Despertando para uma nova realidade

Projeto social: Projeto realizado no Centro Juvenil Mericiano (Cejume), no bairro São José, oferece oficinas profissionalizantes, culturais e de lazer para crianças e adolescentes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto Despertar do Hoje do Centro Juvenil Mericiano (Cejume) tem como objetivo transformar a realidade dos cerca de 130 jovens e adultos atendidos pela instituição em uma das quase 20 oficinas. O Cejume está instalado há 30 anos no bairro São José e tem um laço muito forte com a comunidade. Alguns avós e pais que um dia passaram pela instituição, hoje são voluntários, funcionários, e ainda trazem seus netos e filhos para participar das atividades. A ideia da instituição que atua na área de assistência social e educação é proporcionar o desenvolvimento psicológico, social e cultural, promovendo o bem estar coletivo. As ações são oferecidas gratuitamente.

O projeto funciona no turno inverso da escola, de terça a sexta-feira, e abrange as comunidades dos bairros São José, Parque Farroupilha, Leonardo Ilha e Petrópolis. São oferecidas atividades socioeducativas, de profissionalização e de convivência. As oficinas tingem, principalmente, crianças e adolescentes, mas também são abertas para adultos. O projeto visa atender as famílias que estejam em vulnerabilidade social, priorizando quem está inscrito no Cadastro único, por exemplo, mas não exclui outras famílias com renda um pouco maior. A estrutura da entidade é mantida através de captações de recursos, de fundos destinados a assistência social e de doações da comunidade.

As atividades do projeto contribuem para o desenvolvimento das crianças e trabalha o ser humano como um todo. As oficinas envolvem as áreas do lazer, da cultura, da convivência e da espiritualidade. “Percebemos que as crianças começam a ter um bom desenvolvimento na escola, crianças que não conseguiam se socializar, hoje já tem uma maior interação, e contribui para melhorar até o relacionamento familiar. Olhamos todos os sentidos, desde a escola, a mudança no corpo, a mentalidade, são questões que vão ao encontro do desenvolvimento da criança”, revelou a assistente social do Cejume, Analu Bernardi.

O projeto ganhou o nome “Despertar do Hoje” há cerca de dois anos, mas as ações para melhorar a realidade da comunidade existem há três décadas. “Estamos no bairro há 30 anos. O projeto teve outros nomes e outras características. Com o passar dos anos fomos nos adequando as normas e a legislação para atender mais e melhor o público”, informou a coordenadora do projeto, Irmã Flávia Pereira Machado.

O Cejume funciona na rua Rua Sergipe, 122, bairro São José. Informações através do telefone (54) 3315-5045.

Gostou? Compartilhe