PUBLICIDADE

Colunistas


Fatos 25.09.2018

Terça-Feira, 25/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Candidatos movimentam a cidade
A semana começou movimentada pela campanha eleitoral. Passo Fundo recebeu ontem o candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro, PSL, General Hamilton Mourão. Impossibilitado de cumprir as agendas de campanha por estar hospitalizado recuperando-se da facada que levou em Minas Gerais, Bolsonaro vem sendo representado pelo General Mourão, pelos filhos e coordenadores de campanha nos compromissos. Hoje Passo Fundo recebe Miguel Rossetto, candidato do PT ao governo do Estado. É a segunda vez que ele vem ao município. A primeira foi dias antes de ser oficializado pelo partido. O presidenciável João Amoedo, estará na cidade na sexta-feira, às 19h, no CTG Lalau Miranda. Amoedo vai participar de uma sabatina feita por lideranças indicadas pela CDL, Sindigêneros, Sindicato dos Contabilistas, Sindilojas, Acisa, Sinduscon, Sindicato Rural e OAB/RS, e jornalistas.


Apoio
Como o prometido, o candidato ao Senado, Luis Carlos Heinze (Progressistas), acompanhou agenda do candidato à vice-presidência, general Mourão. Heinzeaproveitou a ocasião para ratifizar apoio à candidatura de Bolsonaro.


Decisão
O TRE-RS manteve decisão liminar que proíbe a propaganda “Caravana em Defesa da Escola Pública”, do CPERS Sindicato. A decisão responde ação movida pela Coligação Rio Grande no Rumo Certo, que sustentou que houve a realização de política partidária eleitoral dentro das escolas públicas, com objetivo de prejudicar a candidatura de José Ivo Sartori à reeleição. A primeira decisão publicada no dia 18 de setembro foi reafirmada no dia 21 de setembro, após contestação do Sindicato na Justiça Eleitoral.

 

A ponte não vai cair
O pavimento na Avenida Brasil próximo a ponte do Rio Passo Fundo cedeu no local onde foi executada a rede de esgoto. Pois a história do buraco, pra variar, virou fake news. Derrubaram a ponte. Mas ela não vai cair, tá gente. A Corsan fez um conserto emergecial e volta a reparar o local assim que parar a chuva. O que aconteceu foi que o asfalto cedeu onde tem uma tubulação.




Fatos 22.09.2018

Sábado, 22/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Carga das urnas
Encerrada a fase de treinamento de mesários, o Cartório eleitoral de Passo Fundo começa o processo de geração de mídias, carga das urnas e conferência das informações. Passo Fundo concentra duas zonas eleitorais: a 33ª e a 128ª, responsáveis pela atualização e verificação de 464 urnas eletrônicas. São 229 na 33ª, distribuídas entre os municípios de Pontão, Coxilha e parte de Passo Fundo; e 235 urnas na 128ª, entre Passo Fundo, Ernestina e Mato Castelhano. Este procedimento que consiste em repassar para a urna os nomes e números de todos os candidatos e eleitores que votam nas respectivas seções eleitorais é precedido de uma checagem técnica e física do equipamento, que inclui a atualização do software. Um outro número de urnas, que não chega a 10% do total fica à disposição da Justiça para o chamado contingenciamento, em caso de pane técnica no dia da eleição.

 

Guinada de Geraldo
A campanha eleitoral entra na fase decisiva. As próximas duas semanas serão de vale tudo.A disputa pelo segundo turno não está definida. Tem muita água para rolar. Lembram de 2014? Marina Silva (PSB/Rede) estava no segundo turno com Dilma Rousseff. Teve a imagem desconstruída pelos adversários e Aécio Neves, PSDB, virou o jogo. Na propaganda de quinta-feira, o tucano Geraldo Alckmin dá uma guinada. Mais agressiva, mira Jair Bolsonaro, PSL, e Fernando Haddad, PT.


Mourão em Passo Fundo
O vice de Jairo Bolsonaro, general Mourão tem agenda segunda-feira, em Passo Fundo. Carreata, adesivaço e almoço programados pela receber o general, que andou levando uma carraspana do patrão por declarações desastrosas.


Tópicos do feriado
* Patrícia Pilar delcara voto ao ex-marido Ciro Gomes e desmente informação de que teria sido agredida por ele.
* Fátima Bernandes também desmente que nunca reformou a casa do agressor do presidenciável Jair Bolsonaro.
* Capa da The Economist ( a revista mais liberal impossível), Bolsonaro ´´e tratado como uma ameaça para a América Latina. A revista afirma que o Brasil tem uma economia que é um desastre, as finanças públicas sob pressão e a política podre.
* Haddad cola na imagem de Lula e a vice Manuela D ´Ávila passa despercebida nesta primeira semana de campanha.




Fatos 20 e 21.09.2018

Quinta-Feira, 20/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Fremdschämen

Vergonha alheia é a tradução da palavra utilizada pelo Portal El País para definir a polêmica ridícula que um grupo de brasileiros se meteu ao contestar a história do nazismo. Segundo o El País, e reproduzo apenas um trecho para deixá-lo curioso para a leitura completa, (...) “O que era para ser um vídeo sobre como se ensina a história do nazismo, publicado no Facebook pela Embaixada da Alemanha em Brasília e pelo Consulado Geral no Recife, se tornou um campo de guerra nas redes sociais. De um lado, brasileiros que não acreditam no holocausto e garantem que o nazismo era uma ideologia de esquerda, contestavam a história divulgada pelo Governo alemão. Do outro, brasileiros envergonhados pediam desculpas pelos comentários exaltados. E no meio, a embaixada alemã tenta equilibrar os ânimos e corrigir os néscios: "O holocausto é um fato histórico, com provas e testemunhas que podem ser encontradas em muitos lugares da Europa", publicou em resposta a um internauta que afirmou que  o "holofraude está com os dias contados". A matéria, que pode ser acessada por este link https://bit.ly/2MGwXxC, mostra o tamanho da imbecilidade e da falta de noção de algumas pessoas que se dizem conhecedoras da história.

Candidatos

O candidato a Presidência da República João Amoêdo e o candidato ao governo do Estado Mateus Bandeira, ambos do Novo, estarão em Passo Fundo nos dias 26 e 28, segundo informa assessores da campanha aqui no município.

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs para auxiliar os eleitores em dúvidas referentes ao pleito de outubro e sobre candidatos. Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus). Para interagir com os programas, basta o eleitor enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem. Em seguida, aparecerão diversas opções, como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “candidatos”.

Tretaqui

Diversas organizações lançaram o site Tretaqui. A página traz um canal de denúncias contra discursos de ódio e discriminação nestas eleições. Eleitores podem apontar comportamentos condenáveis de candidatos e candidatos podem denunciar se forem vítimas de ataques na web por meio de conteúdos preconceituosos ou agressivos. As denuncias serão encaminhadas para o Ministério Público Federal para apuração.

Dúvidas

Em se confirmando a polarização mais radical dos últimos tempos numa eleição presidencial (esquerda x extrema direita), para onde migrarão os demais candidatos? Geraldo Alckmin que bate desde o começo em Bolsonaro vai apoiá-lo, como já faz boa parte do Centrão que deveria estar com o PSDB?

 




Fatos 19.09.2018

Quarta-Feira, 19/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

O que se faz na campanha

Uma campanha eleitoral mais restritiva na rua, dinheiro curto e possibilidades infindáveis na Internet, através das Redes Sociais, mudam o comportamento dos candidatos. Em Passo Fundo, por exemplo, no dia a dia a campanha quase não aparece. Com excessão dos fins de semana onde a concentração de candidatos aumenta, especialmente nos pontos mais movimentados da cidade como praças e avenidas. A Brasil é a mais concorrida. Os comitês eleitorais estão escassos. Para quem não tem imóvel em local visível, o preço do aluguel é impeditivo neste momento. Os candidatos a deputado (federal e estadual) tem tido a oportunidade de apresentar suas propostas pelos veículos de comunicação, através de painéis e encontros promovidos por entidades de classe. Tudo deve ser aproveitado. Só que não. No encontro que a UPF e o CMP Sindicato realizaram para os candidatos apresentarem suas propostas na educaçao, apenas seis compareceram.

Acessibilidade

O Município e a Acessibilidade Urbana é o título do livro da advogada Janaina de Oliveira. A obra é resultado de um trabalho acadêmico que relata a própria experiência. Janaina sofreu um acidente e, por mais de 100 dias, precisou se locomover pela cidade utilizando cadeira de rodas e andadores. O livro será lançado no dia 10 de outubro, durante um jantar no Clube Caixeiral para convidados.

Simples

No Brasil, sempre há um jeito para burlar a legislação. Uma delas é justificar com a impossibilidade de adequação. Seria tão simples se as leis fossem somente cumpridas. Afinal, foram feitas para isso. Ou não?

Deferidos

Todos os candidatos de Passo Fundo (são 11 a deputado estadual e 08 a deputado federal, além de dois ao Senado) tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral.

Voto últil

A pregação do voto útil normalmente ocorre em segundo turno. No entanto, já começou. O embolamento de candidatos que disputam a segunda posição, atrás de Jair Bolsonaro, PSL, é a razão desta antecipação.

Horário de Verão

Sei que não é uma unanimidade. Mas da parte que me toca, o horário de verão terá 21 dias a menos nesta temporada. Simplesmente adorando a novidade. Vai começar no dia 4 de novembro e terminar no dia 16 de fevereiro. 




Fatos 18.09.2018

Terça-Feira, 18/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Na pauta
Segurança pública é o tema que norteia os debates eleitorais e está na pauta do Corede da Produção. Na última semana, na assembleia geral dos presidentes dos Comudes, foi instalada a Comissão setorial que vai discutir a política de segurança pública. A atividade proposta pela presidente do Coredem Munira Awad, encontrou respaldo nos Conselhos Municipais. A atividade é inédita entre os Coredes no Estado. A Comissão foi constituída por representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Bombeiros, IGP e Consepro. Também serão convidados para integrar os trabalhos a AMPLA, Ministério Público e Judiciário. A próxima reunião será dia 19 de outubro, às 8h30. A partir daí será formado um comitê responsável por organizar audiências públicas. O objetivo é apresentar um relatório e sugestões para o próximo governador.


Procedimento
Prefeito Luciano Azevedo, PSB, fez a colocação de dois stents coronário. Um dos procedimentos foi realizado ontem. Menos invasivo, o stent é um pequeno dispositivo expansível de forma tubular, assemelhado a uma mola, geralmente feito de metal ou de ligas metálicas como as de cromo e cobalto. Ele é inserido em um vaso, canal ou ducto do corpo para prevenir ou corrigir a constrição dos mesmos. No caso das artérias, o stent tem o objetivo de evitar o entupimento dessas vias de passagem. Luciano passa bem e deve retornar à rotina do Executivo entre hoje e amanhã, mas com a recomendação de que é preciso reduzir o ritmo e mudar hábitos.


Deferido
A candidatura do professor José Carlos Carles de Souza, PSD, a deputado estadual, foi deferida pela Justiça Eleitoral, seguindo a orientação do Ministério Público Eleitoral.

 

Recursos
Candidato a deputado federal, Saul Spinelli, PSB, não aceitou recurso do fundo eleitoral, por não concordar com a forma de distribuição destes valores.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE