PUBLICIDADE

Colunistas


Importante

Terça-Feira, 03/07/2018 às 06:00, por Saul Spinelli

A pergunta que devemos fazer é o que de fato é importante em nossas vidas. Família, emprego, dinheiro, patrimônio, luxo, poder ou prestígio. Encontrar o equilíbrio para vivermos bem é o segrego da felicidade, pois o tempo passa e a vida é curta, dar valor aquilo que é sazonal. Priorizar é urgente, pois vemos o que destinamos o tempo para coisas que ao final não tem valor nenhum e apenas perdemos as oportunidades para consolidar nossa felicidade.

 

Tempo
De todas as coisas que investimos, a única coisa que não temos de volta é o tempo. Destinar o tempo para coisas sem valor é o maior desperdício de todos, pois não tem resultado nenhum. Se nossa prioridade é a família, então curta, aproveite, valorize e destine seu precioso tempo para de fato consolidar tua presença entre teus familiares, caso contrário um dia à conta chega e o pagamento é o arrependimento e tristeza.

 

Política
Desde que o mundo é mundo que a política faz parte da vida das pessoas, e mesmo que não queiramos ao final de novembro teremos os nomes conhecidos dos Deputados, Senadores, Governadores e Presidente. A política existe no meio sindical, na educação, na saúde e até mesmo em nossas comunidades. Elegemos Presidentes de Associações de Moradores, nos Sindicatos, Diretoras de escolas, Grêmios Estudantis e tantos outros espaços.

Política II

Desta forma, defendo que possamos analisar os critérios de escolha para elegermos todos aqueles que nos seus devidos espaços tomam decisões que influenciam a vida da população. Escolher mal a Direção da Escola terá resultados altamente negativos, assim como a escolha errônea de representantes no Senado, Câmara e Legislativo com escolha de nomes envolvidos em corrupção ou incompetência terão desdobramentos de prejuízos incalculáveis ao País.
Política III
Se desejamos melhorar a vida do país, devemos iniciar votando em pessoas que não distribuam gasolina, britas, carga de terra ou dinheiro. Para melhorar devemos olhar onde atuam os candidatos na vida privada. Entidades, ações que fazem de forma profissional ou voluntária. Se o candidato pretende comprar votos, com certeza não será um político honesto, assim como nas eleições de qualquer outra natureza. Se o Presidente do Bairro utilizar recursos desonestos para se eleger, não espere dele ações positivas ao longo do mandato, assim como em qualquer outro espaço. Votar é mais que um direito, é o dever de garantirmos um país com homens honestos governando nossa nação.

 

Hospital São Vicente
Com absoluta certeza temos hoje que comemorarmos 100 anos do nosso querido Hospital São Vicente de Paulo. Parabéns à Direção, funcionários e ainda, todos aqueles que fazem seu trabalho como voluntários. Hilário de David, que por mais de 40 anos administra o Hospital e fez com seu trabalho esta instituição crescer e oferecer grandes serviços. Ao Décio Lima, Presidente que deixou o cargo na semana passada que é com absoluta certeza reserva moral da política brasileira e como Vicentino um exemplo de servir ao próximo.

 

Avançar sempre
Não desistir é a palavra de ordem daqueles que vencem. Dizer que não adiantam reuniões e visitas é ficar na zona de conforto, ou seja, se não sair a pessoa diz que acertou em não perder tempo e se sair não reconhece o mérito daqueles que ficam anos lutando por obras e projetos. Desistir nunca. A frase celebre “Nem todos que tentaram conseguiram, mas com certeza, todos que conseguiram tentaram”.

 

Fumaça branca
Parabenizo o Tribunal de Justiça que designou o novo Juiz da Vara da Infância e Juventude para Passo Fundo, Dr. Antônio Carlos Ribeiro. Com certeza absoluta a falta de um juiz titular faz com que muitos processos fiquem parados e todos envolvem a vida de crianças e adolescentes. Parabéns que venha para a cidade e seja recebido com festa, pois as notícias de sua atuação na vizinha cidade de Erechim são altamente positivas. A nossa rede de proteção é altamente qualificada e faz a diferença, com certeza esta notícia é uma das melhores deste ano.




Aeroporto

Terça-Feira, 26/06/2018 às 06:00, por Saul Spinelli

Concordo com várias críticas sobre a questão da demora sobre as obras do aeroporto, mas que de fato é uma conquista para nossa cidade, isto acredito ser indiscutível. Santo Ângelo foi uma das cidades que perdeu os investimentos para as obras de seu aeroporto, enquanto Passo Fundo garantiu que este sonho se realizasse.

Aeroporto II
Temos orgulho de nossa cidade e parabenizo todos que se envolveram e fizeram a diferença, para que isso acontecesse. Criticar, torcer contra é mais que pessimismo, beira à insanidade. Em nome do Prefeito Luciano Azevedo, ex-Deputado Beto Albuquerque e Vereador Paulo Neckle destaco o empenho de muitos agentes públicos.

 

ESF Jaime Debastiani
Visitei hoje o ambulatório Jaime Debastiani, no Jerônimo Coelho e mesmo sendo uma obra inaugurada recentemente pelo Estado, se encontra em péssimas condições. Chove dentro, comprometeu toda a rede elétrica, roubaram o compressor para o trabalho do dentista e, ainda, necessitamos cercar o pátio e colocar grades nas janelas. As empresas que constroem obras de péssima qualidade deveriam além de devolver o dinheiro, serem proibidas de participarem de licitações. Indignante.

 

Passo Fundo sem Juiz
Estamos sem Juiz titular da Vara de infância e Juventude, sendo esta uma das principais áreas de nossa sociedade. Se não temos cuidado e responsabilidade de tratar com prioridade nossas crianças, imagina o que teremos no futuro. Precisamos urgente que este assunto seja tratado com prioridade para que os processos andem e com isto a vida de centenas de crianças e adolescentes sejam resolvidas.

 

Ambulatório de rua
Estaremos tratando com o Hospital São Vicente de Paulo, que completa 100 anos em 2018 do assunto que estabelece a criação de um ambulatório de rua em nossa cidade. O Objetivo é de atender pessoas em situação de rua com equipe técnica para de fato envolver as mesmas no tratamento necessário. Julio Stobbe tem sido um dos articuladores com apoio do Ex-Deputado Beto Albuquerque e o município através da equipe do Prefeito Luciano Azevedo.

 

Cartórios para idosos
Estou muito feliz com a notícia que em breve teremos dois cartórios especializados para atender os casos de violação dos direitos de idosos em nossa cidade. Uma conversa com o nosso dinâmico Delegado Adroaldo Schenkel e a rede de proteção. Também estive em conversa com o Doutor Rogério Silva, Diretor da Faculdade de Direito da UPF e Vice-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, eleito da mesma Universidade. Com Rogério estamos tratando da questão de uma parceria que proporcione o trabalho de assistência social nas delegacias para viabilizar uma análise técnico e social dos casos e com isto, encaminhando a conciliação, quando isto for possível. Avançar sempre nos cuidados com a população.

 

Tiago Bilhar
Nosso amigo o Advogado Tiago Bilhar, transfere residência para Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Competente Advogado tem notabilizado suas ações profissionais com muita competência e desta forma com sua esposa, também Advogada Daniela Zambenedetti, é respeitado e requisitado em ações em todo o país. Forte abraço meu amigo e que Deus ilumine você e sua família.

 

Fabiano Pereira
Esteve em Passo Fundo na última semana. Pré-candidato a Deputado Estadual pelo PSB, trouxe para Passo Fundo soluções concretas para projetos importantes. Cessão de uso da área na comunidade do Secchi que servirá para um Parque Linear, agilidade no contrato da Corsan para as obras da Avenida Brasil e, ainda, regularização das casas de propriedade da extinta Cohab. Homem público que faz por onde passa e merece nosso respeito por isto.

 

Padre Anchieta
Gestão inteligente e competente da nossa amiga Professora, Nadir Falcão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Anchieta. Além da valorização dos professores, projeto pedagógico e sintonia com a comunidade escolar, Nadir é querida pelos alunos por ser ao mesmo tempo enérgica com as regras, amável com todas as crianças e adolescentes. Orgulho desta Professora e da Escola que ela dirige e desejo que seja feliz e realize seus sonhos, pois Nadir é professora por vocação. Parabéns.




Doebber

Terça-Feira, 19/06/2018 às 06:00, por Saul Spinelli

Domingo, dia frio de inverno, me chega a notícia triste do falecimento do amigo José Doebber. Homem simples, cobrador de ônibus e sindicalista por vocação. Defensor da Codepas e também dos direitos dos trabalhadores. Doebber foi meu amigo e também vizinho, na sua despedida muitas histórias de sua vida, onde não faltaram momentos de luta e persistência para melhorar este mundo. Doebber, reclamava, mas também fazia. Não se acostumou com este mundo injusto, e o que pode fazer para melhorar, fez. Que Deus receba este amigo de braços abertos e que ele siga a trajetória que todos nós um dia haveremos de seguir.

 

Burocracia
Marilene Rosso Grazziotin, um dia me disse na SEMCAS que a burocracia quem faz é a gente. Tens razão minha amiga. Quando os homens querem que as coisas andem, de fato as coisas acontecem. Vamos aos exemplos: Aeroporto, o dinheiro está disponível há muito tempo e a burocracia atrasa a licitação e consequentemente a execução das obras. Outro caso são as obras do presídio, chegando ao cumulo de termos a devolução do dinheiro. As obras do PAC de asfaltamento é um absurdo quando em Brasília uma adequação de projeto, para modificar a medida do leito da rua leva oito meses no Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal mais três meses. Dinheiro no Banco, projetos prontos e comunidade esperando, mas a tal da “burocracia” atrapalha o desenvolvimento.

 

Burocracia II
Assim como os moradores das ruas Jovino Martins e Miguel Vargas esperam adequação do projeto há mais de ano, os proprietários dos laticínios aguardam do estado uma inspeção que possibilite que os mesmos comercializem seus produtos em outros municípios. Passo Fundo perde, pois, outras cidades já possuem este sistema e trazem suas mercadorias aqui para os passofundenses. A burocracia é lenta quando nós somos lentos, e anda com agilidade quando tratamos com responsabilidade.

 

Tadeu Pereira
Obrigado ao amigo Luiz Tadeu Barros Pereira, médico Ginecologista. Como sempre atencioso o amigo tem se destacado por ser profissional e cuidar com carinho de seus pacientes. Agradeço ao Dr. Tadeu, Direção do Hospital da Cidade e equipe do posto 22 pelo atendimento com minha esposa e também pelo profissionalismo com todos os pacientes.

 

Brasil
Temos muitos índices a serem revistos no País. Quando olhamos para outros países e comparamos salários de políticos, leis trabalhistas, cargas horárias, tamanho do Estado, relação família e escola, podemos analisar com responsabilidade o porquê estamos muito além do que gostaríamos. Seria bom se o problema do Brasil fosse apenas a classe política, pois assim, na eleição poderíamos demitir todos e eleger outros, mas infelizmente o corporativismo e defesa de muitos privilégios afundam este pais na corrupção de desigualdade. Triste, mas real.

 

Paulo Cirne
O Promotor Paulo Cirne, como sempre é um Promotor público atuante. Na questão das rodovias, nosso Promotor tem tratado com a Prefeitura, Estado e Empresas para garantir um cronograma de curto, médio e longo prazo. Temos questões importantes a serem tratadas e se não planejarmos hoje, nunca haveremos de ver as obras prontas. Parabéns Ministério Público, parabéns Paulo Cirne!

 

Centro Dia do Idoso
Não canso, nunca canso. Olho para frente com olhos de esperança e mesmo que muitos me digam que é difícil resolver a questão do Centro Dia e criar um espaço para idosos durante o dia, eu sigo nesta bandeira com a convicção que temos obrigação de garantir isto. Agradeço o Arquiteto Ricardo Vicentini que realizou o projeto e também Procurador Geral de Justiça, Fabiano Dallazen, que tem nos apoiado. A obra sairá, e haveremos de olhar para trás e dizer “ valeu a pena”.

 

Edifício Gralha
Aguardamos com ansiedade a manifestação do Juiz Federal Moacir Baggio sobre o processo das 16 famílias do edifício Gralha na Cohab I. Estão sem ter onde morar, ocupando quartos emprestados ou garagens. Triste pagar a vida inteira por um imóvel e agora não ter onde morar. Estado e Caixa Econômica Federal têm responsabilidades e esperamos que em breve possamos sentar e poder conversar com todos envolvidos e encaminhar uma solução que garanta o direito básico de moradia.

 

Trânsito
Ajudaria muito se todos nós tivéssemos conhecimento da importância de respeitar os demais no trânsito, estejam as pessoas de carro ou a pé. Temos que nos convencer que o trânsito é o envolvimento de todos nós, ou seja, respeitar a faixa de segurança é obrigação do motorista e também dos pedestres. Não atravessar na faixa é descumprir a lei e consequentemente colocar em risco a vida das pessoas.




Ademir dos Santos

Terça-Feira, 12/06/2018 às 06:00, por Saul Spinelli

Quero destacar o trabalho do meu amigo, Ademir dos Santos. Coordenador das Associações de Moradores, junto ao Gabinete do Prefeito Luciano Azevedo. Uma pessoa que além de comprometida, competente é sensível às demandas das vilas. Trabalha de segunda a segunda atendendo às pessoas e, na medida do possível, encaminhando os pedidos. Amigo que foi Presidente da Associação de Moradores do Bairro São José onde, entre tantas conquistas, garantiu a Escola de Ensino Infantil Branca de Neve. Valoroso amigo, parabéns! Que Deus te ilumine muito e sempre para que continue sendo esta figura extraordinária.

 

Beto Albuquerque
Foram mais de R$ 31 milhões de reais de emendas quando do seu mandato de Deputado Federal. Entre tantas obras, destaco o Parque da Gare, Hospital Municipal e Centro Infanto-Juvenil de Oncologia no HSVP.

 

100 anos do HSVP
Este é um hospital de todos nós. Patrimônio da cidade e que hoje se notabiliza por ser destaque em todo o Brasil. Parabéns a todos que pensaram e administraram este hospital que hoje nos orgulha muito. Parabéns ao Hilário de David que, junto com toda a sua equipe, tem feito e feito muito para garantir o tamanho deste hospital e seus investimentos. Mais de 70% do atendimento pelo SUS e a cada dia que passa observamos mais implementos de tecnologia.

100 anos do HSVP II
Amigos, destaco aqui a presença na Direção do Hospital de duas figuras maravilhosas, amigos Julio Stobbe e Rudah Jorge. Pessoas que além de competentes e comprometidas são extraordinariamente humanas. Abraços meus amigos, em nome de vocês parabéns a todos pelos 100 anos do hospital.

100 anos do HSVP III
Passo pelos corredores do HSVP e vejo pessoas dedicadas, correndo e batalhando para salvar vidas. Fazer a diferença e mostrar que nada é fácil, mas amor e carinho fazem a diferença. Em nome de Carine Spinelli Machado dos Santos, Silvana Garcia e Giovana Spinelli homenageio todos os funcionários do HSVP e de forma especial da área técnica de enfermagem.

 

Orlei Borges
Meu amigo e compadre Orlei Borges, nos deixou e partiu para a casa do pai. Sargento Orlei, do Comitê da cidadania contra a fome, miséria e pela vida. Orlei era uma figura especial, pai de Rosangela e Carlos que não media esforços para ajudar o próximo. Muita gente teve dele o apoio que precisou para terminar com o frio e com a fome. Foi líder comunitário e, entre suas obras, construiu com a comunidade do Boqueirão o nosso Posto Policial. Orlei foi da UAMPAF e nesta entidade fez a diferença. Orlei você foi dez e merece meus agradecimentos e minha admiração.

 

Escola do Parque do Sol
Estive na semana que passou conversando com o Prefeito Luciano Azevedo, sobre as obras da Escola de Ensino Infantil no Parque do Sol, localizada na rua Gervásio Manoel Joaquim. Prefeito Luciano Azevedo, como sempre envolvido para resolver esta questão que demanda de uma licitação federal e envolve várias obras em muitos municípios, estará esta semana em Brasília, para de forma legal, conseguir demandar a liberação do dinheiro necessário para seguir as obras em outra licitação. Entre tantos municípios com este mesmo problema, o Prefeito Luciano tem sido o único a insistir para que o processo siga e a verba possa ser usada. Tendo defendido a construção desta escola há dez anos, pois é importante para atender a demanda reprimida que hoje chega em 300 crianças. A Escola Ari Schaeffer, muito bem administrada pela amiga Diretora Jeanna Roehrig dos Passos, está lotada, e hoje é indispensável a construção de nova escola. Confio em ti meu amigo Prefeito Luciano Azevedo.




Caminhoneiros

Terça-Feira, 29/05/2018 às 06:00, por Saul Spinelli

A paralisação dos caminhoneiros é a demonstração de indignação do Brasil, de um povo que cansa de pagar a conta e principalmente de empresários que pagam altas taxas de impostos e, do outro lado, trabalhadores que atônitos são obrigados a conviverem com as falas de governos sobre os excessos de direitos trabalhistas.

 

Caminhoneiros II
A pauta não é apenas o diesel, estradas ou preço do frete. A indignação é a falta de vagas nas escolas, leitos nos hospitais, atualização da tabela do imposto de renda, corrupção, privilégios corporativistas e muitas outras distorções que colocam o Brasil em um dos países mais ricos e, ao mesmo tempo, mais pobres no mundo.

 

Caminhoneiros III
Claro que devemos olhar para as consequências que a paralisação tem e as entidades de classe estão articulando que os prejuízos sejam evitados em serviços essenciais. Isto é indispensável para que a paralisação cumpra seus objetivos, mas ao mesmo tempo respeite a força econômica que vários setores possuem.

 

Caminhoneiros IV
Os problemas apontados pela classe de caminhoneiros não são apenas deste governo e sim de várias décadas, onde o governo paga a conta da corrupção e incompetência com altas taxas de impostos. Apoiar esta paralisação é apoiar um Brasil com menos cargas tributárias.

 

Eleições
Agora aparecem os salvadores de pátria e aqueles que falam o que desejam ouvir. Cuidado amigos, não existe salvador da pátria e nem mesmo um homem que salvará o Estado e o Brasil. Devemos urgentemente exigir um plano de Governo, que independente de quem governará Estado ou Brasil deverá exercer. Plano de Governo e não de partido, pois o Rio Grande do Sul sofre hoje, por mais de quarenta anos de desmandos e gastos a mais do que se arrecadou.

 

Estado menor
Precisamos sim olhar para um Estado menor, pois hoje a relação de custo dos serviços prestados pelo Estado e o mesmo serviço pela iniciativa privada, é estarrecedor. Discutir isto é querer que efetivamente as coisas se resolvam. Olhamos para os países com Estado inchado, vemos carga tributária alta e se formos para países que as prioridades do Estado são saúde, educação e segurança o povo é bem atendido. Este debate deve ser feito sim. Demagogia com números fictícios no Estado é inadmissível. Não é permitido mais.


Brigada
Brigada Militar na rua, fazendo barreira, prendendo ladrões e estabelecendo ordem. Isto que queremos e esperamos de uma instituição centenária. Viva a Brigada Militar e parabéns ao comandante Ceolin e sua equipe.

 

Rafael Colussi
No grande Expediente abordou a defesa dos animais em seu mandato. Rafael tem tido ações das mais variadas a favor das pessoas, mas não esqueceu a bandeira de sua campanha. Grande parte do abandono dos animais se dão por falta de politicas públicas efetivas, mas também por causa de algumas pessoas que abandonam os animais na rua. Triste, mas agora com certeza tema debatido nas mais várias reuniões da Câmara de Vereadores sob o comando do colega Rafael Colussi.

 

Boqueirão
Segue o planejamento desta região pela força viva das lideranças empresariais e comunitárias. Parabéns pela união amigos e pela valorização da Brigada Militar neste planejamento.

 

Orlei Borges
Faleceu no final de semana, meu amigo e compadre Orlei Ramos Borges. Figura que aprendi a respeitar nas últimas duas décadas. Orlei fez muito por nossa cidade e fez muitos amigos. No Boqueirão, entre ações importantes, foi à construção do Posto Policial. Na UAMPAF a efetiva unificação das eleições das associações de moradores e ainda organização do Conselho Deliberativo. Na classe dos inativos da Brigada Militar, Sargento Orlei foi defensor da classe e não passou em vão na sua vida. Deixa lições, exemplos e saudades.

 

Lazer
Com o Prefeito Luciano Azevedo e sua equipe, estamos na luta para áreas de lazer na comunidade do Secchi e Integração. Áreas importantes junto à Avenida Brasil, na Xangrilá, que hoje possuem árvores plantadas com a participação das pessoas no grande Integração e ainda na Secchi onde a própria comunidade conserva as áreas verdes há mais de trinta anos.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE