Conhecer os animais domésticos e silvestres foi um dos objetivos do projeto “Animais” desenvolvido pela Escola de Educação Infantil Bom Pastor de Passo Fundo. As crianças foram incentivadas a realizar pesquisas sobre as diversas espécies, reproduzir os animais e o seu habitat com sucatas, além de conhecer de pertinho grande parte dos bichinhos. A iniciativa também é uma forma de conscientizar para a preservação e respeito aos animais.
Todos os anos, a escola realiza uma amostra do projeto Animais. De acordo com a sócia-proprietária da escola, Daiane Henrich, a ideia é fazer com que as crianças aprofundassem o conhecimento delas sobre os animais em relação ao habitat, diferenciando as espécies e proporcionar sentimentos positivos em relação aos animais como respeito, proteção e valorização. “Os pais, professores e alunos se empenharam para trazer diferentes animais para a escola, que virou quase um minizoológico. Cabra, peixinhos, pintinhos, porquinhos da índia, codornas, perus, patos, marrecos divertiram as crianças. Tudo isso, somado aos trabalhos criados pelos próprios alunos, tornaram a escola um verdadeiro mundo animal”, explicou Daiane.
Neste ano, a edição foi realizada de 16 de outubro a 5 de novembro. As crianças contavam entusiasmadas sobre os animais aos pais. “Elas contavam sobre a alimentação, quantidade de patas e de como devemos respeitá-los. Algumas crianças ficavam tão empolgadas que pediam aos pais para levar os animais para casa”, revelou Daiane. Os professores responsáveis pelo projeto são: Cláudia Bohrer, Camile Lentz, Tatiane Vizzotto, Tanisa Borowski, Viviane dos Santos, Liliane Ramos, Natália Machado e Jane Machado. A coordenação é da Diovana Rodrigues e a direção é de Daiane Henrich e Cíntia da Silveira.