau. 




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE