Arquitetura mais próxima da comunidade

Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo está comprometida com a realidade social da comunidade passo-fundense

Por
· 1 min de leitura
Todo trabalho do Emau é voluntárioTodo trabalho do Emau é voluntário
Todo trabalho do Emau é voluntário
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) é um projeto de extensão da UPF fomentado pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O projeto direciona a sua atividade para a parcela da população que não possui ou não acredita poder ter acesso ao trabalho de um arquiteto. Todo trabalho é voluntário e sem fins lucrativos. É desenvolvido por estudantes com o objetivo de extrapolar a vivência da sala de aula e encontrar formas de contatos com a sociedade. A última intervenção física do grupo foi realizada na Escola de Educação Infantil Berço do Bebê, no bairro São José. Pinturas e artes lúdicas deram mais vida ao local.

O Emau surge da discussão a respeito da vivência e das práticas dos estudantes de arquitetura, com a finalidade não só de complementar a educação universitária, mas também para afirmar um compromisso com a realidade social da comunidade onde a universidade está inserida. Atualmente, o escritório conta com 16 integrantes ativos. É um grupo aberto para alunos de arquitetura e urbanismo e outros cursos interessados.

O enfoque do escritório é direcionado às comunidades mais excluídas. O projeto busca o intercâmbio de informações com a comunidade e o exercício do diálogo para encontrar soluções condizentes com a realidade social. Esse diálogo entre as partes envolvidas resulta na apropriação e consequente sustentabilidade da comunidade. A união do conhecimento técnico com o conhecimento empírico.

O VivA!emau visa trabalhar em grupo para melhor entender as complexas relações humanas como também o exercício de multidisciplinaridade na tentativa de estimular a mobilização da comunidade e de outras áreas do conhecimento, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade. “O Emau não propõe a realização de projetos finalizados, mas sim uma ação compartilhada e flexível, tendo a arquitetura vivida como processo”, ressaltou o membro fundador e conselheiro do VivA!emau, Tayleran Vigânigo Brandão.

Objetivos do Emau
Entre os objetivos do Emau está a melhoria da educação e da formação profissional, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo. Visa também estabelecer uma relação transformadora com a sociedade, afirmando assim a necessidade do caráter social do ensino universitário. Entre outras finalidades está a de garantir a qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos, o uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos, o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente construído.

Gostou? Compartilhe