ON: Quais foram as principais ações da Uampaf?
Tumelero: As principais ações foram o recebimento da nova sede da UAMPAF e o Ginásio de esportes, as atividades em parceria com os centros de juventude do Leão XIII no desenvolvimento do esporte com as crianças dos bairros, os inúmeros pedidos encaminhados ao município para resolução dos problemas nos bairros e a confraternização de final de ano entre os presidentes de bairros.
ON: Qual foi a importância da readequação do estatuto da entidade neste ano?
Tumelero:Trazer o estatuto para realidade das comunidades dos bairros, com seus anseios, preocupações sejam no tocante aos cargos e as eleições. Entre as principais alterações do estatuto está a votação para a diretoria da Uampaf que será escolhida apenas pelos integrantes das associações de moradores. Além disso, as eleições serão realizadas em anos ímpares para não coincidirem com as eleições municipais e presidenciais.
ON: Quais os principais desafios enfrentados em 2013?
Tumelero:Entrave na burocracia do poder público na resolução das demandas dos bairros e também na exigência por parte dos departamentos em que nosso estatuto necessitou transitar.
ON: Porque o movimento comunitário resolveu fazer as eleições só em 2015?
Tumelero: Durante reunião, os conselheiros decidiram não realizar as eleições neste ano ou em 2014 para não coincidir com as eleições municipais ou estaduais. Além disso, em 2013 não teria tempo hábil de realizar as eleições por contra dos prazos de inscrições de chapa e prazo de campanha.
ON: Quais são os projetos e ações previstos para 2014?
Tumelero:Aproximar mais os presidentes dos bairros com as secretarias municipais e o prefeito para resolver as demandas; voltar a participar da mais bela comunitária estadual; organizar o campeonato entre os bairros e melhorar ainda mais o mecanismo de encaminhamento de pedidos dos bairros para as secretarias municipais.