O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) entregou à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Gerais na sexta-feira (10) um relatório sobre o manejo e restauração dos plátanos da Praça Tamandaré. O objetivo é manter e recuperar as árvores que cercam o local emoldurando a praça que é quase centenária.
O relatório foi realizado pelas acadêmicas do VIII nível do Curso de Ciências Biológicas Bacharel da UPF, Fernanda Pereira Dias e Vanessa Proença, juntamente com a Bióloga Carla Zanin Hegel e com o Diretor do Grupo Paulo Fernando Cornélio.
Nos últimos anos, o Gesp, o Ministério Público Estadual e a Associação dos Moradores da Praça Tamandaré vêm realizando projetos e ações para a conservação, assim como o manejo e a recuperação dos plátanos. A praça é um ponto inicial da história ocidental de Passo Fundo. Ela é conhecida por todos como a Praça dos Plátanos. A Praça Tamandaré foi criada em 1913 pelo governo Municipal Coronel Pedro Lopes de Oliveira e a espécie foi plantada em 1916.