PUBLICIDADE

Colunistas


Para constar

Segunda-Feira, 07/08/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

Daqui a um ano os deputados retornam a região na busca de votos para mais um mandato de quatro anos na Câmara Federal. Parte dos 31 parlamentares da bancada gaúcha contabilizaram em 2014 votos na 70ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Sertão e Floriano Peixoto. Muitos destes parlamentares devem continuar recebendo o apoio de líderes partidários, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes de entidades empresariais e sindicais. Por motivos óbvios e diante da conjuntura política não convém incluir a categoria de “simpatizantes”.

 

 

 

I I

 

Nesta legislatura (2015 – 2018) os 513 deputados federais foram convocado duas vezes para decidir sobre o afastamento do presidente da República de plantão. No início da noite da última quarta-feira (01) eles foram um-a-um, por Unidade da Federação e em ordem alfabética, chamados para manifestar o voto favorável ou contrário ao relatório que pediu o arquivamento da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB). O voto de 263 deputados impediu o caso fosse levado ao Supremo Tribunal Federal. Outros 227 integrantes da casa seguiram os o desejo de 80% dos brasileiros..

 

 

 

I I I

 

Dos 31 deputados federais do RS, 18 votaram contra o parecer da Comissão de Constituição e Justiça que pedia o arquivamento, 12 se mantiveram fiéis ao Presidente e foram favoráveis. O deputado Giovani Cherini (PR) não compareceu. A coluna registra o voto dos onze deputados melhor colocados em 2014 na 70ª Zona Eleitoral. Em defesa de Temer Alceu Moreira (PMDB), Osmar Terra (PMDB), Covatti Filho (PP), José Otávio Germano (PP), e Yeda Crusius (PSDB). Pela investigação: Afonso Hamm (PP), Jerônimo Goergen (PP), Luiz Carlos Heinze (PP), Pompeo de Mattos (PDT), Danrlei de Deus Hinterholz (PSD), e Marco Maia (PT).

 

 

Curtas

 

# O empresário Henrique Cervi é o novo presidentedo Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho.

 

# Cervi, que foi indicado para o cargo pela CDL Erechim, foi eleito na segunda-feira (31) juntamente com o vice Nilto da Costa, indicado pelo Lions Centro.

 

# A coluna registrou há algumas semanas que Elves Palkewich, assessor do deputado federal Carlos Gomes (PRB) havia fixado residência em Getúlio Vargas.

 

# E ainda que o partido está trabalhando na criação de diretórios municipais nos municípios da região para em 2020 ampliar o número de vereadores.

 

# Na semana passada se ouviu na rádio corredor que pelo menos três prefeitos da Amau estão a um passo de se filiarem ao PRB.

 

# Também se ouviu que Elves Palkewich, que preside o PRB regional deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa fazendo dobradinha com Carlos Gomes que buscará a reeleição.

 

# Prefeito de Erechim em dois mandatos consecutivos Paulo Polis deixou o Partido dos Trabalhadores e que não cogita se filiar em outra sigla.

 

# Em Erebango, o vice-prefeito Flávio Evandro Evandro Kusz abandonou o PPS e está sem partido.

 

# O município Coração Verde do Rio Grande ganhou as manchetes da imprensa gaúcha em outubro do ano passado devido a eleição do prefeito, vice-prefeito e fez a maioria na Câmara de Vereadores.

 

# Apesar da baixa o município governado pelo prefeito Valmor Tomazini continua como referência do partido da deputada estadual Ana Ortiz (PPS).

 

# A vereadora Deliane Assunção Ponzi (PMDB) se licenciou temporariamente da Câmara de Getúlio Vargas.

 

# Na sessão ordinária do dia 27 de julho, Eliton Andretta (PMDB) fez o juramento e assumiu a vaga.

 

# Eleito para a legislatura 2013 – 2016, o vereador ficou na segunda suplência na eleição do ano passado, atrás da colega de partido Cleonice Forlin.

 

 

 

Dito & Feito:

 

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Eduardo Angonese Predebon, ocupou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Erechim na noite de segunda-feira (31). , À frente da entidade desde o inicio do ano, o dirigente ressaltou a importância da agência para os 32 municípios da região.

 




“Eu Ajudo a Salvar Vidas”

Segunda-Feira, 31/07/2017 às 07:00, por Neivo A. T. Fabris

Primeiro município da região do Alto Uruguai rio-grandense, Erechim vai comemorar seu centenário em 2018. Uma das últimas regiões do Estado a ser colonizada, seus pioneiros e descendentes enfrentaram provações de toda a ordem. O atendimento na área da saúde foi de acordo com os registros históricos a principal dificuldade. A mobilização das lideranças e suas comunidades resultaram da instalação de hospitais, dentre os quais o São Roque, Santo Antônio Ltda. e Caridade, de Getúlio Vargas, Estação e Erechim, respectivamente.

I I

Além das casas de saúde e dos profissionais da área, de médicos a auxiliares de enfermagem, a quantidade e a qualidade dos prestadores de serviço nas mais diferentes especialidades são hoje  referência. Neste novo século as instituições de ensino superior incrementaram o número de profissionais que permanentemente se incorporam ao mercado de trabalho. A manutenção e melhorias nos hospitais, sejam eles filantrópicos ou particulares, tem sido um desafio enfrentado por seus dirigentes.

I I I

Essencial para o cotidiano hospitalar, o Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho enfrentou no passado recente dificuldades de toda a ordem A mais nova campanha, intitulada “Eu Ajudo a Salvar Vidas”, que objetiva a doação voluntária de sangue nos 32 municípios da região foi lançado na terça-feira (25). Mais de150 lideranças, convidados e profissionais da imprensa participaram do evento realizado no anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini, do Centro de Qualidade de Vida da Unimed Erechim.

I V

A iniciativa busca também angariar recursos para a manutenção e operacionalização do serviço do Banco de Sangue. Uma camiseta alusiva à campanha já está à venda e os valores arrecadados com a comercialização serão destinados ao Banco de Sangue, responsável em suprir a demanda de uma população de mais de 230 mil pessoas. Além da Unimed Erechim e do Instituto Unimed, entidades como a AMA e Associação dos Municípios do Alto Uruguai, através das primeiras damas, estão irmanadas nesta nova cruzada.

Curtas:

# Os prefeitos Mário Luiz Ceron (PTB) e Giovani Amestoy (PDT), de Ipiranga do Sul e de Caçapava do Sul, concorreram à presidência da Associação Gaúcha de Municípios (AGM).

# Dos 94 prefeitos associados aptos a votar 64 participaram do processo eleitoral ocorrido na quarta-feira (26) em Porto Alegre.

# O prefeito do município localizado na região sul recebeu 64 votos e o prefeito do município da região norte 18 votos.

# Reeleito em 2016 o prefeito Mário Luiz Ceron é uma das mais destacadas lideranças políticas da Amau e esta a frente do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153 (Transbrasiliana).

# Todas as sete secretarias do município de Getúlio Vargas alcançaram a meta de reduzir as despesas ao longo dos primeiros sete meses do ano.

# O resultado foi apresentado por Ediane Bortolotti, titular da pasta da Fazenda, durante reunião do secretariado realizado no final da tarde de terça-feira (25).

# Durante o encontro coordenado pelo prefeito Maurício Soligo (PP) foram avaliadas algumas das ações, dentre as quais a reforma do Código Tributário e a cobrança da dívida ativa. 

Dito & Feito:

Durante o recesso da Assembleia Legislativa o deputado Juliano Roso (PCdoB) realiza um périplo pelo RS. Na quarta-feira (26) iniciou um roteiro pela região. Até o início do próximo o PCdoB deve rá estar com diretório em pelo menos 50% dos municípios da Amau. 




Voos comerciais no Comandante Kraemer?

Segunda-Feira, 24/07/2017 às 07:30, por Neivo A. T. Fabris

 Polo econômico da região Norte do RS a cidade de Erechim inaugurou seu aeroporto na de cinquenta do século passado. Desde então o Comandante Kraemer esteve em diferentes momentos na rota do transporte aéreo de passageiros e cargas. Nos últimos anos os usuários destes serviços se valem dos aeroportos Lauro Kurtz, de Passo Fundo, e Serafin Enoss Bertaso, de Chapecó.

 

I I 

No início da última semana, o governo do município de Erechim e a direção da ACCIE formaram uma comissão para um estudo de viabilidade econômica para o retorno dos voos comerciais no aeroporto local. Empresários, representantes de entidades públicas e privadas participaram do encontro realizado no Polo da Cultura. Na abertura dos trabalhos, Claudionor José Mores, presidente da entidade anfitriã reforçou a relevância do assunto.

 

I I I

 

Mestre em Administração Pública, Giovanni Dutra Menegazzo, apresentou o resultado do estudo sobre o tema.  Otimista, afirmou que seu trabalho aponta para um novo olhar. Utilizando uma base de dados e indicadores socioeconômicos, perfis de passageiros e dados rodoviários, foi peremptório ao apontar na sua viabilidade. A pouca demanda de passageiros obrigou a companhia que operava em Erechim a interromper os serviços.

 

Curtas:

 

# O lançamento da 2ª Mostra da Construção – Feira Setorial de Getúlio Vargas está programada para o dia oito de agosto.

# O anúncio foi feito na quinta-feira (20) pela comissão organizadora do evento formada pela ACCIAS, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento, e CDL.

# A 2ª Mostra da Construção será realizada de 19 a 22 de outubro no Centro Cultural Centenário e contará com mais de 50 estandes, área de alimentação e de infraestrutura.

# O vereador Robson Alan Tomazini (PPS), presidente da Câmara de Erebango, sugere ao executivo a construção de paradas de ônibus nas áreas indígena Caingangue e Guarani.

# O Colégio Estadual Antônio Scussel está entre os educandários da 15ª Coordenadoria de Educação contemplados com recursos do BIRD.

# Os recursos foram cadastrados mediante as demandas locais e já estão disponibilizados.

# Na quarta-feira (19), diretores e representantes financeiros de 68 escolas da região participaram em Caxias do Sul de encontro promovido pela SEC que orientou acerca do gerenciamento dos recursos.

# Maior escola pública do município de Getúlio Vargas, o CEAS irá investir os R$ 150 mil na recuperação do telhado.

 

Dito & Feito:

 

A administração do município de Getúlio Vargas esta cumprindo um roteiro de reuniões com os moradores dos bairros da cidade. Dentre os objetivos, o levantamento das necessidades especifica para em seguida planejar de forma integrada ações de melhorias.

 




Ponto de vista

Segunda-Feira, 10/07/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

A população de Getúlio Vargas e dos municípios da região foram surpreendidos pela informação de que o prefeito e vice-prefeito de Getúlio Vargas haviam perdido seus direitos políticos por oito anos e seus diplomas cassados. A sentença em primeira instância foi proferida no dia 29 de junho e publicada no Diário Eletrônico do Tribunal Regional. A repercussão nas redes sociais foi imediata. Na ânsia de dar a notícia em primeira mão o fato foi amplamente divulgado sem que as partes ou seus representantes legais fossem ouvidos.

I I

No mesmo instante em que o despacho repercutia no Facebook tinha inicio a sessão ordinária na Câmara de Vereadores. Prudente a bancada de oposição formada por três vereadores do PMDB não abordou o assunto no grande expediente. Para o final da sessão, reservado ao pequeno expediente não houve inscrição, e o público presente aguardou em vão a repercussão do caso. O prefeito Maurício Soligo (PP), que passou a sexta-feira (30) em Porto Alegre, se reuniu na manhã de sábado (01) com o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) e o advogado Márcio Franzon.

I I I

O prazo para apresentação da defesa estipulado pela Juíza da 70ª Zona Eleitoral encerrava na quarta-feira (05), mas os embargos foram entregues dois dias antes. O chefe do executivo e seu vice permanecem à frente do governo e o recurso tramita agora junto ao TRE/RS. As denúncias contra a coligação União por Getúlio Vargas, formada pelo PP/PTB/PSDB/DEM/PSC/PSD, foram apresentadas ao Ministério Público Eleitoral ainda durante a campanha. Elas foram protocoladas pela coligação Renovar para Crescer, formada pelo PMDB, PSB e PDT, e pelo Partido dos Trabalhadores.

I V

No despacho dado pela Juíza Mariana Bezerra Salamé consta a prática de condutas vedadas, com a elaboração e distribuição de material de campanha. Ele teria sido produzido e custeado com recurso público, amparada na similaridade entre material de propaganda institucional publicitário “Prestação de Contas da Administração Municipal 2012 – 2015”. Consta também abuso de poder político e realização de pavimentação asfáltica nos finais de semana e em horários extraordinários visando obter votos. Soligo afirmou a coluna que não houve crime eleitoral. E que foi eleito com 51,10%%, enquanto que os outros dois candidatos juntos obtiveram 48,80% dos votos válidos.

Curtas:

# O PRB deverá estrear em 2020 nas eleições municipais de Getúlio Vargas com candidatos a vereador e cogita disputar à majoritária.

# Presente em vinte municípios da região o PRB possui na área da Amau dois prefeitos, um vice-prefeito e dez vereadores.

# Assessor do deputado federal Carlos Gomes (PRB), Elves Palkewich fixou residência na cidade de Getúlio Vargas.

# Natural de Paulo Bento, o assessor parlamentar atende as regiões do Alto Uruguai e do Planalto.

# Criada por força de lei no mês passado a Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas passa a oferecer o serviço de Ouvidoria.

# O cargo de Ouvidor não será remunerado e o titular eleito por seus pares anualmente, podendo ser reconduzido por mais um ano.

# Para o período que encerra em 31 de dezembro o presidente da Câmara, Vilmar Soccol (PTB) indicou o vereador Elói Nardi (PP).

# Empresários políticos de diferentes partidos e jovens atenderam o convite e participaram da reunião organizada por dirigentes do Partido Novo (PN).

# O encontro foi realizado na noite de segunda-feira (03), na Cantina Giacomel, em Erechim.

# O vice-presidente estadual, Alexandre Araldi, apresentou os estatutos, que estabelece que só possa se filiar ao PN quem tiver a ficha limpa.

# Os aceitos nas fileiras do Novo precisam pagar meio salário mínimo por ano, e os eleitos para qualquer cargo somente podem buscar uma reeleição.

# O Novo, que no ano passado elegeu um vereador para a Câmara de Porto Alegre, é defensor do livre mercado, meritocracia no serviço público e é declaradamente contrário ao fundo partidário.

Dito & Feito:

Na quinta-feira (06), o prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira (PP) tomou posse na presidência da Famurs. 




No compasso de espera

Segunda-Feira, 26/06/2017 às 07:00, por Neivo A. T. Fabris

Se depender dos esforços do prefeito Edson Rossatto (PMDB) e do deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB) as obras de construção da unidade urbana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sertão devem ser retomadas. A demanda foi apresentada na quarta-feira (21) a Mendonça Filho (DEM), Ministro da Educação durante audiência em Brasília.


 
I I
 
A crise econômica levou o governo da União a reduzir o orçamento, comprometendo a continuidade do projeto. A área de 10.000 metros quadrados entre as Av. Brasil e Getúlio Vargas foi doada pelo município. A ordem de serviço entre a instituição subordinada ao MEC e a empresa vencedora da licitação foi firmado em 2012. Ela previa a conclusão da obra em até 300 dias, podendo ser prorrogada por igual período se necessário.


 
I I I
 
Um bloco com mais de 1.450 metros quadrados chegou a ser erguido na área localizada no centro da cidade. O projeto prevê 20 salas de aula, elevador e banheiros. A etapa seguinte prevê a edificação dos laboratórios, salas administrativas, auditório, biblioteca, restaurante e estacionamento.


 
I V
 
No mês de julho o IFRS – Campus Sertão vai completar 60 anos. Atualmente mais de 1.500 alunos frequentam os 15 cursos técnicos, médios, superiores e uma pós-graduação. Nesta década o número de vagas oferecidas supera os 300%. A demanda por cursos não agrícolas levou o Ministério da Educação a atender a demanda de edificar a unidade urbana. Antes de retornarem ao RS Rossatto e Capoani estiveram no Palácio do Planalto onde reforçaram o pedido junto ao Ministro  Eliseu Padilha (PMDB).


 
Curtas:

  • A Universidade Regional Integrada (Uri) recebeu homenagens pelos seus 25 anos na Assembleia Legislativa.
  • A solenidade foi realizada no Plenário do Palácio Farroupilha na tarde de quinta-feira (22)  por sugestão do deputado Gilmar Sossella (PDT).
  • O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli, pró-reitores, dirigentes do Câmpus Erechim e demais cidades participaram do evento.
  • Instituição comunitária e multicâmpus, a Uri é mantida pela Fundação Regional Integrada, e conta com um complexo de seis unidades, oito departamentos e 34 cursos de graduação.
  • A Uri oferece 86 opções de ingresso, 47 cursos de pós-graduação lato sensu, sete mestrados, dois doutorados e 92 grupos de pesquisa.
  • A instituição que comemora bodas de prata conta com mais de 1,2 mil professores, 912 funcionários, mais de 15 mil alunos na graduação e pós-graduação, e 2,2 mil alunos nas seis Escolas de Educação Básica.
  • A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) escolheu novamente Passo Fundo com um de seus principais eventos.
  • Dessa vez, chega à região o Jantando com a Agas, realizado em cidades-polo do Interior para aproximar varejistas de diversos segmentos e fornecedores locais.
  • O evento acontece nesta terça-feira (27), no Gran Palazzo Centro de Eventos e será precedido do Circuito de Negócios Agas, um espaço de exposição de produtos para a pequena indústria regional.
  • Uma audiência pública para tratar sobre a praça de pedágio de Coxilha, no Km 18 da RS-135, está programada para o próximo dia 07 de julho.
  • O encontro está sendo articulado pela deputada Liziane Bayer (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa.
  • Lideranças políticas e empresariais das cidades servidas pela rodovia devem participar da audiência que será realizada na Câmara de Vereadores de Erechim, com início às 18 horas.


Dito & Feito

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) apresentou na noite de quarta-feira (21) os problemas da RS-135 entre Erechim e Getúlio Vargas para o Secretário de Transportes Pedro Westphalen (PP). Na oportunidade o integrante do governo do Estado afirmou que o trecho será recapeado com asfalto modificado por polímero.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE