PUBLICIDADE

Colunistas


Fatos 26.05.2018

Sábado, 26/05/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Garantia de Lei e deboche

Sem apoio político e com baixa popularidade, o presidente Michel Temer, convocou as Forças Armadas para desbloquear rodovias e pressionar o movimento a acabar com a greve. E, atendendo a um pedido do Exército, decretou Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Decreto que permite a requisição de bens pelas Forças Armadas, ou seja, caminhões que estiverem obstruindo vias poderão ser “confiscados” pelos agentes do Exército. O fato é que o governo subestimou o tamanho do movimento e ironizou o seu potencial naquela patética coletiva de ministros, na quinta-feira à noite. Deu como encerrada a manifestação e desdenhou a liderança do representante da Associação Brasileira Caminhoneiros (Abcam), que não quis assinar o acordo. A resposta ao deboche veio com a resistência e o apoio da sociedade. A solução para este grave momento não é fácil. Depende de outras atitudes. Uma delas, honestidade.

Locaute

A Polícia Federal vai investigar para apurar a possível prática de locaute (do inglês lock out, designa greve de trabalhadores com apoio da classe patronal) na paralisação dos caminhoneiros. 

Transporte público

Orientação da Secretaria de Transportes para as empresas concessionárias no transporte urbano de Passo Fundo é de que os veículos circulem normalmente, sem alterações até segunda-feira. No começo da semana, será feita uma nova avaliação com as empresas.

Cancelada

A reunião do Diretório Estadual do PSB/RS que estava prevista para este sábado, 26, foi cancelada. A medida foi anunciada em virtude das dificuldades de muitos filiados do interior em se deslocar até a capital, devido aos problemas de abastecimento de combustível e bloqueio nas rodovias. Uma nova data será marcada assim que a situação se normalizar. Enquanto isso, Beto Albuquerque reforça a base de apoio para ser o único indicado como pré-candidato ao Senado.

 

 




Fatos 25.05.2018

Sexta-Feira, 25/05/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

A Reitora

A Universidade de Passo Fundo chega aos seus 50 anos, dona de uma maturidade invejável. Fruto da ação de homens e mulheres que construíram, cada um a sua maneira, a história desta instituição que mudou radicalmente a realidade da região Norte do Estado. Passo Fundo (a cidade sede) e a região tem na UPF o marco do desenvolvimento. Para chegar onde chegou, formou mais de 70 mil profissionais das mais diversas áreas, protagonizou lutas de referência, esbanjou sabedoria ao multiplicou conhecimento. Pois esta jovem instituição de 50 anos, que nos orgulha tanto, continua a fazer história quebrando paradigmas ao eleger a primeira mulher Reitora. De um processo democrático, transparente e que mobilizou quase 10 mil pessoas da comunidade acadêmica, a professora Bernadete Maria Dalmolin saiu vencedora com a chapa 2. O desafio: fazer uma gestão compartilhada.

Luta de todos

Embora os prejuízos sejam evidentes para vários segmentos da economia e a greve mantida pelos caminhoneiros, a briga contra o aumento constante dos combustíveis (gasolina e diesel) é de todos os brasileiros. Não há um cidadão neste país que não reclame desta extorsão que vem sendo feita pela Petrobrás desde o ano passado. A conta do rombo causado pela mão-grande de políticos inescrupulosos (sejam eles de qual partido for), e quase fechou a empresa, está sendo paga pelo rico dinheirinho dos trabalhadores. Esta é a verdade.

Perecível

Dentre os maiores prejudicados no movimento estão os agricultores. Com produtos perecíveis como o frango, por exemplo, e com a indústria suspendendo o abate, certamente muitos terão que sacrificar os animais.

Adesão

Prefeitura de Mato Castelhano vai aderir a greve de boa parte dos municípios gaúchos. Não dará expediente nesta sexta-feira. A Prefeitura de Passo Fundo optou por manter as atividades.

 




Fatos 23.05.2018

Quarta-Feira, 23/05/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Protestos ganham peso

Pelo menos oito unidades produtoras de carne suína e de aves em vários estados do Brasil estão paradas devido a problemas decorrentes dos protestos de caminhoneiros iniciados na segunda-feira, segundo informou a Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA). No fim da tarde de ontem a Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó, emitiu comunicado de que vai paralisar totalmente as atividades das indústrias de processamento de aves e suínos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul na quinta e sexta-feira. A suspensão total das atividades é em razão dos efeitos do movimento grevista que impede a passagem dos caminhões que transportam todos os insumos necessários ao funcionamento das indústrias. Segundo a Aurora, a capacidade de estocagem de produtos frigorificados – de 50 mil toneladas – está exaurida.

Prejuízos

Além de prejuízos estimados em R$ 50 milhões, a Cooperativa informa que:

·        28 mil trabalhadores diretos estarão dispensados temporariamente do trabalho;

·        Cerca de 8 mil produtores rurais terão que adotar regime de restrição alimentar aos plantéis de aves, suínos e bovinos.

Reitoria

A composição da nova Reitoria que estará à frente da Universidade de Passo Fundo (UPF) até 2022 será conhecida nesta quarta-feira, 23. Duas chapas disputam um total de 17.847 votos, sendo 15.950 de alunos, 1.188 de funcionários e 709 de professores. Agenor de Meira Júnior, chapa 1, e Bernadete Maria Dalmolin, chapa 2. A comunidade acadêmica votará das 9h às 21h30, em 36 mesas eleitorais disponíveis nas diversas unidades acadêmicas e na estrutura multicampi. A votação será informatizada, com a utilização de terminais de computadores. O voto é pessoal e facultativo e o resultado sai hoje à noite.

Associação

A Associação das Câmaras de Vereadores da Região da Produção vai realizar eleição para escolha da nova diretoria no próximo dia 08 de julho. Na chapa única concorre o vereador de Marau, Zigomar Zanin (PSB), que vai suceder o atual presidente da entidade é o vereador Luiz Miguel Scheis (PDT), de Passo Fundo.

Desistiu

Michel Temer decidiu ontem que não será mais candidato à Presidência da República, abrindo caminho para Henrique Meirelles (MDB).

 

 

 

 

 




Fatos 21.05.2018

Segunda-Feira, 21/05/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Contraproposta

Sindicato dos Comerciários apresentou ontem ao Sindiolojas uma contraproposta à empresa Havan. O documento já foi encaminhado à direção da empresa, por meio do representante jurídico local José Mello de Freitas. O conteúdo não foi divulgado. Foi firmado um pacto de confidencialidade entre os dois sindicatos até que as negociações fiquem mais claras e se chegue a um denominador comum. A empresa promete dar um posicionamento em 24h porque tem pressa. O fato é que se avançou no diálogo e, é bem provável, que em poucos dias tenhamos uma definição do impasse. Até lá, novos encontros estão programados.

Convenção

A fixação do calendário de feriados para o comércio é uma obrigatoriedade exigida por lei federal, mesmo que o comércio tenha horário livre, como é o caso de Passo Fundo. E como é uma lei federal, também deve ser cumprida em outros municípios. Então, mesmo que outros municípios já tenham manifestado interesse na Megaloja e prometido vantagens, a discussão vai esbarrar nos sindicatos dos trabalhadores. Resta agora encaminhar bem a negociação para que fiquem bom para o município e muito bom para os trabalhadores.

Por que Passo Fundo?

Para quem circulou no domingo pelo Bourbon Shopping vai entender muito bem por que a Havan optou por Passo Fundo para se instalar. Difícil foi conseguir vaga de estacionamento no pátio do Shopping.

Protestos

Transportadoras e caminhoneiros se unem contra o aumento dos combustíveis, nos protestos que iniciaram ontem em todo o país. A força deste setor é imensa. Poucos dias são suficientes para um desabastecimento geral.

Angu

A inflação medida pelos institutos não é a mesma que verificamos todos os dias no supermercado. Tem muita coisa errada neste angu!




Fatos 19.05.2018

Sábado, 19/05/2018 às 06:00, por Zulmara Izabel Colussi

Captação de recursos

O deputado estadual Juliano Roso (PCdoB), pré-candidato a reeleição aderiu ao formato de captação de recursos pelo "crowdfunding", também denominado de “vaquinha virtual”. A modalidade de financiamento coletivo, com a captação de recursos por meio da Onternet, foi legalizada na minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado e liberada nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O modelo é uma novidade para as campanhas eleitorais neste ano e permite a doação de dinheiro de pessoas físicas para pré-candidatos. Juliano é o primeiro pré-candidato a reeleição ao parlamento a utilizar o formato.

Intolerância 

O responsável pelo outdoor “Passo Fundo sem Chicote”, instalado no Boqueirão, recebeu um telefonema anônimo, com ameaças para que retirasse o material da entrada da cidade, caso contrário ele seria queimado. Por esta razão, o outdoor mudou de local. Está agora na Rua Independência, onde há câmeras de segurança e vigilância próxima. A que nível de intolerância estamos chegando! Inacreditável. O coletivo Democracia Mais à Esquerda reúne cerca de 100 pessoas e foi criado recentemente, justamente para combater o que chama de onda fascista.

Quero descer, urgente!

Ùtil mesmo, é esta proposta do deputado bahiano Pastor Sargento Isidório. Ele apresentou um projeto na Assembleia Legislativa da Bahia para criar o Dia da Esposa do Pastor Evangélico no primeiro domingo do mês de março. E ainda justificou: Com isso, a data sempre ficará próxima de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, além de fazer justiça a tão importante presença feminina no exercício pastoral de qualquer denominação evangélica. Gente....

Cancelou

Comitiva liderada pelo deputado Gilberto Capoani, MDB, mais o vereador Luiz Miguel Scheis, PDT, e prefeitos da região, conseguiu reverter o cancelamento de linhas da empresa Unesul para municípios pequenos, como Sertão. Foi o próprio Daer que autorizou os cancelamentos das linhas, mas voltou atrás. Justificativa: não mensurou as reais consequências.

 

 

 

 




PUBLICIDADE


PUBLICIDADE