PUBLICIDADE

Colunistas


Estação Ferroviária

Segunda-Feira, 27/03/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

Se depender do trabalho do governo de Estação o mais importante logradouro do município será revitalizado. Principal plataforma de desembarque dos pioneiros da Colônia Erechim nas décadas iniciais do século passado, a Estação Ferroviária continua sendo seu mais belo cartão postal. Na semana passada a vice-prefeita Maria Helena Tonin (PPS) e o secretário da fazenda José Carlos Tonin (PPS) conversaram sobe o projeto com o Ministro da Cultura Roberto Freire (PPS). Durante o encontro realizado em Porto Alegre, na companhia da deputada estadual Any Ortiz (PPS), o Ministro assumiu o compromisso para a realização de projetos culturais. Na oportunidade eles entregaram ao Chefe de Gabinete do MINC o projeto de revitalização do espaço localizado no coração da cidade que no mês de abril comemora seus 29 anos de emancipação.




Ensino privado

Segunda-Feira, 20/03/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

Chamam atenção os números do anuário apresentado na quinta-feira (16) pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe/RS). Entre os anos de 2005 e 2015 a rede privada de ensino gaúcho teve um crescimento de 23,4% na Educação Básica e de 74,9% na Educação Infantil. No mesmo período na educação profissional o número de matrículas cresceu 39,8%. Já o Ensino Médio teve no período uma queda de 21,4%, enquanto que o Ensino Superior obteve um crescimento de apenas 3,3%. Na década em questão a conjuntura econômica garantiu o aumento da renda da população, promovendo acesso a bens e serviços, dentre os quais ensino.

Falta assinar

As expectativas de que neste semestre haveria a seleção da primeira turma do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada não se confirmou. A URI e as outras trinta e oito instituições de ensino superior aguardam a visitação in loco da Comissão Avaliadora do Ministério da Educação. Na quarta-feira (15) uma comitiva liderada pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt (PSDB), participou de uma audiência no MEC para tratar do assunto. Eles foram informados que a portaria que norteará o processo de avaliação está na mesa do ministro. A previsão é que tão logo seja publicada no Diário Oficial da União terá início o processo de avaliação.

Curtas:

# A viabilidade da instalação de videomonitoramento para a cidade de Getúlio Vargas será a pauta de uma reunião programada para a noite de terça-feira (21).

# O encontro será realizado no auditório da ACCIAS com a presença dos diretores da entidade, conselho do Prodege e integrantes do poder executivo.

# Na oportunidade técnicos da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) vão apresentar os detalhes do sistema.

# Uma programação especial alusiva aos 25 anos de emancipação do município de Charrua está em curso.

# Nesta segunda-feira (20), feriado municipal, acontece uma Sessão Solene em homenagem a todos os que integraram os poderes executivo e legislativo.

# Durante o evento, que será realizado no Cento Cultural, serão outorgados os títulos de Cidadãos Charruenses a deputada federal Yeda Crusius (PSDB) e ao Padre Domingos Treviso.

# No período em que governo o Estado Yeda Crussius participou da abertura da Expo-Charrua e inaugurou a pavimentação asfáltica da rodovia que liga o município a Getúlio Vargas.

# A Secretaria da Fazenda do município de Getúlio Vargas distribui nota à imprensa informando que a partir do mês de junho os contribuintes em débitos serão levados a protesto.

# A iniciativa atende a Lei de Responsabilidade Fiscal e serão executados os contribuintes com dívida ativa nos exercícios 2013, 2014, 2015 e 2016.

Dito & Feito:

O deputado estadual Juliano Rosso (PCdoB) esteve em quatro cidades da região na última segunda-feira (13). Acompanhado do assessor Allan Pokojeski foi recebido no Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas  e em Sertão pela direção da Associação de Pais e Amigos do Instituto Federal do RS. Em Erechim visitou os veículos de comunicação, o Hospital Santa Terezinha, a UFFS, entre outros.




Boas novas

Segunda-Feira, 13/03/2017 às 08:00, por Neivo A. T. Fabris

O mês de março tem sido pródigo para a economia regional. A expectativa em torno da safra de verão se confirma e os números apresentados durante a Expodireto Cotrijal pelo presidente da Emater/RS são animadores. Os números divulgados por Clair Kuhn dão conta que, a safra de verão deve somar 30,86 milhões de toneladas no RS com um valor projetado de R$ 29 bilhões. Os negócios fechado na feira realizada na semana passada em Não-Me-Toque superam as expectativas dos organizadores. O comércio, atingido frontalmente pela recessão, já apresenta sinais de recuperação e será impulsionado com os recursos a serem injetados com o resultado da colheita.

Tecnologia de ponta

O número 2025 da Rua Jacob Gremmelmaier vai abrigar a filial brasileira da Intelitec. A empresa dedicada à produção de dispositivos eletrônicos e visuais para rastreamento e identificação de animais e produtos possui suas plantas industriais no Uruguai e no México. Ela atende o mercado mundial através das filiais dos Estados Unidos, Venezuela, República Dominicana e Itália. O comunicado da escolha do município de Getúlio Vargas foi feita ao prefeito Maurício Soligo (PP) por Hugo Estavillo, diretor geral da Intelitec do Uruguai, Clareta Ottis, diretora operacional do grupo no México, e Hermes Pase, responsável pela área comercial da nova filial. A operação deve inicia ainda neste mês com a abertura de cinco empregos diretos e a contratação de mais 25 após a instalação da unidade fabril.

Novos serviços na área da saúde

Outra boa notícia vem da Unimed Erechim. A cooperativa presidida pelo médico Alcides Mandelli Stumpf deverá inaugurar a nova Uniclínica junto ao centro de Qualidade de Vida Unimed no próximo semestre. Com capacidade para seis quartos privativos e oito semiprivativos, contará com três salas de cirurgia, setor de esterilização de materiais e de limpeza, posto de enfermagem, farmácia, cozinha e lavanderia, entre outros. A unidade realizará procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade nas mais diversas especialidades. Parte dos recursos investidos foi captada junto ao BRDE. A assinatura do termo de financiamento de R$ 6 milhões ocorreu na segunda-feira (06) na Casa do BRDE, durante a Expodireto. Estiveram presentes o governador José Ivo Sartori (PMDB), o presidente do banco, Odacir Klein, e o presidente e vice-presidente da Unimed Erechim.

Curtas:

# O diretor administrativo da Farsul, Francisco Lineu Schardong, deu posse à nova diretoria do Sindicato Rural de Getúlio Vargas que continuara sendo presidido por Sidnei Beledelli.

# A solenidade de posse da nova diretoria para o período 2017-2020 reuniu um grande número de associados, autoridades e convidados no último dia 02 de fevereiro.

# Todos os prefeitos presentes – Maurício Soligo (PP – Getúlio Vargas), Mário Luiz Ceron (PTB – Ipiranga do Sul) e Orlei Giaretta (PDB – Floriano Peixoto) são associados do sindicato.

# Também prestigiou a posse o prefeito Ildo José Orth (PP), de Coxilha, que preside o Sindicato Rural de Sertão.

# A Câmara de Vereadores aprovou o pedido do vereador Egidio Roque Novelli (PP) para que o executivo informe o valor atual dos restos a pagar.

# O presidente do legislativo sertanense quer que conste nas informações as dividas dos últimos anos até a presente data.

# As portas do gabinete do deputado Gilberto Capoani (PMDB) continuam sendo o porto seguro de prefeitos e vereadores de toda a região.

# Na quinta-feira (09) o prefeito Vilmar Merotto (PMDB), de Tapejara, esteve com o parlamentar para tratar sobre a complementação de recursos para a conclusão de perimetral.

# O município de Getúlio Vargas foi o primeiro no RS a implantar o DEL (Desenvolvimento Econômico Local), que leva o nome de Prodege – Programa de Desenvolvimento.

# Na terça-feira (07) e quarta-feira (08) o prefeito Maurício Soligo (PP) e o Secretário de Desenvolvimento Ademar Rigon (PP) participaram do 3º Fórum DEL, realizado em São José / SC.

# Mais de 40 cidades de SC, RS, MG e SP estiveram representadas no evento promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

# Na oportunidade o prefeito participou do painel de cases de sucesso apresentando o DEL – Getúlio Vargas, projeto surgido dentro da ACCIAS e que tem a entidade empresarial como coordenadora.

# O presidente da ACCIAS, Luís Carlos da Silva, não pode participar do evento promovido pela Facisc em função de agenda na Expodireto Cotrijal.

Dito & Feito:

Diana Zanatta foi empossada como a nova titular da 11ª Delegacia de Polícia Regional de Erechim. A posse ocorreu na véspera do Dia Internacional da Mulher. Natural de Nonoai ela iniciou sua carreira na Polícia Civil como delegada no ano de 2004. Diana é formada em Direito pela UFSM, pós-graduada e mestre na mesma área, além de ser professora da Universidade Regional Integrada. 

 




De vota as bases

Segunda-Feira, 06/03/2017 às 10:00, por Neivo A. T. Fabris


 
Desde sua fundação no dia 10 de fevereiro de 1980 o partido da estrelinha vermelha esteve na vanguarda das lutas sócias e políticas de norte a sul do país. As comemorações do 37º aniversário não teve o brilho dos anos anteriores quando o PT governava com Lula e Dilma. No período de apogeu contava com aliados das mais diferentes matizes ideológicos, parte deles ocupando hoje destacados postos da República. A acanhada celebração, realizada há menos de um mês no Sindicato dos Químicos de São Paulo reuniu dirigentes, militantes e partidários e teve como slogan “Ousadia para sonhar, coragem para lutar”.
 
I I
 
Fora do poder o PT retorna as origens, forjada no período de transição para a democracia quando ergueu bandeiras como a da reforma agrária e das Diretas Já. A Reforma da Previdência, principal pauta na Câmara Federal e Senado, tem sido apontada pelo governo interino como imprescindível. Determinado a barrar as mudanças na legislação que prevê entre outros a idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres suas lideranças voltam às bases. Na sexta-feira (03) foi criada a Frente Regional em Defesa da Previdência Pública do Alto Uruguai durante a audiência ocorrida durante a tarde na Câmara de Vereadores de Erechim.
 
I I I
 
Representantes de entidades, órgãos governamentais, lideranças políticas, sindicais e comunitárias de toda a região estiveram presente na audiência. Ela contou com a chancela da Assembleia Legislativa do RS, através da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Integrante da comissão o deputado Altemir Tortelli (PT) tem defendido peremptoriamente o debate em torno dos impactos da PEC 287/2016. O parlamentar coordena a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, lançada no último dia 24 de fevereiro em Porto Alegre, da qual fazem parte representantes da OAB e Ajuris, entre outras entidades, sindicatos e movimentos sociais. ,
 
 
Curtas:
 
# Na sessão da Câmara de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (02) o vereador Pastor Domingo (PP) teve aprovado pedido para que o executivo realize a pavimentação asfáltica no trecho da Rua João Borgmann, entre as Ruas Pedro Toniolo e Irmão Gabriel Leão.
# Na mesma sessão a vereadora Deliane Assunção Ponzi (PMDB) apresentou o projeto de Lei que institui o Prêmio Mulher Cidadã no município.
#
 
Curtas:
 
# O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa requerimento para criação de uma Comissão de Representação Externa para tratar das concessões federais no Estado.
# O documento foi entregue ao presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Pretto (PT), durante a sessão plenária de quarta-feira (1º).
# O trecho a ser licitado prevê a concessão das BRs-101/290/386/448, em 32 municípios.
# O deputado trabalhista disse ser contrário ao modelo apresentado pelo governo federal no que diz respeito aos baixos índices previstos dos recursos subsidiados, o que deverá encarecer em muito as tarifas a serem cobradas.
# Sossella criticou que o Programa de Exploração de Rodovia (PER) prevê as duplicações de rodovias, como a BR-386, somente depois de 12 anos da implantação do sistema.
# Na sessão de quarta-feira (01) o deputado Juliano Rosso (PCdoB) também se manifestou contrário ao processo conduzido pelo Ministério dos Transportes.
# O parlamentar comunista criticou a falta de debates e a pressa em que o assunto vem sendo tratado.
# Questionou também o longo período de trinta anos para as concessões a iniciativa privada e o prazo de uma década para as concessionárias realizarem apenas a manutenção das rodovias.
# Somente nas quatro praças de pedágio a serem instaladas na BR-386 os usuários deverão desembolsar R$ 80,00 entre a ida e a volta.
 
Dito & Feito
 
A nova diretoria do Sindicato Rural de Getúlio Vargas foi empossada na noite de sexta-feira (03) durante solenidade no Parque Cinquentenário. A diretoria da entidade com base em Getúlio Vargas e em outros quatro municípios é presidida por Sidinei Beledeli e pelo Luís Carlos da Silva.




Professores prefeitos

Segunda-Feira, 02/01/2017 às 10:00, por Neivo A. T. Fabris


 
Maurício Soligo (PP) será o terceiro professor a governar o município de Getúlio Vargas. Concursado na rede pública é professor da disciplina de história no ensino médio do Colégio Estadual Antônio Scussel (CEAS), atualmente licenciado do cargo. Quando foi eleito prefeito em 1976 Darcy José Peruzzollo era professor de geografia e mecanografia do curso de contabilidade do Colégio Cristo Rei e servidor da extinta Caixa Econômica Estadual.
 
I I
 
O terceiro professor a estar à frente do governo do município foi Milton Ênio Serafini. Além de advogado, atividade profissional que continua a exercer, era professor de estudos sociais na Escola Estadual Emílio Tagliari na então Estação Getúlio Vargas. Governou o município entre 1989 e 1992 e quando deixou o cargo retomou a docência no CEAS. Posteriormente pediu a exoneração junto a SEC/RS para se dedicar integralmente a advocacia.
 
I I I
 
No primeiro governo de Peruzzollo (1977 – 1982) o esporte recebeu um impulso com a construção do Centro Esportivo Municipal batizado recentemente de Ataliba José Flores. Foi inaugurado o Centro Administrativo, atual Campus 1 da Faculdade Ideau. Na área cultural destaque para a formação da Banda Marcial Getuliense. No seu segundo governo (1997 – 2000) todas as escolas receberam melhorias. Na 3ª Feira do Livro as presenças de Moacir Scliar e Carlos Henrique Iotti. Nas festividades dos 65 anos do município a realização da Mostra Histórica.
 
I V
 
O Centro Cultural 18 de Dezembro foi entregue a comunidade ainda no primeiro ano do governo Serafini. Instalado no antigo Cine Teatro Vera Cruz, com capacidade para 700 pessoas, o Centro Cultural foi palco da 1º Mostra de Arte Getuliense. Os demais gestores também deram atenção para a educação. Getúlio Vargas foi o primeiro dentre os integrantes da Amau a criar o Conselho da Cultura. Como já ocorre o prefeito continuará sendo chamado de Professor Maurício Soligo. Se cumprido o programa de governo para a área, divulgado ao longo da vitoriosa campanha, também deixará importante legado.
 
Curas:
 
# O primeiro escalão do governo Soligo/Pasa teve poucas alterações e ficou dentro da previsão feita pela coluna.
# Secretaria que integra todas as pastas, a da Administração, será comandada pelo advogado e engenheiro Paulo Edgar da Silva (PP).
# A segunda e última mudança ocorreu no Meio Ambiente, capitaneada interinamente por Vilson Barbizan (PTB).
# Ex. vereador e segundo suplente da bancada do PP para a legislatura 2017 – 2020 Daniel Fernandes vai responder pela do Meio Ambiente.
# Nelson Rogalski, com larga experiência no legislativo e professor de biologia com especialização em gestão era outro nome cotado para o Meio Ambiente.
# Primeiro suplente da bancada governista, a diferença de votos de Rogalski com Elói Nardi (PP) foi de apenas quinze votos.
# O advogado Milton Ênio Serafini (PTB) vai permanecer à frente da Procuradoria Geral do município de Getúlio Vargas.
# O prefeito eleito de Estação Humildes Camargo e a vice-prefeita Maria Helena Tonin (PPS) anunciaram na terça-feira (27) a equipe do governo.
# A Secretaria de Administração e Desenvolvimento terá a frente Luís Ângelo Tonin e a da Fazenda e Planejamento José Carlos Tonin.
# A pasta da Agricultura e Meio Ambiente Dionatan Catto e da Saúde Mauro Duarte.
# A Educação, Cultura e Desporto terá como titular Denise Maria Bordin Spadari, a Assistência Social Silvane Gazolla Tonin, e a de Obras e Serviços Públicos Moacir Antônio Duarte.
 
 Dito & Feito
 
A população de Ipiranga do Sul tem bons motivos para festejar. Novamente o município é destaque nacional ao integrar a lista das 100 cidades com alto desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM).. Dentre os municípios gaúchos atrás apenas de Porto Alegre e Carlos Barbosa. A cultura da comunidade para o trabalho, o cuidado com a educação e a saúde são alguns dos aspectos apontados pelo prefeito Mário Luís Ceron (PTB) como determinantes.

*A coluna faz um recesso e retorna no mês de março.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE