PUBLICIDADE

Colunistas


Coluna Saul Spinelli

Terça-Feira, 18/04/2017 às 08:00, por Saul Spinelli

Conselho Tutelar

É muito fácil atribuir ao Conselho Tutelar os problemas sociais ou até mesmo a falta de fiscalização que temos quanto a venda e consumo de bebidas para crianças e adolescentes. A terceirização da educação dos filhos pelos pais é com certeza um dos grandes problemas que temos na modernidade.

Conselho Tutelar II

Abuso sexual, maus tratos, abandono de incapaz, negligência e tantas outras violações são o cotidiano dos nossos Conselheiros Tutelares. Temos ainda a irresponsabilidade de alguns pais que não garantem a presença de seus filhos na escola e quando questionados pelo Conselho Tutelar são indiferentes.

Conselho Tutelar III

Temos dez Conselheiros e muitos viram a noite e o dia atendendo famílias e resolvendo muitos problemas. Se há algum tipo de falha, esses são fatos isolados e devem ser tratados desta forma.

Família

Ter filhos é uma responsabilidade enorme, para toda a vida. O que vemos hoje é a falta de planejamento familiar e com isto os problemas sociais aumentam não apenas pela pobreza e sim por falta de responsabilidade. Exigir que não se fuja das responsabilidades é o primeiro passo para iniciarmos a construção de uma sociedade melhor.

Filhos

Educar da trabalho. Educar cansa e quem acha isso difícil não seja pai ou mãe. Educar se inicia desde a gestação e não apenas na adolescência. Muitos não sabem ou não querem dizer não e quando a sociedade o faz os problemas se iniciam.

Escolas

Hoje os professores sofrem lamentavelmente com alguns de seus alunos que chegam as escolas sem limites e acreditando que no mundo apenas ouvimos sim. Atendem celular, não prestam atenção na aula, não respeitam regras e quando questionados dizem verdadeiros impropérios aos nossos mestres. Precisamos enfrentar de frente este problema.

Escolas II

Reunião de mais contam apenas com 10% dos pais que não priorizam o ato mais importante que é de apoiar a escola, professores e funcionários das escolas de seus filhos. Triste e como sabemos muitas situações acabam com envolvimento em drogas, prostituição e outros atos ilícitos.

Passagem Integrada

Passo Fundo esta atrasada mais de três décadas no tema de bilhetagem eletrônica e passagem integrada. O povo trabalhador e também os empresários não merecem mais esperar e contam com a licitação do transporte para garantir que um cidadão possa morar no Zachia e trabalhar no Boqueirão, sem ter que pagar quatro passagens.

Passagem Integrada II

Hoje temos cidades onde a segunda passagem é gratuita enquanto Passo Fundo debate este tema há muito tempo. Os empresários hoje pagam caro e muito caro os vales para seus trabalhadores e isto somente terminará com a modernidade do transporte, mas também com a implantação da passagem integrada.

Abuso sexual

Hoje nos três meses de 2017 tivemos mais de quarenta abusos contra crianças e adolescentes. Os Conselheiros, SEMCAS e Ministério Público em força tarefa para que os processos andem, mas o prejuízo nas crianças é algo que os acompanham pelo resto da vida.

Abuso Sexual

Laudos que antes eram feitos pelo CEPIA hoje ficaram de responsabilidade do Estado, ou seja, alguns processos parados esperando a máquina desestruturada do Rio Grande do Sul. As crianças humildes mais uma vez são prejudicadas pela falta de agilidade de quem de fato deveria protegê-las.  

Turno Integral

Anotem meus amigos a falta de turno integral na rede de Escola de Ensino Infantil será tema em breve, pois hoje muitas crianças ficam sem escola ou no turno inverso abandonadas pelo Estado. E antes que falem nas famílias, sei que existem casos específicos de mães que não trabalham, mas temos situações de famílias que trabalham nos dois turnos, diferentes de muitas categorias que contam com meio turno ou seis horas na jornada de trabalho.

 




Coluna Saul Spinelli

Terça-Feira, 11/04/2017 às 08:00, por Saul Spinelli

Ensino Infantil

Tem sido debate nos grandes centros do país a questão do turno integral nas Escolas de Ensino Infantil. Tema que é local também em função das muitas demandas de crianças que acabam ficando sem escola e com isto seus direitos básicos são violados.

Turno Integral

Este é um tema dos grandes países e o Brasil tem discutido de forma tímida a necessidade de garantirmos o turno integral para os alunos. Na LDB, Lei de Diretrizes e Bases consta “Educar e cuidar” de nossas crianças.

Segurança

Garantir turno integral é garantir segurança as nossas crianças e isto não sou eu quem diz, vemos a bandeira ser defendida por muitos educadores no mundo inteiro. Desejo que o Conselho de Educação se reúna com os respectivos conselhos da Criança e Assistência Social para definir este tema e pontuar regras a serem cumpridas.

Absurdo

A nova reforma no ensino médio prevê turno integral aos jovens que nesta idade desejam compartilhar os estudos com trabalho. Infelizmente falta diálogo com a comunidade, pois no ensino infantil meio turno e no médio turno integral.

Escola Aberta

Quinta feira próxima quando muitos estarão de folga antecipada o Ministério Público se reúne para debater com as forças vivas da comunidade a questão da Escola Aberta. Ana Cristina Ferrareze é um exemplo de Promotora e tem como principal bandeira a “Educação”.

Escola Aberta II

Infelizmente quem deveria comandar o debate defende o fechamento de uma escola e o término de um projeto que garante acesso para crianças e adolescentes vulneráveis.

Escola Aberta III

Necessário urgente uma força tarefa para busca ativa dos alunos através do trabalho e apoio de todos. A reunião do Ministério Público é demonstração do quanto é necessário que a sociedade faça a sua parte e mobilize apoio para este projeto Escola Aberta que transforma pessoas com trabalho dedicado dos professores e funcionários. Obrigação compartilhada do Município e Estado.

Natal Ecológico

Anotem e aguardem as novidades da Associação Boqueirão Legal, que completa no próximo dezembro, dez anos de funcionamento. Novidades quem marcam uma década de trabalho voluntário para este grande evento.

Cohab II

Quando pessoas de bem se unem, as coisas boas acontecem. Em breve a comunidade desta grande comunidade anunciará um investimento comunitário para garantir direitos aos moradores. Será um modelo de gestão a ser seguido com certeza para em todo o Estado. Parabéns Associação de Moradores.

Integração

Bairro Integração completa aniversário em maio de 2017 e para comemorar este momento será realizada um encontro ecumênico reunindo moradores, lideranças e autoridades.

Museu virtual

No Integração se organiza o museu virtual com imagens e depoimentos dos últimos 80 anos desta grande comunidade. Emocionante o trabalho que envolve jovens, adultos e idosos. Parabéns aos envolvidos por resgatar o trabalho e desenvolvimento de décadas.

Bairro a Bairro

Parabéns por mais uma edição do Bairro a Bairro, pois aproxima a comunidade dos seus gestores. Com certeza ótimo momento de diálogo e encaminhamento de soluções.

 




Coluna Saul Spinelli

Terça-Feira, 04/04/2017 às 08:00, por Saul Spinelli

Segurança
O Estado apático e os municipios sem dinheiro e quem paga a conta são as comunidades e justamente aqueles que sustentam toda a máquina pública. Pagamos e pagamos muito e chega o IPTU, IPVA, ICMs e outros tantos impostos. Grande parte vai para a corrupção e outra parte para despecidio. 

Segurança II
Passo Fundo não é diferente e a cada dia que passamos vamos desanimando com algumas coisas. O CONSEPRO que funcionava com parte das multas resolvia muitas questões, parte delas foi a construção do prédio da policia civil nos altos da Petrópolis e obra inacabada. Reforma nas viaturas que hoje estão encima do cepo. Triste, pois se este conselho tivesse um fundo, muitas coisas seriam diferente. 

Beto Albuquerque
O Presidente do PSB Estadual defende que o partido tenha candidatura própria para o Estado e também no Brasil. Destaca ainda que o projeto da Previdência é um castigo para os trabalhadores. Esperamos que os Deputados do PSB votem contra e lutem pelos direitos dos trabalhadores. 

CORSAN
Uma tentativa de reunião com a Direção da CORSAN em Porto Alegre tem sido impossivel. O movimento comunitário tem desejado discutir com o Presidente temas comunitários, mas mesmo o pedido ter sido feito em maio de 2016 a resposta tem sido negativa. O Presidente esteve em Passo Fundo e mesmo assim não valorizou o pedido feito por aqueles que foram os principais defensores da renovação do contratro com a Compahia. 

CORSAN II
Acredito que receber as lideranças e ouvir as demandas além de ser democrático é obrigação de quem administra empresa pública. Mas infelismente nem todos entendem desta forma. A pauta que poderia ser com uma empresa pública, passa a ser dicutida com empresa privada.

Aeroporto
A questão do Aeroporto é outra questão que temos que trazer a tona, pois a situação é uma vergonha para todos nós. Em outros municipios, tais como Chapecó e Sorriso esta pauta foi definitivamente bem encaminhada. Temos que trazer para nós este debate. Unir forças com empresários e forças politicas para encaminhar soluções, pois quem perde é a cidade. A Prefeitura pode e deve captanear este tema como fizeram outras cidades e o Legislativo tem sua obrigação de debater o tema com responsabilidade. Esperar que a União e o Estado falido resolva é ilusão. 

Escola Aberta
Triste posição da Coordenação de Educação de Passo Fundo que mesmo com reuniãoes com a comunidade escola e lideranças não postam uma posição firme em defesa da educação. Houveram reuniões da Câmara de Vereadores e Ministério Público e nem uma delas contou com a presença do Coordenador Santos Olavo Misturine. Porto Alegre poderia ter feito um debate mais respeitoso com os alunos, pais e funcionários, mas não o faz e infeslimente a verba que teve destino especifico hoje terá outro destino. Ana Cristina Ferrareze Cirne, Promotora da Educação tem liderado a defesa de que a escola continue funcionando em turno integral.

Escola Aberta II
Alunos vulneráveis prejudicados com a decisão do Governo do Estado de deixar apenas um turno  e com isto inviabilizar o funcionamento da escola como foi pensada no seu projeto original. Triste que não se pense de fato nas familias e seus filhos que mais são prejudicados pela questão social. Pesno que o Municipio e Estado deveria pensar e repensar pois reremos problemas sérios de inclusão destes alunos nas escolas. 

Educação
Hoje precisamos debater a questão do ensino infantil. Vagas nas escolas e também turno integral. Hoje muitas crianças estudam fora na area de abrangência de suas residências e com isto são obrigados a pagar transporte particular. Alunos do Boqueirão estudando na São Cristovão e outros tantos ficando no turno inveso em casa sem condições de segurança. Temos uma realidade completamente diferente do passado. Mulheres trabalhando e crianças com seus irmão adolescentes e grande parte vulneráveis as questões de pedofelia, drogas e outros tantos maleficios. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê educar e cuidar de nossas crianças e isto infeliesmente não tem sido observado no Brasil. Triste realidade. Tema que o Ministério Público já cuida com muita responsabilidade através da ação firme e forte de nossa Promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne. 

Parabéns
Secretário Cristian Thans, pela forma respeitosa que tem tratado os assuntos das comunidades. Com certeza é isto que o povo espera de um agente público. Humildade e trabalho. Atende o telefone e senão é possivel na hora tem dado retorno necessário. A limpeza da cidade mesmo com o ritmo nem sempre esperado pelas comunidades tem sido feito pela Prefeitura e sabemos dos problemas históricos e também da extensão da àrea a ser limpa. 

Luta
São 35 anos de movimento comunitários e muitas conquistas. Sou orgulhoso de minha caminhada e principlamente de ter contado com muitos amigos e compnaheiros. Aprendi que nada se conquista sem luta e perseverença. Temos que olhar para frente e olhando para o futuro que haveremos de deixar uma cidade bonita e planejada para os nosso filhos. Sigo em frente e parabenizo os amigos que nunca desistem e fazem de forma voluntária as coisas acontecerem. 

Inclusão

Tema a ser abordado é a inclusão de alunos especiais. Dificuldades de vagas e também de monitores e temos que fazer o debate e a sociedade junto com o poder público encontrar uma solução. Urgente este tema, face a necessidade de se cumprir a lei. 

AME

Será em breve realidade a Associação de Mães Especiais que tratará de temas importantes na defesa de direitos de seus filhos nas áreas da acessibilidade, educação e saúde. Reunião no Ministério Público com a Promotora Clarissa Simões Machado fará o debate com todos os órgãos responsáveis para garantir os direitos das crianças e adolescentes. O Secretário de Saúde do município Luiz Arthur Rosa Filho, que fez o debate sobre o atendimento da farmácia e isto merece nosso reconhecimento. Parabéns. 

 

 




Coluna Saul Spinelli

Terça-Feira, 28/03/2017 às 08:00, por Saul Spinelli

Descaso

Neste final de semana a família de Sidnei Brito Nascimento recebeu a triste notícia que ele tinha falecido, após vários dias internado no HSVP devido um acidente de trânsito. Isto foi 8h de domingo e o corpo apenas liberado do IML às 18h para o velório. O IML de Passo Fundo atende a região e sabemos de todo o trabalho técnico dos médicos, mas haverá de ser tomadas providências para que as famílias não sofram ainda mais com o descaso do Estado.

Descaso II

Perguntamos algo que acredito ser fácil de responder: Quantos médicos têm à disposição do IML de Passo Fundo?  Se faleceu no hospital e passou por várias avaliações médicas, o por quê da autopsia no IML? Que horas foi chamado e que horas chegaram os médicos para atender as demandas?

Descaso III

Quatro viaturas de funerárias esperando pela liberação dos corpos e vários familiares chorando desesperadamente há espera de solução ou pelo menos uma explicação.

Sofrimento

Alguns podem até não concordar comigo e respeito às diferenças, mas como as coisas no Brasil andam de forma diferente quando se trata de ricos, poderosos e famosos. O pobre sofre em vida e também em morte. Os serviços públicos são lentos e as explicações as mais variadas possíveis, mas a verdade é que mesmo aqueles que são remunerados para resolver os problemas acabam por encontrar muitas justificativas e quem acaba por ter prejuízos são os menos favorecidos.

Transplante de medula

Teremos em Passo Fundo o Centro de Transplante de medula óssea. Isto é uma das maiores e mais importantes notícias dos últimos anos. Coloca Passo Fundo em um patamar especial no tratamento do câncer.

Exemplos

Destaco aqui o trabalho, dedicação e comprometimento da médica Moema Nene  Santos na luta por esta bandeira, assim como o incansável Beto Albuquerque que revolucionou as políticas públicas no Brasil nesta área. Direção do HSVP através de Hilário de David, que não soma esforços para avançar no projeto.

Exemplos II

Nosso amigo médico Pablo Santiago, um visionário e que em 2012 iniciou e tive o privilégio de junto com ele consolidar o Centro Oncológico  Infanto juvenil com emenda do amigo Beto Albuquerque. As pessoas boas fazem a diferença quando estão juntas, unidas e comprometidas. Parabéns pessoal e me orgulho de estar junto neste grupo.

Especial

Equipe do Centro Oncológico, que são anjos abençoados cuidando com carinho e profissionalismo de todos que precisam.




Coluna Saul Spinelli

Terça-Feira, 01/03/2016 às 09:05, por Saul Spinelli

Covardia
A violência aumentou e pessoas inocentes estão morrendo. Vemos isto passivamente todos os dias e além de Passo Fundo a realidade é de todo o Brasil. Matam por nada e matam mesmo sem reação das vitimas. Osmar Drey, comerciante da Cohab I simboliza a dor de muitas famílias de nosso município que passaram pela dor de ver um familiar assassinado a sangue frio pelos marginais. Temos vários casos e podemos aqui elencar o taxista assassinado, da idosa morta no Bairro São José, vigilante da lotérica na Sete de Setembro, comerciante do Valinhos e vários outros crimes bárbaros de nossa cidade. Vida que viram índices de criminalidade. Exigir de quem? Pedir segurança para quem? Isto é responsabilidade dos governos e os nossos governantes devem sim fazer uma força tarefa para acabar com esta barbárie que estamos vivendo. Não é normal e não acharei normal um homem bom como Drey morrer da forma covarde que morreu. Não aceito as desculpa do governo que falta efetivo e nem mesmo que faltam espaços no presídio, porque mais de R$ 8 milhões voltaram para Brasília por falta da construção da nova prisão.

Impunidade
Um dos motivadores da violência é a impunidade. Saber que um assassino com bom advogado e sem antecedentes ficam não mais de cinco anos na cadeia. Saber que traficantes conseguem liberdade com a justificativa que não oferecem perigo a sociedade. Ver a dor das famílias por toda a vida, enquanto os assassinos ficam em liberdade é sim um ato de covardia contra as pessoas de bem deste país. Temos que defender os direitos humanos, mas temos que defender também os humanos direitos. Quem lembra daquela senhora que foi assassinada e colocada no porta malas ? Quem lembra do taxista assassinado em 1992 e que deixou seis filhos com a viúva ? Quem se lembra da comerciante da Vila Luiza assassinada e que deixou seu filho autista? Quem se lembra de tantos e tantos casos de assassinatos que levaram vidas de pais, mães e filhos de família? Certamente muitos esqueceram destes casos, assim como esqueceram do Drey. Agora quero lembrar que os assassinos estão soltos, soltos e cultivando a liberdade sem que tenham pago pelos crimes que cometeram. Covardia. Covardia e mil vezes covardia. Educação sim, paciência sim, mas lamentavelmente estão matando porque sabem que neste país a vida vale muito pouco e que do cemitério ninguém sai, mas da cadeia não tem sido tão difícil.

Culpa
Culpa de quem? Esta é a pergunta que fazemos e queremos resposta, pois o rapaz que entrou na loja do Drey e matou um homem que se quer reagiu é assassino. Os jovens que mataram a idosa no Bairro São José são assassinos e merecem cadeia por muitos e muitos anos. Isto serve de exemplo, pois quando os assassinos mofarem na cadeia, outros pensaram três vezes antes de matar alguém.

Família
A família é a base de tudo e tenho tido por aonde vou que filhos não podem ser subproduto do sexo. Sou contra o controle de natalidade, mas a favor do planejamento familiar. Os governos não incentivam o planejamento pois isto favorece os bolsões de miséria onde os políticos corruptos fazem a farra em épocas eleitorais. Uma senhora com nove filhos caminhou sem nenhum sucesso para fazer a laqueadura pelo SUS. Teve o 10° e ainda espera a burocracia do sistema. O estado tem suas obrigações e devemos exigir que façam o que tem que ser feito, mas isentar pais de educarem seus filhos. Isentar homens que abandonam as mulheres e filhos a própria sorte. Responsabilidade. Colocou filho no mundo que o assuma e se não assumir, que não coloquem outros. Simples assim.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE