PUBLICIDADE

Colunistas


Coronavírus

Terça-Feira, 17/03/2020 às 07:00, por Saul Spinelli

O Brasil se une na luta para evitar os estragos na saúde dos brasileiros e também na economia como aconteceu em outros países e principalmente na Itália. Este não é um assunto de ideologia política e nem de direita ou esquerda. União de todos e torcida para que de tudo certo e tenhamos os menores prejuízos possíveis.

 

Coronavirus II
A discussão da Presença do Presidente Bolsonaro nas manifestações é polêmica e claro que recebe críticas e defesa em todo o país. Da minha parte me preocupo com a saúde do Presidente e de sua equipe e por isto acredito que as sugestões do Ministério de Saúde devem ser observadas por todos, não importando o cargo que ocupam.

 

Passo Fundo contra o coronavirus
O Prefeito Luciano Azevedo tomou decisões de prevenção nas escolas e espaços públicos, assim fez a Universidade de Passo Fundo, IMED, Câmara de Vereadores e outras entidades também agem para que com sintonia a cidade lute e evite prejuízos deste vírus que além de matar pessoas, destrói a economia causando desemprego.


Manifestações
Eu respeito todas as manifestações feitas em todo o Brasil e da minha parte não critico aqueles que defendem suas ideias, isto é democracia. Claro que devemos alertar que se tivéssemos o AI5 como alguns defendem, as manifestações não existiriam. Democracia é assim, temos o direito de votar e eleger quem desejamos, mas também a responsabilidade de que os critérios evitem a eleição de corruptos. O congresso é formado por homens e mulheres eleitos pela população e temos sim a responsabilidade de cuidarmos para não eleger corruptos.

Manifestações II
Agora independente de discussão de intervenção militar ou AI5, o que todos devemos entender são os recados da população, dos manifestantes que estão corretos em suas críticas de corrupção e o descaso do Supremo Tribunal com a situação Brasileira. Ouvir este recado é observar que precisamos fazer mudanças e precisamos admitir que o Brasil e os brasileiros precisam mudar urgente. Isto não é pauta de esquerda ou direita, é pauta dos homens e mulheres de bem.


Evandro Meirelles
O Vereador do PTB se mostra uma grande novidade da política em Passo Fundo, fazendo ações que melhoram a vida da população e de forma especial no Zachia e São Luiz Gonzaga. Parabéns Evandro, honra com trabalho os votos que recebeu em toda Passo Fundo.

 

Mateus Wesp
O Deputado Mateus Wesp, tem feito articulações importantes para que não se perca a verba do aeroporto. Caminhando nos setores pertinentes do Governo do Estado, Wesp faz com que o processo ande e que as coisas aconteçam. Não é fácil, mas a persistência é indispensável para que o sucesso seja alcançado.

 

Betinho Toson
Vereador do PSD já anunciou que não concorre a reeleição o que realmente é lamentável para todos nós que conhecemos e reconhecemos este grande jovem pela sua clareza, firmeza, competência e dedicação com as causas da cidade. Através do Betinho Toson, Passo Fundo garantiu verbas para os hospitais e esporte, com emendas do deputado Federal Danrlei de Deus. Parabéns Beto que com a parceria junto ao deputado já garantiu mais de R$ 8 milhões em emendas.




Expodireto

Terça-Feira, 03/03/2020 às 07:00, por Saul Spinelli

Um sucesso, mais uma vez a demonstração de competência e determinação de Nei Manica. Impressionante que mesmo depois de duas décadas a feira continua sendo extraordinária e referência no agribusiness brasileiro. No jantar do último domingo a força de lideranças e respeito com os movimentos do município de Não Me Toque mostra que a receita é não reclamar e sim seguir avante.

 

Rodovias

Dia 20 de março do corrente ano teremos uma audiência com o Promotor Paulo Cirne, para tratar sobre um tema antigo e ao mesmo tempo pauta atual. Os acessos às comunidades são perigosos, sem iluminação e sinalização, de modo que, obras, mesmo que pequenas, fazem com que acidentes com mortes sejam evitados. Triste a morosidade de alguns órgãos que encontram desculpas pela falta de recursos para justificar a incompetência.

 

Adroaldo Schenkel

O Delegado Regional é com certeza uma referência no Brasil e junto com sua equipe mostra o quanto a Polícia Civil de Passo Fundo e região serve de exemplo para toda a nação. Não é exagero não o que escrevo, é o retrato da realidade pois mesmo com salários abaixo da média nacional e a falta de estrutura, os policiais não se escondem e mostram resultados históricos nas investigações e prisão de bandidos.

 

Adroaldo Schenkel II

Impressionante o quanto as pessoas podem fazer quando querem e não ficam discutindo problemas e sim soluções. Quando fizemos uma reunião sobre a Delegacia de Idosos, o Delegado Regional mostrou a falta de estrutura e as dificuldades de colocar em prática este projeto. Pensei, tens razão e vamos fazer o que, o Estado está quebrado. Delegado Schenkel propôs então a abertura de dois cartórios para atendimento de denúncias de maus tratos a idosos. Solução, trabalho e boa vontade são com certeza a marca deste Delegado. Os idosos agradecem e desejo que este método de trabalho seja referência para todos.

 

Algemir Brunetto

Conversei pessoalmente com o Presidente do ICI – Instituto do câncer Infantil, Médico Algemir Bruneto. Depois nesta semana conversamos por telefone e o tema não poderia ser outro, a construção do Centro de internação de crianças com câncer e consolidação de Passo Fundo como o Centro de referência no tratamento. Orgulho desta pauta e de pessoas como Dr. Brunetto, homem experiente que nos passa com serenidade os caminhos a serem percorridos. Este tema não é partidário e nem ideológico, devemos todos darmos as mãos e seguir em frente para diagnosticar precocemente a patologia nas crianças e assim, curarmos.

 

Amoluse

A Associação de Moradores do Bairro Secchi, presidida pelo meu amigo Paulo Terloni é um exemplo de trabalho e perseverança. Na sua gestão e com seus companheiros de Diretoria tem feito e feito muito. Reforma e ampliação da sede da Associação, consolidação de dois campos de futebol, construção da cancha de bocha, conquista da cessão de uso das áreas do Estado para o Parque Linear, projeto arquitetônico realizado do Parque Linear, instalação de brinquedos na praça central, bancos instalados, plantios de árvores, calçada no acesso do bairro, melhorias na sinalização e iluminação. Também envolvimento direto com a EMEF CAIC, EMEI Mundo da Criança e apoio à construção da Escola dos Autistas Olga Caetano Dias. 

 

 




Alienação parental

Terça-Feira, 18/02/2020 às 07:00, por Saul Spinelli

Tema importante a ser debatido pela sociedade em todos os espaços possíveis, pois tem causado situações desastrosas às nossas crianças e adolescentes em todo o Brasil. Lamentável o quanto os pais e familiares utilizam as crianças para atingir os ex-companheiros (as). Triste, muito triste, que as pessoas não entendam que isto além de crime, muitas das vezes é irreversível nas vidas dos seus filhos.

 

Alienação parental II
A falta de diálogo é o principal ator desta desestrutura familiar, pois tanto a mãe quanto o pai se sentem proprietários dos filhos e querem que os mesmos nutram os mesmos sentimentos de rancor pelos seus ex-companheiros.

 

Alienação parental III
O pior é que os Advogados nem sempre possuem o sentimento de colocar seus clientes a raciocinar e ver que os maiores prejudicados não são os ex-companheiros e sim os filhos. Neste momento trata-se de pessoas e pessoas inocentes e indefesas e não de patrimônio. Tratar este assunto com responsabilidade é com certeza ter maturidade e respeito com os seres humanos que dependem da gente e no caso dos Advogados, honrar o juramento que fizeram.

 

Judiciário
E desta forma o Judiciário passa a ter que decidir pelos pais, ou seja, fazer intervenções necessárias para colocar o mínimo de ordem nas relações que um bom diálogo poderia resolver. O Juiz por mais boa vontade que tenha e até mesmo conhecimento não consegue enxergar o que acontece dentro dos lares e até mesmo nas reais ações dos pais. Os juízes tentam na maioria das vezes defender as crianças e adolescentes daqueles que deveriam protegê-las.

 

Judiciário II
Alienação parental nem sempre é descoberta na primeira, e digo com muita tranquilidade em algumas situações quando se avaliam os prejuízos as crianças já passaram da adolescência, então os pais devem pensar e refletir nas falas e atitudes com seus filhos, pois no futuro a repulsa da prole é resultado do que se fez na infância.

 

Conselho Tutelar
As críticas são normais, mas gostaria que as pessoas que opinam sobre este órgão olhassem os inúmeros casos de violência dos direitos das crianças e adolescentes registrados diariamente. Não me refiro a discussões, castigos e tapinhas na “bunda”. Me refiro a abusos sexuais e ataques físicos que deixam as crianças espancadas e internadas no hospital. Nestes casos que, repito, não são poucos, o Conselho Tutelar de Passo Fundo tem sido um dos melhores do Brasil e mostra a defesa incondicional de nossas crianças.

 

Conselho Tutelar II
Porém, em outros casos infelizmente, o Conselho é usado pelos pais para se atacarem e desta forma plantam mentiras com acusações falsas com intuito de prejudicar os ex-companheiros. Triste realidade das famílias que são competentes para dotar seus filhos de bens de consumo, mas incompetentes para dar amor, exemplos e limites.

 

Rede de proteção
Urge a luta para fortalecermos a rede de proteção com psicólogos e assistentes sociais para que estes assuntos, verdadeiros ou não, tenham avaliação imediata e, com isto, os encaminhamentos necessários para as nossas crianças e adolescentes. Deixarmos todo este fardo para o Judiciário é de fato um caminho que não poderá solucionar de forma adequada todos os casos que tem surgido devido à falta de diálogo.

 

Pensamento: Infelizmente os filhos não escolhem os pais, ou seja, os casais se escolhem e depois da separação a consequência disto acaba por prejudicar aqueles que não tiveram escolhas.

 




Respeito

Terça-Feira, 11/02/2020 às 07:00, por Saul Spinelli

Infelizmente os ataques nas redes sociais crescem a cada dia e não é somente na área política, basta uma postagem em facebook ou Instagram para que as pessoas se achem no direito de criticar, discordar e ofender. Muito triste por ver ainda o compartilhamento de notícias mentirosas que as pessoas sequer se dão ao trabalho de conferir a fonte.

Respeito II
Se querem pensar, criticar e opinar façam nos seus perfis, pois é falta de respeito se achar no direito de ofender as pessoas em postagens que são direitos individuais de cada um.

Política
Muitos criticam políticos e grande parte com razão, mas o que devemos reforçar sempre que as eleições existem para que a população faça a sua parte, ou seja analisar, comparar e votar. Desta forma, é possível demitir os políticos que não trabalham.

Eleição
Direção de escola, sindicatos, associações de moradores síndicos e muitos outros espaços, quem decide é a população. São os votos das pessoas que elegem e também demitem destes espaços nos momentos oportunos. O que não podemos é nos isentar de escolher e sermos criteriosos.

Câncer
O combate ao câncer é uma tarefa diária e difícil, pois trata-se de dramas familiares que envolvem muitos sentimentos. Nesta ação, o mais importante com certeza é a organização e foco nos projetos para que os atendimentos reivindicados estejam de acordo com o sistema todo. Em conversa com o Presidente do ICI – Instituto do Câncer Infantil, Dr. Algemir Brunetto, recebi uma aula de organização e planejamento que me fez repensar em algumas pautas que parecem ser urgentes, mas ao final vemos que olhando o todo não são. Obrigado Dr. Brunetto, pois com certeza planejar é o mais importante para garantir investimentos e resultados. A luta pela vida não pode parar.

Pablo Santiago
Este amigo é um visionário e todas as nossas conversas sobre combate ao câncer infantil resultaram em lutas e conquistas. Agora estamos tratando do rastreamento da mutação P53 em crianças recém-nascidas e com certeza teremos avanços além de Passo Fundo e sim para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Para isto, uma reunião com Beto Albuquerque do Instituto Pietro foi determinante para uma agenda junto à Secretaria Estadual de Educação. Avante.

Prefeito Luciano
No evento que marca o início do ano letivo 2020, o Prefeito Luciano Azevedo dividiu espaço na mesa principal com os dois principais Sindicatos que defendem os servidores municipais, ou seja, SIMPASSO e CMP. Este ato para alguns não tem importância, mas para mim demostra que este governo de oito anos foi marcado pelo diálogo, debates e conquistas. Parabéns Prefeito Luciano, pois em época que muitos municípios não consolidaram conquistas e nem mesmo garantiram direitos, Passo Fundo honrou com seus compromissos e atendeu várias pautas levantadas pelos servidores. Responsabilidade em Governar.

CUFA
Junior Torres avança nos projetos sociais da Central Única de Favelas e mostra, além de tudo, responsabilidade nos encaminhamentos para ações que contemplam crianças, adolescentes, famílias e idosos. Em Passo Fundo são 250 crianças atendidas nas comunidades do Valinhos, Hípica, Jaboticabal e Schisler. Parabéns ao apoio da BS-Bios, Oniz Alimentos e Comercial Zaffari. Quem acredita no seu povo, merece nosso reconhecimento.




Ciclovia

Terça-Feira, 04/02/2020 às 07:00, por Saul Spinelli

Domingo quando íamos para Santa Maria e, para isto, entrando na Aspirante Jenner, precisamos parar na sinaleira da Avenida Brasil. Se localizando pelo carro já estacionado junto à sinaleira, acabou-se que nosso carro ocupou 50% do espaço da ciclovia, algo ilegal e perigoso. O amigo Rafael Lopes, ciclista passou, cumprimentou e nos chamou a atenção, o que foi imediatamente corrigido.

Ciclovia II
Importante estes cuidados que devemos ter com espaços de convivência de carros, ciclistas e pedestres, avançar a ciclovia ou até mesmo não observar regras de segurança são fatores determinantes que podem causar acidentes.

Ciclovia III
A manifestação do Rafael Lopes é importante para evitar acidentes e respeitar espaços de todos. Dias destes a colega Jornalista Natalia Favero trafegava na ciclovia com sua bicicleta no Boqueirão, próximo ao Mercado Marcolan, direção bairro-centro, quando um pedestre acabou batendo e derrubando ela na pista dos carros.

Ciclovia IV
Fratura exposta, duas cirurgias, antibióticos e afastamento do trabalho pelo mínimo metade do ano. Diariamente centenas de pessoas ocupam a ciclovia no Boqueirão em trecho que as placas determinam o uso exclusivo de ciclistas e por isto reforço, observar as regras é demonstração de respeito e cuidados com segurança.

Boa gente
Jussara Carmo Waskevicz é amiga da vida toda, daquelas pessoas que irradiam energias positivas e nos contagiam com a bondade e gratidão que são inerentes de suas almas. Jussara tem gratidão no coração e nas atitudes e por isto faz a diferença. Exemplo de mãe, esposa, filha, avó e amiga. Vida longa Jussara e parabéns pela linda família que você construiu.

Oscar Pizzinatto
Nesta semana que passou faleceu o amigo Oscar Pizzinatto, dentista e ex- Secretário da Saúde do município. Um bom, sério, ético e cativante. Quando nos encontrávamos na rua o papo se estendia por muito tempo e os mais variados assuntos, isto porque Oscar era vida, amizade e adorava sua cidade. Deixou um legado de ensinamentos e principalmente a consolidação de uma família estruturada no amor de 52 anos com a eterna companheira Mariza.

Oscar Pizzinatto II
Com Mariza, Oscar criou e educou seus três filhos, Estelita, Rodrigo e Ricardo. Chega ao final da jornada e nos ensina que os homens bons não morrem, vivem eternamente nas lembranças de todos nós. Recordo-me do Oscar, de minha adolescência na Rua Moron e ao despedir-me deste amigo o parabenizei em silêncio pela vida honrada e plena que teve e aos filhos maravilhosos que deixou neste mundo. Oscar viveu, vive e viverá sempre.

Educação
São seiscentos professores nomeados pelo Prefeito Luciano Azevedo na sua gestão de oito anos. Uma conquista à educação municipal e que devemos aplaudir. Foram dezessete escolas novas inauguradas nesta gestão e somadas às reformadas e ampliadas chega a números que colocam Passo Fundo em um estágio privilegiado em relação aos demais municípios do Brasil. Parabéns Prefeito Luciano, pois para chegar a esta conquista precisou muitos ajustes e coragem de fazer.

Legislativo
A Câmara de Vereadores pode e deve articular muitas ações de defesa dos direitos da comunidade e principalmente no que se refere à garantia da qualidade de vida dos idosos e crianças, mulheres e pessoas deficientes.

 

 

 

 

 






PUBLICIDADE