Moradores do Zachia reivindicam melhorias

Protesto foi realizado por cerca de 30 moradores na manhã de sábado (17). Reunião entre moradores e Prefeitura está agendada para os próximos dias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os moradores do bairro José Alexandre Zachia reivindicam uma lista de melhorias nas áreas de educação, segurança, saneamento básico, pavimentação asfáltica e iluminação pública. O protesto aconteceu na rua Francisco Dal Conte, em frente à Escola Guaracy Barroso Marinho. A manifestação durou aproximadamente uma hora.

Para chamar a atenção, moradores escreveram as reivindicações em cartazes. De acordo com o presidente da associação de moradores do bairro, Nilson Santa Helena da Silva, o objetivo do protesto foi exigir o atendimento das demandas. “Não há merenda escolar e faltam professores na escola de educação infantil Margarida. Nosso bairro é de classe média baixa e muitas das crianças se alimentam com a merenda escolar”, declarou o presidente da associação.

Além de reivindicações na área de educação, os moradores pedem limpeza de bocas de lobo, saneamento básico, iluminação pública e melhorias nas ruas. “Tem ruas que é impossível transitar. Falta canalização, iluminação e o esgoto escorre pelas ruas. Por que o Zachia não está no programa Bairro a Bairro. A prefeitura está atendendo um bairro por mês, mas temos mais de 90 bairros. Se continuarem neste ritmo em quatro anos, eles vão conseguir atender só 48 bairros. Estamos desassistidos”, disse Silva.

Os moradores da ocupação III do Zachia também pedem melhorias no local. “Há um ano e quatro meses estamos pedindo pavimentação e rede de esgoto na ocupação. Temos nove fossas escorrendo e quando chove 20 casas alagam. Atualmente, temos 130 famílias na ocupação”, salientou o coordenador da ocupação, Arivaldo Poher.

A falta de segurança também preocupa os moradores. “Estamos no território da Paz, mas não temos tanta paz assim. Nos últimos dias foram pelo menos dois homicídios”, revelou a moradora, Cátia de Oliveira.
 
Posição da Prefeitura
Uma reunião será realizada nos próximos dias entre os moradores e a Prefeitura de Passo Fundo para verificar as demandas do bairro José Alexandre Zachia. O prefeito Luciano Azevedo informou que o bairro não está esquecido pelo Poder Público como afirmam os moradores. Recentemente, 200 famílias receberam energia elétrica, a prefeitura concluiu e entregou o ginásio que começou ainda na administração passada, uma capela mortuária será entregue em 40 dias para a comunidade e a prefeitura está negociando a construção de um muro para a Escola Guaracy Barroso Marinho. Em relação ao programa Bairro a Bairro, o prefeito informou que dois bairros passarão a ser atendidos por mês no município.

Gostou? Compartilhe