PUBLICIDADE

Colunistas


Fatos 14.07.2018

Sábado, 14/07/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Ganha x ganha
Sindilojas e Sindicato dos Comerciários de Passo Fundo conduziram muito bem a negociação que culminou com a convenção coletiva, anunciada oficialmente na sexta-feira. A flexibilização da abertura em feriados veio a partir de uma necessidade da Havan, que agora já pode começar a construir a megaloja, mas vai favorecer outras redes já instaladas ou que estão por se instalar em Passo Fundo. Ganham todos. Vale um parentese sobre o empenho do presidente dos Comerciários, Tarciel da Silva. Ouviu poucas e boas durante o processo, foi ameaçado publicamente, mas, em nenhum momento deixou de cumprir o seu papel de presidente de uma entidade que representa uma categoria de trabalhadores. Foi corajoso, assumiu uma postura e a conduziu até o fim. Tarciel nunca esteve numa posição confortável, mas nem por isso esmoreceu. De parabéns também estão o Sindilojas e o experiente advogado, que representou a Havan, José Mello de Freitas. No momento crucial da negociação, a confidencialidade favoreceu a que se chegasse a um acordo.

 

Acusações
Durante a negociação, assim como Tarciel foi acusado de estar fazendo o jogo dos empresários, o Sindilojas também era apontado como empecilho para a instalação da megaloja. Com a convenção que avançou em muitos aspectos, se viu que estas acusações eram mentirosas e passíveis de responsabilização. Muita gente, achando que rede social é terra sem lei, embarcou aprovando comentários maldosos.

 

DNA
Agora, com tanto pai da criança, o empresário Luciano Hang certamente vai precisar de um teste de DNA.

 

Federal
O PSDB faz gosto, mas o advogado Alcindo Roque ainda não decidiu se vai ou não concorrer a deputado federal como pretendia. Talvez submeta o nome a convenção estadual, no dia 5 de agosto.




Fatos 13.07.2018

Sexta-Feira, 13/07/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Juiz titular

O novo titular da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Passo Fundo, Antônio Carlos Ribeiro, vai assumir na segunda-feira. O juiz Dalmir Franklin, que esteve à frente da Vara como titular e há dois anos como susbtituto, se despediu esta semana. “Missão parcialmente cumprida, convencido de que o Judiciário depende das políticas públicas para melhor garantir os direitos das crianças e adolescentes”, disse Dalmir à colunista. Para ele, o que mais marcou nesta trajetória foram os casos exitosos de socioeducação de adolescentes infratores e bons encaminhamentos de crianças e adolescentes acolhidos. “Triste, por deixar uma jurisdição que tanto amo, mas esperançoso de que o trabalho seguirá avançando”. Dalmir é o titular da Vara de Família. A vinda de um novo juiz atende ao apelo feito pela rede de proteção à criança e ao adolescente de Passo Fundo. Nos últimos tempos, por conta do número de ações e pela falta de um titular, a tramitação de processos tornou-se mais morosa.

Prazos

A empresa Stadtbus, que havia sido classificada no primeiro processo de licitação do transporte urbano de Passo Fundo e a Prefeitura ainda tem prazo para recorrer da decisão do Tribunal de Contas, que sugeriu alterações no edital. Os prazos são regimentais e não deixam de existir, mesmo com a decisão da prefeitura de publicar um novo edital, fazendo as devidas alterações e seguindo a orientação do TCE.

Buracos

Tá certo que o tempo não tem colaborado nos últimos dias: chuva, frio, etc..., mas muitas ruas de asso Fundo estão intransitáveis. A buraqueira toma conta. Na Presidente Vargas, a segunda avenida mais movimentada da cidade, as condições são extremamente precárias em alguns trechos, como  próximo do novo Shopping.

Tucano

Vereador Mateus Wesp, vai colocar seu nome à disposição do diretório estadual do PSDB, na convenção partidária marcada para 5 de agosto. É pré-candidato a deputado estadual. Outro nome que está à disposição do partido é Evandro Zambonato, também para a Assembleia. A estratégia de ter dois nomes é arriscada para um colégio eleitoral como Passo Fundo. Mas é claro que isso depende da abrangência regional de cada candidato.

Exemplo

O MDB teve esta experiência em 2014, lançando dois candidatos a estadual: Gilberto Capoani e Caio Rocha. Não elegeu Caio e Capoani fez mais de mil votos na cidade, conseguindo se reeleger graças aos votos do Alto Uruguai. Nestas eleições, o MDB de Passo Fundo estará todo voltado para a reeleição de Capoani.

 




Fatos 12.07.2018

Quinta-Feira, 12/07/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

A desenvoltura de Ana Paula
Quem assistiu a palestra da secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, na terça-feira durante reunião-almoço da CDL, ficou surpreso com o desempenho da sua apresentação. E a surpresa maior, obviamente, veio de quem nunca ouviu uma apresentação da secretária. Ela foi didática, objetiva, clara e interagiu durante todo o tempo com o público que lotou o salão principal do Clube Comercial para ouvi-la. Como professora do curso de Arquitetura da UPF, deu uma aula. Ana Paula é responsável pela condução dos projetos de revitalização dos espaços públicos da cidade. Na essências desta transformação está o pertencimento. Um espaço público recuperado ou revitalizado propicia que a comunidade se aproprie de forma adequada e este é o futuro. Filiada ao PCdoB, arriscaria dizer que, Ana Paula só não será se não quiser, um dos nomes fortes para 2020.

 

Estratégias
O pré-candidato do PSB ao Senado e vice-presidente do partido nacionalmente participou, na segunda-feira, de uma reunião do diretório municipal do partidio, para dar início as estratégias para a eleição deste ano. Particiaram ainda o deputado estadual Catarina Paladini e o prefeito Luciano Azevedo. Na oportunidade, foram indicados os nomes que representarão ao partido nas próximas eleições, sendo aclamado por unanimidade o apoio municipal aos socialistas Catarina Paladini e Fabiano Pereira para a Assembleia e Saul Spinelli e Elgiane Lago para a Câmara dos Deputados. Também foi ratificado apoio à reeleição de José Ivo Sartori. Beto Albuquerque foi aclamado como pré-candidato ao Senado.


Agradecimento
Beto agradeceu o apoio de seus conterrâneos, e ressaltou que pela primeira vez a região norte do Estado tem a chance de eleger um senador e que continuará honrando o apoio de Passo Fundo e Região no Senado Federal.  O Congresso Estadual do PSB, convocado para o dia 21 de julho, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado, irá referendar e confirmar as pré-candidaturas aprovadas indicadas pelo diretório municipal.


Apoio
A pré-candidatura de Jairo Jorge (PDT) ao governo do Rio Grande do Sul recebe formalmente o apoio de mais quatro partidos. O ato acontece nesta quinta-feira, 12, às 17h, em Porto Alegre. Jairo estará acompanhado do pré-candidato a vice-governador, Cáudio Bier, dos presidentes do PDT, do PV e dos partidos que estarão juntos na disputa ao Piratini. Também estarão presentes deputados e lideranças partidárias.

 

Perícia
A Justiça deu vistas ao resultado da perícia da área da Manitowoc ao autor da ação que quer a devolução da área para o município, vereador Patric Cavalcanti, DEM.




Fatos 10.07.2018

Terça-Feira, 10/07/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Interesses em jogo

Se havia alguma estratégia por traz do vaivém em torno da soltura ou não do ex-presidente Lula, no domingo, esta estratégia foi bem sucedida sob o ponto de vista político. No aspecto jurídico, o solta e mantém preso foi uma lástima. Só revelou que a polarização política que tem pautado as disputas no país nos últimos tempos se estende também ao Judiciário. Politicamente, pode-se dizer que o juiz Sérgio Moro mordeu a isca. Ao se pronunciar sobre decisão do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, num ímpeto de rebeldia, colocou em xeque a isenção que deveria ter em relação aos casos envolvendo o ex-presidente Lula. Mesmo que a assessoria da Justiça Federal justifique que a manifestação de Moro ocorreu por ter sido citado, não dá para entender o movimento que fez para não cumprir a ordem judicial, em pleno gozo de férias. Em xeque também a isenção do desembargador Favreto, que não conseguiu desvincular a decisão da relação partidária que tem com o PT. Em suma, os dois poderão ter problemas no Conselho Nacional de Justiça. As respectivas atuações serão questionadas, por extrapolarem competências e agirem de acordo com interesses políticos.

Aeronave

Até o dia 16 deste mês, a Azul vai operar o primeiro voo da manhã que vem de Campinas-SP para Passo Fundo com um ATR72 Turboélice. A aeronave é menor do que a Embraer 195 utilizada pela empresa neste voo. É mais lento e tem cerca de 30 lugares menos. A decisão da empresa é por tempo determinado. No entanto, é bom lembrar que a Azul vem reduzindo sua participação em Passo Fundo gradativamente. Um dos voos já foi cancelado e agora reduz a oferta de lugares.

Reclamação

Pior é que a empresa não fez um comunicado oficial sobre esta mudança, pegando os passageiros de surpresa. Eles embarcaram em uma aeronave em Passo Fundo e no retorno vieram com outra completamente diferente. A mudança consta apenas na Hotran.  

Ignorância

Não vacinar crianças contra doenças como o sarampo, que até bem pouco tempo, estava erradicado, é ignorância dos pais. É grave e o problema requer uma medida mais dura contra a falta de consciência. Porque esta atitude não coloca só em risco a vida de filhos de pais irresponsáveis, é uma questão de saúde pública. Instituir a obrigatoriedade de vacinas para matricular nas escolas, quer sejam públicas ou privadas, pode ser uma alternativa para evitar um desastre.




Fatos 07.07.2018

Sábado, 07/07/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Mulheres e espaço
Pelas novas regras eleitorais e com a confirmação dos Tribunais (STF e TSE), as mulheres não só devem ocupar 30% das candidaturas dos partidos (efetivamente), como também receber 30% do Fundo Partidário Eleitoral para a campanha. Além disso, as mulheres terão direito a 30% do espaço destinado a propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio. Os partidos devem cumprir as cotas sob pena de responsabilização. O TSE deixou claro ainda que se as mulheres ocuparem mais de 30% das vagas de candidaturas, recurso do fundo e espaço de propaganda devem ser proporcionais. No PSDB nacional, por exemplo, o presidente do partido Geraldo Alckmin (pré-candidato à Presidência da República) já ordenou que o recurso do Fundo seja repassado a coordenação feminina do partido, que está à cargo da deputada federal gaúcha Yeda Almeida. Ela vai gerenciar cerca de R$ 55 milhões para a campanha das mulheres neste ano.


Processo
É um avanço, mas a realidade é que os partidos terão dificuldades de cumprir as cotas, porque não há tantas mulheres engajadas na política como deveria. Somos ainda minoria neste universo masculino. O caminho é longo, porque requer todo um processo de conquista, confiança e conscientização.


Ideologia
Para obter sucesso junto ao eleitor, o candidato à Presidência da República deve combinar posições ideológicas mais à direita no que se refere aos costumes (aborto, legalização de armas e drogas, etc), com um posicionamento mais à esquerda quando o assunto é economia. O resultado está na pesquisa XP/Ipespe, divulgada na semana passada. Em outras palavras, quando o assunto são reformas na economia que mexem no bolso de todos, o pensamento de esquerda aflora, mesmo entre os conservadores. Sinuca de bico para os candidatos.


Voltando à realidade
Não foi desta vez que o Brasil conquistou o tão sonhado Hexa. Estamos de volta à realidade. Se bem que, nesta copa, diante das circunstâncias, a empolgação com a Seleção Brasileira ficou abaixo do esperado. Com 13 milhões de desempregados, um Congresso apático, um país afundado em corrupção e desgovernado, mesmo que conquistássemos o título, ele não serviria nem de alento. Rumo a próxima copa e quem sabe o Hexa. A esperança nunca morre. Mas, em primeiro lugar, que o Brasil seja outro. Quem deve entrar em campo agora são os brasileiros eleitores que tem tudo para mudar a história.




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE