O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) e Fórum da Agenda 21 convidam a comunidade para audiência pública na quarta-feira (15). Será às 18h, no Plenário da Câmara de Vereadores. A ideia é debater o projeto de Lei Complementar 018/2014 que tem como objetivo criar Zona de Uso Especial (ZUE) para extração de argila por uma empresa de cerâmica de Passo Fundo.
As entidades ambientalistas são contra a aprovação desse projeto pela Câmara de Vereadores. “O nosso parecer é contrário porque a extração de argila no Rio Passo Fundo provoca danos às margens do rio, modifica o ecossistema e destrói as matas ciliares. Este projeto teria que passar obrigatoriamente pelo Comitê de Bacia do Rio Passo Fundo, o que não ocorreu”, revelou o integrante do Gesp, Paulo Fernando Cornélio.
As áreas estão localizadas na margem direita do Rio Passo Fundo entre a BR 285 e Barragem do Miranda e fundos do bairro José Alexandre Zachia. A audiência está sendo promovida pelas Comissões de Legislação e Redação (CLR) e de Obras Públicas e Nomenclatura de Ruas (COPNR) da Câmara de Vereadores.
Entidades ambientalistas são contra extração de argila no Rio Passo Fundo
· 1 min de leitura