A Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Pasqualini, localizada no bairro Hípica, utiliza o jornal impresso na sala de aula. Para eles, é uma ferramenta preciosa para a história atual. A escola enfatiza que o jornal é um bom recurso para os alunos compreenderem a problemática humana das sociedades contemporâneas.
A escola destaca que os jornais locais informam e esclarecem, além de ser uma fonte histórica para o futuro. Ele deixou de ser objeto de consumo de poucos privilegiados e invadiu as escolas. Vários alunos das escolas municipais tem contato com jornais e fazem trabalhos de consulta. Segundo um dos alunos do 8º ano, Felipe Eli, o jornal é uma oportunidade de saber o que ocorre na cidade. Outro estudante, Dyordinis Oliveira Goes, 13 anos, salienta que em História é importante saber do passado, mas principalmente da história atual dos homens.
A professora Andréa Marins Mello, que vem utilizando os periódicos há anos em suas aulas de História, percebeu que os alunos que não tinham o hábito de se informarem de assuntos locais ficaram mais preocupados em saber o que ocorre.
Jornal em Sala de Aula
· 1 min de leitura