Durante reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Uampaf (Condel), a maioria dos presidentes de bairros decidiu realizar as eleições do movimento comunitário em 2015 e prorrogar os mandatos das atuais diretorias para o mesmo período. A reunião foi realizada no sábado (28), no Plenarinho da Câmara de Vereadores.
De acordo com o presidente da Uampaf, Marcos Tumelero, o registro do estatuto da entidade só ficou pronto na última quarta-feira (25/09). O documento foi encaminhado ao Cartório de Registros Especiais ainda no mês de julho.
O presidente do Condel, João Otacílio Pereira de Melo, disse que não há tempo hábil para realizar as eleições neste ano, já que o estatuto determina que o processo eleitoral deve ser feito entre os meses de agosto e novembro. “Os meses de agosto e setembro já terminaram. Não dá tempo para realizar as eleições no prazo, já que é necessário publicar edital, abrir 30 dias para inscrições das chapas e outros 30 dias para campanha. Houve muita demora no registro do estatuto”, justificou o presidente do Condel.
Associações de moradores descontentes com decisão
Parte das associações de moradores não concordou com a decisão. Alguns presidentes já estão no cargo há sete anos e enfatizaram o desgaste que isto provoca no movimento comunitário. Cerca de 20 associações deverão se reunir nesta semana para tratar do assunto. Uma das sugestões é criar uma comissão provisória para assumir a Uampaf até 2015. Além disso, as associações estão pensando na possibilidade de desfiliação da entidade para poder realizar a eleição das suas associações o mais breve possível. “Haveria tempo hábil para fazer as eleições da Uampaf e do Condel. Mais de 20 associações podem se desfiliar da Uampaf”, salientou o presidente do bairro São José, Ademir José Moraes dos Santos.