Esporte e cidadania

Cerca de 900 crianças, adolescentes e adultos participam gratuitamente do Projeto Atleta do Futuro em busca de novas perspectivas para o amanhã

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto de extensão Atleta do Futuro da UPF busca proporcionar muito mais do que uma prática saudável. O projeto quer transformar a vida, principalmente, de crianças e adolescentes, dentro e fora das quadras. O esporte é utilizado como um agente de aprendizagem e de transformação social, buscando o desenvolvimento, a socialização e a cidadania. O projeto foi criado em 2001 e conta com atletas de Passo Fundo e Soledade que não teriam condições de pagar por um treinamento esportivo particular.

Mais que se tornar um grande atleta, o projeto inspira os participantes a vislumbrarem um futuro melhor seja nas quadras, em uma profissão ou na vida pessoal. O esporte ajuda do aprendizado, na saúde, na capacidade de interagir, entre outras dezenas de benefícios. O projeto disponibiliza a prática de judô, atletismo, natação, karatê, taekowndo, voleibol, futsal, futebol de campo, basquetebol, dança, ginástica olímpica ou handebol. Os atletas também são inseridos em programas de Saúde Bucal (Odontologia), Alimentação Saudável (Nutrição) e Deformidade Postural (Fisioterapia). 

O projeto é destinado para crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos. Em Passo Fundo, os treinamentos acontecem no Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF. São disponibilizados espaços físicos, materiais, acompanhamento e orientações para o treinamento. O projeto também abrange outras iniciativas como o Projeto Esporte Universitário, destinado aos estudantes da UPF, e o Atleta em Evidência que realiza eventos esportivos e culturais.

As atividades de iniciação desportiva, orientações, treinamentos e participação em competições são ministradas por cerca de 30 acadêmicos da graduação em Educação Física, supervisionados por professores.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe