Processo administrativo é aberto para investigar caso de vandalismo na Praça da Cuia

Bancos, paredes e muretas foram pichados mesmo com sistema de vigilância. Além disso, pessoas foram flagradas tomando banho no chafariz da praça

Por
· 2 min de leitura
Pelo menos oito pontos da praça foram pichadosPelo menos oito pontos da praça foram pichados
Pelo menos oito pontos da praça foram pichados
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A vigilância 24 horas existente na Praça Marechal Floriano, localizada no Centro de Passo Fundo, não foi suficiente para intimidar os vândalos. Diversos pontos da praça foram pichados nos últimos dias. O prejuízo aos cofres públicos é de aproximadamente mil reais. A praça foi revitalizada pela Prefeitura de Passo Fundo e entregue há pouco mais de três meses para a comunidade. No último sábado (29), um morador registrou, através de um vídeo, o momento em que algumas pessoas entraram no chafariz. A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais abriu um processo administrativo para esclarecer possíveis falhas na segurança.

Na semana passada foram registrados pelo menos oito pontos pichados na praça central do município. Um morador encaminhou para o Jornal o Nacional algumas fotos reclamando da situação. “Onde estavam os vigilantes da praça central no momento da pichação”, indagou o morador do centro, Volmer Souza.
No sábado, o morador Jonnathan Pires presenciou algumas pessoas tomando banho no chafariz da praça. Em uma rede social, ele desabafou. “O cúmulo do absurdo! Até quando teremos de ver imagens como esta, de total desrespeito pelo que é nosso?...Estou indignado, pois não é a primeira vez que exponho cenas como esta da nossa praça e nada até o momento foi feito”, declarou o morador.

A Associação de Moradores e Amigos do Centro (Amac) já vem denunciando o descaso com o patrimônio público há alguns meses. Na tarde de ontem (31), o presidente da Amac, José Rodrigo Santos, protocolou no gabinete do Prefeito Luciano Azevedo e na Câmara de Vereadores um documento solicitando a revitalização dos locais onde ocorreram as pichações e uma sindicância interna sobre o trabalho dos vigilantes. “Têm pessoas que não estão nem aí com o patrimônio público. Os vigilantes não estão dando conta. Não é permitido contratar segurança armada. Os vigilantes já relataram que centenas de pessoas ficam na praça durante a noite e quando eles ligam para o 190 ninguém aparece. Precisamos que o Poder Público providencie mais segurança”, salientou Santos.

Processo administrativo
A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais, responsável pelas praças do município, ressaltou que um trabalho conjunto com a Secretaria de Segurança Pública está sendo realizado com o objetivo de melhorar a qualidade da vigilância. “Este processo administrativo é para esclarecer o porquê que a vigilância não detectou o problema e identificar quem praticou estes atos de vandalismo”, declarou o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans.
A Secretaria também está providenciando a repintura dos locais pichados. Serão gastos cerca de mil reais. O secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, informou que foi agendada nesta terça-feira (01) uma reunião com a Brigada Militar para tratar do assunto.

Praça revitalizada foi entregue no final de dezembro
As obras de revitalização da Praça Marechal Floriano foram entregues à comunidade no dia 21 de dezembro de 2013. As melhorias foram viabilizadas com recursos oriundos de emenda do parlamentar e recursos próprios do município que somam mais de R$ 600 mil e consistiram em nova iluminação, com substituição da rede elétrica e postes, reforma e ampliação dos sanitários públicos, novos jardins com cerca de 3 mil novas mudas, novo revestimento do monumento da cuia e reforma do lago. A segurança é feita por um vigilante da Prefeitura de Passo Fundo durante o dia e vigilância contratada à noite.

 

Gostou? Compartilhe