Xodó do time

Jovem com síndrome de Down vira exemplo de vida na Escolinha do Esporte Clube Três Palmeiras, no bairro São José

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O esporte está mudando a vida do passo-fundense Jonata Barden, de 23 anos. O jovem com síndrome de Down treina há quase um ano na escolinha do Esporte Clube Três Palmeiras, localizada no bairro São José. O futebol está ajudando no desenvolvimento de Jonata que já deixou a timidez para trás, tornou-se mais responsável e independente. O jovem ganhou amigos e sonha em estudar. O amor dele pelo futebol e a sua persistência em se tornar um jogador cada vez melhor inspiram os seus colegas de campo.

Jonata cresceu sendo um menino retraído, sem muitos amigos e um pouco revoltado. Mas, de acordo com a sua irmã, Ângela Maiara Barden Camargo, 14 anos, o perfil do irmão mudou após ingressar na escolinha de futebol do bairro. “Agora, ele avisa quando sai, começou a fazer amizades e o relacionamento com a família também melhorou. Ficou mais disciplinado e o futebol está contribuindo para o desenvolvimento dele”, revelou a irmã.

Jonata respondeu rápido e com firmeza quando perguntado sobre o que mais gosta de fazer. “Amo o futebol. Melhorei e não brigo mais”, respondeu.

O jovem foi convidado a treinar pelo seu vizinho, Marcos Vinícius dos Santos, 14 anos. “Ele mora atrás da minha casa e um dia começamos a conversar. Convidei ele pra jogar vídeo game e depois chamei pra jogar futebol. Ele é um grande amigo e um irmão. É uma amizade eterna. Ainda existe preconceito, mas o Jonata é muito maior que isso”, disse Vinícius.
Jonata retribuiu com carinho a amizade de Vinicíus. “Meu melhor amigo é o Vini”, declarou o jovem.

Entre os planos futuros de Jonata estão os estudos. A direção da escolhinha está intervindo para que este desejo aconteça. “Toda vez que o Jonata me vê, ele diz que quer voltar a estudar. Estamos conversando com a família dele pra ver esta possibilidade”, salientou o presidente do E.C. Três Palmeiras, Ademir dos Santos.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe