PUBLICIDADE

Colunistas


Dazpare Brasil

Terça-Feira, 17/09/2019 às 06:00, por Saul Spinelli

Criado na Costa Rica o evento corre pelo mundo e no Brasil não teria outra cidade com a capacidade que Passo Fundo tem de ser pioneira em muitas ações e com pessoas que fazem a diferença. Nosso povo é capaz e corajoso e por isto vivemos, mesmo em épocas difíceis, as conquistas que são fruto da bravura de nossa gente.

 

Dazpare Brasil II
Raquel Cristina Rubert Pereira e Mário Pereira, na Baillar fazem a diferença há mais de 30 anos e hoje brindam Passo Fundo com este show de música, dança e muita cultura. São oito países que ocupam os nossos teatros, nossas escolas, CTGs, praças e a nossa gare. A emoção dos artistas se confunde com a alegria da população que assiste e aplaude, agradecendo a Baillar e ao casal proprietário que realmente demostram com arte o grande amor que sentem por nossa cidade.

 

Escolas
Ondem as escolas da rede municipal receberam os pares que dançaram e fizeram a festa dos alunos e professores. Sessão de fotos, trocas de presentes e a alegria de quem assistiu a arte e cultura de países diferentes, mas tão próximos pelo amor com a dança e a música.

 

Liberdade
A música e a dança, assim como a leitura, emancipam e libertam as pessoas para novas vivências. Olho para o dazpare que já está na segunda edição e confiro a mágica que estes artistas fazem nas vidas de quem os assistem.

 

Viagem
É uma viagem pelo mundo, pelos países, pelas culturas diferentes e ainda pelo passado, vivenciando a história viva de lutas e tradições. Dazpare é tudo isto e muito mais e admiro as pessoas que com coragem criam os eventos e mergulham com suas vidas para que os mesmos ultrapassem as fronteiras. Temos ainda muitas ações e em outros municípios, mas temos ainda o jantar de encerramento com chave de ouro e as homenagens que nossos artistas merecem. Viva Dazpare, viva Baillar e viva Raquel e Mário.

 

Emendas
Acho importante as emendas parlamentares, pois são instrumentos que possibilitam o diálogo dos parlamentares com sua base. Isto é prática em outros países e tem dado certo por décadas. Agora não acredito ser o melhor momento do Rio Grande do Sul, criar emendas parlamentares para nossa Assembleia Legislativa em época que atraso de salários e outras dívidas sociais com nossa comunidade são constantes.

 

Emendas II
Vejam amigos leitores, estamos com atraso de alimentação para crianças deficientes. Não temos alimentação para crianças que apenas se alimentam desta dieta e o que dizer que nesta época o Estado resolve destinar R$1 milhão para cada parlamentar gaúcho.

 

Emendas III
Temos a reforma no prédio da casa da polícia nos altos da Petrópolis que é uma novela sem fim. Temos as nossas escolas interditadas com problemas sérios de infraestrutura, entre elas energia elétrica. Não é o momento de destinar mais de R$50 milhões para emendas parlamentares, pois temos sim que neste momento cumprir o pagamento de salários e quitar dívidas sociais antigas.

 

Voluntariado
As pessoas gostam de reclamar de quem está nas entidades sociais, de classe, associações, clubes de serviços e outras tantas ações voluntárias. Reclamam, criticam e possuem muitas opiniões de como fazer, mas não fazem e nunca tem tempo de participar. Admiro e respeito os voluntários e com certeza se mais pessoas participassem das escolas de seus filhos, das igrejas de suas comunidades e das associações de moradores dos seus bairros o mundo seria muito, mas muito melhor.




SUSAF

Terça-Feira, 10/09/2019 às 06:00, por Saul Spinelli

Passo Fundo teve o privilégio de receber o credenciamento do Sistema Unificado Estadual de sanidade agroindustrial, artesanal e de pequeno porte - SUSAF, possibilitando assim que o município possa credenciar os laticínios a venderem seus produtos para outros municípios, assim como o SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de origem animal, permite a venda em outros Estados. Ficamos felizes de termos nos envolvido desde o início nesta luta e na consolidação destas conquistas.

 

SUSAF II
No entanto, passando um ano e mesmo com esforços de muitos, Passo Fundo não tem nenhuma empresa local e de pequeno ou médio porte credenciada pelo SUSAF e, desta forma, o mercado da cidade é ocupado pelos produtos locais e também pelos de outras cidades de todo o Estado e inclusive de outros Estados do Brasil.

 

Vigilância sanitária
Olha eu sei que existem leis, regras e devem ser cumpridas de forma rigorosa, mas não venha nos iludir que todos os outros municípios podem efetuar estes credenciamentos e Passo Fundo não, pela falta de capacidade dos seus empresários. Olha não vamos nos iludir que Marau é melhor que Passo Fundo, Vila Maria é melhor que Passo Fundo, ou que os laticínios de lá estão adequados e os de Passo Fundos inadequados. O que falta são critérios de fiscalização, pois cada fiscal da vigilância mantem um ritmo e a cada visita aparecem novos apontamentos para a adequação. É correto fiscalizar, cobrar e apontar correções, mas lamentavelmente estamos com este ritmo beneficiando as grandes empresas que avançam cada vez mais com seus produtos, enquanto nossos pequenos empresários não possuem outra opção senão fechar.

 

Vigilância sanitária II
O que se faz necessário é que todos dialoguem e viabilizem o credenciamento e ao mesmo tempo cumpram a lei. Receber vários apontamentos a cada visita, não favorece nossos empresários, nossa economia e a geração de empregos. SUSAF urgente, não no papel, na prática.

 

Leite
Aliás onde terminou a novela da adulteração do leite com produtos tóxicos e cancerígenos? Onde estão os culpados? Multas para as indústrias e punição para os criminosos que não foram punidos, agora os pequenos produtores recebem diariamente leis e mais leis de Brasília que não servem para nada, além de atender os interesses dos grandes empresários. Triste realidade.

 

Câncer
Teremos na próxima sexta o I Fórum de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer infanto-juvenil com a presença do pesquisador e médico do Hospital Pequeno Príncipe Dr. Bonald Cavalcante Figueiredo. O principal objetivo é falar e dialogar sobre o rastreamento da mutação no P53, que quando existe, aumenta em 50% as chances de evoluir o câncer. Este trabalho de rastreamento é feito no teste do pezinho e Passo Fundo é a primeira cidade gaúcha a fazer este debate. Avante. Inscrições pelo site do Hospital São Vicente de Paulo, e o Fórum será realizado dia 13 de setembro, às 19hs no auditório da Faculdade de Medicina da UPF, campus II.

 


O médico local e com trabalho reconhecido no Brasil tem também a tarefa de palestrar no Fórum sobre os desafios para tratamento do câncer infanto-juvenil e a realidade de Passo Fundo. Hoje com certeza estamos dando um grande passo para consolidar o município como um dos principais centros no País de tratamento do câncer em crianças e adolescentes. O Fórum é uma realização da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e CACC – Centro de atendimento a crianças com câncer e conta com apoio dos hospitais e Faculdades de medicina.

 

 




Hospital de Clínicas

Terça-Feira, 03/09/2019 às 06:00, por Saul Spinelli

Ontem no parlamento municipal esteve conversando na tribuna popular o Administrador do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Lucinei Bohrer. Apresentou os investimentos e também falou da importância das emendas parlamentares para o grande projeto desta instituição. O hospital hoje tem um crescimento e uma grande importância para Passo Fundo e região na área médica e econômica. Parabéns Lucinei.

 

Área de lazer
Cresce a cada dia o uso por parte da população das áreas de lazer no centro e também nos bairros da cidade. A gare é referência no Brasil de um espaço especial destinado para o município e região, assim como o banhado da Vergueiro, praças na Rodrigues, Tamandaré, Marechal Floriano, entre outras. O Prefeito Luciano que investe em saúde, educação, pavimentação, desenvolvimento, também valoriza as áreas de lazer.

 

Áreas de lazer II
Destaco aqui espaços públicos nos Bairros Luiz Secchi e Integração que possuem áreas privilegiadas para a construção de espaços públicos de lazer. No Secchi uma área há três décadas cuidada pela comunidade com plantio de árvores, flores e construção de horta comunitária, churrasqueira comunitária e também sede da associação e dois campos de futebol. No Integração ao longo da Avenida Brasil os grandes canteiros que também tiveram árvores plantadas, com campo de areia e espaços para ciclovia, caminhódromo e brinquedos. Parabéns aqueles que cuidam e por isto conquistam. Avante.

 

Secchi e Integração
Tanto um quanto outro espaço, assim como no Boqueirão, as áreas ultrapassam suas comunidades e passam a ser de utilização da cidade e principalmente das pessoas que moram nas adjacências. União e planejamento.

 

AME
Fundada a Associação de mães, familiares e amigos de crianças e adolescentes deficientes no último sábado, marca a união de pessoas que desejam fortalecer os direitos de todos que precisam de alimentação especial, atendimento médico, fisioterapia, entre outras ações. Muito o que fazer, mas com certeza o caminho foi aberto.

 

AME II
Com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Neri Gomes e, ainda, do Vice-Reitor da UPF Rogério Silva, Secretário de Educação Edemilson Brandão e Vice-Prefeito João Pedro Nunes, o evento marcou pela presença de familiares, amigos e crianças e adolescentes. Parabéns a todos, pois esta bandeira não tem partido e sim voluntários que amam e abraçam a causa.

 

Liziane Bayer
Deputada Federal Liziane, marca presença nos municípios e debate com a comunidade para fortalecer o debate dos assuntos de interesse e prioritários pela população. Tarefa que não é fácil, mas é feita por aqueles que acreditam na democracia e principalmente no trabalho comunitário e a Deputada Liziane é com certeza uma figura pública comprometida com Passo Fundo e região. Avante Deputada. Reunião decide para onde os investimentos devem ser encaminhados e isto com certeza é o caminho certo.

 

Fórum de combate ao câncer
No dia 13 de setembro nas dependências da Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Medicina, acontecerá o I Fórum de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer infanto-juvenil realizado pela Câmara Municipal de Vereadores e CACC – Centro de atendimento de crianças e adolescentes com câncer e ainda participação dos hospitais e faculdades de medicina locais.

 

Discursos
Eu mesmo que já acostumado, estranho a coragem das pessoas de fazerem discursos para serem aplaudidos pelas plateias, mesmo sabendo que são mentiras ou ações impossíveis de serem realizadas. Se repete a cada eleição e infelizmente temos pessoas que caem no canto da sereia.

 

 




Passo Fundo

Terça-Feira, 06/08/2019 às 07:00, por Saul Spinelli

Passo Fundo
Impressionante como as pessoas gostam de dar opiniões e fazer críticas à nossa cidade, sua gestão e até mesmo torcendo para que os projetos não avancem. Impressionante porque a cidade não é de quem faz a gestão, os gestores passam os municípios e suas conquistas ficam.

Passo Fundo II
Nosso Hospital Municipal César Santos recebe investimento superior a R$ 10 milhões em reforma e ampliação, sendo R$ 3 milhões de emenda parlamentar do Ex-Deputado Beto Albuquerque. O Prefeito Luciano Azevedo viajou várias vezes a Brasília para liberar o projeto e também a verba.

Avenida Brasil
Outra obra importante é a revitalização da nossa Avenida Brasil que deixará a principal via do município bonita para quem mora aqui e também para aqueles que diariamente prestigiam a nossa rede de educação, saúde, comércio, cultura e, ainda, lazer. Obra invejada por muitas cidades e que Passo Fundo garantiu pela sua organização e planejamento.

Educação
Na área de educação podemos comemorar a nomeação de 300 professores para nossa rede municipal, enquanto outros municípios estão com sérios problemas de manter seus educandários. Triste realidade no Brasil que Passo Fundo consegue superar por uma série de ações, mas também pelo pulso firme de quem governa a cidade e tem muitas vezes que dizer não quando a maioria quer o sim.

Folha de pagamento
A folha de pagamento dos ativos é superior a R$ 16 milhões e não houve atraso e nem parcelamento, ou seja, alguns podem acreditar que isto não tem valor, mas vamos olhar para outras cidades, suas dificuldades e consequências negativas que poderemos dizer o quanto Passo Fundo tem efetivamente feito seu dever de casa. Obras, contas em dias e avançando. Luciano Azevedo se reúne diariamente com seu Secretário de finanças e faz o dever de casa, faz cortes necessários para que a saúde financeira de Passo Fundo possibilite investimento em obras na educação, saúde, lazer e infraestrutura.

Valenforf
Luis Valendorf mesmo na crise que vive o voluntariado no Brasil e em todas as áreas mostra serviço, dedicação e criatividade. Neste ano, além de muitas ações, a UAMPAF executou o campeonato de futebol e agora a mais bela comunitária. Luizinho é obstinado em fazer as coisas acontecerem e conta com vários parceiros para que de fato os líderes comunitários sejam homenageados e valorizados.

Valendorf II
Claro que as críticas são normais, mas aqueles que gostam de apontar erros sequer participam de reuniões e não se envolvem para resolver nada, apenas criticam aqueles líderes que trabalham de graça para fazer a diferença. Parabéns Luizinho e em teu nome parabenizo a todos que fazem as coisas acontecerem.

Rogério Silva
Doutor Rogério Silva recebe quarta-feira a medalha Fagundes do Reis pelo Legislativo Municipal. A maior honraria que o parlamento pode conceder ao cidadão e que reconhece na figura do Doutor Rogério uma pessoa exemplar que entusiasma jovens que desejam vencer através da educação.

Parque do Sol
Há mais de dez anos lutando pela infraestrutura desta região da cidade que fica dentro do Bairro Integração, olhar a nossa Escola de Ensino Infantil ser erguida nos orgulha. Ouvimos muitas críticas, muitas pessoas dizendo que aquela obra já era e nunca sairia do papel. O Prefeito Luciano Azevedo foi pessoalmente a Brasília e conseguiu resolver uma questão jurídica envolvendo licitação federal. Avante, acreditando sempre que o planejamento, foco e persistência operam milagres e logo teremos mais uma escola para nossas crianças.

 

 

 

 




Araci Pereira

Terça-Feira, 16/07/2019 às 07:00, por Saul Spinelli

Conheci a família Pereira há muitos anos, convivi com Araci e Gabriel por várias vezes e em todos os momentos de muitas alegrias, carinho e sinceridade. Pessoas simples, sinceras e ricas. Isto mesmo ricas, pois a família foi sempre para este casal o objetivo principal de suas vidas. Construíram uma casa e mais que uma casa, construíram um lar cheio de amor, exemplos e limites.

Araci II
Minha amiga partiu para a próxima jornada na última semana e deixou seus cinco filhos, doze netos, três bisnetos, noras, genros e amigos, tristes e perdidos. Gabriel que sempre foi um homem altivo, decidido e corajoso estava desolado e com os olhos longe, procurando explicação para a partida da amada. O que me admirei foram as reações dos netos, em uma época de pouco amor e atenção aos avós. Todos desolados e chorando a partida da matriarca. Araci deixou sua marca em cada filho, neto, nora, genro e bisneto. Na verdade Araci deixou a marca em todos que com ela tiveram o privilégio de conviver. 

Araci III
Em outubro de 2018 internei e fiz três pontes de safena, cirurgia séria e que além da anestesia geral, entubamento, não se foge da UTI. No Hospital das Clínicas vivi dias de muita esperança, mas também de angústias. Quando estava na UTI me lembrava de três figuras que me fizeram ter coragem e esperança. O amigo João de Deus Vieira que passou por várias cirurgias e sobreviveu, minha mãe Catarina Oliveira que teve quatro AVCs e Araci Pereira que há poucos meses tinha feito uma grande cirurgia cardíaca e se recuperou bem. Estas três figuras vinham na minha mente quando o medo queria tomar conta e então me tomava de coragem. Agradeço aos três e para Araci desejo que nesta nova jornada encontre seus pais, avós e amigos, pois sua missão cumpriu com louvor e aqui somente deixou amor e exemplos.

Centro oncológico

Visitamos o Centro Oncológico Infanto-Juvenil do HSVP com Erasmo Batistella, Diretor da BS-BIOS, acompanhado do Marcos Alexandre Citolin e Leticia Fasolin. Iniciamos este projeto em 2012 com o amigo Pablo Santiago e seguimos, pois, temos sonhos de cada vez mais melhorar e ampliar o atendimento das nossas crianças e adolescentes com câncer.

Projetos
A construção do Centro de internação especial para nossas crianças atendidas, Centro de transplantes de medula óssea e o rastreamento do câncer em recém-nascidos são bandeiras de muitas pessoas que devemos erguer bem alto e fazer acontecer. Obrigado ao Erasmo Batistella e sua equipe, parabéns a equipe do Centro oncológico e Direção do hospital. Avante.

CUFA em parceria com CACC
Junior Torres, Coordenador da CUFA esteve em Brasília, cumpriu agenda com Secretários, Ministros e protocolou vários projetos sociais. Agradeço, pois Junior levou os documentos do CACC – Centro de Atendimento a Criança com Câncer, para credenciar esta importante instituição no PRONOM e com isto facilitar a aprovação de projetos direcionados para as crianças e adolescentes com câncer de toda a região. União, parceria e humildade fazem com que muitas ações sejam realizadas. Parabéns Neli Formigheri, Presidente do CACC, pela competência e dedicação voluntária. Avante.

CUFA II
Nesta semana a Câmara de Vereadores de Manoel Viana vota o projeto de área para a construção do Centro Cultural da CUFA naquele município. Nesta semana a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial o projeto de lei 319/2019 que reconhece como relevante interesse cultural e social o Centro Cultural de Frederico Westphalen, projeto do Deputado Edson Brum. Avante Junior mostrando o quanto de trabalho social é possível fazer quando se tem parcerias e organização.

CUFA III
Em Passo Fundo oficinas no Valinhos e após férias de inverno iniciam as atividades no Jaboticabal, Ipiranga e Schisler. Avante, cuidando das crianças e adolescentes e garantindo um futuro melhor.

 




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE