A rua Coronel Bicaco, no loteamento Professor Schisler, abrange uma escola, linha de ônibus e a futura escola de educação infantil.
Há cerca de oito meses, a via foi pavimentada com recursos do Pac II, etapa I, mas a empresa contratada pela Prefeitura de Passo Fundo não realizou a sinalização da rua e a instalação das placas. Com o asfalto, os veículos começaram a trafegar em alta velocidade causando risco aos pedestres. Moradores afirmam que já foram registrados vários acidentes. “Os veículos andam em alta velocidade, inclusive ônibus e caminhões.
Também há muitos carros que fazem racha. O último acidente foi no final de 2013. Uma motorista em alta velocidade perdeu o controle, bateu em um carro que estava estacionado, subiu na calçada e quase invadiu uma casa. É um perigo para as crianças que brincam, para os pedestres e para os alunos”, disse a moradora Norica Wolf.
Os moradores mostraram um ofício encaminhado em agosto de 2013 para a Secretaria Municipal de Segurança pedindo providências para o local.
“Precisamos de sinalização e de uma lombada. A associação de moradores já pediu providências por e-mail, ofício e telefone, mas nada foi feito”, salientou a moradora.
Posição da Secretaria de Segurança
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Gilmar Lopes, será verificado a competência da sinalização junto a empresa contratada para executar as obras do Pac. Já a instalação da lombada depende de um estudo de engenharia que atenda os parâmetros legais. Lopes garantiu que as providências serão tomadas.
O secretário também enfatizou a importância de respeitar a legislação do trânsito e pediu que os motoristas diminuam a velocidade nas ruas dos bairros do município. “Tenho inúmeras solicitações de lombadas. Essa é uma das grandes demandas da Secretaria. Estou pedindo que os presidentes de bairros realizem reuniões para pedir a conscientização dos motoristas”, disse Lopes.