PUBLICIDADE

Colunistas


Fatos 20 e 21.09.2018

Quinta-Feira, 20/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Fremdschämen

Vergonha alheia é a tradução da palavra utilizada pelo Portal El País para definir a polêmica ridícula que um grupo de brasileiros se meteu ao contestar a história do nazismo. Segundo o El País, e reproduzo apenas um trecho para deixá-lo curioso para a leitura completa, (...) “O que era para ser um vídeo sobre como se ensina a história do nazismo, publicado no Facebook pela Embaixada da Alemanha em Brasília e pelo Consulado Geral no Recife, se tornou um campo de guerra nas redes sociais. De um lado, brasileiros que não acreditam no holocausto e garantem que o nazismo era uma ideologia de esquerda, contestavam a história divulgada pelo Governo alemão. Do outro, brasileiros envergonhados pediam desculpas pelos comentários exaltados. E no meio, a embaixada alemã tenta equilibrar os ânimos e corrigir os néscios: "O holocausto é um fato histórico, com provas e testemunhas que podem ser encontradas em muitos lugares da Europa", publicou em resposta a um internauta que afirmou que  o "holofraude está com os dias contados". A matéria, que pode ser acessada por este link https://bit.ly/2MGwXxC, mostra o tamanho da imbecilidade e da falta de noção de algumas pessoas que se dizem conhecedoras da história.

Candidatos

O candidato a Presidência da República João Amoêdo e o candidato ao governo do Estado Mateus Bandeira, ambos do Novo, estarão em Passo Fundo nos dias 26 e 28, segundo informa assessores da campanha aqui no município.

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs para auxiliar os eleitores em dúvidas referentes ao pleito de outubro e sobre candidatos. Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus). Para interagir com os programas, basta o eleitor enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem. Em seguida, aparecerão diversas opções, como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “candidatos”.

Tretaqui

Diversas organizações lançaram o site Tretaqui. A página traz um canal de denúncias contra discursos de ódio e discriminação nestas eleições. Eleitores podem apontar comportamentos condenáveis de candidatos e candidatos podem denunciar se forem vítimas de ataques na web por meio de conteúdos preconceituosos ou agressivos. As denuncias serão encaminhadas para o Ministério Público Federal para apuração.

Dúvidas

Em se confirmando a polarização mais radical dos últimos tempos numa eleição presidencial (esquerda x extrema direita), para onde migrarão os demais candidatos? Geraldo Alckmin que bate desde o começo em Bolsonaro vai apoiá-lo, como já faz boa parte do Centrão que deveria estar com o PSDB?

 




Fatos 19.09.2018

Quarta-Feira, 19/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

O que se faz na campanha

Uma campanha eleitoral mais restritiva na rua, dinheiro curto e possibilidades infindáveis na Internet, através das Redes Sociais, mudam o comportamento dos candidatos. Em Passo Fundo, por exemplo, no dia a dia a campanha quase não aparece. Com excessão dos fins de semana onde a concentração de candidatos aumenta, especialmente nos pontos mais movimentados da cidade como praças e avenidas. A Brasil é a mais concorrida. Os comitês eleitorais estão escassos. Para quem não tem imóvel em local visível, o preço do aluguel é impeditivo neste momento. Os candidatos a deputado (federal e estadual) tem tido a oportunidade de apresentar suas propostas pelos veículos de comunicação, através de painéis e encontros promovidos por entidades de classe. Tudo deve ser aproveitado. Só que não. No encontro que a UPF e o CMP Sindicato realizaram para os candidatos apresentarem suas propostas na educaçao, apenas seis compareceram.

Acessibilidade

O Município e a Acessibilidade Urbana é o título do livro da advogada Janaina de Oliveira. A obra é resultado de um trabalho acadêmico que relata a própria experiência. Janaina sofreu um acidente e, por mais de 100 dias, precisou se locomover pela cidade utilizando cadeira de rodas e andadores. O livro será lançado no dia 10 de outubro, durante um jantar no Clube Caixeiral para convidados.

Simples

No Brasil, sempre há um jeito para burlar a legislação. Uma delas é justificar com a impossibilidade de adequação. Seria tão simples se as leis fossem somente cumpridas. Afinal, foram feitas para isso. Ou não?

Deferidos

Todos os candidatos de Passo Fundo (são 11 a deputado estadual e 08 a deputado federal, além de dois ao Senado) tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral.

Voto últil

A pregação do voto útil normalmente ocorre em segundo turno. No entanto, já começou. O embolamento de candidatos que disputam a segunda posição, atrás de Jair Bolsonaro, PSL, é a razão desta antecipação.

Horário de Verão

Sei que não é uma unanimidade. Mas da parte que me toca, o horário de verão terá 21 dias a menos nesta temporada. Simplesmente adorando a novidade. Vai começar no dia 4 de novembro e terminar no dia 16 de fevereiro. 




Fatos 18.09.2018

Terça-Feira, 18/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Na pauta
Segurança pública é o tema que norteia os debates eleitorais e está na pauta do Corede da Produção. Na última semana, na assembleia geral dos presidentes dos Comudes, foi instalada a Comissão setorial que vai discutir a política de segurança pública. A atividade proposta pela presidente do Coredem Munira Awad, encontrou respaldo nos Conselhos Municipais. A atividade é inédita entre os Coredes no Estado. A Comissão foi constituída por representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Bombeiros, IGP e Consepro. Também serão convidados para integrar os trabalhos a AMPLA, Ministério Público e Judiciário. A próxima reunião será dia 19 de outubro, às 8h30. A partir daí será formado um comitê responsável por organizar audiências públicas. O objetivo é apresentar um relatório e sugestões para o próximo governador.


Procedimento
Prefeito Luciano Azevedo, PSB, fez a colocação de dois stents coronário. Um dos procedimentos foi realizado ontem. Menos invasivo, o stent é um pequeno dispositivo expansível de forma tubular, assemelhado a uma mola, geralmente feito de metal ou de ligas metálicas como as de cromo e cobalto. Ele é inserido em um vaso, canal ou ducto do corpo para prevenir ou corrigir a constrição dos mesmos. No caso das artérias, o stent tem o objetivo de evitar o entupimento dessas vias de passagem. Luciano passa bem e deve retornar à rotina do Executivo entre hoje e amanhã, mas com a recomendação de que é preciso reduzir o ritmo e mudar hábitos.


Deferido
A candidatura do professor José Carlos Carles de Souza, PSD, a deputado estadual, foi deferida pela Justiça Eleitoral, seguindo a orientação do Ministério Público Eleitoral.

 

Recursos
Candidato a deputado federal, Saul Spinelli, PSB, não aceitou recurso do fundo eleitoral, por não concordar com a forma de distribuição destes valores.




Fatos 18.09.2018

Terça-Feira, 18/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Na pauta

Segurança pública é o tema que norteia os debates eleitorais e está na pauta do Corede da Produção. Na última semana, na assembleia geral dos presidentes dos Comudes, foi instalada a Comissão setorial que vai discutir a política de segurança pública. A atividade proposta pela presidente do Coredem Munira Awad, encontrou respaldo nos Conselhos Municipais. A atividade é inédita entre os Coredes no Estado. A Comissão foi constituída por representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Bombeiros, IGP e Consepro. Também serão convidados para integrar os trabalhos a AMPLA, Ministério Público e Judiciário.  A próxima reunião será dia 19 de outubro, às 8h30. A partir daí será formado um comitê responsável por organizar audiências públicas. O objetivo é apresentar um relatório e sugestões para o próximo governador.

Procedimento

Prefeito Luciano Azevedo, PSB, fez a colocação de dois stents coronário. Um dos procedimentos foi realizado ontem. Menos invasivo, o stent é um pequeno dispositivo expansível de forma tubular, assemelhado a uma mola, geralmente feito de metal ou de ligas metálicas como as de cromo e cobalto. Ele é inserido em um vaso, canal ou ducto do corpo para prevenir ou corrigir a constrição dos mesmos. No caso das artérias, o stent tem o objetivo de evitar o entupimento dessas vias de passagem. Luciano passa bem e deve retornar à rotina do Executivo entre hoje e amanhã, mas com a recomendação de que é preciso reduzir o ritmo e mudar hábitos.

Deferido

A candidatura do professor José Carlos Carles de Souza, PSD, a deputado estadual, foi deferida pela Justiça Eleitoral, seguindo a orientação do Ministério Público Eleitoral.

Recursos

Candidato a deputado federal, Saul Spinelli, PSB, não aceitou recurso do Fundo Partidário, por não concordar com a forma de distribuição destes valores. 




Fatos 15 e 16.09.2018

Sábado, 15/09/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Realismo

José Ivo Sartori não sabe quantas vezes esteve em Passo Fundo durante seu governo. Mas tem certeza que foi a cidade que mais visitou. E cada vez que chega aqui se surprende com boas mudanças. “Vocês que estão aqui todos os dias, talvez não observam o quanto esta cidade se desenvolve. Mas quem vem de tempos em tempos percebe a transformação”, disse o candidato que falou a lideranças empresariais no final da tarde de sexta-feira, na sede da Acisa. Com um discurso realista e demonstrando tranquilidade, Sartori disse aos empresários que não existe milagre para sair da crise. Segundo ele, basta continuar colocando em prática o Plano de Recuperação Fiscal. Advertiu que o país levará mais tempo do que o imaginado para retomar o crescimento e que o Rio Grande do Sul precisa eleger senadores comprometidos com o Estado, indicando José Fogaça e Beto Albuquerque. À noite, Sartori participou de um jantar por adesão no CTG Lalau Miranda.

O Poder econômico

A renovação no Parlamento (estadual e federal) dificilmente será uma realidade nestas eleições. Com a decisão dos partidos em destinar recursos do Fundo Eleitoral para candidatos com mandato, aqueles que buscam se eleger sem este aporte, enfrentam ainda a concorrência desleal nas suas bases eleitorais, justamente dos que tem dinheiro.

Embaraço

Os partidos são os responsáveis pelo descrédito na política ao permitirem o individualismo, a rasteira e práticas nada republicanas num processo eleitoral. Acabam com o interesse de quem trabalha com seriedade e quer fazer a diferença.

 Rápidas

* A Câmara de Vereadores em ritmo de eleições: homenagens e moções integram o trabalho parlamentar.

* Nas ruas, a campanha eleitoral ainda não está visível. Candidatos deixam para usar a estratégia física nos últimos dias.

 




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE